Salvaterra de Magos reúne todas as condições para se afirmar como um concelho próspero, atraente e desenvolvido. Infelizmente, do ponto de vista político, continua a ser (des)governado por uma maioria de ex-comunistas ortodoxos e mal formados politicamente. Um grupo de amigos que se aproveitou do Bloco de Esquerda para implantar uma ditadura Estalinista em Salvaterra. Lutaremos para que Salvaterra de Magos seja um concelho mais fixe. Dizemos não a esta força de bloqueio.
terça-feira, janeiro 31, 2006
UMA FRASE PARA REFLEXÃO
«A Vida é uma Balalaica!».

Ti David(da Valada) Nunes
Postado por José Peixe @ 14:44  

«FAÍSCA» - A opinião de um equídeo com garra
Na imagem: Juraci Rosvaldo, enóloga e
autora do afamado «Palavreiro-Mor».

Na imagem: o rótulo do vinho
de mesa «Pampilho».

O doce aroma do «Pampilho»

ESPECIAL / VINHOS - Apesar de detestar vinho, arrisco-me hoje a atalhar por caminhos que me são desconhecidos. Não percebo nada do "néctar dos deuses" e, portanto, julgo reunir as condições necessárias para elaborar uma crónica suficientemente pluralista. Bem sei que não tenho a eloquência de um Luís Ramos ou de um José Salvador, mas valha-me a vontade de apanhar uma valente bebedeira para me iniciar no ramo da enologia.

Sugiro, para hoje, um tinto de mesa produzido pelas Caves D. Teodósio. O «Pampilho» é feito com as melhores casta da região de Rio Maior, que resulta da junção da Trincadeira, Castelão, Tinta Miúda e Alicante. Só pela qualidade das castas, suponho que estejamos perante uma bela pinga.

De acordo com Juraci Rosvaldo - enóloga brasileira e autora do afamado «Palavreiro-Mor» -, o «Pampilho» aparenta "uma cor viva e clara". Em termos de sabor, a colheita do «Pampilho» distingue-se "pelo seu sabor frutado que, a partir do quarto ou quinto copo, deixa de ser tão evidente. Graças, claro está, ao elevado teor alcóolico da bebida".

O «Pampilho» é engarrafado em recipiente de vidro, embora esteja também disponível em embalagens de cartão da Tetra-Pak. Tanto num caso como no outro, o sabor requintado permanece idêntico, sem qualquer tipo de alteração.

Em termos do acompanhamento ideal para o «Pampilho», Juraci Rosvaldo sugere "um prato recheado de serrabulho com pataniscas ou, em alternativa, uns belos achigãs da Barragem de Magos, fritos em molho de cebolada". Advertência: não é preciso tempero, dado que os nitratos da Barragem já conferem os necessários sabores condimentados ao peixe.


Simplesmente, «Faísca»
Postado por José Peixe @ 12:49  

segunda-feira, janeiro 30, 2006
«FAÍSCA» - A opinião de um equídeo com garra
Na imagem: o livro de Paul Baker (vulgo «Pampilho») e
de Jo Stanley (heterónimo de «Palavreiro-Mor»), editado recentemente
nos Estados Unidos. A obra relembra os tempos idos
em que os dois conviveram na Marinha, partilhando
experiências e... outras coisas.



Coincidências, vómitos e analogias

É oficial: o camarada e muito estimado Zé Peixe não anda bem. Das duas, uma: ou apanhou com uma bola de neve no domingo ou - em segunda alternativa - as couves do cozido à portuguesa estavam envenenadas.
Vejamos: regressado da estância de ski da Fajarda (piada com o alto patrocínio do «Pampilho» e do «Palavreiro-Mor»), onde estive nestes últimos dias, deparei-me com um «Salvaterra é Fixe» completamente asfixiado. Tipo com a corda ao pescoço. Por momentos, pensei estar a navegar no «Pampilho». Ou até mesmo, vá lá, nessa coisa auto-intitulada «Palavreiro-Mor».

A semelhança dos conteúdos é incrível. Em todos eles (incluindo o «Salvaterra é Fixe), é ver um chorrilho desmensurável de piadas de 2ª categoria, um vómito absurdo de palavreado inútil e uma notória falta de criatividade que até mete dó.
Camarada Zé, não leves a mal o meu impropério, mas ficar-me-ia mal conter tamanho desabafo. Antes vomitá-lo do que retê-lo.
Até o mestre Nini (mesmo acusando graves lacunas a nível gramatical) faria melhor. Ou mesmo a Anita, só para citar outro exemplo. Nota de rodapé: só hoje é que notei que a mulher tem uma verruga. Não se pode eliminá-la? A mulher. Não a verruga...

Continuando na análise concisa e concreta: o «Salvaterra é Fixe» está actualmente ao mesmo nível da revista «Maria» (sem ofensa para a revista «Maria»). Só falta o habitual espaço dos leitores para o célebre consultório íntimo. Aliás, vendo bem, já cá temos alguns artigos dedicados ao «Pampilho» e ao «Palavreiro-Mor». Portanto, ainda na senda das analogias, podemos dizer que o problema do primeiro é impotência e o do segundo é vaginismo. Aviso: tanto num caso como no outro, existe cura.

Se fosse um político, o «Pampilho» seria o Burgal. Já o «Palavreiro-Mor» não tem carisma para se equiparar a um político. Digamos que o «Palavreiro-Mor» é uma espécie de Emídio, o ex-Presidente da Junta da Glória. Andava por lá, mas, enquanto andava... não andava. Confuso? O Emídio também estava.

Em jeito de conclusão: mete-te normal, Zé. O blog parece infestado por um vírus. E não falo do Influenza. É bem pior do que isso. Pelos sintomas, o "bicho" parece ser o mesmo que atacou o «Pampilho» e o «Palavreiro-Mor». Zé, espero que não atalhes pelos mesmos caminhos "abichanados" que esses gajos atalharam...

Simplesmente, «Faísca»

Postado por José Peixe @ 23:17  

ENTREVISTA COM DIRECTOR DO PAMPILHO
Director do "Pampilho" e restantes redactores a fazerem Ski no Cabeço do Caldeireiro - Glória do Ribatejo.
Foto: A.Silva - AFP

"É O MÁXIMO FAZER SKI NA GLÓRIA!"

Esta tarde tivemos oportunidade de fazer um Entrevista rápida ao director do Blogue "Pampilho", que desde ontem, se encontra hospedado no Cabeço do Caldeireiro, em Glória do Ribatejo, a disfrutar de umas mini-férias de Inverno, juntamente com a maioria dos seus redactores.
Inicialmente o director do "Pampilho" não quis prestar declarações ao "Salvaterra é Fixe", mas depois lá acabou por dizer algumas coisas interessantes: "Estamos todos maravilhados com estas férias na Glória. O chouriço, farinheira, as batatas de arrobolão, as couves e o vinho caseiro até nos dão outra cor. Além disso, é o máximo fazer Ski na Glória do Ribatejo".
Salvaterra é Fixe - E sempre vai organizar a manifestação gay em Salvaterra?
Director do "Pampilho" - Acho que vai ser difícil, pois o director do blogue "Palavreiro-Mor" é natural da Glória e não quer assumir a sua homossexualidade em público. Além disso, a maioria dos nossos amigos já desistiram da ideia, a partir do momento em que o presidente da Junta de Freguesia de Salvaterra nos criticou.
S.F - Mas tinham o apoio do Bloco de Esquerda não é verdade?
D.P - É verdade, mas o objectivo era fazer esta manifestação só com gays e lésbicas do concelho de Salvaterra de Magos. Não queremos "paneleiros" de Lisboa na manifestação de Salvaterra.
S.F - E o que acha do Bçoco de Esquerda ter vencido, outra vez, as eleições autárquicas com maioria relativa?
D.P - Acho que vamos ter que levar com eles mais três anos e meio!
S.F - Levar com eles... Espere aí, só se for você! Quer esclarecer melhor.
D.P - Esclarecer o quê pá! Vamos ter que levar com eles e mais nada.

Para participar com Artigos ou Comentários: salvaterraefixe@hotmail.com
Postado por José Peixe @ 15:18  

NEVE EM TODO O CONCELHO DE SALVATERRA
NEVOU EM TODO O CONCELHO

Ontem, foi um dia de muito frio no concelho de Salvaterra de Magos. Para além das temperaturas baixas e da chuva forte, a neve também marcou presença em todas as freguesias, fazendo muitas pessoas felizes, pois nunca tinham visto cair neve assim na nossa região.
Hoje, está um sol radiante em todo o concelho.
Uma boa semana para todos são os votos do "Salvaterra é Fixe!".
Quem tiver fotografias da neve no nosso concelho poderá enviar-nos pois fazemos questão de as editar no nosso blogue.

Para colaborar com Artigos ou Comentários: salvaterraefixe@hotmail.com
Postado por José Peixe @ 11:15  

domingo, janeiro 29, 2006
NEVÃO EM GLÓRIA DO RIBATEJO

NEVOU EM GLÓRIA DO RIBATEJO

Há mais ou menos 30 anos que não nevava em Glória do Ribatejo. Hoje, caiu um forte nevão na Serra do Caldeireiro, Cabeço do Ti Cortelhas, na Serra da Folga e no Serrão. Obviamente, que o centro desta vila ribatejana (o Epicentro do Mundo) também ficou repleto de neve o que fez com que alguns glorianos mais radicais, tirassem os seus Skis e as suas pranchas de Snowboard das garagens, para fazerem a descida do Cabeça da Escola Velha até à Serração do Tóino Moço.
O Maxi Loja ofereceu um lanche aos esquidores mais rápidos.
Quem não gostou da brincadeira foi o senhor presidente da Junta de Freguesia, João Benavente, que passou todo o dia a ligar para a Protecção Civil de Santarém no sentido de requisitar com alguma urgência um Limpa-Neves, pois os habitantes das Janeiras, Sesmarias, Cocharro e outras zonas limítrofes ficaram impedidos de trazer os seus potentes veículos automóvéis até aos Cafés do centro, onde todos os domingos costumam dar nas vistas.
A presidente da Câmara Municipal de Salvaterra de Magos, Ana Cristina Pardal Ribeiro, ainda deu ordens ao vereador João Abrantes para avançar com um limpa-neves para a Glória, que foi comprado nos tempos do Rafael João, mas a verdade é que a máquina não funcionou, o que de certa forma fez com que João Benavente cortasse relações com a autarquia salvaterrense, mandando regressar de imediato e sem nenhumas explicações à imprensa o adido cultural gloriano, que estava representação diplomática, em Salvaterra de Magos.
O diplomata gloriano foi recebido em júbilo no aeroporto do Granho, pois o social democrata José Maria compreendeu a revolta do seu homólogo gloriano João Benavente e deu ordens ao Ministro do Interior para cuidar pessoalmente da defesa do diplomata.
O Centro de Meteorologia do Alaska, através de visionamento por satélite, informou a freguesia de Glória do Ribatejo, que as temperaturas poderão descer nos próximos dias, entre os 25 e 53 graus negativos, o que levanta mais uma preocupação ao presidente João Benavente, que já entrou em contacto com o pintor ucraniano Vladimir, para que este interceda junto do presidente da Ucrânia, de modo a que aquele país do Leste Europeu, não feche a torneira do gás natural que abastece a população gloriana.
Postado por José Peixe @ 13:07  

JOSÉ SARAMAGO - DEFENDE UMA HISPÂNIA
NÃO ACREDITAR EM PORTUGAL

O Prémio Nobel da Literatura, José Saramago, numa entrevista concedida ao jornal catalão "La Vanguardia", afirmou que está um pouco descontente com o nosso país. Aqui fica uma das declarações mais polémicas: «(...) Não tenho a certeza de que Portugal exista dentro de 50 anos. Vivemos em lentoprocesso de decadência,com alguns focos de entusiasmo, como a República ou a Revolução dos Cravos. Isso revela uma incapacidade para manter alta a nossa tensão de viver. A nossa mentalidade é de uma tristeza apagada e civil,que pode não ser suficiente para nos mantermos. Pode ser que existam os portugueses, enquanto comunidade de gente que fala esta língua,maso Estado português pode desaparecer. Não há muito tempo, desapareceu um país que sechamava Jugoslávia».
Postado por José Peixe @ 12:51  

sexta-feira, janeiro 27, 2006
HUMOR - MANIFESTAÇÃO GAY EM SALVATERRA

MANIFESTAÇÃO EM SALVATERRA

Os Directores do "Pampilho" e do "Palavreiro Mor" (que se podem ver na foto!) convocaram uma manifestação de homosexuais e lésbicas na vila de Salvaterra de Magos, contra o Blogue "Salvaterra é Fixe" e às touradas. Esta manifestação conta com o apoio do Bloco de Esquerda e a senhora presidente da Câmara Municipal de Salvaterra de Magos, Ana Cristina Pardal Ribeiro, já confirmou se a manifestação for mesmo em frente, ela também estará presente.
Quem não gostou muito desta ideia foi o presidente da Junta de Freguesia de Salvaterra de Magos, João Nunes. Segundo este autarca bloquista, a ideia de se organizar uma manifestação gay em Salvaterra não lembra nem ao diabo.
O gerente da "Cabana dos Parodiantes", Fernando Zé também fez questão de se manifestar contra a manifestação e diz que nesse dia vai proibir a entrada a gays e lésbicas naquele espaço que costuma ser frequentado por aficionados da festa brava.

Para colaborar com Artigos ou Opiniões: salvaterraefixe@hotmail.com
Postado por José Peixe @ 14:24  

quinta-feira, janeiro 26, 2006
«FAÍSCA» - A opinião de um equídeo com garra
Faísca apresenta-se ao serviço

Após a retirada do «Forcado Amador», o Salvaterra é Fixe está em condições de assegurar que o «Faísca» integra o painel de cronistas deste blog. As negociações contratuais procederam-se a bom ritmo, como, aliás, convinha neste caso em concreto, dado que o Expresso, a Visão, a Sábado, a Focus, a Prémio, o Jornal de Negócios, o Semanário Económico e o Público manifestaram interesse na colaboração do «Faísca». Nesta sua primeira prosa, o reputado equídeo ribatejano dá a conhecer-se melhor aos leitores.

Não há pasto que não dê em fartura. Longe de mim imaginar que, depois de longos anos na arena ladeado pelo saudoso «Forcado Amador», a imprensa andasse atrás de mim impingindo ofertas milionárias. No caso do Expresso, sei que o meu preço foi bem mais alto do que o do Miguel Sousa Tavares. Ora bem: nem um Lusitano conseguiria melhor.
Mas prefiro ser discreto e ficar-me pela lezíria. Foi aqui que nasci. Conheço todas os montes e vales pelas palmas das minhas mãos, revejo em cada reflexo dos riachos os tempos felizes da minha infância e em cada quinhão de terra estão as raízes do meu passado.

Não nego que as condições oferecidas pelo Salvaterra é Fixe estiveram, em boa parte, na razão da minha escolha. Tenho um contrato de efectivo, aufiro cerca de 4.500 euros mensais (independentemente no número de crónicas que escreva), sem somar as respectivas despesas de representação. Em suma: melhor do que isto, só mesmo assumindo a direcção de um instituto público qualquer.

Muitos há por aí que falam, falam, falam, mas não fazem nada. Passo a concretizar: o «Pampilho» foi o primeiro a chegar-se à frente, relativamente à contratação dos meus serviços. Em termos gerais, o «Pampilho» oferecia 250 euros mensais, a recibos verdes. E mais: os gajos não faziam, sequer, a retenção na fonte. Também não gostei da atitude do director do pasquim electrónico supra-citado, ao convidar-me, por várias vezes, para jantares na Cabana dos Parodiantes (com a desculpa de que eles têm os melhores barretes).

Achei também demasiado abichanada a atitude do referido director ao tentar engatar-me. Perguntou-me se eu tinha alguma coisa contra o lobby gay e, logo de seguida, fez questão de salientar que vive em união de facto com o director do «Palavreiro-mor». Cambada de bichas, pensei eu. E assim me despedi. Eu e a minha heterossexualidade bem vincada. Por sinal, tenho testosterona para dar e vender, ao contrário dessas aberrações homossexuais que, a cada semana, partilham a cama com um novo namorado. Enfim. Paneleirices.

Da parte do «Palavreiro-mor», a situação foi idêntica. Primeiro, a proposta para ganhar 250 euros por mês (contra a apresentação de facturas relativas a despesas de restauração). Depois, a mesma cena: falinhas mansas e sistemáticos convites para jantar no Zé do Moinho, passeios pelo cais, ver o pôr do sol na Barragem de Magos, uma ida ao cinema em Salvaterra...

O director do «Palavreiro-mor» é completamente desvairado dos cornos (além de gay, repito). Porque é que esta cambada não se junta toda e não vai, em grupo, para Espanha? Aposto que são eles que andam também ali para os lados do Parque Eduardo Sétimo ou na escadaria do Técnico, a fazer pela vidinha. A mim não me enganam.

Simplesmente, «Faísca»
Postado por José Peixe @ 12:14  

E o futuro?


Será que imagens como esta se voltarão a ver?

A frase feita de que as eleições Presidenciais acabaram no domingo, é muito bonita e conveniente a certos candidatos, principalmente ao Louçã. Por mais que queiram abafar e pintar de forma diferente, a sua derrota foi estrondosa.

Nem os votos do BE nas ultimas ultimas autarquicas ele conseguiu? Mas será por culpa dele? ou será que a verdade é que muitos dos BE, não o são realmente. São sim comunistas que por falta de "tacho" no partido do coração, invadiram um pequeno partido, onde "Em Terra de cegos, quem tem um olho é Rei".

E assim, vamos encher os bolsos.

Agora com esta derrota, normalmente os ratos são os primeiros a abandonar o navio, por isso será natural começarmos a ver um distanciamento, se calhar até vamos ficar a saber que nunca acreditaram na politica do BE, mas sim, sempre tiverem uma forte fé na politica do venha a mim e aos meus.

Onde é que eu vi isto?

Postado por Anónimo @ 11:48  

FESTA BRAVA NA LEZÍRIA DO TEJO
FORCADO AMADOR CHATEOU-SE
E ABANDONOU O "PAMPILHO"

Segundo a Agência Noticiosa Reuters, o Forcado Amador que tinha sido apresentado esta semana na sede da Associação do PAMPILHO, como reforço de Inverno, chateou-se e abandonou as suas funções. O Forcado Amador não gostou das declarações do Director do PAMPILHO, quando trouxe à praça pública que ele tinha sido assediado sexualmente, no Blogue onde trabalhava.
Para demonstrar que é muito "macho Lusitano" o Forcado Amador, resolveu voltar às lides ali para os lados de Alcochete e do Montijo, esclarecendo esta manhã aos microfones da TVE Internacional, num programa de Tauromaquia, a verdadeira razão pela qual abandonou a redacção do PAMPILHO: «Ao princípio eram todos meus amigos. Depois, deu para perceber que aquela malta é toda uma bicharada na verdadeira acepção da palavra. E o Director era o pior deles todos. Então não é que o bicha queria brincar comigo ás touradas. Comigo nunca! Bichos por bichos prefiro os da planície ribatejana».
O Director do PAMPILHO já fez questão de desmentir tudo isso à Agência LUSA e prometeu provar que é muito macho também.

Nota: Veja se consegue descobrir o Forcado Amador na foto que ilustra o Post.

Para colaborar com Artigos ou Comentários: salvaterraefixe@hotmail.com
Postado por José Peixe @ 11:35  

TOURADAS EM SALVATERRA DE MAGOS

PEGAS DE CARAS

Nós aqui no "Salvaterra é Fixe" somos apreciadores de uma boa pega de caras. Assumimos mesmo que somos aficionados por pegas à moda ribatejana. Daquelas pegas em que o moço forcado tem a coragem de agarrar os toiros pelos cornos. A maioria das vezes sem a ajuda de ninguém. Nem mesmo do rabicheiro.
Esta imagem foi conseguida numa das últimas corridas à portuguesa, que teve lugar na Praça de Toiros de Salvaterra e onde um Forcado Amador (agora retirado das lides!) pegou pelos cornos e desta maneira, o toiro "Palavreiro Mor", da ganadaria BE (Bois Especiais). Um animal de 620 quilos e que segundo os campinos da Lezíria, «foi um boi que sempre conviveu na companhia de boas vacas da ganadaria».
Esta pega mereceu muitos Olés dos aficionados que encheram a Praça de Toiros de Salvaterra de Magos, que não ligaram importância nenhuma a uma dezena de bloquistas que se manifestavam contra as toiradas, na avenida principal da vila, mesmo em frente à Cabana dos Parodiantes.
Como em Portugal não é permitido matar toiros, no final da festa brava, o poderoso "Palavreiro Mor" regressou às pastagens verdejantes da casa BE (Bois Especiais), na margem esquerda do Tejo e afastado das vacas que existem na ganadaria.
O objectivo é que o animal recupere o mais rapidamente possível de modo a poder "rebentar" com todos os Moços Forcados, nas próximas touradas do Verão.

Para colaborar com Artigos ou Comentários: salvaterraefixe@hotmail.com
Postado por José Peixe @ 09:18  

quarta-feira, janeiro 25, 2006
QUATRO QUESTÕES AO VEREADOR JOÃO OLIVEIRA
COMO É POSSÍVEL SENHOR PROFESSOR

Prezado Professor João Oliveira
Vereador da Divisão de Acção Social e Cultural
da Câmara Municipal de Salvaterra de Magos,

Conhecemos as suas capacidades culturais, recreativas e desportivas. Conhecemos as suas potencialidades enquanto pessoa. Sabemos daquilo que é capaz de fazer pela Cultura no concelho de Salvaterra de Magos.
Como é que se explica tanto conformismo, tanta inoperacionalidade e conformismo?
Será que não existe Cultura no nosso concelho?
Porque é que a Câmara Municipal de Salvaterra de Magos é uma das poucas que ainda não tem um Roteiro Cultural impresso para quem nos visita?
Quando é que o Mês da Enguia no nosso concelho merece ter um SITE como deve ser para que as pessoas de fora possam conhecer bem a realidade gastronómica de Salvaterra?
Cá pra nós que ninguém nos ouve, há no Pelouro que lhe pertence senhor professor, a mãozinha da presidente "Anita" que não o deixa fazer nada. Ou seja, a senhora presidente ainda não perdeu os fracos hábitos estalinistas e continua a centralizar/controlar tudo na autarquia salvaterrense. Ou seja, ela quer, pode e manda.
É triste sabermos isso mas é a realidade. Só lamentamos é que o senhor professor João Oliveira se tenha acomodado desta forma.

Para colaborar com Artigos ou Comentários: salvaterraefixe@hotmail.com
Postado por José Peixe @ 15:50  

AINDA AS ELEIÇÕES PRESIDENCIAIS

A VITÓRIA DE PIRRO

Para o jornalista Pedro Pinto(TVI), «(...) Alegre acabou por morrer na praia com uma vitória de Pirro: bateu Soares, convenceu um milhão de eleitores, mas vai ser difícil capitalizar esse crédito sem eleições nos próximos três anos e meio e o PS no poder com uma maioria absoluta. Da noite eleitoral ficam ainda duas imagens. O discurso de Louçã, muito mais próximo da euforia do que da real derrota e a intervenção de Sócrates. Falar em cima de Alegre só se explica por amadorismo ou requintada vingança política. Inaceitável, de uma maneira ou de outra».
Publicado no jornal "Metro"
no dia 24/01/2006
Postado por José Peixe @ 15:41  

DISCURSOS PARA REFLEXÃO POLÍTICA
ANA GOMES NO BLOG CAUSA-NOSSA

«(...)Esclareço: em momento algum eu disse ou quis dizer que Manuel Alegre é «o responsável», o único, pela derrota. Disse sim, e mantenho, que Manuel Alegre é «co-responsável», ou «também responsável». E, portanto, «responsável» pela derrota (e até me lembro de ter dito «e bem responsável»). Mas ele há mais responsáveis. E as responsabilidades várias, julgo eu, deveriam ser discutidas nos órgãos próprios do PS - incluindo por Manuel Alegre, que neles tem assento. Juntamente com as ilacções a retirar do significado - crítico ou mesmo de censura ao PS - de um milhão de portugueses (alguns militantes e a maior parte eleitorado normalmente socialista) ter votado Manuel Alegre, contra o candidato apoiado pela direcção do PS.
É que eu acho que reconhecer erros é fazer prova de sanidade democrática. E acredito que um partido democrático deve ser diferente de um albergue espanhol».
Postado por José Peixe @ 15:36  

terça-feira, janeiro 24, 2006
FORCADO AMADOR - OPINIÃO COM FARPAS

DESPEDIDA

O «Forcado Amador» encerra a sua participação cívica neste espaço. O silêncio, imposto por diversos factores de ordem pessoal, coincide com a escolha de Aníbal Cavaco Silva para a Presidência da República.Ao longo destes últimos meses, o «Forcado» testemunhou a ascenção de José Sócrates, a continuação das políticas de Ana Cristina Ribeiro (enquanto presidente de um concelho paralítico e em permanente estado de coma) e, agora, o regresso de um antigo Primeiro-Ministro que fingiu saber sorrir, dançar e conviver com um povo no qual não se revê.
Aos «blogueiros» de província que têm a mania da piada barata, o «Forcado» agradece as referências ao seu nome e ao do «Faísca», reconhecendo que simpático gesto contribuiu para a divulgação e promoção de uma figura "agastada" pelo passar dos anos e incógnita que, tantas vezes, foi confundida com o José Peixe.
Endereço também uma palavra sincera de apreço à própria Ana Cristina Pardal Ribeiro, pelo facto de ser como é. Uma postura que, aliás, permitiu ao «Forcado» ter sempre assunto para escrever.
Daqui vai também a minha saudação para a oposição frouxa e apagada do concelho de Salvaterra, que - bem ao jeito da avestruz - só desenterra a cabeça de 4 em 4 anos, regressando com promessas apocalípticas, com projectos megalómanos e com «cabeças de cartaz» impigidas, com taras de protagonismo e com o dom especial de não consentirem opiniões diferentes das que têm.
Por último, manifesto os maiores sucessos para o «Salvaterra é Fixe». Mesmo considerando que o aproveitamento deste espaço poderia assumir um rumo diferente. Até sempre.
Assina o saudoso «FORCADO AMADOR»
Postado por José Peixe @ 22:04  

segunda-feira, janeiro 23, 2006
COMO É POSSÍVEL FAZER AFIRMAÇÕES DESTAS
Aqui entre nós...
«(...) creio bem que para o PS e Sócrates foi preferível esta vitória fraca de Cavaco Silva à 1ª volta do que uma 2ª volta sem hipóteses de sucesso entre Cavaco e Alegre. Primeiro, porque, o resultado seria seguramente uma vitória muito menos apertada de Cavaco, reforçando o seu peso político; depois, porque para o PS e muitos votantes soaristas seria insuportável o constrangimento de ter de apoiar o candidato que se apresentou contra o partido e ajudou à pesada derrota do seu candidato oficial. Do mal, o menos...».
Publicado por Vital Moreira 23.1.06
in Blogue Causa-Nossa
NOTA: Óh senhor Professor Vital Moreira! Sinceramente. Como é possível que o senhor faça uma leitura destas. Não havia necessidade de editar um disparate destes. Enfim...
Postado por José Peixe @ 13:25  

O MAU PERDER DO PS E DE JOSÉ SÓCRATES
SÓCRATES QUER-NOS CONVENCER
«Que ninguém na campanha de Mário Soares estava a ver a televisão e não se apercebeu que Alegre, o arqui-adversário, começava a falar...
A questão é outra. É que lhe correu mal a cena».
José Pacheco Pereira
in Abrupto
Postado por José Peixe @ 00:35  

domingo, janeiro 22, 2006
«FORCADO AMADOR» - Opinião com "farpas"
O rescaldo de uma longa «diarreia eleitoral»
A estupidez de Sócrates, o desrespeito da TV e a honra de Alegre

A eleição de Cavaco Silva espelha bem a "inteligência" e a "sabedoria" no nosso nobre povo. E prova igualmente que sofremos de amnésia. Só através da junção destes dois factores se explica o facto de Cavaco ganhar confortavelmente à primeira volta. A vitória da direita não constitui surpresa alguma, embora pese o facto do candidato ter sido já Primeiro-Ministro (deixando então o país à beira de um ataque de nervos). Por aqui se explica, pois, o estado de confusão mental dos cidadãos.

Com Cavaco na Presidência, estão criadas todas as condições para Sócrates governar sem grandes alaridos. Aliás, prevendo que Soares jamais seria eleito, só um nome poderia atormentar o espírito de Sócrates: o de Manuel Alegre.
O regresso anunciado do «cavaquismo» vai permitir que Portugal continue a caminhar para o abismo. Por um lado, teremos um Presidente da República que protege os interesses dos grandes capitalistas; os mesmos que, a par de José Eduardo dos Santos, apoiaram financeiramente a campanha cavaquista, numa verba que ascende a mais de 1 milhão de contos.

Por outro lado, Sócrates vai poder respirar fundo nos próximos 3 anos e meio, graças à «limpeza» no seio do aparelho partidário de toda uma ala soarista (que teima em paralisar o PS). A grande derrota de Mário Soares dará legitimidade para tal. Importa agora convocar o Congresso o mais rápido possível, de forma a banir todos os que foram solidários com Manuel Alegre. Em resumo: José Sócrates tem o caminho livre dentro de um PS que não soube escutar os sinais a tempo, preferindo «esfaquear» nas costas um camarada corajoso e digno.

Dignidade que, sublinhe-se, faltou a José Sócrates. Vergonhosamente, o Secretário-Geral do PS avançou para o palanque no preciso momento em que Manuel Alegre iniciava o seu discurso. Tal feito indicia uma postura arrogante de alguém que cultiva o ódio, não suportando derrotas pessoais. O comportamento de Sócrates permite catalogar sua personalidade bem ao jeito do seu estado actual: coxa e desiquilibrada.

Também as estações de televisão derraparam para a vergonha, escolhendo pôr no ar o momento em que Sócrates discursava - em detrimento de um candidato à Presidência da República que obteve o segundo melhor resultado (!!!). Que critérios permitem dar preferência a um Secretário-Geral em vez de um candidato oficial? Lamentável.

Agora que está encontrado o caminho para a desgraça, resta-nos a esperança de que Manuel Alegre saiba interpretar o resultado obtido pela sua candidatura. Tendo em conta que os eleitores socialistas repartiram a sua votação entre Cavaco (claro que os houve!), Soares e Alegre, espero que o poeta inicie agora um novo e alternativo percurso político.
O esforço para tornar possível a candidatura de Alegre superou todas as expectativas. E os resultados não foram nada desanimadores. Talvez tenha chegado a hora de surgir uma nova força política no país, pelas mãos de um grande homem que revela inteligência, espírito de luta e força de vencer.

Assina o saudoso «FORCADO AMADOR»
Postado por José Peixe @ 21:57  

E AGORA SENHOR PRIMEIRO MINISTRO?
PARTIDO SOCIALISTA DE MULETAS
Ao apoiar a candidatura de Mário Soares à Presidência da República, o primeiro ministro e secretário geral do Partido Socialista, José Sócrates não percebeu que podia gerar algum mal estar junto de muitos militantes e apoiantes socialistas. O que se fez a Manuel Alegre reflecte bem que nos partidos políticos existe muita "porcaria", o que faz com que muitos eleitores não votem.
Mas como bom lutador que é, Manuel Alegre avançou como um candidato independente dos partidos políticos e conseguiu derrotar o Partido Socialista, o Governo de José Sócrates e Mário Soares. O resultado obtido por Manuel Alegre deve-se aos votos de cidadãos livres e independentes que resolveram dar-lhe a sua confiança.
Com os resultados de hoje, o Partido Socialista ficou coxo e Manuel Alegre calou tudo e todos. A DEMOCRACIA tem destas surpresas maravilhosas.
Postado por José Peixe @ 21:15  

CAVACO É PRESIDENTE COM MAIORIA ABSOLUTA
ACABOU-SE O ESPECTÁCULO
Na altura em que escrevemos este Post, todas as projecções mediáticas apontam para uma vitória com maioria absoluta do professor Aníbal Cavaco Silva. Tudo leva a crer que o candidato da direita ultrapasse os 50%, sendo eleito logo à primeira volta. Em segundo lugar, ficará o poeta e escritor Manuel Alegre, deixando o candidato socialista, Mário Soares lá bem para trás no terceira posição. Jerónimo Sousa conseguiu unir o eleitorado comunista e venceu a esquerda "caviar" liderada por Francisco Louçã. O ilustre advogado Garcia Pereira manteve o último lugar com muita categoria, uma vez que soube, uma vez mais, afirmar-se como a voz dos mais desprotegidos na sociedade portuguesa.
Com a eleição de Cavaco Silva logo à primeira volta, acabou-se o espectáculo das eleições presidenciais. Agora, onde o espectáculo vai começar é dentro do Partido Socialista. Essa é uma certeza que temos.
José Peixe
Postado por José Peixe @ 20:18  

sexta-feira, janeiro 20, 2006
«FORCADO AMADOR» - Opinião com "farpas"
PRESIDENCIAIS
Velhice, cobardia e Angola

O pesadelo estás prestes a chegar ao fim. Durante semanas a fio, falou-se de bolo rei, de tabus, de velhice e de "comadres zangadas" (mas que, nem por isso, foram descobertas todas as verdades). A campanha para as Presidenciais foi pobre, não contribuiu para nada e só serviu para gastar dinheiro.

Talvez o mais caricato tenha sido assistir à triste figura de um "velho do restelo", apagado e com frequentes falhas de memórias, que meses antes jurava a pés juntos que jamais voltaria a candidatar-se a um cargo político.
Eis o resultado: um Soares que se arrasta (na postura física e no discurso), fazendo parte de uma máquina que em tudo parece ter falhado. Desde a organização dos comícios até à imagem criada em torno do candidato. Aliás, a candidatura de Soares vai de encontro ao estado actual de Sócrates: coxa, que se move a muito custo e que se espalhou ao comprido.

De Louçã não se vislumbrou nada de novo. As mesmas linhas de discurso, as repetidas metáforas (extraídas de livros demasiadamente rebuscados) e um staff que acusa falta de criatividade. Talvez porque o Bloco não tenha mesmo nada de novo para acrescentar.

Jerónimo de Sousa foi, sem dúvida, a surpresa da campanha. Vimos um líder nato a dar a cara por uma causa em que acredita, dando uma imagem que - senão genuína -, pelo menos bem disfarçada. Não estranharei se Jerónimo alcançar um bom resultado. Melhor, até, do que o do Bloco.

De Cavaco, registo apenas o esforço em mostrar-se sorridente e em fazer passar uma imagem de político (não profissional, entenda-se), tentando provar que é mais do que um mero robot. Constatámos que Cavaco dança, ri, mistura-se com o povo, coloca-se em cima dos automóveis. Só que fala pouco. E, quando fala, não diz nada.
Dado adquirido: o candidato conseguiu reunir mais de 800 mil contos. Origem: Angola (sem contar com os restantes 900 mil contos vindos das mãos de banqueiros e de uma série de grupos económicos bem posicionados em Portugal). Tão certo como ter sido um certo advogado a fazer cópias das "disquetes" que vieram da PT, entregando-as ao «24 Horas» para depois dar naquilo que já se sabe...

O resto, é tudo aquilo que vimos: as mesmas caras nos mesmos comícios e jantares (falo do povo dos beijinhos e abraços). A justificação está no facto do aparelho partidário recorrer a grupos organizados para acompanhar a comitiva.
O conceito não é novo; basta ver o que se passa dos Estados Unidos. E, aliás, o PS e a CDU (embora em diferentes dimensões) já tinham experimentado tal coisa. Só para televisão ver.

Remato a minha eloquente crónica com Manuel Alegre. Mais do que um (bom) poeta, sem dúvida um verdadeiro destemido. Soube ousar e enfrentar os "adamastores" do PS. Não precisou sequer do apoio daqueles que, antes, deram a cara pelas suas lutas.
Esses estão hoje sentados em cadeiras forradas com tecido de couro, em gabinetes de luxo, usufruindo de salários faraónicos. Uma vez que integram o "sistema", preferem não deitar tudo a perder, camuflando-se na cobardia. Que sejam muito felizes, pois então.

Assina o saudoso «FORCADO AMADOR»
Postado por José Peixe @ 17:31  

O PROMETIDO É DEVIDO
DESMENTINDO UM POST
A Direcção do Clube Desportivo Salvaterrense vem por este meio desmentir a notícia publicada pelo blog Salvaterra é Fixe no dia 17 de Janeiro de 2006, sobre a alegada demissão dos dirigentes no final da época desportiva.
Não damos o direito a quem não sabe sequer o nome da Instituição para utilizar o bom nome do Clube Desportivo Salvaterrense como arma de arremesso político contra a Presidente da Câmara Municipal de Salvaterra de Magos, que ao longo destes quase dois anos de mandato desta Direcção tem ajudado o Clube Desportivo Salvaterrense em tudo aquilo que lhe foi solicitado, culminando com a construção do sintético de Futebol de 7 que irá receber as nossas equipas de Escolas e Infantis.
Estranhamos também que um espaço que se considera impulsionador de um concelho mais fixe, publique noticias sem confirmar a sua veracidade, confiando numa alegada fonte bem posicionada que nem o nome da instituição sabe.
Como tal solicitamos aos sempre bem informados editores deste blog que investiguem o porquê do Clube Desportivo Salvaterrense ainda não ter o campo novo, que perguntem junto de quem de direito o porquê do terreno que pertence à Santa Casa da Misericórdia ainda não estar no nome do Clube Desportivo Salvaterrense para que o projecto possa arrancar. Nós dirigentes sabemos que não é por culpa da Câmara Municipal.
O Presidente Adjunto da Direcção
Mário João dos Santos Fernandes

NOTA:
Tínhamos prometido ao Mário Fernandes que publicávamos o seu desmentido. Mas não deixamos de ter confiança na fonte que nos passou a informação sobre o descontentamento que vai dentro do Clube Desportivo Salvaterrense, pelo facto de o Estádio Municipal estar programado para Marinhais.
Postado por José Peixe @ 13:40  

APOIO AO SALVATERRA É FIXE
Boa Pavik!
Tava a ver que o único órgão que pega "o toiro/vaca" pelos cornos tinha perdido a força. Continua a fazer o teu blogue, pois ele está a dar frutos: este ano graças a ti vamos ter pela PRIMEIRA VEZ Um Mês da JUVENTUDE. Parabéns. É caso para dizer que o mais importante é persistir/resistir. Quanto à concorrência: palavreiro-mor não te rales. Esse pessoal que tirou o curso na UAL e depois graças ás cunhas (do partido claro!!) sobe na vida, não valem nada e escondem-se no anonimato. Continua Pavik.
Ex-MLC
Postado por José Peixe @ 13:33  

RECORDAR O POETA E RESISTENTE MIGUEL TORGA

BOA REFLEXÃO

«Não passarão!
Arde a seara, mas dum simples grão
nasce o trigal de novo.
Morrem filhos e filhas da nação,
não morre um povo!»

Miguel Torga

A poucas horas do período de reflexão e numa altura em que ainda existem muitos eleitores indicisos, o "Salvaterra é Fixe" espera que o próximo Presidente da República, faça alguma coisa por Portugal e pelos portugueses. Estamos fartos deste desânimo que tomou conta do nosso país.
É importante que no domingo todos nós votemos em paz e tranquilidade.
Viva a Democracia. Viva Portugal.
Postado por José Peixe @ 13:17  

ESTAMOS DE VOLTA PARA O QUE DER E VIER
SALVATERRA SEMPRE FIXE!
Durante 24 horas o "Salvaterra é Fixe" esteve completamente apagado. Algum "infiltrado" descobriu a Password e procurou deitar abaixo todo o trabalho desenvolvido ao longo de vários meses. Os Links que tínhamos foram ao ar. Mas a RESISTÊNCIA que caracteriza todos aqueles que ajudam a fazer o "Salvaterra é Fixe" está de volta à normalidade. Sem rodeios nem medos cá estamos nós para o que der e vier.
Obrigado a todos os AMIGOS que nos enviaram e-mails ou mensagens pelo telefone.
Hasta la Victória Final. Siempre.
José Peixe
Postado por José Peixe @ 13:05  

quarta-feira, janeiro 18, 2006
Obrigadinho

Zézinho
Obrigadinho pelo convite para participar no teu blogg.
Vou tentar contribuir para a luta e principalmente para a busca da verdade.
Não sou puro sangue lusitano, sou cruzado ... mas português.
Não me dão ração da boa...mas pasto pelas terras verdes de Salvaterra.
Não sou inteligente como o Faísca, sou o "Penco" ... mas também dou coices.
Prendam-me senão vou morder toda a gente !!!!
Postado por Anónimo @ 19:47  

«FORCADO AMADOR» - Opinião com "farpas"
No abismo do vazio

Desapareceram, como que num ápice, sem sequer nos terem dito em concreto ao que vinham. Durante a campanha, esboçaram sorrisos, puseram o melhor fato, fizeram-se acompanhar por gente ingénua e distribuiram bonés, autocolantes e sacos de plástico. É a «política plastificada» no seu melhor. Das Autárquicas em Salvaterra, pouco ou nada restou. Os discursos de boas intenções, proferidos por todas as frentes, arrastaram-se pela corrente do esquecimento. É a «política da amnésia».

Os sonantes candidatos (cujas promessas se encaixavam quase que no domínio do paranormal) depressa se converteram em pessoas aparentemente normais, voltando ao exercício das suas funções - das quais nunca deveriam ter saído. Mais uma vez, voltaram a colocar as vestimentas no guarda-fatos, mandaram os discursos apocalípticos para o caixote do lixo e resolveram desinfectar-se de todas as promessas faraónicas que nos inundaram as caixas de correio. É a «política da mentira», suportada em panfletos pagos pelos contribuintes e em outdoors manchados por slogans baratos.

Resta-nos a presidência da Câmara Municipal de Salvaterra de Magos, eleita por um povo míope, que não distingue um fundo comunitário de um peditório de igreja e que, numa atitude sado-masoquista, considera que Anita é a salvadora da pátria.
Por tradição, e em geral, os portugueses são mesmo assim; corre-nos no sangue; faz parte da nossa tradição e da nossa cultura. Num país que nasceu com um rei a bater na mãe e numa nação que, volvidos 30 anos, ainda fala das conquistas de Abril (sem demérito para tal feito), insistimos em revolver o passado sem termos sequer a coragem de encararmos os desafios do presente.

Ser-se cidadão no concelho de Salvaterra é viver em permanente estado crónico, cujas feridas teimam em sarar. Faz-me azia pensar que Salvaterra de Magos é, cada vez mais, uma terra que vive na sombra, que não consegue sair da cepa torta, que os ditos actores políticos e associativistas locais se limitam a assumir uma postura de taberneiros, sem ambições, sem obra feita, esperando subsídios, assistindo ao passar dos dias impávidos e serenos, na ânsia de lhes ser reconhecida alguma notoriedade por algo que nunca fizeram nem se esforçam por fazer.

Não é propriamente lisojeante ser-se português, mas é mesmo muito mau ser-se salvaterrense. Ficamos derretidos por um simples aceno da senhora presidente, ficamos agradados com uma excursão ao Alentejo, batemos palmas por um espectáculo rupestre de folclore, adoramos ver milhares de euros esbanjados em pavilhões às moscas (quando há escolas em condições degradantes), ficamos contentes por ver uma estradita pavimentada.

É a vantagem de se ser míope: ficamos contentes com qualquer coisa, não damos dores de cabeça ao poder e até - imagine-se! - acabamos por dar a vitória aos que nos aumentam a cegueira. Que este povo não tenha o descaramento nem a ousadia de se queixar.
Se nos fecharem o posto médico, se cair mais uma escola, se houver lixo espalhado por tudo o que é terreno baldio, se houver estradas pavimentadas à pressão, se não existirem espaços lúdicos e dignos, se o desemprego continuar a subir, se as margens do Tejo continuarem a ser subaproveitadas, se as zonas industriais continuarem por surgir...
Não se queixem. Porque, afinal, houve quem lhe tivesse dado a maioria absoluta. E eu não dei para esse peditório.

Assina o saudoso «FORCADO AMADOR»

Postado por José Peixe @ 15:48  

terça-feira, janeiro 17, 2006
A PRIMAVERA PROMETE AQUECER EM SALVATERRA
DIRIGENTES DO GRUPO DESPORTIVO DE SALVATERRA
PROMETEM ABANDONAR AS FUNÇÕES DIRECTIVAS

O "Salvaterra é Fixe" soube que os dirigentes do Grupo Desportivo Salvaterrense estão a pensar demitir-se das suas funções quando os campeonatos chegarem ao fim. Tal atitude deve-se ao facto de a senhora presidente da Câmara Municipal de Salvaterra de Magos, Ana Cristina Pardal Ribeiro insistir em fazer o Estádio Municipal na vila de Marinhais.
«O Estádio Municipal deveria ser construído na sede do concelho, uma vez que nós temos muitas dezenas de jovens nas escolinhas de futebol. Além disso, quem acompanha o desenvolvimento desportivo no concelho de Salvaterra sabe perfeitamente que nos últimos anos, o Grupo Desportivo de Marinhais está praticamente inactivo. Quando chegar a Primavera, a "Anita" vai ver realmente quem somos nós!», afirmou ao "Salvaterra é Fixe" uma fonte bem posicionada no Grupo Desportivo Salvaterrense.
«Estamos fartos! A paciência também tem limites!», desabafou.

Para colaborar com Artigos ou Comentários: salvaterraefixe@hotmail.com
Postado por José Peixe @ 10:25  

segunda-feira, janeiro 16, 2006
MAÇONARIA DE SALVATERRA

JOSÉ PEIXE:

Se eles são a maçonaria de Salvaterra?
Os meus sinceros pêsames.

"Não são um grupo de inteligentes
Procuram frenéticamente ficar de pé e sémen
São pretos!! valha a fama!
São a Loja "Linguareiros mor nº 69
O templo é a taberna e a casa de "brasileiras"
O malhete mor já está murcho
Eles queriam ressuscitar

Coitados!!!

Perdoa-lhes!!!

A.M.
Postado por José Peixe @ 21:28  

NÃO HÁ FUMO SEM FOGO - ATENÇÃO AOS RUMORES!
"Anita" pode deixar a Presidência
SALVATERRA MERECE MAIS

Há umas semanas consecutivas, que ouvimos dizer pelos cafés do concelho, que a presidente da Câmara Municipal de Salvaterra de Magos, Ana Cristina Pardal Ribeiro, está a pensar abandonar a autarquia devido a problemas políticos e de saúde. Os processos crime em curso contra a autarca do Bloco de Esquerda e as investigações policiais, também podem ser motivos, mais do que suficientes, para que a "Anita" repense a sua vida. São pessoas ligadas ao próprio Bloco de Esquerda que nos garantiram, que a "Anita" tenciona deixar a presidência do município salvaterrense antes do Verão.
Se tal facto vier a acontecer, o vereador João Abrantes é a pessoa que substituirá a "Anita" na presidência. Nós aqui no "Salvaterra é Fixe" ficamos a torcer para que a "Anita" não se vá embora. Mal por mal que fique ela na presidência do município.
Sabendo nós o mau feitio que tem o vereador João Abrantes, seele viesse a ocupar a presidência da Câmara Municipal de Salvaterra de Magos, então é que era bonito.
É evidente que este Post foi escrito com base em rumores. Nada mais do que isso. Mas tal como diz o povo, "não há fumo sem fogo!".

Para participar com Artigos ou Comentários: salvaterraefixe@hotmail.com
Postado por José Peixe @ 14:53  

sexta-feira, janeiro 13, 2006
OUTRA VEZ AS ESCUTAS TELEFÓNICAS


ASSIM NÃO SENHOR PROCURADOR

Mais uma vez, o Procurador Geral da República aparece envolvido numa tremenda polémica sobre escutas telefónicas a altas personalidades da política portuguesa. Ouvido esta manhã pelo Presidente da República, Jorge Sampaio, Souto Moura abandonou o Palácio de Belém, prometendo aos jornalistas que desta vez a Procuradoria Geral da República vai abrir um inquérito para apurar todas as responsabilidades.

Outro inquérito? Para quê?

Quantos inquéritos já abriu a Procuradoria Geral da República e depois não se chaga a nenhuma conclusão. Quantos magistrados ou polícias foram condenados até agora?

Assim não dá senhor Procurador. Demita-se por favor, porque já ninguém acredita no senhor. Os jornalistas ainda muito menos.

Postado por José Peixe @ 14:00  

ISALTINO ACUSADO DE QUATRO CRIMES
E O QUE VAI ACONTECER
À PRESIDENTE "ANITA" ?
Corrupção passiva, branqueamento de capitais, abuso de poder e fraude fiscal, são as acusações que o Ministério Público fez sobre o actual presidente da Câmara Municipal de Oeiras e que mereceu destaque no semanário "O Independente".
Resta saber o que vai passar na Câmara Municipal de Salvaterra de Magos, quando o Ministério Público tiver que se pronunciar sobre os processos que estão em seu poder contra a presidente Ana Cristina Pardal Ribeiro.
Postado por José Peixe @ 13:50  

GUEVARA E A FILOSOFIA REVOLUCIONÁRIA






REVOLUÇÃO E AMOR

«O verdadeiro revolucionário é movido por grandes sentimentos de amor».
CHE GUEVARA
Postado por José Peixe @ 13:40  

segunda-feira, janeiro 09, 2006
BLOGUE DA CDU-SALVATERRA É PARA TER EM CONTA
BLOGUE DA CDU - SALVATERRA

A CDU de Salvaterra de Magos decidiu avançar com um Blogue para alertar as populações locais para os problemas que afectam e transtornam o desenvolvimento do nosso concelho. Apesar de ser um Blogue essencialmente político, nós aqui no "Salvaterra é Fixe" congratulamo-nos com esta novidade. A CDU de Salvaterra está de parabéns. Viva a Democracia.

Para ter em conta: cduemovimento.blogs.sapo.pt
Postado por José Peixe @ 12:03  

CARLOS LEONEL ENDEREÇA CARTA AO "PAMPILHO"
MAIL DE CARLOS LEONEL DUARTE
O e-mail que transcrevemos na íntegra é da responsabilidade de quem o assina.
Interessa-me toda a informação que tenha a ver com Salvaterra de Magos e a região em que nos inserimos.
Nesse contexto, sou visitante atento do "SalvaterraeFixe" e do "Pampilho.blogspot".
Dado que da parte deste último, não me foi possível expressar a minha posição quanto ao post "Edição Especial Os Melhores de 2005" - galardão Pampilho Dourado, - em que são, por ordem, submetidos a "votação": "Os detidos do caso Sirene Oculta"; "A Gerência do Club Lua Azul" e "A candidatura do PP às Eleições Autárquicas", sou a solicitar ao SALVATERREFIXE, se possível, a divulgação do presente texto:
1.º-
O PAMPILHO refugia-se covardemente no anonimato, utilizando a net para ofender arbitrariamente;
2.º- Esse anonimato permite-lhes veicular a sua "perspectiva sobre factos", não permitindo que no mesmo seja expressa qualquer contraposição ou outra qualquer perspectiva dos mesmos;
3.º- A expectativa que os autores de O PAMPILHO criaram de si mesmos, no sentido de se assumirem como um instrumento de lazer, de humor e diversão, tem sido totalmente substituída por uma covarde e desprezível ofensiva, em prejuízo da verdade e dos mais elementares direitos de cidadania - a defesa da honra - ;
4.º- A inserção, em particular, dos "Detidos do caso Sirene Oculta", no galardão PAMPILHO DOURADO, para votação do prémio destinado a reconhecer o trabalho desenvolvido em prol da comunidade, a par da actividade da Gerência do Club Lua Azul é paradigmática do que atrás foi considerado;
5.º- Creio mesmo que seria oportuno O PAMPILHO se candidatar, também ele, a um prémio: o da COVARDIA e o do EXPOENTE MAIS ALTO DA FALTA DE DIGNIDADE.
Muito grato pela atenção.
Com os melhores cumprimentos,
Carlos Leonel Duarte
Postado por José Peixe @ 11:46  

sábado, janeiro 07, 2006
CAVACO PODE GANHAR PRESIDENCIAIS À PRIMEIRA VOLTA
CAVACO SOBE NAS SONDAGENS
O candidato apoiado pelo Partido Social Democrata (PSD) e pelo Partido Popular (CDS-PP), Cavaco Silva, recolhe 60% das intenções de voto nas eleições presidenciais do próximo dia 22, de acordo com uma sondagem da Universidade Católica Portuguesa para o «Público», Antena 1 e RTP.
Em segundo lugar neste estudo surge o independente Manuel Alegre, com 16% dos votos, enquanto o candidato apoiado pelo Partido Socialista (PS), Mário Soares, fica em terceiro com 13%. A sondagem dá ainda 7% a Jerónimo de Sousa, que é apoiado pelo Partido Comunista Português (PCP), 4% a Francisco Louçã, que tem o apoio do Bloco de Esquerda (BE), e 0% a Garcia Pereira, o candidato apoiado pelo Partido Comunista dos Trabalhadores Portugueses - Movimento Reorganizativo do Proletariado Português (PCPT/MRPP).No último estudo da Universidade Católica, publicado a 23 de Novembro, Cavaco Silva obtinha 57%; Manuel Alegre, 17%; Mário Soares, 16%; Jerónimo de Sousa, 5%; e Francisco Louçã outros 4%. A nova sondagem foi realizada pelo Centro de Sondagens e Estudos de Opinião da Universidade Católica (CESOP) nos dias 3 e 4 de Janeiro de 2006. A amostra, com 815 inquiridos, é constituída por maiores de 18 anos residentes no Continente. A margem de erro máximo é de 3,4%, com um nível de confiança de 95%.
Postado por José Peixe @ 14:14  

JORNALISTAS DEVEM ESTAR PREOCUPADOS
O ALERTA DE CAVACO SILVA
Cavaco Silva considera que os jornalistas devem estar preocupados com as declarações de Mário Soares, que acusou esta terça-feira alguns grupos de comunicação de se envolverem no apoio à candidatura do antigo primeiro-ministro.
Em entrevista à TSF, Mário Soares acusou alguns grupos de comunicação social de concertarem um apoio à candidatura de Cavaco Silva. Em reacção, Cavaco Silva considera que os jornalistas devem estar preocupados com as declarações de Mários Soares. «Os senhores jornalistas é que devem saber a veracidade desta questão. Os senhores jornalistas é que se devem entender com os candidatos», disse Cavaco Silva no final de uma breve visita à barragem do Alqueva, no Alentejo.
«Eu já ouvi tanta coisa nesta campanha, que nada me surpreende, mas não quero fazer comentários às declarações de outros candidatos sobre a comunicação social», sublinhou. O candidato presidencial apoiado pelo PSD e CDS-PP acrescentou apenas que respeitava o trabalho dos jornalistas.
Postado por José Peixe @ 11:13  

sexta-feira, janeiro 06, 2006
A CRISE QUE AFECTA PORTUGAL HÁ MUITOS ANOS
AI PORTUGAL !
No jornal "Público" de hoje, o cronista e historiador Vasco Pulido Valente escrevia o seguinte: «(...) Na América, na Inglaterra, em França, até em Espanha, os títulos dos jornais de ontem provocavam com certeza um tumulto. Aqui, não. Aqui as pessoas continuam a ouvir pacatamente a retórica surrealista da campanha presidencial. Quando ouvem.»
Aproveitando a campanha das eleições presidenciais, o candidato do Partido Socialista, Mário Soares também não poupou os Media portugueses: «A Comunicação Social em Portugal já foi mais livre. E mais pluralista!».
Mário Soares tem razão e Vasco Pulido Valente também.
Para colaborar: salvaterraefixe@hotmail.com
Postado por José Peixe @ 16:27  

quinta-feira, janeiro 05, 2006
HUMOR - "PAMPILHO" DISTRIBUI CUECAS EUROPEIAS

CUECAS EUROPEIAS
Um leitor assíduo do "Salvaterra é Fixe!" soube de fonte segura que chegou à redacção do Pampilho, situada no concelho de Benavente e proveniente da Comunidade Europeia uma avultada remessa de cuecas "Made in Europe" que vão ser distribuídas gratuitamente pelas populações de Salvaterra de Magos e Benavente.
E depois fala-se em Crise. Qual crise!?
Postado por José Peixe @ 14:35  

SE FOSSE POSSÍVEL ADIVINHAR

PROVOCAÇÃO DO GUARDA RIOS
E os números do euromilhões?
Será que o empresário de Salvaterra que costuma acertar na previsão do estado do tempo para o ano seguinte conseguiria também descobrir os números do Euromilhões através do fumo e do vento. Nunca se sabe. Mas, uma coisa é certa, com tantos jackpots em série, vale a pena tentar. Pode ser que, nessa noite, o Guarda-Rios esteja por perto e consiga anotar os números. Dica: Publicado no jornal semanário "O Mirante". Salvaterra é Fixe questiona: E será que este senhor consegue prever o que se vai passar na Câmara Municipal de Salvaterra de Magos em 2006? As perseguições políticas vão continuar? Os vereadores da oposição vão mesmo fazer oposição?
Postado por José Peixe @ 11:11  

terça-feira, janeiro 03, 2006
GARCIA PEREIRA ESTÁ A SER CENSURADO
CENSURA MEDIÁTICA
É caso para dizer, "eleitores portugueses uni-vos e votai em Garcia Pereira nas próximas eleições presidenciais". Na verdade não se consegue entender como é que os Media portugueses conseguem silenciar o candidato Garcia Pereira.
Será por ser do MRPP? Será por ser líder de um partido ultra-esquerdista?
É esta a Democracia que temos em Portugal.
Depois não se queixem de a Juventude estar descontente com os Partidos Políticos. Depois não fiquem descontentes por as pessoas não irem votar. É que ninguém compreende porque é que Garcia Pereira não é ouvido nesta campanha eleitoral.
Postado por José Peixe @ 19:17  

MAIS DOIS BLOGUES A TER EM CONTA
A ERA DOS BLOGUES

Para todos os cibernautas que costumam passar pelo Salvaterra é Fixe, chegou a hora de anunciar mais dois Blogues que apareceram no concelho de Salvaterra de Magos:

agloriadomundo.blogspot.com

Da responsabilidade do Roberto Caneira, posso dizer que este Blogue poderá ter uma palavra a dar junto da comunidade gloriana e não só. Parabéns Roberto e segue com este projecto! Prometo um dia destes colaborar com alguma prosa. Felicidades para ti e para o teu filho.

palavreiromor.blogspot.com

Os autores deste Blogue não estão identificados, mas pelos Posts que foram editados até ao momento, dá para perceber que é um grupo de pessoas que adora a presidente Ana Cristina Pardal Ribeiro e toda aquela rapaziada do Bloco de Esquerda.
O pessoal do pampilho que se cuide porque estes prometem roubar-lhes âs audiências.
Os dois Blogues vão ficar a partir deste momento Linkados ao Salvaterra é Fixe.

Para colaborar com Artigos ou Comentários: salvaterraefixe@hotmail.com
Postado por José Peixe @ 00:43  


Photo Sharing and Video Hosting at Photobucket
Photo Sharing and Video Hosting at Photobucket
Num concelho onde não existem órgãos de Comunicação Social este Blogue pode ser importante para dar voz aos que não têm voz política em Salvaterra de Magos.
Afinal de contas onde está a Democracia participativa tão apregoada pela presidente Ana Cristina Pardal Ribeiro "Anita" nas últimas Eleições Autárquicas?
O que é feito das outras forças partidárias que prometeram fazer oposição séria e desmascarar os "podres" que existem dentro da autarquia?
É que as perseguições políticas continuam na Câmara Municipal de Salvaterra de Magos e o compadrio político também!
Por isso mesmo, faz todo o sentido a existência deste espaço comunicacional aberto e lutar por um concelho mais desenvolvido.
É muito importante combater o atrofiamento provocado pelo "Anitismo".


Photo Sharing and Video Hosting at Photobucket
José Peixe - Editor


"A evolução do humano não é obra exclusiva da natureza.
Com a cultura e a capacidade de transmitir conhecimentos de geração em geração o humano é também um produto evolutivo de si próprio."

Moura, Leonel,
Jornal de Negócios
em 20070530
Photo Sharing and Video Hosting at Photobucket

ÚLTIMOS POSTS EDITADOS
ARQUIVO DE POSTAGENS NO BLOGUE
COMO PARTICIPAR NO BLOGUE
MEDIA NACIONAIS
MEDIA INTERNACIONAIS
INFORMAÇÕES GOOGLE
PESQUISAS NA WEB
BLOGUES EM DESTAQUE
BLOGUES DA GLÓRIA DO RIBATEJO
COLABORADORES DO BLOGUE
CRÉDITOS

Free Blogger Templates

Powered by Blogger

Bravenet.com
Photobucket.com
Clocklink.com
Dani R
(ajuda básica)