Salvaterra de Magos reúne todas as condições para se afirmar como um concelho próspero, atraente e desenvolvido. Infelizmente, do ponto de vista político, continua a ser (des)governado por uma maioria de ex-comunistas ortodoxos e mal formados politicamente. Um grupo de amigos que se aproveitou do Bloco de Esquerda para implantar uma ditadura Estalinista em Salvaterra. Lutaremos para que Salvaterra de Magos seja um concelho mais fixe. Dizemos não a esta força de bloqueio.
sexta-feira, setembro 29, 2006
Amiguinhos e amiguinhas
Olá, então o fim de semana está a começar bem?
O meu vai ser fantástico...
Este é apenas um post esclarecedor.
Em primeiro lugar, quero dizer que aquela imagem que se intitula "Apenas o Sol?", pode ser em qualquer sitio. Basta ter um coração livre, um coração ardente de amor para se poder sentir aquela imagem. Esqueçam o stress da semana, o barulho do carro, esqueçam tudo e sejam felizes, amem e sejam amados. Podem ter a certeza que serão mais felizes e mais civilizados. Para quem andava curioso com aquele sitio, penso que me entendeu (ou não!).
Em segundo lugar quero fazer um apelo aos leitores. Sei que existe alguma agitação em relação ao post que eu publiquei, sobre os horários da função pública. Então falem comigo, não massacrem o editor do blog. Ele não conhece as minhas fontes. Ele não é responsável pelo que eu escrevo. Eu tenho um email no meu profile, digam-me o que quiserem, eu terei imenso prazer em responder. Não se acanhem porque na hora de eu dizer mal ou bem, recriminar ou aplaudir também não me vou acanhar.
Rubi
Postado por Rubi @ 23:12   0 comments

O Futuro de Salvaterra de Magos
Aproveito a deixa do encontro nos Foros sobre o Plano de Ordenamento da Barragem de Magos.
Este Plano é um instrumento de Planeamento de suma importância. Vai gerir a ocupação do solo nesta área nos próximos anos. Creio que o objectivo principal será a preservação do ecossistema que constitui todo o território envolvente à Albufeira de Magos (nunca percebi porque chamam Barragem a uma mera Albufeira...).
E isto, este debate, vem numa altura interessante para nós: o PDM estará a ser revisto, mais cedo ou mais tarde, o que implicará também um profundo debate no nosso município. Aliás, já ocorreu a fase de reclamações pessoais dos cidadãos. Que futuro queremos para nós e as gerações vindouras? Queremos continuar a permitir que se cimente todo e qualquer pedaço de terra? Vejam como está Marinhais... É uma manta de retalhos: visto do ar, uma quadrícula de ruas polvilhadas de casas, com hortas e quintais. No actual PDM, o interior dos quarteirões é, na maior parte dos casos, Reserva Ecológica Nacional (REN), não se permitindo qualquer construção. Ora, como todos sabemos, há muitas "aberrações" concelho adiante, protagonizadas por construtores mais ou menos conhecidos da nossa praça e permitidas, no seu tempo, quer pelos governos socialistas quer já pelo executivo real e actual. Temos que pensar e discutir, entre todos, sem ferir os interesses dos que menos têm. E não nos deixemos enganar pelos "opinion makers" que representarão os construtores e as imobiliárias que vão fazendo fortuna com a depradação do nosso território.

Antes de mais, no profundo debate sobre "Que concelho queremos?", temos que ter em conta as necessidades dos habitantes, mas também um profundo e renovado respeito pelo ambiente. Respeitar a vocação agrícola do nosso concelho; respeitar a charneca, preservando-a. E, se é verdade que o turismo pode ser uma peça interessante na vida do nosso concelho, faz todo o sentido que aproveitemos as actuais potencialidades, que cultivemos a paisagem para melhor a podermos vender. Sim, a lezíria, os pauis, a charneca. A paisagem sempre esteve ligada às condições naturais do território mais a actuação do homem sobre o mesmo. E, se vamos continuar a encher as nossas freguesias de moradias e vivendas, a paisagem resultante não será, garanto-vos, minimamente atractiva para um turista.

O turismo pode dar muito dinheiro. Temos visto como se enche Salvaterra com o Mês da Enguia. Bem: se não cuidarmos o Tejo, se continuarmos a permitir descargas poluentes como as que diariamente o sufocam, ficamos sem enguias, sem Mês da Enguia, sem turistas e sem dinheiro. O que quero mostrar é que o nosso concelho só se viabilizará se houver uma outra consciência em relação ao território, ao rio mas também aos solos que pisamos diariamente.

O actual executivo tem sido incapaz de parar com a agressão ao Tejo. Vai chamando a atenção para as ilegalidades dos areeiros, e bem. Mas fecha os olhos, por exemplo, à contaminação da Ribeira de Muge, oriunda do Aterro Sanitário da Raposa... ou à limpeza das margens das valas e do Tejo...

Urge participar nestes dabates, urge pensar e discutir que concelho queremos deixar aos nossos filhos.
Postado por Anónimo @ 19:47   0 comments

quinta-feira, setembro 28, 2006
O futuro da Barragem de Magos
IMPORTANTE PARTICIPAR
Vai ter lugar no próximo dia 3 de Outubro (Terça-Feira), pelas 20 horas, no Pavilhão da Comissão de Festas dos Foros de Salvaterra, uma sessão pública de esclarecimento sobre o Plano de Ordenamento da Barragem de Magos, promovida pelo Instituto da Água.
A participação dos munícipes nesta sessão de esclarecimento é muito importante, porque o que está em jogo é o futuro da Barragem de Magos.
A consulta pública vai decorrer entre os dias 2 de Outubro e 14 de Novembro, podendo os interessados obter informações mais concretas e precisas no Instituto da Água, Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional de Lisboa e Vale do Tejo, Câmara Municipal de Salvaterra de Magos e nas Juntas de Freguesia dos Foros de Salvaterra, Glória do Ribatejo e Marinhais. O Site do INAG (www.inag.pt) também poderá ser muito útil para todos aqueles que queiram participar neste debate.
O ideal seria constituir um Movimento Cívico no concelho de Salvaterra que possa levar por diante algumas intervenções que chamem a atenção das populações para o futuro da Barragem de Magos.
J.P
Comentários ou Posts:
salvaterraefixe@hotmail.com
Postado por José Peixe @ 15:18   0 comments

quarta-feira, setembro 27, 2006
Apenas o Sol?
Postado por Rubi @ 23:27   0 comments

Despesismo
ASSIM NÃO VAMOS LÁ

Na terça - feira, o jornal "Correio da Manhã" anunciava na primeira página e em manchete que o senhor primeiro ministro José Sócrates gastava a módica quantia de 219 mil Euros, por ano, só com o seu telemóvel. Confesso que fiquei atónito. Pensei que era mais uma daquelas manchetes sensacionalistas só para atrair mais leitores. Depois, à medida que fui lendo a reportagem, pude concluir qual é o verdadeiro estado na Nação.
Como é possível o Eng. José Sócrates (e toda a sua comitiva ministerial) dar-se ao luxo de esbanjar uma fortuna em despesas de telemóvel?
Um primeiro ministro que passa a vida a pedir sacrifícios aos portugueses e a seguir gasta 219 mil Euros com o seu telemóvel, não pode ser levado a sério.
Tenho a certeza se uma manchete deste género surgisse num país do Norte da Europa, provavelmente o primeiro ministro apresentava a sua demissão ou apresentava uma justificação ao eleitorado. Por cá não acontece nada. Rigorosamente nada a não ser o esbanjar dos cofres públicos.
Mas não é só Sócrates que tem verbas desmesuradas para fazer chamadas do seu telemóvel. Ou seja, o senhor primeiro ministro e os seus 16 ministros gastam por ano em telecomunicações a módica quantia de 1,25 milhões de euros.
É um fartar vilanagem.
J.P

Para Colaborar ou Comentar: salvaterraefixe@hotmail.com
Postado por José Peixe @ 10:10   0 comments

terça-feira, setembro 26, 2006
Temos Pena, mas não de galinha
Caros amigos, alguns nem por isso...
Venho apenas questionar a vossa sabedoria para uma questão que me atormenta bastante...
Todos nós sabemos como trabalham (ou não) os Srs da função pública, mas eu nunca pensei que tal chega-se a um extremo.
Já algum tempo que tenho vindo a reparar que estes Srs saíndo do local de trabalho as 16 horas conseguem chegar a casa as 15:50.
Então esta semana resolvi fazer uma análise no nosso pequeno concelho e constatei o seguinte: um simples varredor de ruas (não diminuindo o seu valor) deveria trabalhar até as 16 horas ou pelo menos ate as 15:45 para depois se deslocar ate ao estaleiro arrumar o material e poder sair as 16 horas. Mas enganam-se meus caros, pois estes humildes trabalhadores trabalham até por volta das 15 horas depois "abancam" num cafézito a "buer" uns copos, mais tarde por volta das 15:30 passa a carrinha para recolher os pobres coitados dos trabalhadores que estão extremamente cansados e o mais tardar as 15:50 estão em suas casas, descansados. Quando só deveriam sair do trabalho as 16 horas. Isto fez-me pensar (coisa que não costumo fazer) nos Srs da função pública mas com cargos mais altos. Se um simples funcionário da junta de freguesia lá da santa terrinha tem autonomia suficiente para sair bem mais cedo, como é que nós (povo), queremos que os nossos governantes estejam no parlamento a 6ª feira de tarde?? Impossivel...
Nunca seremos um país desenvolvido, pois o desenvolvimento anda de braço dado com tudo aquilo que nós Portugueses não temos.
Agora um rasgo de luz lembrei-me de uma pequena anedota:
Existem pilotos de aviões que fazem Lisboa - Paris numa hora;
Existem pilotos de formula 1 que atingem os 300Km/hora em 10 segundos
Mas a função publica saí as 16 e consegue chegar a casa as 15...
Temos Pena, mas este é o Nosso País...
Postado por Rubi @ 23:51   0 comments

segunda-feira, setembro 25, 2006
Movimento Intervenção e Cidadania
CIDADANIA

Hoje o Movimento Intervenção e Cidadania (MIC), fundado por Manuel Alegre após as últimas eleições presidenciais, ganha personalidade jurídica através de uma escritura pública. "Alargar a Cidadania" vai ser o principal do MIC, afirmou a ex-deputada socialista e actual bastonária da Ordem dos Arquitectos, Helena Roseta.
Quando se pretende saber qual vai ser o futuro político do MIC nos próximos anos, Helena Roseta prefere esclarecer o seguinte: "Sabemos de onde vimos. Não sabemos para onde vamos. Para já, o objectivo do MIC é alargar a cidadania".
Não fará sentido um grupo de cidadãos livres e descontentes com os partidos políticos no nosso concelho avançarem com um Movimento de Cidadania idêntico em Salvaterra de Magos? Talvez fosse uma solução para combater a apatia que reina na nossa região.

J.P

Comentários e Participações: salvaterraefixe@hotmail.com
Postado por José Peixe @ 12:06   0 comments

domingo, setembro 24, 2006
Crónica - Oposição de Domingo


OSTRACIZAÇÃO E APATIA POLÍTICA

Hoje, o jornal "Público" trazia uma notícia breve sobre a concelhia socialista de Matosinhos que se assemelha aquilo que se passa em Salvaterra de Magos. O título diz tudo: «Narciso queixa-se de ser "ostracizado" pelo PS de Matosinhos».

Depois o texto não podia ser mais claro:

«Narciso Miranda decidiu ontem romper o silêncio, queixando-se de ser "ostracizado" pela concelhia do PS de Matosinhos, liderada pelo seu ex-número dois, Manuel seabra. Assumindo-se como um militante de base, Narciso reagia desta forma ao facto de não ter sido convidado pela organização da Convenção Autárquica do PS de Matosinhos que decorreu ontem, acusando-a de "excluir e ostracizar quem durante 30 anos construiu a gestão tranquila socialista" daquele concelho.
Primeiro começaram por me dispensar, depois marginalizaram-me e agora estão a ostracizar-me, mas isso não abala a minha auto estima, primeiro, porque o povo não gosta daqueles que não cultivam os valores da gratidão, nem tão pouco tolera aqueles que não têm memória", afirmou, Narciso Miranda, o ex-presidente da Câmara Municipal de Matosinhos».

E o que têm a dizer alguns militantes socialistas como o histórico José Gameiro dos Santos (e tantos outros!) sobre a concelhia do PS de Salvaterra de Magos? Estão contentes com o rumo que o partido tomou nos últimos anos? Estão conformados? Ou optam pelo silêncio para não serem ostracizados como Narciso Miranda?

Afinal de contas qual é oposição que o vereador do PS na Câmara Municipal de Salvaterra de Magos, Nuno Antão, tem feito à governação do Bloco de Esquerda? Não devia ser o Partido Socialista a afirmar-se como a grande alternativa no concelho de Salvaterra de Magos? É óbvio que sim.

Mas não se pense que esta apatia política é exclusiva do PS. No meu entender, em Portugal já não existe a oposição política. A nível nacional, o PSD em vez de se assumir como o maior partido da oposição, prefere fazer acordos "secretos" como o Governo de José Sócrates. Na Assembleia da República, os dois maiores partidos (PS e PSD) estabelecem um plataforma negocial entre si, que desacredita por completo a política. Os ditos partidos de Esquerda (PCP e BE) quase que nem se dá por eles. O CDS está reduzido a cinzas e ninguém reconhece Paulo Portas no hemiciclo de São Bento.

A nível concelhio parece acontecer exactamente o mesmo. Ana Cristina Pardal Ribeiro e o Bloco de Esquerda continuam a (des)governar tranquilamente, e os partidos da oposição parece que estão satisfeitos com tudo o que se está a passar. E escrevo PARECE porquê? Porque os vereadores Carlos Marques (PSD), Nuno Antão (PS) e Vasco Feijão (PCP) remeteram-se a um silêncio total, demonstrando que são incapazes de fazer oposição.

Ou estarei a ver mal o filme?
José Peixe
Comentários e Colaborações: salvaterraefixe@hotmail.com
Postado por José Peixe @ 12:40   0 comments

sexta-feira, setembro 22, 2006
"Guarda Rios" da Anita
TAPADINHO
É incrível como este "Guarda Rios" se assume como um "moço de recados" e um servilista da senhora presidente da Câmara Municipal de Salvaterra de Magos e do Bloco de Esquerda. Cá para mim não deve passar de "Guarda Secreto" = "Bufo" da senhora presidente. Mais um daqueles ortodoxos e ex-estalinista que faz relatórios quinzenais e que vê inimigos em todas as esquinas do concelho.
Este "Guarda Secreto" deve ter um coeficiente de inteligência mais reduzido que as galinhas. Não é que o homem (ou mulher!) ainda não topou que o Post sobre Marinhais vem assinado pela mesma pessoa que os Bloquistas despediram da Rádio Marinhais, logo a seguir às eleições autárquicas!
Safa que até faz impressão...

Direito de Resposta:

Bom Fim de Semana ... então!!
Peço desculpa a todos os leitores do A Margem Esquerda.
O post que se segue tem um elevado teor político …
Quando pensei em criar este blog, tinha como objectivo, e tenho, reafirmo, mostrar algo mais que o concelho de Salvaterra de Magos tem para oferecer. Muito mais do que uma nata pseudo-intelectual, enrresaibiada politicamente, inconformada e de pouca verdade tem vindo ao longo de meses a retratar num refugio quase anónimo que é o Salvaterra é Fixe.
Por certo não sou o único a partilhar desta deste sentimento, de falta de classe, de que é dotado o blog de José Peixe. Não foi por acaso que pessoas como Adelino Gomes o abandonaram como colaboradores. Adiante…
O “Gloriano” um fuinha colaborador do Salvaterra é fixe, refere-se hoje ao guarda_rios, portanto à minha pessoa, como “moço de recados”, “servilista” “guarda secreto”, “bufo”, “ortodoxo”, “ex-stalinista” e adorna o post com uma imagem com a seguinte frase “ com licença, eu gostaria de lhe dizer que você é um tremendo filho da puta”.
Nem mais… num só post, o gloriano, figura do imaginário de alguém, consegue num post retratar todas as valências do Salvaterra é Fixe.
Em primeiro lugar demonstra que o seu léxico de ofensas é bastante corriqueiro e limita-se a um conjunto de “bocas” que há muito estão batidas no mesmo blog, portanto, incapaz de inovar e pensar pela sua própria cabeça, conclusão – não passa de um individuo sem pensamento próprio, que vive num mundinho bastante resumido e circunscrito.
A ofensa através da figura ilustrativa salienta bem, a capacidade argumentativa do blog. Durante muitos meses disseram tudo o que lhes apetecia sem nenhum tipo de contestação, sem que ninguém dissesse que não era bem assim. Há primeira voz da razão, o Gloriano, responde com ofensas directas, pessoais, mostrando de facto em primeiro lugar a surpresa, depois o nervosismo e claro, a falta de argumentação, o bacoquismo.
Desde Maio de 2005 que existe neste concelho um novo produto, um produto que é a soma da calúnia, da mentira, da falta de argumentação, da estupidez, do enrresaibiamento politico, da inveja, produto esse que resultou no Blog Salvaterra é Fixe e nos seu contribuidores.
Caro Gloriano, ainda sobre o seu post, digo-lhe o seguinte. O Bloco de Esquerda e os Bloquistas de Salvaterra de Magos, não estão de todo representados na Câmara Municipal de Salvaterra de Magos, já que as listas apoiaram candidaturas independentes, não se esqueça ok?. Estão sim, envolvidos num enorme esforço de solidariedade e de luta para com todos eles, os autarcas eleitos nas listas do Bloco de Esquerda, naquilo que acreditam ser a construção diária de um concelho mais justo, mais inovador, muito diferente do concelho que encontraram quando assumiram pela primeira vez os seus cargos de governação!
E portanto os membros do Bloco de Esquerda não podem despedir ninguém, em primeiro lugar porque o Bloco de Esquerda, não é proprietário de nada que lhe possa dar esse poder de decisão.
Em segundo porque, estou em crer, que, caso o Bloco de Esquerda, tivesse alguma relação de gestão com a Rádio Marinhais, não deixaria que o único órgão de comunicação social do concelho estivesse naquele estado de precariedade absoluta de tudo, de tudo mesmo. E portanto se houve despedimentos na Rádio Marinhais, foram feitos pelo seu legítimo Presidente, eleito pela maioria dos sócios e que se não estou em engano para além de ter um elevado grau de parentesco com o sujeito, até pertença a um partido politico que nada tem haver com a Esquerda.
Para concluir, desafio-vos caros blogger´s em primeiro lugar a permitiram comentários nos vossos posts. Ou pertencem àquele grupo de pessoas que só gostam de mandar bitaites e depois se ouvem ou lêem algo que não os agrade respondem com violência? Se calhar é assim não?, porque claro na vossa cabeça, no vosso mundinho a violência vence sempre a força da razão.
Temos pena… temos muita pena, nos blogs ainda não foi criado um espaço “ring”.
O outro desafio que vos faço é o seguinte, façam a partir do Blog, se conseguirem no terreno, façam oposição politica, politica e construtiva, mostrem o que está mal mas apresentem soluções credíveis. Façam alguma coisa pela população do concelho de Salvaterra de Magos.
Onde é que estão as plataformas ou os movimentos políticos de contestação à governação local, tão falados no nosso blog?
Não me digam que são aqueles que se juntam na sede de uma colectividade semi-sóbrios a dialogar sobre …….. sobre o quê?
Ou são aquelas jantaradas no João da Quinta, que estão a ser o embrião, dê-se tão imenso e inânime movimento popular e político, capaz de ganhar as próximas eleições autárquicas?
Por favor apareçam, de preferência antes dos arrais populares e festas de 2009, e sem sacos, sem canetas sem isqueiros e porta-chaves, tragam ideias e soluções, deixem os vossos panfletos cheios de…. de nada em casa, na sede!!
Cumprimentos a todos,

Guarda Rios
Nota: Caro Gloriano, troque de username, a população da bela e simpática vila da Glória do Ribatejo, não tem culpa, de ter nos seus conterrâneos pessoas com um Q.I. tão elevado como o senhor!!!
Para colaborar com Posts: salvaterraefixe@hotmail.com

Postado por Anónimo @ 14:06  

Emails ao Editor - Opinião Pública

VERGONHOSO

Caro Zé Peixe, aqui vai o "scan" do bilhetinho (em anexo) deixado pela Comissão de Festas em Honra da Nossa Senhora de Glória do Ribatejo (2006) na casa dos glorianos que não estavam em casa no dia do peditório (20/08/2006). Incrível. Não tenho memória de uma coisa assim. Como não existem jornais no nosso concelho e como a Rádio Marinhais (mais uma vez!) fez orelhas moucas, espero que tu tenhas a coragem de editar este papelinho e estes dois dedos de prosa.

Havia alguma necessidade de largar missivas deste género na casa das pessoas? Espero que a Comissão de Festas do próximo ano não siga este exemplo.
F.M

Comentário:

Epa se a comissão de festas de 2006 fez mesmo isso!? Que eu duvido MUITO, ate foi engraçado pk normalmente os críticos das festas em HONRA DE NOSSA SENHORA DA GLÓRIA nos dias dos peditórios nunca estão em casa….
Como tinha o Jardel na camisola… porquê será!!!
Um bem haja caro amigo!!!
Paula Augusto


Para Colaborar com Posts: salvaterraefixe@hotmail.com
Postado por José Peixe @ 12:22  

quinta-feira, setembro 21, 2006
Emails ao Editor
PINTAR A ESTRADA DE MARINHAIS À GLÓRIA

SERÁ NECESSÁRIO UM PEDITÓRIO ?


Venho por este meio tentar angariar pessoas para realizar um peditório para comprar umas latas de tinta branca para as passadeiras em Marinhais!Eu só queria passar no centro de Marinhais em segurança, porque se com passadeiras já era dificil, agora torna-se mesmo impossível!!

Obrigado. R.B

PS - Só tenho uma dúvida, porque é que a Câmara Municipal de Salvaterra de Magos andou a pintar as passadeiras todas da estrada de Nacional 367 em Marinhais e passados 8 dias andaram a alcatroar a mesma estrada? Alguém me pode explicar?

Postado por José Peixe @ 17:21   5 comments

quarta-feira, setembro 20, 2006
Opinião Pública
TRISTE REALIDADE

Caros colegas do blog Salvaterra é Fixe,

Durante os nove meses que estive em Salvaterra pude comprovar como o vosso blog era a única oposição séria e credível ao regime de D. Anita. Contra factos só há argumentos. E é uma triste vergonha para o BE nacional ter no seu Currículo o regime Salvaterrense.

Sou um crítico e opositor desse regime mas, contrariamente à maioria da oposição, eu sou-o pela esquerda. Anita não representa nenhuma esquerda, simplesmente representa o caciquismo clientelar-caritativo. Não podemos negar o fôlego inicial que trouxe à autarquia salvaterrense, que pecou por se ter transformado num monstro igual a todos os outros do PSD do Norte do País, ou do PS das cidades.

O Bloco de Esquerda em Salvaterra não é nem alternativa nem esquerda.
Apelo a todos os democratas de esquerda, sejam da CDU sejam da ala esquerda do PS (ou o que restar dela), para se unirem numa coligação arco-íris, que devolva a côr e a esperança ao adorável concelho salvaterrense.
Obrigado.
Esperança Verde

Para colaborar: salvaterraefixe@hotmail.com
Postado por José Peixe @ 12:27  


Photo Sharing and Video Hosting at Photobucket
Photo Sharing and Video Hosting at Photobucket
Num concelho onde não existem órgãos de Comunicação Social este Blogue pode ser importante para dar voz aos que não têm voz política em Salvaterra de Magos.
Afinal de contas onde está a Democracia participativa tão apregoada pela presidente Ana Cristina Pardal Ribeiro "Anita" nas últimas Eleições Autárquicas?
O que é feito das outras forças partidárias que prometeram fazer oposição séria e desmascarar os "podres" que existem dentro da autarquia?
É que as perseguições políticas continuam na Câmara Municipal de Salvaterra de Magos e o compadrio político também!
Por isso mesmo, faz todo o sentido a existência deste espaço comunicacional aberto e lutar por um concelho mais desenvolvido.
É muito importante combater o atrofiamento provocado pelo "Anitismo".


Photo Sharing and Video Hosting at Photobucket
José Peixe - Editor


"A evolução do humano não é obra exclusiva da natureza.
Com a cultura e a capacidade de transmitir conhecimentos de geração em geração o humano é também um produto evolutivo de si próprio."

Moura, Leonel,
Jornal de Negócios
em 20070530
Photo Sharing and Video Hosting at Photobucket

ÚLTIMOS POSTS EDITADOS
ARQUIVO DE POSTAGENS NO BLOGUE
COMO PARTICIPAR NO BLOGUE
MEDIA NACIONAIS
MEDIA INTERNACIONAIS
INFORMAÇÕES GOOGLE
PESQUISAS NA WEB
BLOGUES EM DESTAQUE
BLOGUES DA GLÓRIA DO RIBATEJO
COLABORADORES DO BLOGUE
CRÉDITOS

Free Blogger Templates

Powered by Blogger

Bravenet.com
Photobucket.com
Clocklink.com
Dani R
(ajuda básica)