Salvaterra de Magos reúne todas as condições para se afirmar como um concelho próspero, atraente e desenvolvido. Infelizmente, do ponto de vista político, continua a ser (des)governado por uma maioria de ex-comunistas ortodoxos e mal formados politicamente. Um grupo de amigos que se aproveitou do Bloco de Esquerda para implantar uma ditadura Estalinista em Salvaterra. Lutaremos para que Salvaterra de Magos seja um concelho mais fixe. Dizemos não a esta força de bloqueio.
sexta-feira, julho 29, 2005
«FORCADO AMADOR» - OPINIÃO COM "FARPAS"
A informação que faltava!
A "SUPER AGENDA" DE NUNO ANTÃO


«Olé»! Cumprimentos deste sempre vosso «FORCADO AMADOR» e do «Faísca», esse cavalo que rompe pela lezíria adentro, cavalgando entre espigas e saramagos.
Daqui envio uma saudação especial ao pessoal do «Pampilho», pela destreza em ter conseguido um exclusivo inédito com o deputado / candidato / ex-administrativo Nuno Antão (Nini para os mais íntimos).
É obra! O rigor das perguntas não se coadugna com a clareza das respostas. Mas o «Pampilho» cumpriu o seu papel. Permitam-me a analogia: as respostas do deputado / candidato / ex-administrativo assemelham-se ao seu programa eleitoral: tudo não passa de um imenso vazio de ideias.
Com a publicação desta entrevista histórica, coloquei outros forcados no rasto do Nuno Antão. Voltei a reunir o antigo Agrupamento Amador de Salvaterra de Magos (Zélito das Farpas: daqui vai o meu grande abraço para ti!) e avançámos para o terreno. Isto na esperança de conseguirmos mais factos que possam dar mais consistência à entrevista do deputado / candidato / ex-administrativo.

E não é que conseguimos?! Somos amadores. Mas somos bons. E a verdade é que já lidámos com touros bem piores, ao longo de uma carreira com várias décadas. Vamos à revelação da informação obtida:


FACTO NÚMERO 1

Nuno Antão deixou de comer peixe. Desde que José Peixe lançou o «Salvaterra é fixe» na internet, o sistema digestivo do Nini não tolera peixe.


FACTO NÚMERO 2

Há algumas associações locais, por todo o concelho, que não estão contentes com o Nini. Ao que apurámos, o candidato do PS marca os encontros e depois esquece-se de aparecer. Recomendamos que Nini passe a tomar Fosfoglutina B6 para melhorar a memória.


FACTO NÚMERO 3

Antão pensa numa maneira de inovar as entrevistas que a Rádio Marinhais irá realizar. Como não terá tempo para aparecer em estúdio, Nini vai enviar as respostas por fax. Pensa-se ainda na possibilidade de enviar as respostas escritas através de pombos-correio. Os animais serão gentilmente cedidos pela Associação Columbófila de Salvaterra de Magos.


FACTO NÚMERO 4

As férias de sonho de Nini são na Riviera Francesa. Mas como estamos a poucos meses das autárquicas, Nini vai adiar a realização do seu sonho. Em vez disso, o candidato fará uma digressão estratégica pelos seguintes locais: Barragem de Magos (primeiros dias de Agosto); Parque de Campismo do Escaroupim (segunda semana de Agosto); Acampamento no recinto das Festas de Muge (12 a 15 de Agosto); Acampamento no jardim em frente à Câmara Municipal (última semana de Agosto).

Em todos estes destinos de férias, Antão colocará uma série de
outdoors vigiados por câmeras de filmar com infra-vermelhos (sistema anti-vandalismo).

FACTO NÚMERO 5

Conseguimos ainda apurar que Nuno Antão poderá não estar presente nas suas próprias férias. Elas estão marcada, mas Nini não sabe se pode aparecer. Motivo: o deputado tem uma super agenda bastante ocupada.
Eis a lista de actividades diárias da agenda de Nini, que conseguimos consultar às escondidas:


8h45 - pensar em levantar-me;
9h00
- custa, mas vai ter de ser; levantar-me e tomar um duche;

11h00
- chegada à Assembleia da República; tomar o pequeno-almoço;

11h45
- fazer uma pausa do pequeno-almoço; aproveitar para consultar o blog do José Peixe;

12h00
- actualizar o meu blog; não, é melhor adiar isso; vou mas é almoçar;

13h30
- período pós-almoço; aproveitar para consultar o blog do José Peixe;
14h40 - passear pelos corredores da Assembleia. Isto ajuda a fazer a digestão;
15h00 - consultar o blog do José Peixe; ver os e-mails; actualizar o meu blog; não, é melhor adiar;
16h00
- marcar uma reunião com a concelhia do PS de Salvaterra;
17h05 - desmarcar a reunião com a concelhia do PS de Salvaterra;
17h30
- ver o blog do José Peixe;

17h45
- ver o que há para fazer na Assembleia;

18h00
- consultar o blog do José Peixe;

18h30
- picar o ponto;

20h00
- jantar com amigos porreiros;

21h30
- consultar o blog do José Peixe;
22h30 - dormir; tentar não sonhar com o blog do José Peixe.

Assina o saudoso «FORCADO AMADOR»
Postado por José Peixe @ 10:51  

quinta-feira, julho 28, 2005
UMA ENTREVISTA QUE VEIO ANIMAR A CAMPANHA ELEITORAL
FANTÁSTICO. INCRÍVEL. BOMBÁSTICO.
Nós aqui no “Salvaterra é mesmo Fixe!”, fizemos várias tentativas para obter uma entrevista exclusiva com o candidato do Partido Socialista à presidência da Câmara Municipal de Salvaterra, Nuno Antão, mas na verdade o magnífico deputado deu-nos sempre com os pés, justificando as suas negas da seguinte forma: «Peço desculpa, mas na verdade ando super ocupado com os trabalhos parlamentares!».
Mas o que mais nos chateou é que o Nuno Antão concedeu uma entrevista exclusiva a um Blog concorrente que não faz outra coisa que é vangloriar-se disse, por todos os cafés e tascas de Salvaterra. Aliás, o director do Blog Pampilho faz questão de dizer pela vila ribatejana, que a entrevista com Nuno Antão demorou muito tempo a preparar e foi das mais difíceis de fazer.
Depois de várias tentativas telefónicas falhadas, ao final da tarde, conseguimos estabelecer contacto com o Director do Pampilho, que nos deu autorização de publicar a Entrevista do deputado e candidato Nuno Antão, aqui no nosso Blog. Uma entrevista que ficará na história das Eleições Autárquicas de 2005.
Notável:

CANDIDATO ANTÃO DÁ PRIMEIRA ENTREVISTA AO PAMPILHO
A frenética corrida às autárquicas 2005 já ferve.
Aqui no PAMPILHO, estamos a esforçar-nos por contactar todas as candidaturas mas infelizmente a tarefa não se está a revelar nada fácil.
Como não havia mais ninguém à mão, fomos a Salvaterra visitar o ilustre deputado do PS na Assembleia da República.Numa longa entrevista, que não vamos publicar no total por razões à frente perceptíveis, o Candidato Antão mostra que sabe da poda.

PAMPILHO: Boa tarde, está um belo dia! Não está?

CANDIDATO ANTÃO: Sem comentários.

P: Então como é que surgiu esta ideia de apresentar uma candidatura?

CA: Sem comentários.

P: Dizem que o Senhor só é candidato porque é filho do seu pai?

CA: Sem comentários.

P: E é mesmo verdade que os socialistas se chatearam a sério por causa das listas?

CA: Sem comentários.

P: Como conviveu com a ideia da saída do José Peixe do PS, apenas por sua causa?

CA: Sem comentários.

P: Há quem diga que o senhor é uma figura carismática ali no Largo do Ribatejano?

CA: Não vou comentar.

P: Há pessoas da Glória, Muge, Marinhais, Foros, Granho, Escaroupim, que não fazem a mínima ideia de quem você é.

CA: Sem comentários.

P: Quer fazer algum comentário às suas respostas?

CA: Não comento.

P: E se um desconhecido lhe oferecer flores?

CA: Isso é Impulse.

P: Alguma vez dirigiu a palavra ao Forcado Amador, ao Bandarra, ao Campino, ou à Pardaloca?

CA: Não vou comentar.
Postado por José Peixe @ 19:45  

«FORCADO AMADOR» - OPINIÃO COM "FARPAS"
Essencial para quem o conhece pouco
«GUIA DE BOAS PRÁTICAS APLICADAS AO NININISMO»


Um grande «Olé!» para todos. E as saudações especiais do «Faísca». O cavalo informa que está recuperado da gripe e os cascos estão em forma. Retomo hoje um assunto há muito prometido. O tal «Guia de Boas Práticas Aplicadas ao Nininismo». Ora vamos lá vestir o colete, ajeitar o barrete e erguer a farpa!

O que é o Nininismo?
O Nininismo é um termo cuja descoberta é recente e cuja proveniência é de origem desconhecida. Os especialistas sobre esta matéria afirmam a pés juntos que o Nininismo é aplicado pelos seguidores do Grande Mestre Nini. Há quem diga ainda que o Nini está para a política como o Marco Paulo está para o desenvolvimento da cultura. Não tem nada a ver, portanto.

Quem é o Nini?
O Nini é um jovem de tenra idade, casado e pai de filhos. De uma filha, neste caso. O Nini é filho do Mário Antão. Por muitos considerados como uma espécie de «Gandhi». É um guru do Partido Socialista de Salvaterra de Magos. Ou foi. Mas isso agora não interessa nada. O que interessa é que o Nini é deputado na Assembleia da República, tem o ensino secundário e deixou para trás uma carreira promissora de administrativo (seja lá o que isso for). Veste bem, calça o 43 e está ladeado de dinossauros políticos por todos os lados. O Nini conseguiu a sua ascensão graças aos amigos porreiros e ao seu passado ligado à Juventude Socialista. É bom a organizar concertos de rock e coisas do género.

O que promete o Nini?
O Nini promete revolucionar o concelho de Salvaterra de Magos. A sua candidatura é, nas palavras do próprio, «uma alternativa à política de Ana Cristina Ribeiro». «Será mesmo que é?», perguntamos nós. «Não, não é», responde o «Faísca». E porquê? Porque o Nini desconhece a realidade do concelho onde vive. Apoia-se nos dados estatísticos e faz uns quantos caracteres (bem à maneira do visionário Manuel Maria Carrilho) sobre algumas medidas para o concelho. Diz que vai fazer uma casa das Gerações, dinamizar as zonas industriais, dar dinheiro às associações locais mediante o cumprimento de objectivos e por aí fora. Bela conversa.

A Anita conhece o Nini?
Sim. Tal como o Nini conhece a Anita. Ele ainda não lhe fixou o rosto, uma vez que só recentemente é que o Nini tem ido às reuniões camarárias. Quando ouve falar no Nini, Anita ri-se. Não se sabe se acha piada ao nome ou se é mesmo por o Nini fazer recordar os velhos tempos do Moreira e do Gameiro dos Santos.

O Nininismo irá imperar em Salvaterra de Magos?
Tudo leva a crer que o apoio dos amigos que frequentam o «Imprevisto Bar» serão insuficientes para o Nini obter mais de 2 mil votos. Nem mesmo o apoio dos amigos dos camaradas das freguesias é suficiente. A grande questão é: conseguirá o Nini a destreza de conseguir um resultado pior do que o das últimas autárquicas?

E conseguirá mesmo obter o pior resultado de sempre?
Não se sabe. Nem o «Faísca» faz previsões sobre isso (o cavalo prefere ir à concentração de motos na Glória do que fazer prognósticos). Mas pela última sondagem (baseada na quantidade de cartazes vandalizados) parece-nos que o Nini não tem muito consenso junto da população. E quem tiver dúvidas, que passe mais tempo nos cafés do concelho e ouça bem a opinião dos sábios. Eles sabem do que falam. Será do bagaço?

Assina o saudoso «FORCADO AMADOR»
Postado por José Peixe @ 13:26  

OITAVA RAZÃO PARA NÃO VOTAR NA "ANITA"
É IMPORTANTE COMBATERMOS
OS MÉTODOS ESTALINISTAS DA "ANITA"
No último "Manifesto Eleitoral Autárquico" que o líder do Bloco de Esquerda (BE), Francisco Louçã, distribuiu pela Comunicação Social, ficou a saber-se que a maioria conseguida nas Eleições Autárquicas de 2001, é sem dúvidas nenhumas o maior orgulho dos bloquistas, que foram ao ponto de considerar Salvaterra de Magos como a jóia da coroa do partido.
Oh, meu DEUS! É caso para dizer que a coroa bloquista anda muito distraída em relação à sua jóia e mais distraída ainda, em relação à realidade política que se vive no concelho de Salvaterra de Magos.
É que a jóia da coroa chamada Ana Cristina Pardal Ribeiro não passa de uma presidente que adopta todos os métodos estalinistas, que de certa forma só envergonham o próprio Bloco de Esquerda. Ou seja, são poucos os comunistas em Portugal (à excepção do núcleo duro do Comité Central e do José Casa Nova!) que conseguem impôr os ideais estalinistas como a presidente "Anita".
Os últimos quatro anos de maioria bloquista na Câmara Municipal de Salvaterra de Magos foram a implementação do estalinismo à moda da "Anita": perseguição dos trabalhadores da autarquia que não eram (nem são!) simpatizantes do BE; processos disciplinares a todos aqueles que lhe fizeram frente e implantação do regime duro eu quero, posso e mando.
Por tudo isso, nas próximas Eleições Autárquicas (9 de Outubro) os eleitores mais esclarecidos que em 2001, nem sequer foram votar, devem repensar a sua actuação e utilizar o voto como uma arma de combate contra uma maioria estalinista que se instalou na Câmara Municipal de Salvaterra de Magos.
Diz Francisco Louçã, que o principal objectivo do Bloco de Esquerda "é vencer a direita e punir as políticas anti-sociais do Governo de José Sócrates". E a punição de quatro anos de arrogância Anitista não são para combater? E a perseguição a trabalhadores indefesos não é para combater? Mas é verdade ou não que o Bloco de Esquerda e o próprio Francisco Louçã também festejaram a vitória maioritária de José Sócrates?
A luta pela transparência, o combate à corrupção, a defesa do meio ambiente, a melhoria da qualidade de vida dos cidadãos e maior participação democrática são outros pontos que o Bloco de Esquerda vai defender na campanha eleitoral autárquica. São exactamente os pontos chave que nunca foram implantados no concelho de Salvaterra de Magos pela maioria bloquista.
Mas os principais dirigentes do Bloco de Esquerda (francisco Louçã, Ana Drago, Miguel Portas, etc...) andam completamente distantes da realidade política que se vive e sente no nosso concelho. Só esperamos que os eleitores em Salvaterra de Magos não andem tão distraídos assim!
José Peixe

Participe com Artigos e Comentários: salvaterraefixe@hotmail.com
Postado por José Peixe @ 12:28  

A JÓIA DA COROA DO BLOCO DE ESQUERDA

A HIPOCRISIA POLÍTICA
DO BLOCO DE ESQUERDA

Na última edição do jornal "O Mirante", pode ler-se que o Bloco de Esquerda quer reconquistar a presidência da Câmara Municipal de Salvaterra de Magos nas próximas Eleições Autárquicas e vai centrar as suas candidaturas em torno do combate à corrupção e da melhoria do ambiente.
O anúncio foi feito pelo líder do partido, Francisco Louçã, que sintetizou num “manifesto eleitoral” os objectivos comuns às candidaturas do Bloco: luta pela transparência e combate à corrupção, ambiente e qualidade de vida e maior participação democrática.
“O nosso objectivo é vencer a direita e punir as políticas anti-sociais do Governo de José Sócrates”, sublinhou o dirigente.
Entre as principais reivindicações dos bloquistas encontra-se a alteração da Lei das Finanças Locais, condição indispensável, segundo Louça, para “que os municípios possam sair da corrupção e se concentrem na reabilitação do património”.
“A Lei não pode continuar a beneficiar quem mais constrói e especula, em detrimento dos que procuram transparência e políticas de requalificação urbana”,
refere o manifesto eleitoral dos bloquistas.
A reconquista da Câmara Municipal de Salvaterra de Magos, que o Bloco de Esquerda ganhou nas eleições autárquicas de 2001 com Ana Cristina Ribeiro, é outro dos objectivos do Bloco.
“Queremos voltar a ganhar a confiança dos eleitores de Salvaterra”, afirmou Louçã.
Outra aposta é a eleição de mais vereadores e deputados municipais. Em Salvaterra de Magos, o BE detém maioria absoluta na Câmara e Assembleia Municipal.
Este ano, o Bloco vai apresentar 110 candidaturas, mais 40 do que nas anteriores eleições, “o que representa já dois terços da população”, frisou Francisco Louçã.
Participe com Artigos ou Comentários: salvaterraefixe@hotmail.com
Postado por José Peixe @ 12:11   0 comments

quarta-feira, julho 27, 2005
FINALMENTE O BLOCO DÁ SINAIS DE VIDA
No próximo Sábado, em Marinhais

"ANITA" APRESENTA OS CANDIDATOS
DO BLOCO ÁS JUNTAS DE FREGUESIA

No próximo dia 29 de Agosto (Sábado), à tarde, na antiga estação de caminhos de ferro, em Marinhais, o Bloco de Esquerda vai apresentar os cabeças de lista às Juntas de Freguesia do concelho de Salvaterra de Magos. Sabemos que à semelhança das outras forças partidárias, o Bloco de Esquerda e a própria presidente Ana Cristina Pardal Ribeiro, sentiram muitas dificuldades para encontrar candidatos disponíveis.
Outra informação importante a ter em conta para as próximas Eleições Autárquicas, é que alguns elementos da lista da "Anita" para a autarquia salvaterrense que podem vir a ser eleitos vereadores, têm denegrido publicamente a imagem de Francisco Caneira e João Abrantes, dois dos actuais vereadores bloquistas.

Para Colaborar com Artigos ou Comentários: salvaterraefixe@hotmail.com
Postado por José Peixe @ 21:20  

terça-feira, julho 26, 2005
ASSIM NÃO VAMOS LÁ
DESTRUIÇÃO DE PROPAGANGA ELEITORAL

Ainda faltam muitas semanas para o início da campanha eleitoral das próximas Eleições Autárquicas e já começaram os problemas com a destruição dos "Outdoors" no concelho de Salvaterra de Magos. Uma vergonha.
Afinal a quem interessa a destruição da propaganda eleitoral do candidato do PP, José Sasseti e do candidato do Partido Socialista, Nuno Antão?
Está na altura das pessoas respeitarem as forças partidárias que são oposição, num concelho que tem uma maioria altruista. Está na altura de desmascarar quem são os destruidores dos "Outdoors" do PS e do PP no concelho de Salvaterra de Magos.
E já agora uma pergunta simples e objectiva: porque razão os "Outdoors" do Bloco de Esquerda continuam intactos a qualquer tipo de vandalização?
Já agora convém reflectir sobre esta matéria.

Para Colaborar com Artigos ou Comentários: salvaterraefixe@hotmail.com
Postado por José Peixe @ 12:25  

«FORCADO AMADOR» - OPINIÃO COM "FARPAS"
Reconquistar a confiança do eleitorado
O POVO É QUEM MAIS ORDENA!

Uff! Ora está calor, ora está frio. O tempo instável faz-me vestir e despir o colete. Ao menos, na arena, estava sempre com ele vestido. Mas enfim. A tourada agora é outra.
Com o «Faísca» novamente acamado (o veterinário diagnosticou-lhe uma gripe ligeira) não tenho outra alternativa senão voltar a pegar na bicicleta para dar a minha ronda pela lezíria. A ameaça das trovoadas não me faz desistir desta missão. Foi num destes passeios matinais que me cruzei com o povo. Ouvi a sabedoria popular. E, com base nisso, faço um favor aos candidatos de Salvaterra de Magos. Dou-lhes de bandeja alguns conselhos úteis para conquistarem o povo. 'Bora lá?

Bloco de Esquerda - minha amiga Anita, anota bem o que te vou dizer. O povo está do teu lado. Partes, assim, com vantagem nesta corrida eleitoral. Nada fizeste de notório, a não ser encher o concelho de betão. Mas o povo não liga a isso. O que importa é que soubeste cumprir o teu papel. Estiveste no "HermanSIC" a promover o mês da enguia, estiveste na Barragem de Magos com a Carla Caldeira (só te faltou andar de moto de água), estiveste nos festivais de folclore, acenas sempre aos trabalhadores da Câmara quando eles estão a desempenhar as suas funções e até soubeste dar a oportunidade aos velhotes de fazerem umas excursões porreiras por esse país fora. Para ti, Anita, apenas um conselho: mantém a mesma filosofia para o próximo mandato. Vais ver que ainda vais superar o número de mandatos do Sousa Gomes, da autarquia de Almeirim. Força, Anita!

Partido Socialista - jovem Nini. O que te posso dizer? Não mais do que aquilo que já sabes. Estás numa corrida que não te pertence. Corres o risco de despiste (deve ser por isso que teimas em tapar os sinais de trânsito do concelho com os teus gigantes outdoors). Tiveste o apoio das bases do PS de Salvaterra, tens sabido conquistar o interesse da miudagem, continuas a aparecer nos bares do costume e tens ainda o trabalho de andar de carro a tirar fotos com a tua máquina digital para as colocares no teu site. Para ti, meu jovem, um conselho de um forcado velho e sabedor: começa a sair mais vezes de casa, põe conversa com o povo porque ele só se lembra do Moreira, do Gameiro dos Santos e afins. Com esta táctica, poderás ter a sorte de obter mais de 2 mil votos. O que já não é mau. E só deverás orgulhar-te disso.

PSD - caro Carlos Marques. Estas palavras são para ti. Poderás beneficiar seriamente do "caos" provocado pelo Governo de José Sócrates. O povo sente-se enganado. A tal ponto que está disposto a votar no Cavaco Silva nas próximas Presidenciais. Mas isso é outra conversa. O que importa é que o Burgal faz parte do passado, tens um espírito empreendedor, não queres o protagonismo para nada e consegues obter mais consensos do que qualquer assembleia do PS. Talvez o futuro te reserve uma agradável surpresa. O número de votos assim o confirmará. Sou eu que o digo.

José Sasseti
- meu grande maluco. Até o «Faísca» gostou de ver a "Quinta das Celebridades". Não por causa de ti, mas por causa das éguas esbeltas que andam lá no pasto. Para ti, Sasseti, um conselho: fizeste muito mal em te meteres nestas andanças políticas. Tinhas um bom currículo, a agronomia cai-te bem e devias dedicar-te mais à tua quinta de Alpiarça. Não queres fazer o favor de sair deste filme? Obrigado.

CDU - meu caro Feijão, meu caro Feijão. Que dizer, afinal? Que ganhavas as eleições se a Anita estivesse na tua lista? Disso já sabemos, não é? Não te dou conselhos. Não vale a pena. Mas de uma coisa podes ter a certeza: vais ter alguns votos. Como sabes, Salvaterra está cheia de gente de idade. E alguns deles não olham a caras. Por uma questão de herança genética, colocam a cruzinha no quadrado da CDU. Conta com uns poucos votos.

Assina o saudoso «FORCADO AMADOR»
Postado por José Peixe @ 10:53  

PUBLICAÇÃO DE PROTESTO ANÓNIMO
O CHEFE COVAS É MESMO FIXE!
OS ANÓNIMOS TAMBÉM SÃO GENTE.

Como a Censura Democrática admite abrir algumas excepções, nós quisemos provar ao Chefe-Covas (Anónimo) que este espaço até é mais livre do que ele pensa. Por isso mesmo, decidimos publicar o e-mail que nos enviou em forma de protesto. Um protesto que consideramos fixe. E por ser fixe é publicado na íntegra:

Sr. Candidato
Serve a presente para lhe apresentar os meus protestos pela forma como o Sr.
candidato dirige o seu blogue, porque a censura nunca foi, é ou será
democrática. A censura é uma arma, tal como o lápis azul o foi, para apagar a
liberdade que os eleitores da freguesia á qual o Sr. candidato concorre possam
apresentar criticas e sugestões. A isto chama-se ditadura.
Sr. candidato, tal como já tinha alertado anteriormente e agora confirma-se com
a imposição da censura ( lápis azul), a sua candidatura é uma colaboração com as
forças mais reacionárias da nossa terra e que pode descambar numa alteração do
modo de viver das gentes da nossa terra.
Fascismo nunca mais, viva a Republica Portuguesa.
Esta irá ser a palavra de ordem.
NOTA: Porque razão não protestam junto de outros candidatos que também possuem Blog e não admitem Comentários? É apenas uma questão que fica no ar.

Para Participar com Artigos ou Comentários: salvaterraefixe@hotmail.com


Postado por José Peixe @ 02:03  

domingo, julho 24, 2005
IDEIAS PARA REFLEXÃO

É ESTE O PORTUGAL QUE MERECEMOS?


«(...) A pobreza e a velha consciência do atraso nacional acabaram por criar uma cultura de passividade e conformismo, subserviente e velhaca e, como seria de esperar, hostil ao indivídio e ao risco. A democracia e a "Europa" cairam neste venerável pântano português. Ninguém que saiba um bocadinho de história se deve surpreender».
VASCO PULIDO VALENTE
in "Público" 24/07/05 p.56


«(...) A tralha do aparelho socialista - a começar pelo dinossauro de Braga, Mesquita Machado - respira de alívio e alegria com a saída do ministro que ameaçava o fundo de amneio das clientelas políticas. (...) Surpresas? Nenhumas. Apenas previsíveis banalidades, como a de que o "estado de graça" do Governo Sócrates chegou ao fim».
VICENTE JORGE SILVA
in "Diário de Notícias" 23/07/05


«(...) Sua Excelência, o ministro das Finanças, Campos e Cunha, suicidou-se (politicamente, está bem de ver...) com um artigo tímido e bem educado na página de opinião do Público. Os acontecimentos políticos da semana fizeram a glória fugaz da imprensa. Afinal, o artigo de jornal - apesar da televisão e da Internet, da política espectáculo e do predomínio da imagem - ainda faz tremer governos e a cair ministros».
MÁRIO MESQUITA
in "Público" 24/07/05 p.11

Para Publicar Artigos ou Comentários: salvaterraefixe@hotmail.com
Postado por José Peixe @ 11:52  

sábado, julho 23, 2005
A GLÓRIA DO RIBATEJO É MESMO DIFERENTE

José Peixe (Independente-PSD) e João Benavente (Independente - PS)

O QUE ESTARIAM ELES A PLANEAR
PARA A CAMPANHA ELEITORAL?

Hoje, ao final da manhã, o Repórter Y ao serviço do «Salvaterra é mesmo Fixe!», passou pelo local da II Concentração do Glória Moto Clube, para ver como estavam a decorrer os trabalhos e para seu espanto, deparou-se comuma cena verdadeira inédita. Uma daquelas cenas que só é possível de ver na Glória do Ribatejo:
- Os candidatos à presidência da Junta de Freguesia, José Peixe (Independente-PSD) e João Benavente (Independente-PS) estiveram a ajudar na montagem do palco e entreteram-se durante algum tempo a falar de política, nomeadamente, do facto da presidente da Câmara de Salvaterra, Ana Cristina Pardal Ribeiro, não dar nenhuma importância à Cultura e ao Desporto.
Pelo que o Repórter Y pode apurar junto deoutros elementos do Glória Moto Clube, os dois candidatos são amigos desde o ensino primário e vão empenhar-se na campanha eleitoral de modo a fazer com que a Anita perca as próximas eleições autárquicas.
«O objectivo destes dois vai ser derrotar a Anita e o Bloco de Esquerda!», afirmou um dos elementos da direcção do Glóriado Moto Clube. Quem não gostou nada deste encontro foi o presidente do Glória Moto Clube, Ramiro Nunes, que emjeito de dabafo comentou: «Já estou a perceber que no próximo fim de semana o nosso encontro vai ser palco de encontro de todos os políticos do concelho».

Para Participar com Artigos ou Comentário: salvaterraefixe@hotmail.com
Postado por José Peixe @ 16:23  

sexta-feira, julho 22, 2005
FAVORECIMENTOS POLÍTICOS

Altos Cargos na Função Pública

VIEIRA DA SILVA RECORRE A AMIGOS
DO EX-DEPUTADO PAULO PEDROSO
Segundo uma Notícia publicada no jornal diário "Correio da Manhã", o Ministério do Trabalho e da Solidariedade da Segurança Social está a recorrer a pessoas próximas de Paulo Pedroso para preencher altos cargos da Função Pública. De acordo com o Diário da República, desde que o Governo de José Sócrates está em funções (12 de Março), já foram nomeados Francisco Madelino, Alexandre Rosa e Isilda Gomes.
Francisco Madelino e Alexandre Rosa, sob proposta do ministro Vieira da Silva para, respectivamente, a presidência e vice-presidência do conselho directivo do Instituto do Emprego e Formação Profissional (IEFP). Isilda Gomes deverá assumir a delegação regional do Algarve do IEFP.
Dos três, Alexandre Rosa foi o que mais apoiou Paulo Pedroso, assim que o ex-deputado socialista se viu envolvido no escândalo de pedofilia da Casa Pia. Licenciado, tal como Pedroso, em Sociologia, pelo Instituto Superior de Ciências do Trabalho e da Empresa (ISCTE), Rosa foi um dos políticos que se deslocou ao Estabelecimento Prisional de Lisboa quando o arguido deixou de estar em prisão preventiva (Outubro de 2003), acompanhando-o até à Assembleia da República. E, em Março de 2004, prestou depoimento como testemunha abonatória de Pedroso, perante a juíza Ana Teixeira e Silva.
O actual vice-presidente do IEFP considerou “um grande equívoco” o envolvimento do arguido em abusos sexuais de crianças. “O processo Casa Pia precisa da verdade, doa a quem doer. O melhor que pode acontecer ao doutor Paulo Pedroso é que se trabalhe para encontrar a verdade, porque a verdade mostrará que ele é inocente”, referiu, no dia 24 de Março do ano passado, após ter sido ouvido por Ana Teixeira e Silva.
Já Isilda Varges Gomes, ex-vice-presidente da Câmara Municipal de Portimão, em declarações à versão on-line do jornal ‘Região Sul’ (27 de Agosto de 2004) referiu não descortinar qualquer razão para que Pedroso não regressasse ao Parlamento, após ter sido colocado em liberdade. Apesar de o político ter sido acusado de 23 crimes de abuso sexual de crianças, e militante do PS (desde 5/3/1998) acrescentou: “Paulo Pedroso está na mesma situação de outros políticos e concordo plenamente que tenha regressado ao Parlamento”.
No entanto, à mesma publicação, revelou estar de acordo com Manuel Maria Carrilho, quando este afirmou que o PS, na altura dirigido por Ferro Rodrigues, devia-se ter distanciado do processo Casa Pia: “Devíamos ter mantido esse distanciamento, sabendo separar o amigo do político. A solidariedade de Ferro Rodrigues como amigo de Paulo Pedroso é louvável, mas discordo da solidariedade enquanto político. No entanto, posso estar a fazer uma análise incorrecta, face à ausência de dados".
Actual presidente da concelhia de Portimão do PS, Isilda Varges Gomes é ainda mulher de Varges Gomes, desembargador da Relação que chegou a analisar o recurso da Casa Pia à decisão de Ana Teixeira e Silva em não levar Pedroso a julgamento e redigiu um projecto de acórdão que ilibava o ex-deputado socialista.
Francisco Madelino, tal como Alexandre Rosa, também passou pelo ISCTE, onde exerce as funções de assistente desde 1989, e tem sido arrolado por Pedroso como sua testemunha em alguns processos.
Para Participar com Artigos ou Comentários: salvaterraefixe@hotmail.com
Postado por José Peixe @ 18:30   1 comments

OPTAR PELA CENSURA DEMOCRÁTICA
Chafurdice Política Nunca!
ACABAR COM COMENTÁRIOS ANÓNIMOS
E COM INSULTOS POLÍTICOS OBSCENOS


Nos últimos dias (e nas últimas horas!), alguns comentários feitos no nosso Blog ultrapassam em larga escala as normas da boa educação e do civismo.
Ainda conseguimos eliminar alguns desses comentários que tinham como único objectivo manchar o bom nome e a reputação de algumas pessoas que vão ser candidatas nas próximas eleições autárquicas. Outros limitavam-se a lançar boatos e rumores sem fundamento.
Por e-mail, um amigo de Salvaterra de Magos advertiu-nos que nos próximos
tempos esses comentários ainda iriam ser mais agressivos, pois há um grupo de pessoas que está a organizar-se nesse sentido, com o objectivo de deitar abaixo o Blog «Salvaterra é mesmo Fixe!».
Como a pré-campanha eleitoral que se avizinha promete ser mais renhida do que em 2001, nós decidimos, esta manhã, acabar com os comentários anónimos humorísticos que se faziam neste espaço virtual. Pedimos desculpa aos comentadores que se seguem: "Campino", "Bandarra", "Louva-Deus", João Falcão", "Pardaloca", "Nininismo Sempre!", "Emílio Zapata", "Peixe Bruxa", "Toino Loçeras", "Chefe Covas" e "Gloriano da Glória", etc... mas infelizmente não dá para continuar, pois corremos o risco deste espaço cair no descrédito, à medida que se caminha para o dia 9 de Outubro, dia em que se disputam as Eleições Autárquicas.
Ou seja, caldinhos de galinha e prudência nunca fizeram mal a ninguém. Por isso mesmo optamos por avançar com esta medida censorial democrática.
A partir deste momento, quem quiser participar com Artigos, Denúncias ou Comentários no Blog «Salvaterra é mesmo Fixe!» vai ter que o fazer via e-mail e identificando-se. Os e-mails provenientes de anónimos não são publicados. É que este Blog quer continuar activo depois das Eleições Autárquicas. Para que isso aconteça temos que protegê-lo de todos queles que não têm carácter e são incapazes de dar a cara. Vivem permanentemente a chafurdar o bom nome das pessoas.
Ficamos a aguardar pelas vossas colaborações na nossa caixa de correio electrónico. Um Abraço e Boas Férias.
José Peixe

Para Participar com Artigos e Comentários: salvaterraefixe@hotmail.com

Postado por José Peixe @ 13:16   0 comments

quinta-feira, julho 21, 2005
«FORCADO AMADOR» - OPINIÃO COM "FARPAS"
«CHEIRA A CAVALO
(mas não é droga!)...»

Hoje dispo-me. De preconceitos, quero eu dizer. Não falarei do «Faísca», nem tão pouco da praça de Salvaterra e ainda menos do Nininismo. Aliás, reservo para o futuro um «Guia de Boas Práticas Aplicado Ao Nininismo». Mas isso fica para quando eu for levantar o meu colete de forcado à «5-a-Sec».
Hoje, atrevo-me a opinar sobre o que se passa neste país. Recordemos: Freitas do Amaral diz que há falta de comunicação no Governo, Freitas esclarece que as suas palavras foram retiradas fora do contexto, o «DN» garante que a entrevista foi publicada «ipsis verbis», Jorge Coelho diz que Campos e Cunha é um excelente governante e que merece toda a credibilidade, 12 horas depois Campos e Cunha alega «cansaço» e sai do Governo...
Sejamos sinceros. Não é fácil (até para um forcado como eu, habituado a levar cornadas!) assimilar tanta informação. Parecia que iríamos entrar na «seally season», mas qual quê! O Governo de José Sócrates dá matéria mais do que suficiente para alimentar títulos de jornais.
Por este andar, a política local ainda vai dar muitas voltas. Eu (que enquanto forcado já vi muita coisa!) não me admirava nada se: a Anita fizesse as pazes com a CDU; o Burgal renascesse das cinzas e fosse candidato pelo Bloco de Esquerda à Câmara de Salvaterra; o Gameiro dos Santos fizesse uma lista pelo CDS-PP; o filho do Gameiro fosse o candidato socialista; o Nini acordasse do pesadelo e voltasse para a Assembleia da República a «tempo inteiro»; e também não me admirava nada se o Madelino, num acto tresloucado, se candidatasse pelo partido Nova-Democracia. Como diria a minha avó: «que grande serrabulho!».
No seguimento desta loucura assumida (e dado que a Anita vai ganhar as próximas eleições), já estou a ver os projectos dela para o próximo mandato: convencer o Governo de Sócrates que o novo aeroporto não deve ser na OTA, mas sim nos Concheiros de Muge; construir um campo de golfe na zona da praça de Salvaterra e mudar o cemitério para o Escaroupim; obrigar o Governo a incluir no traçado do TGV a estação ferroviária de Muge; fazer dos Foros de Salvaterra um parque zoológico; fazer no Granho um campo de concentração para acolher políticos frustrados e com problemas de protagonismo generalizado.


Assina o saudoso «FORCADO AMADOR»

Postado por José Peixe @ 17:38   0 comments

FERREIRA LEITE PREVÊ UMA CRISE GOVERNAMENTAL
Crise no Governo de Sócrates
QUEM SE PODERÁ DEMITIR MAIS?
FREITAS DO AMARAL CONSEGUE RESISTIR?

A antiga ministra das Finanças de Durão Barroso, Manuela Ferreira Leite, considerou a demissão do actual titular da pasta «um golpe de credibilidade imenso» que «pode ter consequências graves» para Portugal. Nos meandros jornalísticos já se fala que podem surgir outras demissões no Governo de José Sócrates. Será que Freitas do Amaral consegue resistir aos ataques fortes de alguns "barões" socialistas?

Ferreira Leite é da opinião que a saída do Governo de Campos e Cunha «do ponto de vista do país foi um golpe de credibilidade imenso que pode ter consequências graves a nível internacional». A ex-ministra das Finanças do Governo PSD/CDS-PP, de Durão Barroso, deu como exemplo os reflexos que esta situação pode ter numa má avaliação de Portugal realizada pelas agências de notação financeira (rating).
Para Manuela Ferreira Leite, é ainda «absolutamente inexplicável» que Campos e Cunha tenha abandonado o Executivo depois de ter apresentado, em Bruxelas, o Programa de Estabilidade e Crescimento. A antiga ministra lembra que esta situação é preocupante depois da Comissão Europeia ter «dado algumas facilidades» ao país «em nome de uma certa credibilidade na execução do programa».
Para Participar com Artigos ou Comentários: salvaterraefixe@hotmail.com
Postado por José Peixe @ 12:44   1 comments

PROBLEMAS NO GOVERNO DE JOSÉ SÓCRATES

Crise no Governo de Sócrates

CAMPOS E CUNHA PEDIU PARA SAIR
E VOLTA À DOCÊNCIA UNIVERSITÁRIA

Ao fim de 130 dias no Governo de José Sócrates, o ministro das Finanças Campos e Cunha pediu a demissão por «motivos pessoais» e por estar «cansado». Em declarações à TSF- Rádio Jornal, esta manhã, o ministro demissionário afirmou que pretende passar umas férias e que mais tarde vai voltar para retomar a cátedra na Faculdade de Economia da Universidade Nova de Lisboa.
A primeira demissão do Governo Sócrates será concretizada ao meio-dia, a hora agendada para o presidente da República empossar o novo responsável pela pasta das Finanças, Fernando Teixeira dos Santos, antigo secretário de Estado das Finanças e do Tesouro, nos Governos de António Guterres. São ainda desconhecidos os nomes dos futuros secretários de Estado. Teixeira dos Santos poderá, no entanto, conservar algum ou alguns dos homens de confiança de Campos e Cunha. Além do cansaço, o ministro das Finanças demissionário alegou «motivos pessoais e familiares».
No dia 5 de Março, ainda antes de ter tomado posse como ministro, Campos e Cunha admite na TSF que o aumento de impostos era quase inevitável. «A subida dos impostos é uma possibilidade, a encarar não como primeira medida, mas se necessário for no médio prazo, o que é provavelmente quase inevitável», disse.Uma declaração que José Sócrates desmentiu de imediato. No debate do programa do Governo, o primeiro-ministro garantiu que a prioridade é conter a despesa e combater tanto a fraude como a evasão fiscal. A promessa não se cumpre e em Maio, Campos e Cunha anuncia o aumento da carga fiscal, a começar pela subida do IVA.
Campos e Cunha diz que não brinca com os portuguesesDepois dos impostos a polémica da reforma. A 4 de Junho o ministro chama os jornalistas para garantir que é legal a acumulação do ordenado de ministro com a pensão de vice-governador do Banco de Portugal. O Governo prepara alterações à lei da reforma dos políticos. Campos e Cunha garante que nada tem a opor.
«O Governo definiu alterações que visam alterar a situação actual, a elaboração da lei está a ser realizada com a minha própria participação, não é uma questão moral, mas de cumprimento da lei, que obriga a todos», disse. O ministro das Finanças fala em ataques pessoais para afirmar que não vai desistir. «Não admito portanto que se levantem questões morais sobre mim. A situação do país exige a contribuição de todos os portugueses. Os ataques pessoais não me impedirão de dar o meu contributo», acrescentou.
Poucas semanas depois, Campos e Cunha é obrigado a reconhecer erros no Orçamento Rectificativo, mas considera que essas falhas não colocam em causa o essencial do documento. No início deste mês, José Sócrates garante na SIC que os impostos não vão voltar a subir. No dia seguinte, o ministro das Finanças esclarece que tudo depende. «Se o sucesso da consolidação orçamental, assim o permitisse daqui a uns anos poderíamos baixar impostos, mas devo dizer que infelizmente não penso que o sucesso esteja acima das nossas previsões e portanto no horizonte vejo com dificuldade baixar impostos, mas também não vejo necessidade de os aumentar», afirmou.
Artigo Polémico mas verdadeiro
O clima de desconforto agrava-se com o artigo de Campos e Cunha no último domingo no Público. O ministro das Finanças escreve que «nem todo o investimento público é necessariamente bom». Na terça-feira, o responsável diz no Parlamento que os projectos da OTA e do TGV ainda precisam de nova avaliação. Sob as críticas da oposição, Campos e Cunha adianta que é preciso seriedade quando se fala em determinados investimentos públicos. «Eu não brinco com os portugueses, posso fazer erros, cometer asneiras, porque tomo decisões», garantiu.
Ontem de manhã também no Parlamento, o ministro das Obras Públicas, Mário Lino, garantiu que a decisão sobre o TGV e a OTA já está tomada. Uma contradição que pode ter sido a gota de água na decisão de Campos e Cunha abandonar o Executivo.
As reacções da oposição
Para o presidente do PSD, Marques Mendes, a demissão do ministro representa «um profundo abalo na credibilidade do Governo» e um «péssimo sinal» para os agentes económicos nacionais e estrangeiros. O líder do CDS-PP, Ribeiro e Castro, considera que a saída do ministro das Finanças «abala a estabilidade política» e «pode manchar a credibilidade externa do país».
O Bloco de Esquerda diz que havia um mal-estar à volta de Campos e Cunha, enquanto o PCP considera que esta é a «primeira e significativa derrota» do Governo. O PCP salientou, em comunicado, que «mais do que a substituição deste ou daquele ministro é a política do governo que é preciso ver substituída». Para os comunistas, a substituição do ministro das Finanças «não só não disfarçará as erradas opções e orientações do actual governo como mais justifica que os trabalhadores e o povo português façam ouvir a sua voz e a sua luta de resistência».
Para Participar com Artigos ou Opiniões: salvaterraefixe@hotmail.com
Postado por José Peixe @ 12:14   0 comments

quarta-feira, julho 20, 2005
«FORCADO AMADOR» - OPINIÃO COM "FARPAS"
«Faísca» não vota mas vai à concentração motard

Um grande "olé!" para todos. São as recomendações do «Faísca». O cavalo ficou sensibilizado com as mensagens a desejar as rápidas melhoras. E a verdade é que só isso foi suficiente para fazer sair o animal do palheiro, onde estava acamado há 4 dias. Se tudo correr como previsto, hoje mesmo o «Faísca» vai reestabelecer as actividades normais de «cobrição». A Casa Cadaval há muito que requisita e valoriza a masculinidade e a performance sexual do «Faísca». As éguas sabem dar-lhe o valor.
Mas adiante. Hoje dispo o colete encarnado e o barrete e passo a palavra ao «Faísca». Ele queixa-se que eu, o FORCADO AMADOR, tenho protagonismo a mais. E tem razão. Vamos lá indagar o que vai na alma deste cavalo velho e sabedor.
Em primeiro lugar, o «Faísca» faz questão de avisar que estará presente na concentração motard da Glória do Ribatejo. Não tanto pelas motos, mas mais pelas mulas que andam lá a pastar, perto do local da concentração. A testosterona anda a subir-lhe à cabeça. Digo eu.
Questionado sobre as autárquicas marcadas para Outubro, o animal teve um ataque de histeria que culminou com uma valente dose de coices. A ponto de estilhaçar o bebedouro. Agora há-de passar sede que é para aprender. Mas adiante. O «Faísca» já deu a entender que não queria votar na Anita («mudar de cavalo para burro... nem pensar!», by FAÍSCA) e o pior é que o bicho não vai na conversa da oposição. Teima em dizer que o Nini seria uma boa alternativa. O único senão é o que está lá para trás. O cavalo esclarece que vai ser mais do mesmo, que o Nini é novo, não tem habilitações, não fala com as pessoas (tirando as que frequentam um ou outro bar em Salvaterra), a população não o conhece... Raio do cavalo! E não é que é capaz de ter razão?
Quanto ao PSD e à CDU, o «Faísca» abstém-se de tecer quaisquer comentários. Prefere aguardar. Não sei que tipo de espera é esta, mas ele lá sabe. Em todo o caso, o bicho está mais inclinado para a abstenção. Pelo menos, diz ele, assim já sabe que fará parte do leque do grande vencedor: a abstenção!

Assina o saudoso «FORCADO AMADOR» (em colaboração estreita com o «FAÍSCA»)
Postado por José Peixe @ 10:36   0 comments

PSD APOSTA EM BARRETES, BOINAS E CHAPÉUS

PSD ESCLARECE, "BOINA DE PEIXE
É UMA QUESTÃO DE MARKETING!"

Depois de saber através do Blog PAMPILHO da decisão da CNE (Comissão Nacional de Eleições), o PSD veio esclarecer que a boina guevarista de José Peixe é puramente uma questão de Marketing Político.
Em Nota enviada à nossa redacção, Jócivalter Amorim, responsável pela imagem da candidatura PSD, esclarece que a boina é para manter. “A boina é um adereço que será um símbolo da candidatura PSD no Concelho de Salvaterra de Magos. Depois do êxito da boina de José Peixe, veremos Carlos Marques com um sombrero mexicano e José Maria com o barrete de campino”, disse.
Nós aqui no PAMPILHO, já fazemos apostas sobre o tipo de chapéu destinado ao candidato à Junta de Marinhais.Será uma clássica boina de campo? Ou um colorido chapéu de sol?

Para Participar com Artigos: salvaterraefixe@hotmail.com

NOTA: Retiramos este POST do Blog Pampilho sem autorização.
Postado por José Peixe @ 00:17   1 comments

BOINA GUEVARISTA GERA POLÉMICA

COMISSÃO NACIONAL DE ELEIÇÕES
REJEITA A BOINA DE JOSÉ PEIXE

O incidente pode alastrar-se a outros pontos do país, e portanto a outros candidatos.A Comissão Nacional de Eleições rejeitou a foto (de rosto) escolhida por José Peixe, candidato do PSD à Junta de Glória, para o boletim de voto do próximo acto eleitoral.
A foto em causa apresenta o ex-socialista usando uma boina de influências claramente guevaristas, que poderá induzir o eleitorado em erro.
Um responsável da CNE (Comissão Nacional de Eleições) comentou ao PAMPILHO (pampilho.blogspot.com) esta situação, “já viu a confusão que vai na cabeça daquela juventude da Glória, quando for confrontada com o boletim de voto para a Junta de Freguesia? Esperam ver o Candidato Peixe na coluna da esquerda e o homem aparece nas da direita. E como se isso não bastasse, aparece nas colunas da direita e com uma boina de esquerda!”.
Para Participar com Artigos: salvaterraefixe@hotmail.com

NOTA: Retiramos este POST do Blog Pampilho sem autorização.
Postado por José Peixe @ 00:10   0 comments

MOTARDS CONCENTRAM-SE NA GLÓRIA

II CONCENTRAÇÃO MOTARD
NA GLÓRIA DO RIBATEJO

A vila de Glória do Ribatejo recebe nos dias 29, 30 e 31 de Julho, a II Concentração Motard, organizada pelo Glória Moto Clube. Vão ser três dias de grande animação na pequena vila do concelho de Salvaterra de Magos.
As inscrições dos motards começam às 18h00 do dia 29, e durante a noite registam-se vários espectáculos: às 22h00 actuam as bandas de garagem, Rubiga 12 e One Step Down, às 23h00 regista-se um espectáculo de strip tease.
Dia 30, às 15h00, haverá jogos, karaoke e demonstração de rádio modelismo. Às 16h00 há um desfile motard pela freguesia e às 17h00 o concurso Miss T’shirt molhada. Pelas 22h00 haverá um concerto com o grupo Rock And Road, e às 00h30 concerto com o grupo Cabeça de Gado. Dia 31, a concentração termina com um passeio motard e almoço de entrega de prémios.

Para Participar com Artigos: salvaterraefixe@hotmail.com
Postado por José Peixe @ 00:06   1 comments

terça-feira, julho 19, 2005
COMUNISTAS QUEREM DERROTAR "ANITA"
VASCO FEIJÃO ACREDITA
NA DERROTA DA “ANITA”


«O convite que aceitei para participar nas listas da CDU como candidato a presidente da Câmara Municipal de Salvaterra de Magos representa uma grande honra por merecer a confiança de mulheres e homens que, inconformados com a actual situação política, social e económica do nosso concelho, aspiram e desejam continuar com o projecto político já vivido em Salvaterra de Magos e, como todos sabemos, foi abruptamente interrompido, por um grupo de pessoas, que a coberto de uma sigla, de um partido político, têm usado o poder para se acomodarem e gerirem o silêncio e a intriga no nosso concelho» , esclarece o Eng.º Vasco Feijão no seu manifesto eleitoral “Salvaterra de Magos precisa da CDU”.
Nas próximas Eleições Autárquicas que se disputam no dia 9 de Outubro, Vasco Feijão está convencido de que o Bloco de esquerda e a “Anita” vão ser derrotados e que os comunistas podem aumentar a votação: «O facto de nas anteriores eleições não ter sido eleito nenhum vereador da CDU foi como hoje se constata umprejuízo grave para a população de Salvaterra de Magos, pois durante quatro anos não existiu uma apreciação crítica à má gestão da actual maioria, para evitar os malefícios que daí advieram».
A advogada Dulce Ortiz, candidata à presidência da Assembleia Municipal, está também ela convicta que desta vez a CDU vai ter uma boa votação em Salvaterra. «(…) desta vez irá ser mais fácil fazermo-nos ouvir…porque iremos ter mais força. (…) Temos objectivos! Vamos atingi-los!».

Para Participar com Artigos: salvaterraefixe@hotmail.com
Postado por José Peixe @ 23:59   1 comments

CARLOS MARQUES APOSTA NAS PESSOAS DO NOSSO CONCELHO
SALVATERRA TAMBÉM É GENTE!

O jornal semanário "O Mirante", aquele que foi proibido de entrar na Câmara Municipal de Salvaterra de Magos, publicou a seguinte reportagem do lançamento da candidatura de Carlos Marques (PSD), que passamos a transcrever na íntegra:

Carlos Marques é o cabeça de lista do Partido Social Democrata (PSD) à Câmara Municipal de Salvaterra de Magos. O empresário e professor, de 39 anos, concorre pela segunda vez à liderança da autarquia, depois de em 2001 ter sido eleito vereador pelo mesmo partido.
Três anos e meio depois das últimas eleições autárquicas, Carlos Marques considera que o trabalho desenvolvido na oposição irá permitir mudar o cenário político em Salvaterra de Magos, concelho actualmente dominado pelo Bloco de Esquerda, que tem maioria absoluta, com cinco dos sete vereadores do executivo municipal.
Ligado à Nersant como presidente do Núcleo do Sorraia há três anos e fazendo parte dos Bombeiros Voluntários de Salvaterra há outros tantos anos, Carlos Marques diz que tem um maior conhecimento do concelho e que, ao contrário de Ana Cristina Ribeiro, tem consigo uma equipa experiente e ambiciosa.
O candidato social democrata identifica quatro temas que serão as bases da sua candidatura. Em primeiro lugar o desenvolvimento económico que, em sua opinião, foi completamente descurado nos dois mandatos de Ana Cristina Ribeiro. “Salvaterra passou ao lado dos segundo e terceiro quadros comunitários de apoio”, afirmou Carlos Marques que acha que é necessário aproveitar a construção da auto-estrada A13 para fomentar o tal desenvolvimento económico que tem sido descurado. A instalação de uma zona industrial junto ao nó da A13, com empresas ligadas essencialmente à logística e ao sector agro-alimentar, é uma das principais propostas do PSD.
A criação de emprego é outra das apostas. Carlos Marques recorda que há oito anos Salvaterra de Magos era o concelho com maior taxa de desemprego no distrito, situação que se mantém actualmente e que o candidato considera “inconcebível”.
Ordenar o território com forte sentido ambiental é a terceiro linha mestra das propostas do PSD, que considera urgente alterar o Plano Director Municipal de forma participada pela população e não a partir dos gabinetes. A deslocalização de algumas pequenas indústrias para fora da zona urbana é uma das medidas necessárias, bem como acabar com a desflorestação do concelho.
A quarta linha orientadora da proposta da lista liderada por Carlos Marques é a “forte intervenção” na educação e cultura do município, nomeadamente uniformizando as condições dos vários estabelecimentos escolares e promovendo o turismo.
Identificando os objectivos do partido para Salvaterra, o candidato garante que o PSD não vai ficar satisfeito se duplicar a sua votação e eleger mais um vereador. “O PSD concorre para ganhar o acto eleitoral”, diz com convicção, garantindo que quer ganhe quer não ganhe vai ocupar o seu lugar na vereação. Recuperar a Junta de Freguesia do Granho, perdida há quatro anos atrás, é outros dos objectivos mais fortes, embora o partido admita ainda poder conquistar mais uma ou outra freguesia.
A equipa do PSD à Câmara de Salvaterra inclui ainda os nomes de Rui Moreira, 34 anos, empregado bancário, José António Sousa, 48 anos, empresário, e Perpétua Rocha, 28 anos, engenheira biotecnológica. O candidato à Assembleia Municipal será Manuel Nunes, técnico administrativo, de 51 anos. Para as juntas, os cabeças de lista serão Maria de Jesus Carreira (Salvaterra), António Ferreira (Foros de Salvaterra), José Peixe (Glória do Ribatejo), Marília Silva (Muge) e José Maria (Granho).
Para Participar no Blog com Artigos: salvaterraefixe@hotmail.com
Postado por José Peixe @ 11:04   4 comments

«FORCADO AMADOR» - OPINIÃO COM "FARPAS"
A LISTA de ANITA

Com o «Faísca» acamado (cavalo d'um raio, que agora é que se lembrou de ficar doente!), não tive outra opção senão pôr no corpo a minha melhor vestimenta de forcado e arranjar coragem para me meter num avião. Lancei um último olhar sobre a lezíria. O sol ia já no horizonte. O céu estava invadido por uma extensa nuvem de fumo, por causa do incêndio de Muge.
Fui para o aeroporto de táxi. Paguei o equivalente a 3 investidas na arena, mas que se lixe. O importante é que não há nada que pague uns merecidos dias de férias. A Madeira foi o meu refúgio escolhido. Mas já lá vamos.
Pelo caminho, pedi ao taxista para parar junto à praça de touros de Salvaterra. Parámos, sai do carro e atravessei a rotunda. Estive durante uns bons 10 minutos a observar atentamente a estátua erguida pela Anita. A estátua de um cavaleiro perseguido por um touro. A personificação da «festa brava». A bandarilha daquele homem de bronze fez-me verter lágrimas de saudade. Engraçado, esta coisa de mandar erguer uma estátua sobre uma coisa que deixou de acontecer na praça de Salvaterra.
Adiante. Passamos já para a Madeira. Instalei-me num hotel sofisticado que me custou os olhos da cara. Aproveitei o primeiro dia para procurar vestígios da arte taurina. Nada encontrei. Tirando, claro está, o Parlamento lá do sítio. Foi aí que encontrei o Alberto João Cardoso Gonçalves Jardim.
O forte abraço do homem fez-me ver que ele estava recordado de mim. Perguntou-me por novidades no Ribatejo. Contei-lhe as «investidas» da Anita, que o clima pré-eleições estava a aquecer e por aí fora. O Alberto João Jardim mostrou-se desconfiado. «Como é possível que essa gaja queira fazer concorrência à minha pessoa?», cuspiu em tom provocatório, a propósito do tempo que a Anita se tem aguentado na Câmara de Salvaterra.
Falei-lhe então do Pedro Choy. O corpo do Alberto João inchou de fúria. Apertou os punhos, arregalou os olhos e não se escusou de mandar mais uma cuspidela: «F...-se! 'Tou farto dessa cambada de chinocas que têm a mania que mandam nesta m...! Ele por acaso está cá na Madeira a passar férias? Se estiver, é mesmo para ele ouvir! Que pegue nas suas agulhas e as enfie nas orelhas dos seus compatriotas!».
A pouco e pouco, fui-me afastando. Ainda o ouvi balbuciar qualquer coisa do género: «vou fazer as malas e já vos vou ensinar como é que é. Querem tourada, vão tê-la!». Alberto João estava dominado pela raiva. Regressei, abalado, no próprio dia ao Ribatejo.

Assina o saudoso «FORCADO AMADOR»
Postado por José Peixe @ 10:50   1 comments

segunda-feira, julho 18, 2005
PROSA PARA DESANUVIAR DA POLÍTICA
UMA GUERRA DE AUDIÊNCIAS VIRTUAIS

O Editor do Blog «Salvaterra é mesmo Fixe!» promete apresentar queixa ao presidente do Conselho Directivo do IEFP (Instituto do Emprego e Formação Profissional), dr. Francisco Madelino, porque «aquela cambada de gajos (e gajas!) que estão a mamar do fundo de desemprego e estão por trás do Blog pampilho.blogspot.com», começam a roubar-lhe a clientela.
«Começo a ficar farto desses mamões que não aceitam nenhuma espécie de emprego que lhes possam oferecer. Eles não querem é vergar a mola. Passam o dia inteiro nos copos e a engendrar formar como destruir a concorrência. Isto não pode continuar!», desabafou o jornalista José Peixe e candidato do PSD, como independente, à Junta de Freguesia da Glória do Ribatejo, a vila do concelho de Salvaterra de Magos onde existem mais Guevaristas por metro quadrado.
O presidente do Conselho Directivo do IEFP recusou-se a prestar declarações ao «Salvaterra é mesmo Fixe!», mas prometeu que mal recebesse a queixa do seu conterrâneo e amigo José Peixe, daria ordens para cortar imediatamente o subsídio de desemprego aos mamões que estão por trás do Blog intitulado Pampilho.
Em declarações à nossa equipa de reportagem, mas sempre sob o anonimato, dois dos Editores do Blog pampilho.blogspot.com fizeram questão de dizer que vão avançar com uma queixa crime contra o «Salvaterra é mesmo Fixe!», por plagiar Posts sem pedir autorização por escrito. «Nós é que já não temos pachorra para andar a escrever Posts humurísticos para esse pessoal chegar aqui e servir-se, sem pedir autorização a ninguém. Já chegamos à Madeira ou quê! Vão ter que pagar os Direitos de Autor custe o que custar», advertiu o "Pampilho" Chefe de Redacção.
Repórter Y

Para Comentar: salvaterraefixe@hotmail.com
Postado por José Peixe @ 23:19   2 comments

NOTÍCIA DE ÚLTIMA HORA
Comissão de visitantes reúne assinaturas para evitar o pior
BLOGUE HUMORÍSTICO VERDADEPOLÍTICA PODE ACABAR

A notícia caiu como uma bomba entre os visitantes do Blog de teor humorístico VerdadePolítica. O fim daquela publicação pode estar à vista, uma vez que o seu principal mentor não está disposto a alimentar ódios e a recorrer às faltas de educação.
Depois de lerem o discurso de despedida, que quase faz chorar as pedrinhas da calçada, os três visitantes diários do blog, decidiram avançar com um movimento de recolha de assinaturas, para travar o desfecho já anunciado. “Se tudo correr como esperamos, amanhã já devemos ter pelo menos três assinaturas. Esta iniciativa está a ser um verdadeiro sucesso”, segredou ao PAMPILHO, um membro do movimento para a recolha de assinaturas, que pediu anonimato.
A desilusão está instalada entre os apoiantes do VerdadePolitica. “Depois da notícia da recandidatura do João Nunes, só nos faltava mais esta!”.
No entanto, as verdadeiras razões para o encerramento do Blog estão longe daquelas que foram tornadas públicas. Numa escuta telefónica a que o PAMPILHO teve acesso, o editor do VerdadePolitica assume que o seu sentido de humor está nas lonas, e que após a criação do www.pampilho.blogspot.com, não consegue competir com tal concorrência. “Sempre me esforcei para que os meus textos tivessem piada, mas os tipos do PAMPILHO são demais, não me dão a mínima hipótese”.
Nota de Redacção: A nossa equipa só tem a lamentar o fim do Blog VerdadePolitica, porque aquilo era uma mina de inspiração inesgotável! Passamos belas tardes a rir com aqueles excertos de verdadeira comédia. Mas como é nosso lema aqui, há males que vem por bem!
NOTA: Post retirado sem autorização do Blog pampilho.blogspot.com
Postado por José Peixe @ 23:09   0 comments

MUGE - FOGO DE GRANDES PROPORÇÕES

QUEIMANDO O PATRIMÓNIO
FLORESTAL DA NOSSA TERRA

No Domingo, Muge foi notícia devido ao incêndio de grandes proporções que consumiu mais uns hectares de floresta no nosso concelho. Este fogo moblizou dois meios aéreos, mais de sete desenas de bombeiros e 19 veículos para combater as chamas.
Num ponto de situação divulgado às 20h00 de domingo, o Serviço Nacional de Bombeiros e Protecção Civil (SNBPC) indica que no rescaldo do incêndio que deflagrou em Muge, Salvaterra de Magos, estão 86 bombeiros, com quatro viaturas. O maior problema no combate ao fogo no concelho de Salvaterra de Magos está nas fracas acessibilidades para os bombeiros poderem combater as chamas com eficácia. Também começa a ser tempo de apostar forte num sistema de vigilância florestal, à semelhança do que se passa noutras regiões do país.
Se não se apostar forte na limpeza florestal, nas acessibilidades para combater os fogos e na vigilância, qualquer dia não existem espaços verdes no concelho de Salvaterra de Magos.

Para Comentar: salvaterraefixe@hotmail.com
Postado por José Peixe @ 12:05   0 comments

«FORCADO AMADOR» - OPINIÃO COM "FARPAS"
SONDAGEM "FORCADO / FAÍSCA"

A brisa sopra baixinho, o vento muda de feição num repente e os incêndios vão devorando a floresta. Não há nada a fazer. Este recanto da lezíria está mesmo perdido.
Este fim-de-semana aproveitei e chamei o veterinário lá a casa. Os cascos do «Faísca» foram o motivo.
As patas dianteiras do animal eram as mais problemáticas. Estavam inchadas e as ferraduras estavam já consumidas pela corrosão. O «Faísca» está agora de baixa, no palheiro. Tem febres altas e anda a tomar Aspirina por prevenção.

Com o cavalo doente fui obrigado a pegar na bicicleta e a fazer-me à estrada. No sábado, vesti o colete, enfiei o barrete de forcado e percorri as freguesias do concelho. Parei em todas as tascas para levar a cabo um projecto semblante: a sondagem «Forcado / Faísca». Aviei um copo de tinto e comecei logo por questionar o meu público-alvo. Vamos aos resultados:


Questão 1. O que pensa do trabalho da «Anita» à frente da autarquia de Salvaterra?
A questão era simples, mas os meus entrevistados tiveram alguma dificuldade em responder. Tive de atalhar por outros métodos mais ortodoxos. Paguei duas rodadas aos fregueses e as respostas não tardaram em surgir. A maioria dos entrevistados (70 por cento) revelou-se satisfeita com o trabalho da Anita. Outros 20 por cento não quiseram pronunciar-se e os restantes 10 por cento não conseguiram nada mais do que soluçar. Destes, um por cento chegou mesmo a vomitar. Não sei se por causa da «Anita ou se por causa do vinho.

Questão 2. Que obra ficou por fazer no concelho?
Os entrevistados foram unânimes na resposta a esta pergunta. Todos afirmaram que «faz falta uma adega que agregue toda a produção oriunda do concelho de Salvaterra». A maioria revelou também que a obra deveria ser complementada com «um centro regional de provas de vinho». Alguns produtores presentes nas tascas frisaram igualmente que «é tempo da autarquia subsidiar os solos ocupados com vinhas. Se há subsídios para o folclore, porque razão ficamos de fora?».

Questão 3. A segunda força política mais votada (o Partido Socialista) é uma alternativa ao actual executivo? A esta altura, já o meu público-alvo ia na quinta rodada. O que não invalidou que todos respondessem convictamente. Mas a resposta não foi por palavras. O pessoal meteu o copo à boca e entornou tudo de um só trago para dentro do estômago. Depois justificaram: «é o que dá pensarmos que temos um Ninizinho à frente do PS. É mesmo beber para esquecer a tragédia...».

Questão 4. Vai mesmo votar ou prefere fazer parte da abstenção?
Não consegui qualquer resposta a esta questão. O coma alcóolico profundo assim o ditou. De saída de uma das tascas, resolvi guiar a bicicleta em direcção à igreja de uma das freguesias. As velhotas também são um bom público-alvo. Só obtive a resposta de uma das velhotas presentes, que fez questão de mostrar a sua agenda para o dia das eleições:

6h45 - Alvorada;

8h00 - Pequeno-almoço. Enfiar no bucho os restos do jantar;

8h45 - Pôr as cabras no pasto;

10h00 - Missa;

11h30 - Conferir as últimas novidades com as outras beatas;
12h30 - Fazer o almocito; 14h00 - Hora da sesta. Ver se o Manel está disponível para algo mais picante;
16h00 - Regar a horta;

18h00 - Vestir o melhor fato para o caso de ir à urna;
19h00 - Ir à urna;

Posto isto, ilucidei a velhota em questão de que as urnas fecham precisamente às 19h00. A resposta foi fisgada: «Não faz mal. Que se lixe! Vou a outra agência funenária qualquer!...».

Sem forças, agarrei na bicicleta e fiz-me novamente à estrada. Está visto. A sondagem "Forcado / Faísca" foi um fiasco. Talvez as próximas autárquicas também o sejam.

Assina o saudoso «FORCADO AMADOR» (e, já agora, o «FAÍSCA»)
Postado por José Peixe @ 11:54   1 comments


Photo Sharing and Video Hosting at Photobucket
Photo Sharing and Video Hosting at Photobucket
Num concelho onde não existem órgãos de Comunicação Social este Blogue pode ser importante para dar voz aos que não têm voz política em Salvaterra de Magos.
Afinal de contas onde está a Democracia participativa tão apregoada pela presidente Ana Cristina Pardal Ribeiro "Anita" nas últimas Eleições Autárquicas?
O que é feito das outras forças partidárias que prometeram fazer oposição séria e desmascarar os "podres" que existem dentro da autarquia?
É que as perseguições políticas continuam na Câmara Municipal de Salvaterra de Magos e o compadrio político também!
Por isso mesmo, faz todo o sentido a existência deste espaço comunicacional aberto e lutar por um concelho mais desenvolvido.
É muito importante combater o atrofiamento provocado pelo "Anitismo".


Photo Sharing and Video Hosting at Photobucket
José Peixe - Editor


"A evolução do humano não é obra exclusiva da natureza.
Com a cultura e a capacidade de transmitir conhecimentos de geração em geração o humano é também um produto evolutivo de si próprio."

Moura, Leonel,
Jornal de Negócios
em 20070530
Photo Sharing and Video Hosting at Photobucket

ÚLTIMOS POSTS EDITADOS
ARQUIVO DE POSTAGENS NO BLOGUE
COMO PARTICIPAR NO BLOGUE
MEDIA NACIONAIS
MEDIA INTERNACIONAIS
INFORMAÇÕES GOOGLE
PESQUISAS NA WEB
BLOGUES EM DESTAQUE
BLOGUES DA GLÓRIA DO RIBATEJO
COLABORADORES DO BLOGUE
CRÉDITOS

Free Blogger Templates

Powered by Blogger

Bravenet.com
Photobucket.com
Clocklink.com
Dani R
(ajuda básica)