Salvaterra de Magos reúne todas as condições para se afirmar como um concelho próspero, atraente e desenvolvido. Infelizmente, do ponto de vista político, continua a ser (des)governado por uma maioria de ex-comunistas ortodoxos e mal formados politicamente. Um grupo de amigos que se aproveitou do Bloco de Esquerda para implantar uma ditadura Estalinista em Salvaterra. Lutaremos para que Salvaterra de Magos seja um concelho mais fixe. Dizemos não a esta força de bloqueio.
segunda-feira, novembro 28, 2005
BENAVENTE - BIBLIOTECA DE NATÉRCIA FREIRE
Herdeiras doaram livros à autarquia

OBRAS DE NATÉRCIA FREIRE
VÃO FICAR EM BENAVENTE

A biblioteca pessoal da escritora, poeta e jornalista, natural de Benavente, Natércia Freire, foi doada à Câmara Municipal de Benavente.
O protocolo foi assinado entre as duas filhas e o presidente da Câmara de Benavente, António José Ganhão, sábado à noite, no Cine-Teatro de Benavente, durante a cerimónia de entrega do Grande Prémio de Poesia Natércia Freire. Nuno Figueiredo foi o vencedor do concurso com a obra de poesia “Amargas cores do tempo”.
Para colaborar com Artigos ou Comentários: salvaterraefixe@hotmail.com
Postado por José Peixe @ 14:16  

quinta-feira, novembro 24, 2005
«FORCADO AMADOR» - OPINIÃO COM "FARPAS"
» » » Presidenciais 2006
A VEZ DAS "IMENSAS MINORIAS"


É, no mínimo, soberbo o número de candidatos às próximas Presidencias. Nunca a apetência ao poder foi tão visível. Confesso que já se torna demasiado cansativo falar de
Aníbal Cavaco Silva, Manuel Alegre, Mário Soares, Francisco Louçã e de Jerónimo de Sousa (qualquer semelhança entre a ordem com que enuncio os nomes e os respectivos resultados eleitorais será, certamente, pura coincidência...).

Importa, pois, dar voz às minorias. Aos que ousaram desafiar os limites da inteligência humana e do bom senso, fazendo aparecer os seus nomes nos boletins de voto (como se isso valesse de alguma coisa, mas enfim. Perdoa-lhes, Senhor, que eles não sabem o que fazem).


Começamos por Luís Filipe Guerra: «um candidato humanista para dar sentido à política», diz-nos o slogan. Currículo: tem 39 anos, é natural de S. João da Madeira, reside em Vila Nova de Gaia, casado, dois filhos, advogado, tradutor/intérprete e mediador de conflitos (seja lá o que isso for...). Sobre o Luís estamos conversados.


Segue-se o mítico Garcia Pereira (advogado de reputação sobejamente conhecida e um homem de causas, asseguram alguns). Outros dados: nasceu em 1952, Mestre em Ciências Jurídicas, foi recrutado como militante do MRPP em Junho de 1974 - partido do qual faz parte actualmente. Slogan: «a coragem de mudar de rumo» (mas ainda há que acredite nisto?!).
Este mês, já levantou a voz mais de 67 vezes para dizer que se sente injustiçado por o seu nomes não integrar os debates televisivos. Porque será?!


Manuela Magno
: idade desconhecida. Sabe-se apenas que é professora auxiliar no Departamento de Artes (Secção de Música), na Universidade de Évora, desde 1997. Doutorada em Música pela Universidade de Columbia, em Nova Iorque, com especialização em Direcção de Orquestra. Slogan: «afirmação de cidadania». Sugiro eu: dedique-se mas é à música, caríssima Manuela, e junte-se ao Maestro Vitorino. Para grandes cantigas presidenciais e bons momentos de humor já nos bastam as tiradas do incrível Mário Soares.


Eis o senhor que se segue: José Maria Martins. Advogado que se tornou famoso por defender «Bibi», no processo da Casa Pia. E isso basta-nos.
Luís Botelho Ribeiro. As informações sobre este potencial candidato não abundam. Aguardamos por melhores dias.
Sobre Carmelinda Pereira, também pouco há a dizer. A não ser que é a candidata oficial do Partido Operário da Unidade Socialista (o termo «socialista» já é suficientemente assustador para ficarmos por aqui...).
Nélson Magalhães
, imigrante na Suiça, assume-se igualmente como pré-candidato às Presidenciais de 2006. Nada a acrescentar (tal como a sua própria candidatura).


Finalmente, Manuel Vieira. O líder dos «Ena Pá 2000» - essa banda pop/rock intemporal - lança-se, mais uma vez, na corrida a Belém. Promessas: um Ferrari para cada português e 100 mil euros na conta bancária; proibir os «Delfins» de gravarem mais álbuns.
No meio de tudo isto, talvez valha mesmo a pena centrarmos as atenções em torno da candidatura de Manuel Vieira. Isto falando mesmo muito a sério.

Assina o saudoso «FORCADO AMADOR»
Postado por José Peixe @ 14:49  

FOROS DE SALVATERRA - PROBLEMAS COM O ABASTECIMENTO DE ÁGUA
Saúde Pública - Água que parece Coca-Cola

ÁGUA NOS FOROS DE SALVATERRA
NÃO OFERECE GARANTIAS SANITÁRIAS

O abastecimento público de água na freguesia dos Foros de Salvaterra não dá confiança aos consumidores. Segundo o semanário "O Mirante", a "a cor acastanhada da água que sai de muitas torneiras nos Foros de Salvaterra transmite insegurança aos consumidores. parece coca-cola".
O líquido que brota de muitas das torneiras em Foros de Salvaterra pouco se assemelha com água. Assim que Paula Salvador, moradora na freguesia, abriu a torneira da casa de banho da sua casa para a reportagem de
"O Mirante" o branco do lavatório contrasta com o tom escuro do que deveria ser um líquido cristalino.
Para que a água comece a ganhar uma tonalidade mais condizente é preciso esperar que muitos litros sejam desperdiçados. Mesmo assim, poucos têm vontade de utilizá-la com confiança. Além de deixar manchas nos toalhões de banho, estraga a roupa que é colocada nas máquinas de lavar e mancha a loiça dos sanitários.
Nas últimas eleições autárquicas, houve munícipes dos Foros de Salvaterra que apresentaram reclamações aos candidatos que passaram em campanha pela freguesia, mas a verdade é que ninguém lhes deu muita importância.
E o que vai acontecer a partir de agora nos Foros de Salvaterra? Esta é a grande questão que se levanta.

Para colaborar com Artigos ou Comentários: salvaterraefixe@hotmail.com
Postado por José Peixe @ 10:33  

segunda-feira, novembro 21, 2005
AVALIAÇÃO DO ENSINO SUPERIOR EM PORTUGAL
MARIANO GAGO QUER AVALIAR AS UNIVERSIDADES NO NOSSO PAÍS
As universidades e politécnicos portugueses vão ser avaliados pela sua capacidade de prepararem os alunos para o mercado de trabalho, de acordo com as novas regras de avaliação para estas instituições que o Governo apresenta hoje em Lisboa.
O acesso ao mercado de trabalho será o critério determinante das novas regras que o ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Mariano Gago, vai apresentar no Centro Cultural de Belém.

Para colaborar com Artigos ou Comentários: salvaterraefixe@hotmail.com
Postado por José Peixe @ 12:42  

TEATRO - HOMENAGEAR BERNARDO SANTARENO
EXPOSIÇÕES E DEBATES
SOBRE BERNARDO SANTARENO

A cidade de Santarém vai homenagear o escritor e dramaturgo scalabitano, Bernardo Santareno, que se fosse vivo comemoraria, no passado sábado (19 de Novembro), 85 anos. Amanhã e até ao próximo dia 26 de Novembro estão agendadosvários debates e uma exposição sobre a vida de um ribatejano que deixou marcas inolvidáveis no teatro em Portugal.

Para colaborar com Artigos ou Comentários: salvaterraefixe@hotmail.com
Postado por José Peixe @ 12:27  

domingo, novembro 20, 2005
5.º ANO DE DITADURA BLOQUISTA EM SALVATERRA DE MAGOS
A Luta Contra a Ditadura Bloquista Continua

FALTAM 1418 DIAS PARA LIBERTAR SALVATERRA DE MAGOS

«(...) A vida e as características de um guerrilheiro, fundamentalmente esboçadas, exigem uma série de condicões físicas, mentais e morais para adaptar-se a ela e poder cumprir na totalidade a missão revolucionária».
CHE GUEVARA

Apesar das perseguições que estão a ser desencadeadas a alguns trabalhadores da Câmara Municipal de Salvaterra de Magos, há sempre alguém que resiste a esta ditadura bloquista. Viva a Liberdade! Viva a Democracia! Viva a Liberdade de Expressão!
Um dia esta Força de Bloqueio vai chegar ao fim e palavras como "Tarrafal" vão desaparecer definitivamente do nosso concelho. Nas últimas Eleições Autárquicas ficou provado que afinal de contas, sempre existem partidos da oposição em Salvaterra. Pelo menos, o entendimento pós-eleitoral provou isso mesmo.
Para colaborar com Artigos ou Comentários: salvaterraefixe@hotmail.com
Postado por José Peixe @ 12:22  

sexta-feira, novembro 18, 2005
PRESIDENTE ANITA E PEDRO CHOI ANDAM ARRELIADOS
Quando se perde a maioria absoluta

QUANDO SE QUER O PODER ABSOLUTO
E SE PERDEM TRÊS JUNTAS E A ASSEMBLEIA

A presidente da Câmara Municipal de Salvaterra de Magos, Ana Cristina Pardal Ribeiro, que nas últimas Eleições Autárquicas voltou a ganhar com maioria relativa, anda um pouco revoltada por não ter perdido a maioria na Assembleia Municipal e três Juntas de Freguesia para os partidos da oposição (Glória do Ribatejo - PS, Granho - PSD e Muge - CDU). Sabe-se que logo a seguir às eleições, "Anita" (como gosta de ser tratada pelos munícipes!) ainda tentou fazer acordos com pessoas da oposição, com a intenção de "baralhar" e confundir a oposição. Felizmente que não conseguiu e que os partidos da oposição conseguiram entender-se.
Quem conhece a senhora presidente sabe que ela gosta de governar com o poder absoluto. Ou seja, na base do quero, posso e mando. Desta vez não é assim e isso faz com que a "Anita" ande um pouco arreliada.
Quanto a Pedro Choy, também já deu para notar que não ficou lá muito contente por ter perdido a presidência na Assembleia Municipal. Resta saber é qual vai ser o futuro do concelho de Salvaterra de Magos nos próximos quatro anos. Isso é que importa discutir de forma democrática, frontal e aberta.

Para participar com Artigos ou Comentários: salvaterraefixe@hotmail.com
Postado por José Peixe @ 17:02  

quarta-feira, novembro 16, 2005
"ANITA" É A FAVOR DA MORTE DOS TOUROS NA ARENA
Para ler com atenção

INQUÉRITO QUE PODE REVELAR
A PERSONALIDADE DE "ANITA"

Na última edição do semanário "Expresso" (12/11/05 - p.26), a presidente da Câmara Municipal de Salvaterra de Magos, Ana Cristina Pardal Ribeiro, num inquérito que lhe fizeram, deu umas respostas que podem revelar, algumas facetas interessantes da sua personalidade. Ora vejamos:
Quando lhe perguntam qual foi o melhor primeiro-ministro de Portugal, a autarca salvaterrense responde preto no branco: Vasco Gonçalves. Sobre esta matéria estamos falados!
Sabem com que político a presidente "Anita" gostaria de almoçar? Imaginem lá. Com o «Francisco Louçã (nunca almocei com ele...). Cheira-nos a tanga! Alguém acredita em Salvaterra de Magos e arredores que a senhora presidente nunca almoçou com o Francisco Louçã? Nós aqui no Salvaterraefixe não acreditamos nisso!
«Tenho alguma dificuldade em perceber como a criança se vai desenvolver emocionalmente com pais do mesmo sexo». Esta foi a resposta que "Anita" deu quando lhe perguntaram se era a favor da adopção de crianças por casais homossexuais. Uma resposta interessante e inteligente. Se calhar o pessoal do Bloco de esquerda é que não gostou muito de ler.
Sobre a morte dos touros na arena, a presidente não teve papas na língua e a sua resposta foi SIM. Ou seja, apesar de não ser uma aficionada das touradas, "Anita" vai contra a política do Bloco de Esquerda, que sempre lutou contra as touradas. Mas isto para nós não novidade nenhuma, sempre dissemos que o Bloco de Esquerda não existe.
Neste inquérito que o jornal "Expresso" fez a Ana Cristina Pardal Ribeiro a autarca deixou bem explícito que prefere que os munícipes a tratem por "Anita". Muito bem. Está no seu direito de fazer esse pedido. Mas uma pergunta temos nós que fazer aqui no Salvaterraefixe: porque razão é que a senhora presidente detesta que lhe chamem Pardal?
Por último, ficamos a saber que a senhora presidente da Câmara anda a ler uma obra do Nobel Gabriel Garcia Marquez: "Viver para Contá-la". Atrevemo-nos a avançar com uma sugestão. Caríssima "Anita", quando terminar de ler esse livre comece a leitura da seguinte obra do mesmo autor: "Memórias de mis putas tristes". Uma verdadeira delícia literária.
Para colaborar com Artigos ou Opiniões: salvaterraefixe@hotmail.com
Postado por José Peixe @ 18:28  

segunda-feira, novembro 14, 2005
MANUEL NUNES (PSD) - PRESIDENTE DA ASSEMBLEIA MUNICIPAL
OPOSIÇÃO CONSEGUIU A MAIORIA
NA ASSEMBLEIA MUNICIPAL

Manuel Nunes (PSD) é foi eleito presidente da Assembleia Municipal. Uma Assembleia onde o Bloco de Esquerda (BE) perdeu a maioria para os partidos da oposição. No SalvaterraéFixe não podemos deixar de felicitar este magnífico entendimento político entre o PS, o PCP e o PSD.
Afinal senhora presidente Ana Cristina Pardal Ribeiro sempre existe oposição no concelho de Salvaterra de Magos!
Agora sim vai dar gosto podermos assistir às sessões da Assembleia Municipal em Salvaterra de Magos.

Para participar com Artigos ou Comentários: salvaterraefixe@hotmail.com
Postado por José Peixe @ 13:00  

NÃO ABANDONAMOS A LUTA
Ponto final nos boatos
CONTINUAREMOS A LUTAR
POR UM CONCELHO MAIS FIXE
Contrariamente ao que alguns "falsos bloquistas" - oportunistas - têm vindo a dizer, este espaço não acabou nem está a passar por uma crise de identidade. Antes pelo contrário, estamos a fazer algumas reformas profundas para que o "Salvaterraefixe", dentro de pouco tempo, possa aparecer com um outro visual e com uma outra postura informativa.
Tal como dizia o filósofo chinês Confúcio, "ás vezes o silêncio também é comunicação". E a ausência de Posts nestas últimas semanas deve-se ao facto de maior actividade académica e profissional. Não é por desmotivação, como alguns bloquistas querem fazer passar.
E descansem os cibernautas que habitualmente passam por aqui que pelo facto de aparecermos de gravata, não quer dizer que tenhamos deixado de lutar por um concelho de Salvaterra de Magos mais fixe, mais próspero, mais desenvolvido e mais activo do ponto de vista desportivo e cultural. Não é pelo facto de termos mudado de visual no Blogue que deixamos de ser Guevaristas. Não é pelo facto de usarmos uns óculos Alberti Ferretti que nos vendemos à sociedade de consumo ou ao grande capital.
Fiquem descansados, porque a luta contra esta força de bloqueio que nos (des) governa não vai abrandar. Aliás, no novo projecto comunicacional que estamos a desenvolver, prometemos apostar ainda mais forte, no jornalismo de proximidade, no jornalismo de denúncia e de investigação, numa opinião livre, arrojada e independente. Isto porque acreditamos que só uma Democracia participativa poderá mudar o rumo no concelho de Salvaterra de Magos.
José Peixe

Para colaborar com Artigos ou Comentários: salvaterraefixe@hotmail.com
Postado por José Peixe @ 12:13  

O DESCRÉDITO DOS POLÍTICOS
ENJOAR OS POLÍTICOS

Na edição do Diário de Notícias de hoje, o jornalista e professor universitário Francisco Sarsfield Cabral, na sua coluna de opinião "Tentar perceber" e cujo título se resume a um "Enjoo", consegue descrever em três parágrafos quais as diferenças que existem entre o Partido Socialista (PS) liderado por José Sócrates e o Partido Social Democrata (PSD) liderado por Marques Mendes. Uma coluna a não perder!
«(...) PS e PSD recitam as mesmas e contraditórias cassetes, consoante estão no Governo ou na oposição. Não percebem que assim provocam um enorme enjoo no cidadão normal, que já não acredita no que eles dizem».
Mais comentários para quê? E no nosso concelho não existem também um certo enjoo em relação à política que tem vindo a ser adoptada nos últimos anos? Se calhar sim.

Para colaborar com Artigos ou Comentários: salvaterraefixe@hotmail.com
Postado por José Peixe @ 11:59  

quinta-feira, novembro 10, 2005
CONTINUAM AS PERSEGUIÇÕES AOS TRABALHADORES
Viva o despotismo político
AS PERSEGUIÇÕES CONTINUAM
NA CÂMARA DE SALVATERRA!

Quando se diz a alguém que não seja do nosso concelho, que existem trabalhadores que continuam a ser perseguidos politicamente na Câmara Municipal de Salvaterra de Magos, as pessoas pensam que se trata de mau feitio ou de meras conversas de escárnio e mal dizer. Estão longe de pensar que 31 anos depois da Revolução dos Cravos, voltou a falar-se do "Tarrafal" em Salvaterra de Magos. É triste mas é a realidade.
O abuso de poder do actual executivo camarário continua a fazer-se sentir. A arrogância política é uma evidência. Os tribunais tardam em fazer Justiça. E quem sofre na pele toda esta desfaçatez são trabalhadores competentes, profissionais e honestos que continuam a vegetar nas prateleiras dos vários departamentos técnicos da autarquia salvaterrense.
É pena, porque quem perde com todo este despotismo político é o próprio concelho de Salvaterra de Magos.
José Peixe

Para colaborar com Artigos ou Comentários: salvaterraefix@hotmail.com
Postado por José Peixe @ 00:44  

sexta-feira, novembro 04, 2005
» » » BENAVENTE
DISTRIBUIÇÃO DE TAREFAS NA AUTARQUIA DE BENAVENTE

O presidente da Câmara Municipal de Benavente não abdicou da gestão administrativa e financeira e da coordenação do processo de revisão do Plano Director Municipal. António Ganhão chamou ainda a si as relações com as juntas de freguesia que era uma tarefa do vice-presidente Carlos Coutinho e mantém a coordenação dos gabinetes de apoio jurídico e contencioso e da estratégia e desenvolvimento.

O vice-presidente, Carlos Coutinho ficou com as tarefas da cultura, educação e acção social, obras municipais e com a responsabilidade da gestão do estaleiro e oficinas de Samora Correia.
Manuel dos Santos mantém a coordenação do estaleiro de Benavente e do parque de viaturas e oficinas. O vereador fica ainda com os pelouros da higiene e salubridade, infra estruturas municipais e relações com ligas de melhoramentos e comissões de moradores.

O comandante Miguel Cardia, um dos dois novos vereadores, assume os pelouros das obras particulares, planeamento urbanístico e desenvolvimento, trânsito e toponímia, ambiente e protecção civil. Por último, a vereadora Clarisse Castanheiro recebeu as competências nas áreas do desporto, tempos livres e equipamentos desportivos, juventude, turismo, jardins e zonas verdes e relações com as instituições particulares de solidariedade social. Entretanto todos os vereadores e o presidente nomearam já os respectivos secretários.

O executivo municipal é composto por cinco vereadores da CDU, um do PS e um da coligação PSD/PP. António Neves é o representante do PS e o eleito da coligação ainda não tomou posse.

In O MIRANTE
Repórter - «Salvaterra é Fixe»
Postado por José Peixe @ 10:41  

» » » SANTARÉM
OS PRIMEIROS DIAS DO PRESIDENTE MOITA FLORES

Logo após a tomada de posse como presidente da Câmara, Moita Flores dedicou toda a tarde de terça-feira a uma longa reunião com a directora do Departamento Administrativo, Financeiro e de Pessoal. "Foram quatro horas a partir pedra para nos inteirarmos do estado das finanças da Câmara", diz-nos Moita Flores.

O gabinete da presidência só será constituído em Janeiro, depois de uma aprofundada análise da situação da autarquia e das necessidades de pessoal especializado nas áreas prioritárias. Para já, o gabinete de Moita Flores resume-se apenas à secretária que o acompanhou na campanha, Luísa Féria, que antes desempenhou funções na Aproder em Santarém.

Entre as medidas já tomadas pelo novo presidente, refere-se a dispensa de motorista para as deslocações no concelho e a recolha dos cerca de cem telemóveis que estavam distribuídos pelos funcionários e eleitos, para reavaliar a sua distribuição e diminuir as despesas da autarquia.

O presidente da Câmara está a dedicar cada dia a visitar um departamento da Câmara, em visitas às instalações dos serviços nos Paços do Concelho.

Moita Flores teve aqui o seu primeiro choque, ao verificar, segundo nos declarou, o "inqualificável quadro de degradação das condições de trabalho dos funcionários da Câmara – trabalham em condições desumanas, em verdadeiras catacumbas". Mesmo o novo edifício do Departamento de Urbanismo, em frente dos Paços do Concelho, "já está cheio de funcionários; as pessoas têm de trabalhar quase em cima umas das outras".

"Nem os vereadores a tempo inteiro têm boas condições", afirma Moita Flores, comprometendo-se a levar à próxima reunião da Câmara, já marcada para dia 7, uma proposta para melhorar também as condições de trabalho dos vereadores da oposição.

"Esta questão das instalações da Câmara nem faz parte do nosso programa eleitoral, mas penso que é um objectivo unânime encontrar uma solução para o problema", declarou o presidente. Moita Flores mandou fotografar tudo e elaborar um dossier sobre o problema das instalações, para em conjunto com a oposição procurar encontrar uma solução que, segundo nos adiantou, deverá passar pela construção de um novo edifício dos Paços do Concelho.

In O RIBATEJO
Repórter - «Salvaterra é Fixe»
Postado por José Peixe @ 10:35  

» » » SANTARÉM
CIDADE PODE PERDER QUARTEL MILITAR

De acordo com uma publicação diária, o Sul do país irá perder os quartéis de Santarém, Elvas e Trafaria, enquanto as alterações previstas para as unidades de Estremoz, Abrantes e Carregueira vão ficar dependentes da disponibilidade de financiamento. O jornal, que cita “altos responsáveis do Exército”, refere ainda que o projecto realça a importância do Norte e Centro do país com a transferência para o Porto do Comando de Instrução.

Estas medidas a nível dos comandos têm como objectivo “descentralizar os órgãos superiores do Exército, até agora localizados apenas em Lisboa, mas também para desburocratizar o processo de decisão, com a extinção das regiões militares do Norte e do Sul e do Governo Militar de Lisboa". As alterações não se estendem às escolas práticas das armas combatentes, que se vão manter intocáveis, de acordo com o diário.

O projecto de reestruturação prevê que a região do Porto receba o centro da instrução do ramo terrestre das Forças Armadas, uma vez que vai acolher o Comando da Instrução, que assim deixa a Amadora. Também o concelho de Gaia vai ganhar outro relevo, com a transformação do Regimento de Artilharia da Serra do Pilar, em Gaia, no centro de formação de novos soldados.

Lisboa vai manter o Comando do Pessoal e o Comando Operacional das Forças Terrestres, enquanto o Comando da Logística deverá passar para Évora. Quanto ao Norte e Centro, apenas o quartel da Figueira da Foz deverá ser extinto, com as suas forças a serem deslocadas para a Póvoa do Varzim.

In O RIBATEJO
Repórter - «Salvaterra é Fixe»
Postado por José Peixe @ 10:28  

» » » VILA FRANCA / BENAVENTE / AZAMBUJA
MENOS DINHEIRO PARA AUTARQUIAS

O concelho de Vila Franca de Xira vai receber menos 600 mil euros do Plano de Investimentos e Despesas de Desenvolvimento da Administração Central (PIDDAC) do quer recebeu este ano. Benavente recebe apenas 1,9 milhões de euros para uma única obra e Azambuja terá 2,710 milhões de euros, sendo a maioria para as prisões.


Vila Franca de Xira foi contemplada com a inscrição de 4,58 milhões de euros. As obras do Centro de Formação Profissional de Alverca têm uma dotação de 905 mil euros, enquanto para o novo Centro de Emprego de Vila Franca de Xira está previsto um milhão de euros. Esta obra está em curso na rua Manuel de Arriaga e deve ser inaugurada no próximo ano. A extensão do centro de saúde de Castanheira do Ribatejo, em fase de conclusão, foi contemplada com 884 mil euros. A CerciPóvoa irá receber 150 mil euros para a conclusão do seu complexo de apoio às crianças e jovens portadores de deficiência na Quinta da Piedade, Póvoa de Santa Iria. O PIDDAC reservou ainda 802 mil euros para a renovação do parque escolar do concelho.


Em Azambuja, o Orçamento do Estado prevê 2,2 milhões para as prisões de Alcoentre e Vale de Judeus e o restante destina-se à ampliação da Escola de Manique do Intendente e a pequenas obras em vários pontos do concelho.


Benavente recebe quase dois milhões para a recuperação do troço da EN 10 (Lisboa-Setúbal) que atravessa o Porto Alto. A intervenção prevê a colocação de novo pavimento, correcções no traçado, obras de drenagem e a construção de duas rotundas nos cruzamentos dos Arados e do hipermercado Modelo.

In O MIRANTE
Repórter - «Salvaterra é Fixe»

Postado por José Peixe @ 10:21  

quinta-feira, novembro 03, 2005
» » » SANTARÉM
» » » E agora, algo completamente diferente...
TANGO ARGENTINO EM SANTARÉM

Nas últimas décadas do Século XX, o Tango voltou aos grandes palcos, ao cinema, aos salões de dança e às academias.
Voltou como uma paixão, em cidades da Europa, América e Ásia. Uma paixão que representa a evolução máxima alcançada pela dança a pares, acompanhada por música orquestral . Nasceu para se dançar abraçado; para festejar a mistura étnica resultante da avalanche de imigrantes europeus que buscavam, naquele "Sul do mundo", novos afectos.
O Quinteto Juan Esteban Cuacci, continuando a linha traçada por Astor Piazzolla, estarão acompanhados pela parelha de bailarinos formada por Jorge Ramirez y Nelida Miglione.
O Tango voltou como uma paixão que representa a evolução máxima alcançada pela dança a pares, acompanhada por música orquestral. Para apreciar, este fim-de-semana, em Santarém.

Espectáculo agendado para sábado, 5 de Novembro, no Teatro Sá Bandeira, pelas 21h30.

Repórter - «Salvaterra é Fixe»
Postado por José Peixe @ 13:06  

» » » ALCANENA
O PRAZER DE COLECCIONAR

O IX Encontro Nacional de Coleccionadores vai decorrer a 12 de Novembro no Pavilhão Multiusos, em Alcanena.
O evento, organizado pela Câmara Municipal de Alcanena, abre com a recepção aos coleccionadores.
Segue-se a abertura oficial pelo presidente da Câmara Municipal de Alcanena, Luis Azevedo, pouco antes do almoço.

Repórter - «Salvaterra é Fixe»

Postado por José Peixe @ 12:59  

» » » CONSTÂNCIA
CURSO DE ASTRONOMIA EM CONSTÂNCIA

Compreender a constituição dos corpos celestes (planetas, estrelas, nebulosas e galáxias) e as alterações que ocorrem no céu ao longo das noites e das estações do ano é o objectivo do curso sobre noções elementares de astronomia que o Centro de Ciência Viva de Constância vai promover sábado, 5 de Novembro.
Organizada pela Câmara de Constância e ministrada pelo responsável pelo centro, Máximo Ferreira, a acção decorrerá entre as 10h00 e as 22h30 e cada interessado com mais de 14 anos, idade mínima para frequentar o curso, terá de desembolsar 20 euros.

As inscrições efectuam-se no Centro de Ciência Viva de Constância e podem também ser feitas através do seguinte e-mail: info@constancia.cienciaviva.pt

Repórter - «Salvaterra é Fixe»

Postado por José Peixe @ 12:52  

» » » SALVATERRA DE MAGOS / SANTARÉM
INUNDAÇÕES

Várias ruas de Salvaterra de Magos e de Santarém ficaram inundadas esta noite devido às fortes chuvadas que se fizeram sentir.

O comandante distrital de bombeiros, Joaquim Chambel disse ainda que se registou ainda a queda de ramos de árvores em Salvaterra, mas não há danos pessoais a registar.

Junto à Escola Básica 2/3 Mem Ramires, em Santarém, o deficiente escoamento das sarjetas motivou a formação de um pequeno lago que condicionou o trânsito na zona no começo de mais um dia de aulas.

Repórter - «Salvaterra é Fixe»

Postado por José Peixe @ 12:45  

» » » PRESIDENTE DA REPÚBLICA DE VISITA AO RIBATEJO
SAMPAIO INICIA «JORNADAS DE TURISMO»

O Presidente da República, Jorge Sampaio, vai estar sábado em Salvaterra de Magos e Santarém no âmbito das primeiras "Jornadas sobre Turismo".
A primeira iniciativa do género promovida pelo Chefe de Estado tem início com uma sessão de abertura na Câmara Municipal de Salvaterra de Magos, antecedida de uma visita ao Centro de Interpretação e Educação Ambiental do concelho.
Depois, Jorge Sampaio segue para Escaroupim, uma zona ribeirinha totalmente recuperada, ponto de partida para passeios turísticos de barco pelo rio Tejo, e visita em seguida a Quinta da Alorna, no concelho de Almeirim, onde participa numa prova de vinhos. Do enoturismo para a gastronomia, Jorge Sampaio ruma depois ao Festival de Gastronomia de Santarém, onde almoça.
De 5 a 8 de Novembro Jorge Sampaio vai percorrer todas as regiões do país, incluindo Açores e Madeira, e concelhos onde nunca esteve enquanto Chefe de Estado.
Durante quatro dias, o Presidente da República visita exemplos emblemáticos em diversas áreas do sector: enoturismo, gastronomia e património cultural, desporto, património e ambiente, sol e praia, turismo cultural, ecoturismo e turismo de aventura, artesanato local.

In O MIRANTE
Repórter - «Salvaterra é Fixe»

Postado por José Peixe @ 10:19  

» » » BLOCO DE ESQUERDA = FORÇA DE BLOQUEIO
BLOCO DE ESQUERDA EM SALVATERRA?
UMA UTOPIA POLÍTICA FORA DE MODA.


Já escrevemos e afirmamos muitas vezes, que o Bloco de Esquerda (BE) não existe no concelho de Salvaterra de Magos. O que existe sim é um grupo de ex-comunistas desactualizados que utilizaram o Bloco de Esquerda como uma "barriga de aluguer" para chegar à presidência da Câmara Municipal. O que existe é um "grupelho" de estalinistas ortodoxos que procuram implantar uma ditadura do quero, posso e mando em Salvaterra de Magos. O que existe é uma utopia política que tem estagnado o nosso concelho.
Felizmente que nas últimas Eleições Autárquicas houve três freguesias (Muge, Granho e Glória do Ribatejo) que mudaram de rumo. Felizmente que o Bloco de esquerda deixou de ter a maioria na Assembleia Municipal. Felizmente que os partidos da oposição conseguiram unir-se em Salvaterra de Magos, demonstrando ao João Nunes, que a Democracia é bem diferente da Autocracia.
Quem assistiu à tomada de posse ne Ana Cristina Pardal Ribeiro e ao seu discurso, percebeu nitidamente que ela endereçou uma mensagem de Paz e Diálogo aos vereadores da oposição. Uma Paz podre, porque quem conhece bem Ana Cristina Pardal Ribeiro, sabe perfeitamente que ela é o expoente máximo da hipocrisia política.
As linhas mestras daquele discurso que Ana Cristina Pardal Ribeiro leu na sua tomada de posse, não ficam muito longe daquilo que ela apresentou no primeiro dia em que chegou à presidência da Câmara Municipal de Salvaterra de Magos. Um discurso cínico e cheio de hipocrisia. Um discurso fictício.
Nós em Salvaterra de Magos necessitamos de muito mais. Vamos ver se é desta vez que os vereadores da oposição conseguem demonstrar que afinal de contas o Bloco de Esquerda na realidade não existe. O que existe isso sim é um grupo de oportunistas que estão a governar o nosso concelho.
José Peixe
Para colaborar com Artigos ou Comentários: salvaterraefixe@hotmail.com
Postado por José Peixe @ 10:16  

quarta-feira, novembro 02, 2005
» » » AS RELAÇÕES COM O CONSTRUTOR AMÉRICO SANTOS...
» » » Última hora!
JORGE COELHO ALVO DE BUSCAS

O dirigente socialista e ex-ministro de António Guterres recebeu uma ‘visita’, em casa, dos inspectores da Polícia Judiciária. A diligência judicial terá sido efectuada no âmbito do processo que está a investigar as relações entre o construtor Américo Santo e a Câmara de Cascais.

A casa do destacado dirigente socialista, que ocupou as pastas da Administração Interna e das Obras Públicas nos governos de António Guterres, foi alvo de uma busca, no passado dia 24, autorizada por um juiz do 3º Juízo do Tribunal de Cascais.

De acordo com uma fonte contactada pela VISÃO, que solicitou o anonimato, a diligência judicial que visou o ex-ministro do PS não estará relacionada com a mega investigação ao branqueamento de capitais e à fraude e fuga fiscais, conhecida pelo nome de código «Operação Furacão».

A passagem a pente-fino da residência de Jorge Coelho terá sido efectuada no âmbito do processo que está a investigar as relações entre o construtor Américo Santo e a Câmara de Cascais, iniciado há mais de cinco anos. Ainda de acordo com a mesma fonte, os inspectores da PJ procuravam um tabuleiro de xadrez valiosíssimo que Américo Santo teria oferecido ao ex-ministro socialista.

Mais pormenores amanhã, na revista VISÃO
Repórter - «Salvaterra é Fixe»
Postado por José Peixe @ 17:57  

» » » AS CRÓNICAS "FARPADAS" DO «FORCADO AMADOR»...
» » » Partido Socialista - para memória futura...
«DIÁRIO DA REPÚBLICA»

Depois do caso da ex-assessora de José Sócrates ter vindo a conhecimento público - Maria Rui, a dita assessora, foi beneficiada num concurso extraordinário que a levou para Bruxelas, a troco de um salário milionário -, eis que nos chegam ali dos lados de Lisboa outras semelhantes atrocidades.
A saber: o Ministério da Justiça contratou uma funcionária especialmente para actualizar a página do dito Ministério, na Internet. Em recompensa por tal «trabalho», a pessoa requisitada receberá mais de 3 mil euros (somando, ainda, o respectivo subsídio de almoço).

Há também um jovem na Portugal Telecom que, aos 33 anos, ascendeu a um alto cargo de chefia. Coisa que, até aqui, não tinha acontecido dentro da PT. Nota: a pessoa em questão foi, durante anos, membro da Juventude Socialista...

Mas há outras «nódoas» que mancham a imagem do PS. Quando José Sócrates era Ministro do Ambiente, este indicou uma pessoa para ocupar um cargo com responsabilidades administrativas na empresa Parques de Sintra - Monte da Lua (que gere, entre outros espaços, o Palácio da Pena e a Quinta de Monserrate).

Sabe-se agora que a pessoa de confiança do Eng. José Sócrates está indiciada num processo de corrupção por, abusadamente, lhe terem sido auferidos dinheiros (de supostos salários e ajudas de custo) que nem sequer foram notificados à Segurança Social.

Teremos todo o tempo do mundo para, impavidamente, aguardarmos por mais nomeações extraordinárias e afins. Bem ao jeito de uma governação socialista que - a todo o custo - lá vai dizendo que os portugueses têm de apertar o cinto. O que, pelos vistos, não é para todos...

Assina o saudoso «FORCADO AMADOR»
Postado por José Peixe @ 17:33  

» » » AS CRÓNICAS "FARPADAS" DO «FORCADO AMADOR»...
» » » A FAMÍLIA SOARES
VERDADES

Vou, hoje, cingir-me ao essencial - a propósito das Presidenciais. Aponto a «mira» para a família Soares e «disparo» apenas um dado relevante que revela todo o carácter da dia cuja.
Como poucos bem sabem, todos os Presidentes da República têm direito - após a conclusão do seu mandato - a escolherem um escritório para actividades futuras. A localização do escritório e a respectiva renda fica precisamente ao critério do sujeito presidencial.
No caso de Mário Soares, a escolha não se fez por menos: o actual candidato (e «político profissional»), apoiado pelo Partido Socialista, optou por se instalar na zona de São Bento. Escusado será dizer que se trata de uma das zonas mais caras de Lisboa - e, portanto, cujo custo de aquisição supera qualquer boa intenção de poupar o dinheiro dos contribuintes...
Mais: em vez de um mero escritório, Mário Soares instalou no local uma Fundação com o seu nome. E quem se prontificou a «trespassar» o espaço para Soares? Precisamente outro Soares. João, o filho - à altura, presidente da autarquia de Lisboa.
Talvez valha a pena pensar nisto.

Assina o saudoso «FORCADO AMADOR»
Postado por José Peixe @ 13:41  


Photo Sharing and Video Hosting at Photobucket
Photo Sharing and Video Hosting at Photobucket
Num concelho onde não existem órgãos de Comunicação Social este Blogue pode ser importante para dar voz aos que não têm voz política em Salvaterra de Magos.
Afinal de contas onde está a Democracia participativa tão apregoada pela presidente Ana Cristina Pardal Ribeiro "Anita" nas últimas Eleições Autárquicas?
O que é feito das outras forças partidárias que prometeram fazer oposição séria e desmascarar os "podres" que existem dentro da autarquia?
É que as perseguições políticas continuam na Câmara Municipal de Salvaterra de Magos e o compadrio político também!
Por isso mesmo, faz todo o sentido a existência deste espaço comunicacional aberto e lutar por um concelho mais desenvolvido.
É muito importante combater o atrofiamento provocado pelo "Anitismo".


Photo Sharing and Video Hosting at Photobucket
José Peixe - Editor


"A evolução do humano não é obra exclusiva da natureza.
Com a cultura e a capacidade de transmitir conhecimentos de geração em geração o humano é também um produto evolutivo de si próprio."

Moura, Leonel,
Jornal de Negócios
em 20070530
Photo Sharing and Video Hosting at Photobucket

ÚLTIMOS POSTS EDITADOS
ARQUIVO DE POSTAGENS NO BLOGUE
COMO PARTICIPAR NO BLOGUE
MEDIA NACIONAIS
MEDIA INTERNACIONAIS
INFORMAÇÕES GOOGLE
PESQUISAS NA WEB
BLOGUES EM DESTAQUE
BLOGUES DA GLÓRIA DO RIBATEJO
COLABORADORES DO BLOGUE
CRÉDITOS

Free Blogger Templates

Powered by Blogger

Bravenet.com
Photobucket.com
Clocklink.com
Dani R
(ajuda básica)