Salvaterra de Magos reúne todas as condições para se afirmar como um concelho próspero, atraente e desenvolvido. Infelizmente, do ponto de vista político, continua a ser (des)governado por uma maioria de ex-comunistas ortodoxos e mal formados politicamente. Um grupo de amigos que se aproveitou do Bloco de Esquerda para implantar uma ditadura Estalinista em Salvaterra. Lutaremos para que Salvaterra de Magos seja um concelho mais fixe. Dizemos não a esta força de bloqueio.
sexta-feira, setembro 28, 2007
Crónicas da Serra da Folga
Fotografia do Blogue do Roberto Caneira
O LIXO NA GLÓRIA DO RIBATEJO

Há muito tempo que eu andava pra escrever umas Crónicas sobre o nosso concelho. Mas pra ser sincero na tinha inspiração e andei muito mal da espinha. Muitas dores e como pra conseguir uma consulta pró médico é uma chatice tive que esperar. É que esta porra dos 50 anos na perdoa.

Atão como já fui ó médico e passei no Xico da Farmácia pra aviar os comprimidos prás dores, hoje decidi vir prá Serra da Folga e escrever a minha primeira Crónica. Pra quem na conhece, a Serra da Folga é um dos lugares mais paradisíacos da vila de Glória do Ribatejo.

E vai ser neste retiro espiritual que eu vou começar a escrever as minhas memórias electrónicas durante os fins de semana. Atão aqui vai a primeira sobre o Lixo na Glória do Ribatejo.

Se a minha memória na me atraiçoa, o João Banavente (presidente da Junta de Freguesia) prometeu na campanha eleitoral que ia resolver o problema na recolha do lixo na nossa terra. A verdade é que já passou muito tempo, e continua tudo na mesma.

As pessoas fazem a reciclagem do Lixo mas depois têm muitas dificuldades pra encontrar contentores suficientes e em lugares estratégicos para deitar os lixos. As matas na periferia da Glória continuam a acolher muito lixo e ninguém é condenado por isso. Quando é que se começa a pôr esta gente na linha ah? Quando é que a Glória passa a ter mais contentores de lixo ah? Quando é que o João Banavente resolve este problema ah?

E aproveito pra deixar um recadinho aos meus conterrâneos. Não botem lixo nos eucaliptais nem nos pinhais porque as árvores na têm capacidade pra comer entulho, papel, madeira ou plástico.






Postado por Anónimo @ 18:35   2 comments

ECONOMIA
Teresa Ter-Minassiain, directora do departamento de assuntos fiscais do Fundo Monetário Internacional (FMI) disse ontem, em Lisboa, o seguinte:
  • Portugal deve melhorar o regime fiscal das pequenas empresas, com vista a facilitar-lhes o cumprimento das suas obrigações fiscais
  • Aconselha Portugal a reduzir o número de escalões de rendimento do IRS;
  • Desaconselha a redução de impostos em Portugal, a fim de reduzir o défice orçamental até ao equilíbrio.

Espero que os deputados da nação que participaram neste encontro (assim como os ausentes), com Teresa Ter-Minassiain, não concentrem toda a sua atenção e energia na última alínea. É que se o fizerem, provavelmente as duas primeiras não sobreviveram para satisfazer a última.

Postado por F.M. @ 00:09   1 comments

quinta-feira, setembro 27, 2007
AÇORES
Vulcão dos Capelinhos

Iniciou-se esta quinta-feira as comemorações dos 50 anos da erupção do Vulcão dos Capelinhos, que vão prolongar-se por 13 meses.

A erupção vulcânica teve início a 27 de Setembro de 1957 e só terminou a 24 de Outubro de 1958, mais de um ano depois, deixando um rastro de destruição nas habitações e nos terrenos mais próximos.

No período seguinte à erupção, os EUA aprovaram legislação especial que permitiu a milhares de açorianos emigrarem para tentarem reconstruir a sua vida, fugindo à destruição provocada pelo fenómeno vulcânico e procurando um melhor futuro do outro lado do Atlântico.
Postado por F.M. @ 19:50   0 comments

QREN
O professor Manuel Maria Carrilho, abordou no seu artigo de opinião no Diário de Notícias, a real importância do QREN (Quadro de Referência Estratégico Nacional para o período 2007/2013), sugerindo três ideias a meu ver cruciais e que subscrevo, para a tão ambicionada qualificação (territorial, institucional e dos recursos humanos) do país.

No entanto, acho que esta questão (do QREN) deveria há muito, estar a ser discutida e explicada a sua efectiva importância. É que quando somos abrangidos pelas questões, a nossa participação é mais activa.

Ao ser “mobilizados” como parte integrante deste desígnio, temos o dever de assumir as responsabilidades pelo sucesso do projecto. A meu ver, já estamos um pouco atrasados nesta “convocação”, mas ainda a tempo de envolver todos os portugueses para esta grande e última oportunidade.

A metodologia aconselhada para melhor liderar esta vontade, não é impô-la (a vontade), mas sim conquistá-la.
Postado por F.M. @ 09:29   2 comments

TURISMO
Dia Mundial do Turismo

As turistas que chegarem hoje a Portugal recebem flores e têm entrada gratuita nos museus nacionais.

Estas medidas pontuais são bem-vindas, no entanto todos os dias chegam turistas (muitos) a Portugal, que nem sempre recebemos e respeitamos da forma mais correcta.

Seria interessante dar mais atenção e tratar com mais carinho, esta grande fonte de receitas. É que a concorrência neste sector é tremenda.
Postado por F.M. @ 00:37   1 comments

quarta-feira, setembro 26, 2007
Presidente do Irão na Universidade Columbia (EUA)
É PARA RIR OU MEDITAR...

Um dia antes de discursar na Assembleia Geral da ONU, o presidente (e ditador!) do Irão, Mahoud Ahmadinejad numa palestra polémica na Universidade Columbia, em Nova Iorque, nos Estados Unidos, teve a coragem e a lata de afirmar o seguinte:

Primeiro: "As pessoas no Irão são felizes. Têm a Liberdade de dizer o que pensam. As mulheres iranianas são as mais livres do Mundo!".

Segundo: "No Irão, nós não temos homossexuais como na América! Nós não temos isso no nosso país!".

O homem deve pensar que nós nascemos ontem.
Postado por José Peixe @ 11:49   1 comments

terça-feira, setembro 25, 2007
ECONOMIA
UE deu 362 euros a cada português

Segundo as contas do «Correio da Manhã», cada português recebeu 363 euros do orçamento comunitário, em 2006.

Do montante recebido por Lisboa:
  • 69,7% (2,5 mil milhões de euros) foi aplicado em acções estruturais destinadas ao “crescimento” e ao “emprego”,
  • 26,2% (951 milhões de euros) foi para “agricultura”,
  • 127 Milhões foram para políticas internas e
  • 22,3 Milhões para custos administrativos.

PERGUNTA: Quem ficou com o meu dinheirinho?

Postado por F.M. @ 10:29   2 comments

ARTE
Paula Rego à conquista de Madrid

A partir de hoje e até 30 de Dezembro, Paula Rego expõe no Museu Rainha Sofia. São mais de 200 obras, entre desenhos (60), gravuras (60), estudos e, claro, as enormes telas pintadas a pastel que, desde os anos 80, definiram o reconhecimento internacional da artista.

'Pillowman' (que retrata o pai e a infância da pintora), tríptico de 2006, abre e encerra a exposição.
Postado por F.M. @ 00:39   0 comments

segunda-feira, setembro 24, 2007
A melancolia do Outono na poesia de Florbela Espanca
OUTONAL
Caem as folhas mortas sobre o lago;
Na penumbra outonal,
não sei quem tece
As rendas do silêncio…

Olha, anoitece!
- Brumas longínquas do País do Vago…
Veludos a ondear…

Mistério mago… Encantamento…

A hora que não esquece,
A luz que a pouco e pouco desfalece,
Que lança em mim a bênção dum afago…
Outono dos crepúsculos doirados,


De púrpuras, damascos e brocados!
- Vestes a terra inteira de esplendor!
Outono das tardinhas silenciosas,

Das magníficas noites voluptuosas
Em que eu soluço a delirar de amor…

Florbela Espanca
Postado por José Peixe @ 20:28   2 comments

DESEMPREGO
Número de desempregados inscritos, caiu 10,2% em Agosto
(face ao período homólogo) Fonte: agenciafinanceira

Mas em termos mensais, o número de desempregados aumentou 0,6% em Agosto, face ao mês de Julho, consequência do acréscimo de 2.467 desempregados, refere a «Lusa».

PERGUNTA: Prezado Dr. Francisco Madelino, importa-se de clarificar melhor?
Postado por F.M. @ 17:42   1 comments

Só por cá...
Parece mentira, mas não é
Um contrato celebrado entre o Estado e a concessionária, em 1994, único em Portugal, refere que a Lusoponte tem o exclusivo rodoviário na travessia do Tejo a jusante da ponte de Vila Franca de Xira.

Por isso, se este governo decidir construir uma terceira travessia sobre o Tejo, a jusante da ponte de Vila Franca de Xira, a Lusoponte (que é controlada por quatro construtoras, três delas portuguesas) poderá vir a receber uma indemnização por cada automóvel que passar nessa futura ponte.

PERGUNTA: Quem foi o responsável governamental, por este contrato?
Postado por F.M. @ 15:15   0 comments

domingo, setembro 23, 2007
Marcel Marceau
Marcel Marceau
(Estrasburgo, 22 de Março de 1923 – Paris, 22 de Setembro de 2007)
Postado por F.M. @ 19:26   0 comments

sábado, setembro 22, 2007
MOTONÁUTICA
Realiza-se hoje, o 1.º Raid Motonáutico do Tejo, com largada prevista às 14 horas em Lisboa junto à torre de Belém.

A Chegada em Salvaterra de Magos será junto a Palhota, onde a linha de chegada é feita com infra-estrutura de recepção da Organização.

Espectáculo a não perder hoje à tarde.
Postado por F.M. @ 12:10   0 comments

sexta-feira, setembro 21, 2007
Educação
1,6 milhões de alunos voltam hoje às aulas.

O Governo em peso com pompa e circunstância, visitou dezenas de escolas, onde entregou computadores portáteis a alunos e professores, ao abrigo do Choque Tecnológico da Educação.

Mas esqueceram-se de dizer que tudo isso tem um custo (elevado) e um vínculo (amplo) às empresas promotoras. Alguém já comentou, que os computadores não custam 150 euros mas sim 700 depois de pagas as mensalidades da Internet.

Isto é ENGANAR as criancinhas, os pais das criancinhas e a população em geral. Cambada de vendilhões e gananciosos que em nome do conhecimento extorquem, aqueles que já quase nada têm.
Postado por F.M. @ 08:59   1 comments

quinta-feira, setembro 20, 2007
CIÊNCIA
"Ecstasy" destrói as células do cérebro
Estudo de Cientistas do Instituto Biomolecular e Celular da Universidade do Porto publicado no Journal of Neuroscience, provaram que consumir ecstasy leva à degradação progressiva dos neurónios.

Além desta descoberta, os cientistas do Porto desenvolveram nas escolas uma campanha de alerta, sobre os efeitos prejudiciais das drogas com o nome ”Põe-te a Milhas das Pastilhas”.

Estas são notícias que pela sua importância, devem ser divulgadas e/ou reproduzidas. Isto prova que nem todos os “cérebros” saíram deste país(inho). Por isso, sinto-me na obrigação de agradecer aos que ficaram por cá a fazer CIÊNCIA e não só. A todos, o meu muito OBRIGADO.
Postado por F.M. @ 23:43   0 comments

quarta-feira, setembro 19, 2007
POLÍTICA
Vereador do PSD (Carlos Marques) em Salvaterra de Magos renuncia ao mandato.

Por determinação do Supremo Tribunal Administrativo, devido a incumprimento na entrega da declaração de património relativa a 2005.
Postado por F.M. @ 14:45   2 comments

MÚSICA


de regresso a Portugal

Cantor actua no Casino Estoril no próximo dia 7 de Outubro


Para
recordar
Postado por F.M. @ 12:03   0 comments

terça-feira, setembro 18, 2007
EDUCAÇÃO
Escola Profissional de Salvaterra de Magos (EPSM)

A EPSM foi distinguida no Panamá, com o Prémio Ibero-Americano de Excelência Educativa

Postado por F.M. @ 15:02   4 comments

TRANSPORTES
O Metro Sul do Tejo (MST) nos primeiros quatro meses de actividade, custou cerca de 1,8 milhões de euros, ou seja, 15 mil euros/dia. Com cada carruagem a transportar uma média de quatro pessoas.

Isto sim é que são investimentos rentáveis e vitais para o país.

Postado por F.M. @ 01:49   0 comments

segunda-feira, setembro 17, 2007
AUTOMOBILISMO
Luto por Colin McRae

(5 de Agosto de 1968 – 15 de Setembro de 2007)
Postado por F.M. @ 00:58   1 comments

sexta-feira, setembro 14, 2007
Pergunta concreta e objectiva ao Director do IEFP
Dr. Francisco Madelino - Director do IEFP

Nas vésperas de mais um fim de semana com cheiro a Verão e atendendo aos inúmeros emails que temos recebido por causa do desemprego em Portugal, decidi avançar com esta

Pergunta Clara e Objectiva:


- Prezado Dr. Francisco Madelino, afinal de contas o desemprego em Portugal tem aumentado ou nem por isso?
Postado por José Peixe @ 18:00   3 comments

quinta-feira, setembro 13, 2007
Salvaterra - Exposição de Pintura na Cabana dos Parodiantes
VALE A PENA APRECIAR

Luis Damião, jovem estudante de Marinhais que fez o 12º ano no curso Tecnológico / Design, em Salvaterra de Magos, mostra-nos uma série de trabalhos realizados especialmente para esta exposição: Astronomy Domine.
O pintor capta subtilmente a urgência de experimentar gestos aleatórios em materiais industriais que se prestam a uma certa liberdade. Luis Damião não utilizou o tradicional pincel para a realização das composições, preferindo colheres, varetas ou esponjas. Num desejo de domínio, ensejo de todo o homem que se atreve, o jovem criador recriou livremente os astros e suas metamorfoses, assumindo humildemente, que este trabalho foi fruto da imaturidade artística e da necessidade de uma aprendizagem feita da acção e da práctica.
As obras expostas foram pintadas em Julho e Agosto deste ano e foram utlizados esmaltes e óleos sobre tela.
Amigos da Cabana
Venham dar uma vista de olhos nestas pinturas e venham matar saudades da velha Cabana, porque ...nada melhor que um amor e uma...!
Mais palavras para quê? Está feito o convite.
Postado por José Peixe @ 20:16   7 comments

A ESCOLA
A ESCOLA deve ser entendida como um local sagrado. Não como lugar de comércio e pior ainda, de exploração em nome do conhecimento. O que se assistiu no “início” deste ano escolar foi lamentável.

Os ministros (em número significativo), ao portarem-se como vendilhões do templo nas escolas, fazem com que estas percam o carácter contemplativo para se tornarem em fonte de jugo e com isso alimentar o comércio espúrio e imoral.

Devíamos fazer como Jesus. Pegar em chicotes e expulsar estes falsos vendedores do “saber”, a fim de resgatar o verdadeiro sentido do espaço, destinado ao ensino, à aprendizagem e à partilha do conhecimento.
Postado por F.M. @ 19:26   1 comments

MEDITAÇÃO
É reconhecida as virtudes da meditação. E neste momento, o país bem precisa de parar um pouco para o fazer.
Então porque é que se recusa uma recepção oficial à maior entidade nesta matéria. Sua Santidade, Dalai Lama.
Postado por F.M. @ 16:05   3 comments

RÂGUEBI
O facto é inédito. Trata-se de uma selecção (Portuguesa) amadora que, pela primeira vez, está no Mundial.
Cantam o hino nacional como ninguém. Sei porque os vi fazê-lo na televisão (até me arrepiei). Nunca vi os jogadores (alguns, não aqueles que mexem os lábios) de futebol, cantarem o hino daquela maneira.

Postado por F.M. @ 03:12   2 comments

quarta-feira, setembro 12, 2007
Inacreditável: José Sócrates apanhado em flagrante!
BENZER-SE EM CERIMÓNIA PÚBLICA

Nem queria acreditar. Quando vi a Imagem senti um arrepio na coluna vertebral. O nosso Primeiro Ministro a benzer-se na presença de um padre, na inauguração de mais um espaço público.
No tempo do A.O.S (António Oliveira Salazar) também era assim. E ainda tinha mais uma agravante. Apareciam sempre os PIDES à mistura. Agora esses sumiram para dar a vez aos "Boys". Esses estão por todo o lado.
Postado por José Peixe @ 21:46   3 comments

Informação, Críticas, Colaborações, Concelho de Salvaterra e Razão
QUOTIDIANO E RAZÃO

Pesquisas académicas, algumas actividades jornalísticas e o desaparecimento de um AMIGO que eu prezava bastante, fazem com que a minha participação no Blogue "Salvaterra é Fixe" fique muito aquém daquilo que eu desejaria. No entanto, quero deixar bem claro enquanto Editor deste espaço electrónico que os Posts assinados pelo F.M tiveram muitas visitas e são fundamentais para manter este espaço com vida informativa.
É que contrariamente ao que escreveram alguns visitantes do Blogue, existem muitas pessoas que não têm possibilidade de comprar jornais nem tempo para os ler nos cafés ou bibliotecas. Por isso, quando vêem dar uma espreitadela no "Salvaterra é Fixe" ficam informados sobre o que se passa no Mundo.
Sobre os problemas sociais, políticos e económicos do concelho de Salvaterra de Magos, não compete aos colaboradores do Blogue fazer esse tipo de investigação. Até porque as colaborações no "Salvaterra é Fixe" são feitas na base do voluntariado e nada mais do que isso.
Este Blogue foi imaginado para combater uma Força de Bloqueio que chegou à presidência da Câmara Municipal de Salvaterra de Magos. Assume-se como um espaço onde é possível fazer denúncias e até algum jornalismo de investigação, mas na verdade ainda não temos nenhuma bola de cristal que nos possa informar correctamente sobre todos os problemas que existem dentro do próprio município de Salvaterra ou nas Juntas de Freguesia do concelho.
Apenas apelo à RAZÃO dos leitores do Blogue "Salvaterra é Fixe" para que façam chegar até nós, via email, todos os assuntos que podem ser motivo de investigação ou dar origem a Posts relacionados com a nossa região. Apelo também à RAZÃO dos colaboradores do Blogue, nomeadamente do F.M, que continuem a escrever quando quiserem e de forma livre. Aliás, como têm feito até agora.
Também em jeito de esclarecimento aproveito para dizer que F.M não significa obrigatoriamente Francisco Madelino, como algumas pessoas continuam a pensar que é.
Se o José, o Ghe ou outros quiserem oferecer-se como colaboradores do Blogue "Salvaterra é Fixe" é só dizer. Enviarei o respectivo convite e contarei com a magnífica colaboração de todos.
VIVA A LIBERDADE DE EXPRESSÃO.
Postado por José Peixe @ 16:48   2 comments

terça-feira, setembro 11, 2007
CRÍTICAs
Em primeiro lugar, obrigado pela crítica. É indício de que alguém visita este espaço.
Em segundo, concordo que a maior parte dos post, são reproduções de notícias entendidas como relevantes para os leitores assíduos deste espaço. Mas se já sabem (embora duvidando, de que alguns queiram saber), não vale a pena continuar com este tipo de informações.

Em função destas opiniões, já aconselhei o administrador do blogue, a convidar o “José” para colaborador, visto este estar tão bem informado sobre o concelho. Será certamente o colaborador ideal para este espaço, de forma a agradar aos residentes deste concelho e leitores assíduos.

Por último, garanto que vou tentar saber mais algumas coisas sobre o concelho, para poder preparar algo, nem que seja apenas matérias de opinião.
Postado por F.M. @ 19:49   4 comments

ANIMAIS
Tubarões a menos em Portugal
Várias espécies de tubarões capturadas em Portugal, como o cação, o barroso (não é o zé manel), as tremelgas ou os tubarões-anjo apresentam indícios de sobre-exploração, disse hoje à Lusa um investigador que participa hoje na conferência internacional «Tubarões em Risco».

Sem duvida que o tubarão é um animal de crescimento lento. Mas neste jardim à beira-mar plantado (talvez derivado ao aquecimento global), nos últimos 30 anos cresceu de forma desmesurada uma grande variedade deles. E não é necessário ir a sítios especiais para os vislumbrar, basta prestar um pouco de atenção que se consegue vê-los a movimentarem-se livremente, desde o Minho ao Allgarve. O camarada Jerónimo tem razão.
Postado por F.M. @ 11:36   2 comments

ECONOMIA
Exportações portuguesas estão em desaceleração

O saldo entre as compras e vendas ao estrangeiro atingiu uma queda de 7,5% em relação a período homólogo do ano passado, de acordo com os dados ontem divulgados pelo INE .

O ”Efeito Opel” já se sentiu nas contas externas de 2007.
Postado por F.M. @ 02:13   0 comments

6 Anos
(11 de Setembro de 2001 – 11 de Setembro de 2007)

Postado por F.M. @ 01:44   0 comments

segunda-feira, setembro 10, 2007
TRANSPORTES
Indemnizações: Transportes com maior fatia
Os transportes vão receber cerca de 240 milhões de euros a título de indemnizações compensatórias, um aumento de 11 por cento. Ou seja, mais de metade – dos 421 milhões disponibilizados pelo Governo para compensar as empresas pelo serviço público que prestam – vai para os transportadores públicos e privados.
Mas se a grande maioria dos portugueses, vive fora dos grandes centros (dados do INE), porque é que tem de suportar com os seus impostos, os custos dos transportes dessas cidades. Não falando nos cromos que as “administram” com ordenados milionários e que apresentam quase SEMPRE resultados negativos. As câmaras e os habitantes dessas cidades, assim como os dos subúrbios, que paguem essas coisas. São eles os mais beneficiados.
Postado por F.M. @ 00:19   0 comments

domingo, setembro 09, 2007
EMPRESAS
Empresas do interior têm mais benefícios
O Primeiro-ministro, José Sócrates Carvalho Pinto de Sousa, anunciou este domingo, na Guarda, o aumento dos benefícios fiscais para as empresas já instaladas ou a criar no interior do país.
O objectivo do Governo, ao promover estas medidas, é assegurar uma “discriminação positiva” para que o interior do país possa desenvolver-se em condições de igualdade (?????) com as restantes regiões do país
Tudo muito bonito, mas se as escolas, os centros de saúde, as maternidades e outros serviços vitais às populações foram fechados, como é que se consegue fixar habitantes, para alimentar a mão-de-obra necessária a essas empresas?
Postado por F.M. @ 16:44   2 comments

CINEMA
Manoel de Oliveira premiado em Veneza
O filme "Cristóvão Colombo – O Enigma", de Manoel de Oliveira, venceu o prémio Bisata d’Oro, atribuído pela crítica independente que esteve no 64º Festival de Cinema de Veneza, revelou a produtora portuguesa Filmes do Tejo.
A longa-metragem, que estreou na bienal de Veneza fora de competição, foi considerada, no entender da crítica independente, "o filme mais significativo da mostra".
Numa altura que apresenta "Cristóvão Colombo – O Enigma", Manoel de Oliveira, 99 anos, estreou recentemente em Portugal o filme Belle Toujours.
Postado por F.M. @ 11:51   0 comments

quinta-feira, setembro 06, 2007
PROFESSORES
Se não nasce criancas em Portugal, há menos alunos. Menos alunos implica necessitar de menos professores, portanto:

– alunos <=> – professores, logo:

– alunos (+) – professores =
+ desemprego
Postado por F.M. @ 20:07   1 comments

NATALIDADE

Renovação das gerações não está garantida

Esta é mais uma variável a juntar a todas as outras que estão a pouco e pouco a matar este país. Estamos a tornar-se num país suicida.
Só não entendo porque é que este governozinho apoiou, fomentou e gastou (gasta e gastará) tanto dinheiro em politicas de saúde para a população ter acesso fácil e imediato ao aborto livre e gratuito. Mas um casal que queira recorrer a métodos de fertilização (que são bastante dispendiosos e lentos), tem de suportar a grande maioria das despesas do seu bolso.

Esta questão da natalidade deve ser encarada e discutida seriamente, como matéria prioritário para o país. Todo o equilíbrio da sociedade depende de soluções práticas sobre este assunto. Os portugueses são uma espécie em sério risco de extinção, mas nenhuma instância parece preocupada em assegurar a sua sobrevivência.

Não basta as conclusões do INE a “dizer” que faltam 165 bebés por dia. E o governo, não está a faltar com nada?
Postado por F.M. @ 18:30   1 comments

Pavarotti
Luciano Pavarotti
(Modena, 12 de Outubro de 1935 – Modena 6 de Setembro 2007)
Postado por F.M. @ 15:57   1 comments

PRODUZIR
Produção recorde
Apesar de, este ano, a cultura de beterraba por hectare ter atingido números recorde em Portugal, a redução da quota de produção de açúcar pode acabar com a cultura, advertiu o presidente da Associação Nacional de Produtores de Beterraba (Anprobe).

A produtividade neste país, como é do conhecimento geral, não é nada de especial. Mas quando um sector mostra determinação e resultados dignamente positivos, o que fazem os (des)governantes. Permitem que as quotas sejam reduzidas drasticamente. Não dá para entender o que andam a fazer estes tipos que teimam em dizer que nos governam.

Isto é defraudar todas as expectativas criadas num sector que tem demonstrado grande dinamismo. Uma actividade, em que existe duas épocas de produção e a sua quota está distribuída por cerca de 720 produtores. E de uma unidade fabril, que criou cerca de 200 postos de trabalho directos e mais de 2.000 indirectos, induzindo um desenvolvimento integrado de toda uma região carenciada de iniciativas na criação de emprego.

Está-se mesmo a ver o que poderá acontecer. Espero bem que não, mas…
Postado por F.M. @ 11:20   3 comments

quarta-feira, setembro 05, 2007
10 Anos
Madre Teresa de Calcutá
Agnes Gonxha Bojaxhiu, (Skopje, 27 de Agosto de 1910 — Calcutá, 5 de Setembro de 1997)
Postado por F.M. @ 23:25   0 comments

PAVAROTTI
Pavarotti em estado «muito grave»

O tenor Luciano Pavarotti, 71 anos, com um cancro no pâncreas, encontra-se em estado «muito grave» depois de a sua saúde se deteriorar.
O cancro no pâncreas foi detectado a Pavarotti num hospital norte-americano, em Julho de 2006. Submetido a uma cirurgia, experimentou algumas melhoras e pensava organizar uma digressão para despedida da carreira.

Em solidariedade, vamos recordar uma das famosas interpretações do tenor.
Postado por F.M. @ 22:49   1 comments

LONGE
“Portugal está longe dos referenciais (económicos e sociais) médios europeus”
Presidente da República Portuguesa


E continuará distanciado Sr. Presidente. Basta olharmos para os ministros que temos, mas o problema não é de agora.
Postado por F.M. @ 08:32   2 comments

SÍNDROMA
Síndrome pós-férias incomoda cerca de 35% da população activa.

Solução para o próximo ano (governo e patrões gostariam, mas os sindicatos também): NINGUÉM VAI DE FÉRIAS
Postado por F.M. @ 01:21   0 comments

CIÊNCIA
Investigadoras portuguesas descobrem molécula
A tsf online noticiou que um grupo de investigadoras portuguesas descobriu uma molécula que serve de esqueleto à formação do centrossoma, uma pequena estrutura celular que regula vários processos biológicos e que se encontra alterada em caso de doenças como o cancro.

A descoberta da molécula SAS-6 pelas investigadoras Mónica Bettencourt Dias, Ana Martins e Inês Ferreira, do Instituto Gulbenkian da Ciência, encontra-se esta terça-feira publicada na revista Current Biology.
Estas notícias são como uma brisa refrescante, que muito nos deve orgulhar. O salvaterraefixe, felicita o grupo de investigadoras, desejando continuidade nos projectos em que estão empenhados.
Postado por F.M. @ 00:16   0 comments

terça-feira, setembro 04, 2007
EMPREGO
Segundo o Diário Económico, o governo vai investir 4200 milhões de euros em políticas activas de emprego até 2010.
Deste montante, cerca de 3200 milhões de euros serão para medidas integradas no grupo de programas de estímulo ao ajustamento entre oferta e procura, no qual se inclui toda a formação profissional, adianta o documento.
Seria interessante que alguém explicasse o que é isto de estímulo ao ajustamento entre a oferta e a procura, é que são 76,2 % do bolo que ficam numa espécie de “limbo”. E nesta indefinição pode acontecer muita coisa. Olhar para o passado é uma boa forma, de aprender a não cometer os mesmos erros.
Postado por F.M. @ 23:31   3 comments

G. W. BUSH
O presidente dos EUA, George W. Bush, já tem um livro sobre a sua presidência. Nas páginas desta obra é também possível ler-se que Bush chora. E chora muito.

Isso vai provocar uma GandaOnda

Postado por F.M. @ 12:12   2 comments

CUIDADO
Não esquecer que:
Foi-nos prometido um referendo sobre o Tratado Constitucional Europeu. Apesar do demasiado silêncio em relação a este assunto, as pessoas querem opinar.
Postado por F.M. @ 10:14   1 comments

segunda-feira, setembro 03, 2007
Só VISTO

Consta no relatório 13/2007 do Tribunal de Contas que os gabinetes ministeriais/governamentais dos últimos três governos gastaram, entre 2003 e 2005, 12,8 mil milhões de euros. Isso mesmo: 12,8 mil milhões de euros.

Da astronómica verba de 12,8 mil milhões de euros, 216,3 milhões são referentes a despesas de funcionamento, repartidos da seguinte forma: 138,4 milhões de despesas de pessoal e 77,8 milhões de euros para a aquisição de bens, ou seja, papel, lapiseiras, clips, contas da água e da luz, telefone, etc.

Para se ter uma ideia, os gastos destes gabinetes governamentais davam para construir três aeroportos da Ota e uma dezena de pontes iguais à Vasco da Gama.

É vergonhoso, grande falta de RESPEITO pelo cidadão.
Postado por F.M. @ 19:20   1 comments

domingo, setembro 02, 2007
DESEMPREGO
Portugal
com maior subida do

DESEMPREGO
Postado por F.M. @ 12:11   2 comments


Photo Sharing and Video Hosting at Photobucket
Photo Sharing and Video Hosting at Photobucket
Num concelho onde não existem órgãos de Comunicação Social este Blogue pode ser importante para dar voz aos que não têm voz política em Salvaterra de Magos.
Afinal de contas onde está a Democracia participativa tão apregoada pela presidente Ana Cristina Pardal Ribeiro "Anita" nas últimas Eleições Autárquicas?
O que é feito das outras forças partidárias que prometeram fazer oposição séria e desmascarar os "podres" que existem dentro da autarquia?
É que as perseguições políticas continuam na Câmara Municipal de Salvaterra de Magos e o compadrio político também!
Por isso mesmo, faz todo o sentido a existência deste espaço comunicacional aberto e lutar por um concelho mais desenvolvido.
É muito importante combater o atrofiamento provocado pelo "Anitismo".


Photo Sharing and Video Hosting at Photobucket
José Peixe - Editor


"A evolução do humano não é obra exclusiva da natureza.
Com a cultura e a capacidade de transmitir conhecimentos de geração em geração o humano é também um produto evolutivo de si próprio."

Moura, Leonel,
Jornal de Negócios
em 20070530
Photo Sharing and Video Hosting at Photobucket

ÚLTIMOS POSTS EDITADOS
ARQUIVO DE POSTAGENS NO BLOGUE
COMO PARTICIPAR NO BLOGUE
MEDIA NACIONAIS
MEDIA INTERNACIONAIS
INFORMAÇÕES GOOGLE
PESQUISAS NA WEB
BLOGUES EM DESTAQUE
BLOGUES DA GLÓRIA DO RIBATEJO
COLABORADORES DO BLOGUE
CRÉDITOS

Free Blogger Templates

Powered by Blogger

Bravenet.com
Photobucket.com
Clocklink.com
Dani R
(ajuda básica)