Salvaterra de Magos reúne todas as condições para se afirmar como um concelho próspero, atraente e desenvolvido. Infelizmente, do ponto de vista político, continua a ser (des)governado por uma maioria de ex-comunistas ortodoxos e mal formados politicamente. Um grupo de amigos que se aproveitou do Bloco de Esquerda para implantar uma ditadura Estalinista em Salvaterra. Lutaremos para que Salvaterra de Magos seja um concelho mais fixe. Dizemos não a esta força de bloqueio.
quinta-feira, novembro 29, 2007
A troca de acusações entre Alberto Lopes e Nuno Pedro
Presidente do Clube de Abrantes diz que recebeu ameaças de morte

Alberto Lopes, que dirige os destinos do Abrantes Futebol Clube, apresentou esta semana uma queixa-crime na PSP contra Nuno Pedro, director da Associação de Futebol de Santarém, por ameaças de morte. O dirigente desmente, no entanto, as acusações e afirma mesmo tratar-se de “uma campanha de perseguição pessoal, familiar e profissional” levada a cabo por Alberto Lopes. Recorde-se que Nuno Pedro era, até 2006, director desportivo do Abrantes Futebol Clube.

O alegado incidente teve origem nas declarações de Alberto Lopes a uma estação de rádio, na passada semana, depois do sorteio para a taça de Portugal que ditou um derby entre o Abrantes e o Monsanto. Nessas declarações, Alberto Lopes acusa Nuno Pedro de ser dirigente da Associação de Futebol de Santarém e director desportivo do Monsanto, em simultâneo.

Nuno Pedro terá então ido ao encontro do dirigente do AFC para - segundo a versão de Alberto Lopes - o ameaçar e injuriar. Alberto Lopes nomeou “todos os elementos da Direcção do clube como testemunhas”, na PSP de Abrantes, alegando que apresentou queixa “não por querer alguma indemnização”, mas para "alertar as autoridades."
Postado por الرجل البسيط @ 14:36   2 comments

quarta-feira, novembro 28, 2007
Ainda o caso da expulsão de Luísa Mesquita do PCP
Jaime Gama garante que passagem da deputada a independente está prevista

O presidente da Assembleia da República sublinhou esta quarta-feira que a situação de Luísa Mesquita (que deverá passar a deputada independente depois de ter sido expulsa do PCP) "está prevista no Regimento" do Parlamento e não é inédita. Jaime Gama esclarece que "a deputada, passando a independente, a Assembleia da República no seu Regimento tem isso perfeitamente clarificado."

Gama adianta ainda que "a partir do momento em que isso aconteça, é gerir com normalidade." Recorde-se que, no passado, registaram-se os casos de José Magalhães e Jorge Lemos que, depois de saírem do PCP, continuaram o seu mandato de deputados na qualidade de independentes. A última situação do género aconteceu a Daniel Campelo (então deputado do CDS-PP) que viabilizou o Orçamento de Estado do PS, sendo suspenso do partido e continuando o mandato como independente.

Tal como o «Salvaterra é Fixe» noticiou, o PCP de Santarém divulgou, na terça-feira, a expulsão de Luísa Mesquita do partido, acusando-a de querer "usurpar um mandato que não lhe pertence." Luísa Mesquita continua a afirmar que pretende manter-se na Assembleia da República como deputada independente. De acordo com o novo Regimento, "os deputados que não integrem qualquer grupo parlamentar, e que não sejam únicos representantes de partido político, comunicam o facto ao presidente da Assembleia da República e exercem o seu mandato como deputados não inscritos".

Quando Luísa Mesquita passar a ter o estatuto de "deputada não inscrita", o grupo parlamentar do PCP (actualmente com 12 deputados) passará de 3ª a 4ª força política na Assembleia da República, ficando atrás do CDS-PP. A CDU elegeu nas legislativas de 2005 14 deputados, dos quais 12 pertencem ao grupo parlamentar do PCP e dois pertencem ao grupo parlamentar do Partido Ecologista "Os Verdes".
Postado por الرجل البسيط @ 14:42   1 comments

AGRICULTURA
Portugal aplicou mal Fundos Comunitários no valor de 300 milhões de euros, em especial no sector agrícola.

Por falar em agricultura, a verdade é como o azeite. E este é apenas o princípio das verdades relacionadas com os subsídios, muitas outras virão.

O que é lamentável nisto tudo é que ninguém vai ser Responsabilizado, Julgado e CONDENADO por estas falcatruas e abusos.
Postado por F.M. @ 12:23   1 comments

PCP expulsou deputada na terça-feira à tarde
Luísa Mesquita e o fim da ligação ao PCP

Um mês depois de ter retirado a confiança política a Luisa Mesquita, o PCP fez saber, na tarde de ontem (terça-feira) que a deputada foi expulsa do partido. No entanto, Mesquita já disse que pretende continuar a desempenhar funções na Assembleia da República (e como vereadora na Câmara Municipal de Santarém). A deputada garante que recebeu a notícia da expulsão com "calma e serenidade", acrescentando que a decisão não constituiu qualquer surpresa.
Em declarações à SIC Notícias, Luísa Mesquita lamentou que tenha tido conhecimento do sucedido pela comunicação social, contrariando, assim, a Secretariado da Direcção da Organização Regional de Santarém. A deputada diz que "é absolutamente falso" que tenha recebido qualquer comunicado oficial.

Luísa Mesquita em discurso directo

“Tenho condições para trabalhar e planificar o meu trabalho, para que não seja boicotado. Vou trabalhar de uma forma independente e livre das decisões do PCP. O PCP expulsa do seu partido quem muito bem entender e quiser mas não expulsa deputados eleitos. Não fui eu que incumpri ou rasguei o compromisso com eleitores de Santarém. Quem o fez foi a direcção do PCP."
Postado por الرجل البسيط @ 00:08   1 comments

segunda-feira, novembro 26, 2007
Aumento aprovado em reunião camarária
Água mais cara em Tomar

Com base na taxa de inflação prevista para este ano, o executivo de Tomar aprovou, em reunião camarária, a actualização das tarifas cobradas pelos Serviços Municipalizados de Água e Saneamento. O aumento mínimo é de 1 cêntimo por cada metro cúbico de água consumido.
Na prática, os consumidores do 1º escalão passam a pagar 0,44 euros por metro cúbico No entanto, a base de consumidores para este escalão será alargada, já que passa a abranger os consumidores até 6 m3 (em vez dos 5m3 até agora previstos). Os maiores consumidores, que são abrangidos pelo último escalão com consumos superiores a 25 m3, passam de 1,46 euros para 1,49 euros.
No comércio e na indústria, os aumentos variam entre os 2 e os 4 cêntimos. Curiosamente, os edifícios onde funcionam serviços do Estado sofrem o valor máximo de aumento de 4 cêntimos o metro cúbico.

Durante a discussão das actualizações dos valores, os vereadores dos Independentes por Tomar propuseram que a aplicação das tarifas tivesse em consideração os idosos e as famílias carenciadas e pediram que fosse reformulada a factura enviada pelos serviços para os consumidores, que continua a gerar diversos protestos por ser confusa.
Postado por الرجل البسيط @ 18:36   0 comments

domingo, novembro 25, 2007
FESTAS 2007
Resultados Contabilísticos 2007
A população (alguns, outros estão desejosos que não se fale neste assunto) da Glória do Ribatejo, começa a achar estranho que a Comissão de Festas 2007 em Honra de Nossa Senhora da Glória do Ribatejo, ainda não tenha divulgado os resultados contabilísticos do evento. Pela demora e pelo falatório, não se avizinha bom desfecho.

A população tem DIREITO de saber como decorreu em termos financeiros o acontecimento. Este direito é legítimo, porque foi a sua contribuição (alguns com muito esforço) que permitiu a realização dos festejos.

Os envolvidos têm o DEVER de esclarecer esta questão. Fica bem no êxito e no fracasso, ser humilde e assumir as responsabilidades.
Postado por F.M. @ 15:57   3 comments

sexta-feira, novembro 23, 2007
«SALVATERRA É FIXE» | Na blogosfera desde 2005
Postado por الرجل البسيط @ 14:11   0 comments

Valores ultrapassam os limites máximos permitidos por lei
Água de Vila Franca com demasiado arsénio

Quatro dos 51 concelhos analisados no ano passado pelo Instituto Regulador da Água e Resíduos (IRAR) ultrapassam o limite máximo de arsénio permitido pela lei, segundo o item "Qualidade da Água para Consumo Humano" do Relatório Anual do Sector das Águas e Resíduos. Em destaque está o concelho de Évora, com um incumprimento de 7,50 por cento nos níveis máximos permitidos de arsénio na água, seguido de Barcelos (5,0 por cento), Vila Franca de Xira (2,86 por cento) e Pombal (1,75 por cento).

Segundo Francisco Ferreira, da direcção da associação ambientalista Quercus, o excesso de arsénio na água tem sido um problema a que a Organização Mundial de Saúde (OMS) tem estado atenta. "Foi emendado na Europa por indicação da OMS o valor limite do arsénio e em Portugal, do ano de 2004 para 2005, o valor limite de 50 microgramas por litro baixou para 10", realçou. Francisco Ferreira salienta que o relatório do IRAR revela que há 1,1 por cento de análises da água em falta nos concelhos do país e, das que foram feitas, em 2,85 por cento foram ultrapassados os limites estabelecidos por lei. "Dentro deste controlo e comparativamente, entre os metais pesados o arsénio é o pior, depois do ferro", salienta.

Os efeitos do arsénio

Uma equipa do Instituto Tecnológico de Massachusetts (MIT) descobriu que os filhos de mães que ingeriram na gravidez água contaminada com arsénio apresentam alterações na expressão de alguns genes que pode originar mais tarde cancro e outras doenças. A descoberta, publicada hoje na “PLoS Genetics”, é a primeira evidência publicada de alterações em genes originadas por uma exposição pré-natal a um contaminante ambiental. "Este estudo pode ser um alerta para os municípios com grandes níveis de ultrapassagem destes limites, que devem merecer maior atenção por parte da entidade reguladora da água, para saber o que deve ser feito e medidas a tomar", considerou Francisco Ferreira.

Fonte: PÚBLICO
Postado por الرجل البسيط @ 12:14   0 comments

quinta-feira, novembro 22, 2007
Espuma branca voltou a invadir as águas do rio
Alviela com sinais de poluição

A espuma branca que por estes dias tem sido vísivel no rio Alviela teve o seu expoente máximo durante o dia de ontem, quarta-feira. No Mouchão, perto de Pernes, a altura da espuma chegou a atingir os dois metros, deixando ainda no ar um cheiro nauseabundo bastante intenso. Recorde-se que a situação já se arrastava há pelo menos dois dias, na localidade de Vaqueiros. Firmino Oliveira, presidente da Junta de Freguesia, sublinha que a poluição fica a dever-se aos muitos produtos e resíduos acumulados no rio ao longo dos últimos três meses e que, agora, foram arrastados com as primeiras chuvas.

As autoridades locais não apontam o dedo a ninguém, mas há quem lembre que as fábricas de curtumes estão a laborar com mais intensidade nesta altura. Além disso, já existia muita poluição ao longo do rio e que agora se agravou com o que veio de montante. Firmino Oliveira adianta que esta é uma "situação normal", que acontece todos os anos, e que já nem mata peixes porque "não há quase peixes no Alviela para morrer". O presidente da Junta de Freguesia de Vaqueiros refere ainda que já tinha avisado a Câmara de Santarém e lamenta que mais ninguém se tenha interessado pelo estado do rio desde o Festival do Alviela.
Postado por الرجل البسيط @ 16:00   0 comments

quarta-feira, novembro 21, 2007
Ponte rodoviária de Constância
Inspecção não revelou qualquer anomalia

A circulação na ponte rodoviária que liga a Praia do Ribatejo a Constância Sul foi retomada, não tendo sido detectada qualquer anomalia na inspecção realizada durante o dia de hoje. Fonte da Protecção Civil adiantou à agência Lusa que a vistoria realizada no tabuleiro rodoviário não detectou qualquer falha grave, pelo que foi retomada ao início da tarde de hoje a circulação, suspensa esta madrugada, "por precaução", devido a um deslizamento no tabuleiro ferroviário.
Os trabalhos no tabuleiro ferroviário vão prosseguir nos próximos dias, desconhecendo-se ainda o que terá motivado o deslizamento. Na noite passada, o maquinista de um comboio que passou pela ponte cerca das 23h00 apercebeu-se de algo anormal à entrada da ponte, junto a Praia do Ribatejo, tendo comunicado a situação na estação. A circulação de comboios foi de imediato interrompida e técnicos que se deslocaram ao local durante a noite verificaram que o tabuleiro se tinha afastado cerca de 20 centímetros no sentido da margem Sul.
Postado por الرجل البسيط @ 16:04   0 comments

terça-feira, novembro 20, 2007
OPINIÃO | Apontamento do dia
Filhos da nação

Não deixa de ser curioso as desculpas carnavalescas que se inventam para animar a elite. Numa instituição onde se decide o rumo do país, torna-se divertido atentar no desfile exasperado que alegra os escolhidos. Falo da Assembleia da República e dos deputados. Acompanhem-me neste breve exercício: no princípio do mês, o Parlamento dedicou 3 dias ao Ribatejo. Os vários espaços do Palácio de S. Bento foram invadidos por chefes de cozinha "premiados internacionalmente"; por ranchos folclóricos de província; por provas de vinho dignas de um banquete; e por sabores providenciados pelos tachos de restaurantes da região que levaram até Lisboa um paladarzinho a Ribatejo. Sem margem para dúvidas: de crescer água na boca.

Não contesto a iniciativa de dar a conhecer todo o potencial artístico e gastronómico do Ribatejo aos restantes deputados fora do círculo de Santarém (porque os que foram eleitos pelos ribatejanos sabem, certamente, distinguir um cernelheiro de um rabejador). O que critico com toda a firmeza é a opção de estender este tipo de actividades somente a uma elite. É como fazermos um jantar em casa e convidarmos apenas o pessoal... lá de casa. Com uma diferença: é que as nossos lares não são geridos por fundos públicos.

Devia, então, acabar-se com tais iniciativas? Não. Devia era haver coragem política para levar estas "amostras" da tradição a quem dela mais precisa. Mas sem subtilezas nem demais artifícios que só servem para regalar os tais privilegiados que servem a nação, a troco de um salário que, para muitos trabalhadores desse Portugal profundo, representa uma autêntico atentado à moralidade. Nunca vi um deputado a prestar assistência na Sopa dos Pobres ou às portas do LIDL durante uma campanha do Banco Alimentar. Talvez porque isso não se enquadra na designação de «despesas de representação»...

Em vez de roteiros regionais, os parlamentares deviam experimentar (sobre)viver com o salário mínimo durante alguns meses. Talvez assim a discussão do Orçamento de Estado fosse mais lúcida e proveitosa. As mordomias dos deputados estão a anos luz da realidade do país. De nada serve argumentar que estão ali para representar o povo; para trabalhar em prol da nação; que é um trabalho de responsabilidade; que estão sentados no hemiciclo porque alguém os escolheu (erro nosso, neste caso...). O bombeiro do quartel da esquina terá, porventura, maiores responsabilidades. E a verdade é que isso não garante que a família não passe fome.

Por Makliano
Postado por الرجل البسيط @ 12:59   1 comments

segunda-feira, novembro 19, 2007
OPINIÃO | Um problema chamado «Águas do Ribatejo»
Quando as câmaras não se entendem...

Sousa Gomes, presidente da Comunidade Urbana da Lezíria do Tejo (CULT), já disse que é "difícil" o entendimento entre as 7 autarquias que integram a «Águas do Ribatejo» e os municípios de Santarém e do Cartaxo. Em causa está o facto de Santarém e do Cartaxo terem optado por criar sistemas independentes, obrigando a uma reprogramação da candidatura ao Fundo de Coesão. Na prática, a «Águas do Ribatejo» e os restantes dois municípios terão de encontrar um consenso que viabilize o acesso a fundos comunitários para investimentos na área do saneamento básico.

Apesar de se mostrar receptivo ao estudo de alternativas, o presidente da CULT já adiantou que não vê grandes possibilidades de êxito. Sousa Gomes esclareceu também que a candidatura reprograma pela CULT já foi entregue em Junho, em Bruxelas, e não vai ser retirada.

O leitor está confuso? Nós, por cá, também. Há anos que andamos nisto e ninguém se entende acerca da «Águas de Portugal». Não se compreende como é que Santarém e o Cartaxo puderam ficar de fora de um projecto lançado pela Comunidade Urbana da Lezíria do Tejo. O problema terá sido destes dois municípios? Ou serão os restantes 7 que estão errados?

Uma coisa é certa: há freguesias que estão dependentes dos fundos comunitários. Se nada ficar decidido até final de Dezembro, as câmaras arriscam-se a perder financiamento para o saneamento básico. Esgotos, por exemplo. E pensar que ainda há freguesias que não sabem sequer o que é uma conduta de esgoto...

Por Markliano
Postado por الرجل البسيط @ 15:38   1 comments

domingo, novembro 18, 2007
DOSSIER ESPECIAL | Sismos
Abril de 1909. Um sismo faz tremer as localidades de Salvaterra de Magos, Benavente e Samora Correia. Todas elas ficaram parcialmente destruídas. Quase 100 anos depois, a possibilidade do cenário se repetir é elevada. E há uma certeza: a acontecer, as consequências serão muito maiores (existem hoje mais edifícios e mais habitantes).
Em 1909, os planos de intervenção não passavam de uma miragem. As autoridades só chegaram aos locais dos acontecimentos 6 horas depois da ocorrência do sismo. Morreram 39 pessoas. E só no dia 24 de Abril (recorde-se que o sismos data de 23 de Abril de 1909) é que os feridos começaram as ser transportados para Lisboa, em comboios a vapor. E se a região voltar a tremer? Estaremos preparados para o pior?...

O grau de risco na região

A Sociedade Portuguesa de Engenharia Sísmica dispõe, há já alguns anos, de vários mapas com os graus de risco para a região de Lisboa e Lezíria do Tejo. Esses dados revelam que Benavente e Samora Correia são as áreas mais vulneráveis (risco de grau 9 na escala de Mercalli Modificada). À medida que se sobe em direcção a Almeirim, o risco diminiu para 8. O concelho de Salvaterra de Magos encontra-se também abrangido por esta intensidade. Azambuja está numa zona de transição de 8 para 7.
No grau 7 da escala de Mercalli Modificada estão Coruche, Santarém, Cartaxo, Alenquer, Castanheira do Ribatejo, Vila Franca de Xira, Alhandra, Alverca e Póvoa de Santa Iria. Ainda com base nos registos da Sociedade Portuguesa de Engenharia Sísmica - e tendo em conta a intensidade do sismo de 1909 -, Tomar apresenta um risco de grau 6. Como a seguir se demonstra, há motivos suficeinetes para preocupação...

Descodificando os números

Na escala de Mercalli Modificada o grau 9 é classificado como «Desastroso». Neste índice, ocorre o desmoronamento de alguns edifícios e há danos consideráveis em construções sólidas. No grau 8 – classificado como «Ruinoso» – são provocados danos acentuados em construções sólidas. Os edifícios de muito boa construção sofrem alguns danos. Podem ainda cair campanários e chaminés de fábricas.
Já o grau 7 é considerado “Muito Forte” e durante um sismo desta intensidade há estragos limitados em edifícios de boa construção. Um sismo com estas características é facilmente perceptível pelos condutores de veículos automóveis em trânsito e desencadeia o pânico geral nas populações.

Os sinais

A 12 de Fevereiro, os sismógrafos do Centro Sismológico Euro-Mediterrênico registaram um abalo sismíco com intensidade de 6,1 graus na escala de Mercalli. O epicentro terá sido a 188 km a sudoeste de Lagos e a 160 km a sudoeste do Cabo de S. Vicente. Ou seja: no Banco de Gorringe (uma região sísmica ao largo de Portugal, que é considerada pelos analistas como uma das mais preocupantes). E não é para menos. Na madrugada de 12 de Fevereiro, por exemplo, o sismo foi sentido com forte intensidade em toda a região sul do país. Salvaterra de Magos não foi excepção.

A Protecção Civil...

...deveria estar mais atenta ao problema. A começar pela vertente informativa. Não se compreende - e isto a título ilustrativo - como é que o site da Autoridade Nacional de Protecção Civil não tem qualquer dado sobre os riscos (sísmicos e outros) no distrito de Santarém (confirmar AQUI). Nem os sites das autarquias locais esclarecem. Alguém conhece verdadeiramente o Plano de Emergência distrital? Que medidas concretas contempla para o caso de se verificar a existência de forte intensidade?
A situação torna-se mais grave se recuarmos a Março de 2006. Na altura - e em todo o distrito de Santarém - mais de 630 escolas não estavam a cumprir as normas de segurança (de um total de 730 escolas). Só 99 instituições tinham planos de emergência devidamente aprovados pelo Serviço Nacional de Bombeiros e Protecção Civil...
Postado por الرجل البسيط @ 01:07   5 comments

sábado, novembro 17, 2007
Dia Internacional do Não fumador

"Um estudo da Universidade do Minho confirma que se os não-fumadores permanecerem várias horas em locais com fumo acabam por fumar vários cigarros por dia.Segundo o coordenador deste estudo, nos restaurantes, um não-fumador acaba por fumar em média cerca de cinco cigarros em cada oito horas de exposição, contudo este número sobe para 15 cigarros se estivermos a falar em discotecas.No que se refere aos edifícios da Administração Pública, como as câmaras municipais, José Precioso assinalou uma redução da contaminação, uma diminuição que tem a ver com o facto de as pessoas fumarem menos nestes locais.Para este especialista, há já um «certo pudor em fumar em sítios públicos», podendo também este diminuição estar associada a grande volumetria dos edifícios em causa.José Precioso indica, no entanto, que em determinados locais, um não-fumador pode transformar-se mesmo num «fumador activo» ou num fumador «sem filtro». «É preciso ver que muitas vezes ainda é pior o fumo passivo que o fumo activo», acrescentou."

"De acordo com o estudo, 92 por cento dos portugueses apoiam a proibição de fumar nos escritórios e outros locais de trabalho fechados, e 91 por cento defendem a interdição de fumo em todos os espaços públicos fechados, como metro, aeroportos e lojas (a média comunitária em ambos os casos é de 88 por cento de apoio)."

Este é um tema bastante interessante, percam 2 minutos e vejam: AQUI mais sobre o tema.

Beijos sem fumo
Rubi
Postado por Rubi @ 21:12   0 comments

DESEMPREGO (novamente)
O senhor José Sócrates Carvalho P. (Papagaio) de Sousa diz que já foram criados 106 mil postos de trabalho. A função pública (comme d’habitude) contribui para estes números com a contratação em ano e meio de 40 mil “trabalhadores”. No entanto, 20 mil funcionários públicos estão em risco de desemprego e a mobilidade especial já contempla 1.270 funcionários.

Outras notícias (estas sim preocupantes) são de que a taxa de desemprego cresceu no terceiro trimestre deste ano 6,5%, face ao mesmo trimestre de 2006. Em apenas um ano, mais 27 mil portugueses ficaram sem trabalho, totalizando, neste momento, 444,4 mil pessoas desempregadas.

Nos licenciados a situação também agravou-se, com o desemprego (em termos homólogos) a aumentar entre os cidadãos com um nível de escolaridade completo correspondente ao ensino básico (mais 19,9 mil desempregados) e ao ensino superior (mais 10,7 mil). Neste último caso, a comparação homóloga revela um aumento de 19,8% face ao mesmo trimestre de 2006, havendo neste momento um total de 64,7 mil indivíduos com habilitações superiores que não têm trabalho.

PERGUNTA: Porque é que ninguém é responsabilizado por estes desastrosos resultados? É que numa empresa privada, um gestor que apresentasse resultados negativos (logo no primeiro semestre, não continuamente), era imediatamente posto no olho da rua (sem direito a qualquer indemnização) e responsabilizado pelos mesmos.
Postado por F.M. @ 19:19   1 comments

DIFICULDADES
O INE indica (em termos homólogos) que a inflacão (de um modo geral, a palavra inflação é usada como aumento de preços, a menos que um significado alternativo seja expressamente especificado) subiu em Outubro para 2,6%, mais cinco décimas de ponto percentual (p.p) face ao mês de Setembro.

Segundo o último relatório do Banco de Portugal, o investimento total na economia deverá recuperar 2.1% (muito pouco, tendo em conta a queda acumulada de 15% registada entre 2002 e 2006). A mesma entidade, no boletim A Economia Portuguesa em 2007, página 57, diz o seguinte: Um terceiro traço estrutural do actual ciclo económico, é o baixo nível de crescimento tendencial da economia quando compara com os ciclos anteriores.

Desta constatação (leiga), deduz-se que a inflação ficará 0.5 p.p, acima do investimento económico. Ou seja, os preços continuam a aumentar, sem que se produza riqueza para os acompanhar e isto irá certamente criar (mais), sérias dificuldades aos portugueses.
Postado por F.M. @ 01:08   1 comments

sexta-feira, novembro 16, 2007
REFLEXÃO | Jornalismo português em «estado de sítio»

Talvez fosse altura de se pôr alguma ORDEM na profissão. Não por esta notícia. Mas, antes, por todas as outras que vemos diariamente por aí em jornais, revistas, rádios e televisões...
Postado por الرجل البسيط @ 14:40   1 comments

quinta-feira, novembro 15, 2007
CINEMA
«Control», de Anton Corbijn, chegou hoje às salas de cinema. É um retrato de Ian Curtis (Joy Division) Para RECORDAR
Postado por F.M. @ 18:53   2 comments

quarta-feira, novembro 14, 2007
OPINIÃO | Apontamento do dia
A controvérsia das urgências e a “lógica” das medidas

"(...) Na região está principalmente em causa o atendimento prestado aos cerca de 70 mil habitantes dos concelhos de Benavente, Coruche e Salvaterra. O Ministério da Saúde já terá posto de parte qualquer possibilidade de construir um pequeno hospital para servir estes três municípios e parece apostado em avançar para a instalação de uma Unidade Básica de Urgências, sacrificando os serviços de atendimento permanente que ainda funcionam em Benavente e em Coruche.

Segundo os dados divulgados, esta unidade de urgência poderá ficar em Coruche, tendo também em conta que é o concelho mais distante do seu hospital de referência, mas as populações de Benavente e de Salvaterra não se conformam. Pode haver alguma razão na ideia de racionalizar custos, mas estas “boas intenções” caem por terra se não se basearem em argumentos lógicos.

Dizer aos habitantes de Benavente e Salvaterra que percorram 40 quilómetros até à UBU de Coruche e façam, depois, mais 60 quilómetros no sentido contrário, caso tenham que recorrer ao hospital, faz pouco sentido. Ainda mais quando se sabe que as urgências de Vila Franca e de Santarém já estão saturadas e que as estradas de acesso a Coruche estão muito degradadas."

Jorge Talixa / Excerto do editorial do semanário «Vida Ribatejana»
Postado por الرجل البسيط @ 16:06   1 comments

EXPLORAÇÃO EM SANTO ESTEVÃO SOB VIGILÂNCIA
Patos importados de Inglaterra na mira das autoridades sanitárias

Mais de duas mil aves de uma exploração situada em Santo Estevão, Benavente, estão sob vigilância sanitária. Os animais foram importadas da região do leste de Inglaterra, onde foi detectado o vírus da gripe das aves. Desde dia 8 - altura em que os patos foram enviadas para Portugal - que as autoridades sanitárias têm vindo a recolher amostras para análise. Os primeiros resultados foram negativos. Entre esta 5ª e 6ª feira deverão ser conhecidos os resultados de uma segunda avaliação. Todos os animais encontram-se em local devidamente isolado e os técnicos da Direcção-Geral de Veterinária estão a acompanhar a situação.
Postado por الرجل البسيط @ 15:39   2 comments

terça-feira, novembro 13, 2007
Faleceu o ex-presidente da Junta de Freguesia da Glória
UM ADEUS A EMÍDIO MONTEIRO
Faleceu o ex-presidente da Junta de Freguesia de Glória do Ribatejo, Emídio Monteiro. Á família enlutada, a equipa do "Salvaterra é Fixe" endereça os maiores pêsames. A vila de Glória do Ribatejo perde mais uma daquelas pessoas que deixou a sua marca na autarquia local pela sua forma de estar, ser e de decidir.
Emídio Monteiro sempre se assumiu como um homem de esquerda. Inicialmente militou no Partido Comunista Português (PCP) mas no momento em que Ana Cristina Pardal Ribeiro decidiu romper com a velha guarda comunista e candidatar-se à presidência da Câmara Municipal de Salvaterra de Magos pelo Bloco de Esquerda (BE), este gloriano foi um dos maiores apoiantes da "Anita".
Muitos comunistas condenaram a opção política de Emídio Monteiro, mas a verdade é que ele mostrou que era um homem destemido. Com o seu falecimento a história contemporânea da Glória do Ribatejo fica mais pobre.
Postado por José Peixe @ 20:56   1 comments

O ESTADO DA NAÇÃO
As «boas» notícias...

Em alturas de contenção financeira, eis as revelações dos jornais desta manhã. A Assembleia da República gastou, só este ano, 3,4 milhões de euros em viagens. Trata-se de um aumento de 15 por cento, em comparação com o ano anterior. Já o Ministério da Justiça contrariou as recomendações oficiais e comprou uma frota de carros de luxo. Outra «excelente» novidade: o novo modelo das Estradas de Portugal diz que os contribuintes é que vão pagar integralmente a utilização dos acessos rodoviários. Posto isto, só fica a faltar a notícia de que José Sócrates vai ganhar as legislativas de 2009 com maioria absoluta...
Postado por الرجل البسيط @ 00:44   1 comments

segunda-feira, novembro 12, 2007
AS DÍVIDAS DAS CÂMARAS MUNICIPAIS
Santarém na lista das autarquias que mais devem

Dos 22 municípios notificados em Setembro, confirma-se que 12 atingiram ou ultrapassaram os limites de endividamento. De acordo com os dados revelados na tarde desta 2ª feira, o valor das dívidas totaliza 36,8 milhões de euros. A autarquia de Santarém integra a lista (com um excesso de endividamento de 3.806.923,61 euros (quase 4 milhões de euros).
Para as 12 câmaras municipais estão previstas reduções de 10 por cento no valor mensal a transferir do Fundo de Equilíbrio Financeiro (FEF). Eis a lista completa das autarquias endividadas, com o respectivo valor das reduções mensais:

Ansião (PSD) - excesso de endividamento de 1.269.956,46 euros. Valor da redução mensal do FEF de 37.600 euros.

Castelo de Paiva (PSD) - Excesso endividamento de 1.082.085,26 euros. Redução mensal do FEF de 40.687 euros.

Fornos de Algodres (PSD) - Excesso endividamento de 3.064.311,31 euros. Redução mensal de 31.238 euros.

Guarda (PS) - Excesso endividamento de 1.448.033,86 euros. Redução mensal de 90.699 euros.

Lisboa (PS) - Excesso endividamento de 10.044.461,04 euros. Redução mensal de 261.402 euros.

Lourinhã (PS) - Excesso endividamento de 1.264.972,17 euros. Redução mensal de 31.302 euros.

Mondim de Basto (PSD) - Excesso endividamento de 496.031,67 euros. Redução mensal de 42.283 euros.

Ourique (PS) - Excesso endividamento de 103.941,08 euros. Redução mensal de 48.067 euros.

Santarém (independente/PSD) - Excesso endividamento de 3.806.923,61 euros. Redução mensal de 79.147 euros.

São Pedro do Sul (PSD) - Excesso endividamento de 1.561.700,13 euros. Redução mensal de 58.357 euros.

Vila Nova de Gaia (PSD) - Excesso endividamento de 11.929.661,12 euros. Redução mensal de 106.480 euros.

Vouzela (PSD) - Excesso endividamento de 740.905,41 euros. Redução mensal de 38.851 euros.
Postado por الرجل البسيط @ 18:03   1 comments

RESULTADOS DAS ELEIÇÕES NAS CONCELHIAS
Os novos líderes regionais do PS e do PSD

José Miguel Noras, antigo presidente da Câmara Municipal de Santarém e actual vereador na autarquia de Lamego, é o novo representante da Comissão Política da Concelhia de Santarém do PS (com 116 votos a favor e 12 brancos). Noras liderou a única lista que se apresentou a estas eleições. A afluência dos militantes às urnas (de um total de centena e meia com a quotas em dia) foi na ordem dos 80 por cento.
A Comissão Política do PSD de Santarém, também foi a votos. O deputado Vasco Cunha é o líder escolhido, com 58,1 por cento dos votos (contra 41,2 por cento obtidos por João Moura). A lista vencedora inclui outros 2 deputados do PSD: Miguel Relvas e Mário Albuquerque (todos eles apoiantes de Marques Mendes nas directas de Setembro).
Postado por الرجل البسيط @ 12:52   0 comments

sexta-feira, novembro 09, 2007
DESEMPREGO
Segundo o Diário de Notícias a Segurança Social autorizou, até Setembro, 132 mil pedidos de subsídio de desemprego, mais 6,8% do que em igual período do ano anterior. Isto já se sabia que ia acontecer no final do verão, mesmo depois de alguns responsáveis afirmarem que o desemprego estava a descer (conversa da treta).

Com a Comissão Europeia a rever em baixa a previsão de crescimento da zona euro em 2008, não se avizinha a tão anunciada retoma económica e consequente criação de emprego, que estes doctus cum libro tanto apregoam.
Postado por F.M. @ 12:24   0 comments

NA ESCOLA SECUNDÁRIA SÁ DA BANDEIRA, EM SANTARÉM
Aluno faz explodir bomba para batida às raposas

Um jovem de 14 anos fez rebentar, esta semana, uma bomba própria para batida às raposas. A situação ocorreu na Escola Sá da Bandeira, em Santarém. Um comunicado emitido pela PSP esclarece que o explosivo foi lançado das escadas do primeiro andar para o corredor do piso térreo, onde decorrem as aulas.
Outras bombas do género terão, entretanto, explodido na via pública, nas manhãs de 3ª e 4ª feiras. As autoridades identificaram três menores de 14 e 15 anos. Foi identificado um quarto menor que terá adquirido cerca de 100 bombas por 7,50 euros, em estabelecimento ainda desconhecido.
Postado por الرجل البسيط @ 00:29   1 comments

quarta-feira, novembro 07, 2007
O INSÓLITO ACONTECEU EM TOMAR
Proposta aprovada por... distracção

Os vereadores dos Independentes de Tomar apresentaram ontem, na reunião camarária, uma proposta que obriga a autarquia a limpar e a construir uma vedação no Fórum Romano. Posteriormente à aprovação da dita proposta - e questionado pelo jornal «O Mirante» -, o presidente do executivo rejeitou a possibilidade de realizar qualquer intervenção (pelo menos, sem antes que um outro organismo assuma que vai ajudar a Câmara nessa missão).
Resultado: António Paiva ficou incomodado e atrapalhado com a questão, ao ser confrontado com a proposta que tinha acabado de aprovar. "Não faz mal. A Câmara não pode fazer nada, enquanto não adquirir aquele terreno", disse. Portanto, fica tudo como está...
Há mais de 10 anos que o Fórum Romano se encontra ao abandono. A erva vai crescendo e o lixo vai-se amontoando. A criação de um museu (previsto no plano de pormenor daquele espaço) pode alterar a situação. E, com sorte, a proposta vai também acabar por ser aprovada... por distracção.
Postado por الرجل البسيط @ 11:52   0 comments

terça-feira, novembro 06, 2007
NÚMEROS NEGROS ENSOMBRAM O DISTRITO
Os dados revelados pela Autoridade Nacional de Segurança Rodoviária não enganam: o distrito de Santarém é o que apresenta o maior aumento de número de mortos nas estradas. Entre 1 de Janeiro e 28 de Outubro deste ano morreram 60 pessoas na sequência de acidentes de viação. No mesmo período de 2006 morreram 34. Verifica-se, assim, um aumento de 76,5 por cento. As autoridades confirmam que o excesso de velocidade continua a ser a principal causa dos acidentes com vítimas mortais. Seguem-se a condução sob o efeito de álcool, as manobras perigosas e o desrespeito pela sinalização.

OS PONTOS NEGROS

Estrada Nacional 118: esta via atravessa todo o distrito. Vai desde Abrantes a Benavente, cruzando sete concelhos (onde se contam as vilas da Chamusca, Alpiarça e Salvaterra). Segundo a Brigada de Trânsito, 4 pessoas perderam a vida em acidentes na EN 118.

Estrada Nacional 3: a entrada de Santarém continua a ser um dos locais mais problemáticos em termos de sinistralidade rodoviária. Só em Setembro morreram 2 pessoas, numa curva apertada (e onde já foram apanhados veículos a circular a mais de 130 km/h).

Estrada Nacional 114: o perigoso lanço entre Coruche e Almeirim já fez uma vítima, em Agosto. Apesar desta via ter sido alvo de uma intervenção por parte da empresa Estradas de Portugal, a EN 114 continua a figurar na lista negra das estradas do distrito.

Estrada Nacional 368: curvas apertadas e má visibilidade fazem com que a EN 368 também entre nas estatísticas. Pelos dados que se conhecem, esta estrada é uma das mais antigas no distrito de Santarém que continua a somar vítimas mortais.

OS ATROPELAMENTOS

Tendo em conta o historial dos anos anteriores, os atropelamentos representam um caso peculiar em termos nacionais. A PSP registou desde o início de 2007, nas áreas urbanas, 63 atropelamentos. Em 2006, contabilizaram-se 103. Grande parte destas situações ocorreram na EN 118, na EN 114 e na EN 3.

O DIA NACIONAL DA MEMÓRIA

No dia 18 de Novembro, a cidade de Santarém acolhe as comemorações do Dia Nacional da Memória. Pretende-se que esta data seja dedicada a todos aqueles que perderam a vida nas estradas portuguesas. A cerimónia vai contar com a presença de Rui Pereira, Ministro da Administração Interna, e de outras individualidades ligadas à Protecção Civil e às diversas autoridades rodoviárias.

O QUE DIZ O GOVERNADOR CIVIL

"Não consigo encontrar uma explicação razoável para estes números, mas tenho a certeza de que se todos os condutores cumprissem o Código da Estrada o flagelo não atingiria esta dimensão."

"O número de vítimas mortais [resultantes de atropelamentos] é absolutamente inaceitável, mesmo sabendo que se trata de condutores que circulam em excesso de velocidade dentro de localidades como de peões que atravessam fora das passadeiras."
[Declarações recolhidas pelo jornal «Correio da Manhã»]
Postado por الرجل البسيط @ 00:13   0 comments

segunda-feira, novembro 05, 2007
FEIRA NACIONAL DO CAVALO
A tradição está de regresso à Golegã

A Feira Nacional do Cavalo já abriu a portas. Entre 2 e 11 de Novembro, há bons motivos para visitar a Golegã. Veja AQUI o programa oficial do certame.
Postado por الرجل البسيط @ 18:36   0 comments

INCENTIVOS PARA ALUNOS COM DIFICULDADES
Autarquia de Salvaterra atribui 10 bolsas de estudo

Até 20 de Novembro os alunos que pretendem prosseguir os estudos, e que tenham dificuldades económicas, podem candidatar-se às 10 bolsas de estudo atribuídas pela Câmara Municipal de Salvaterra de Magos. Residir no concelho e não ter qualquer licenciatura são alguns dos critérios exigidos. Os interessados devem preencher o boletim de candidatura nos serviços de acção social e cultura da autarquia, nas juntas de freguesia ou no site oficial da Câmara. Para aceder directamente, basta clicar AQUI.
Postado por الرجل البسيط @ 18:26   0 comments

BARRAGEM DE ALMOUROL
Constância é uma alternativa

António Mendes, presidente da Câmara Municipal de Constância, afirmou à LUSA que o Instituto da Água (INAG) vai procurar um local alternativo para construir a barragem prevista para a zona de Almourol. Numa reunião entre o INAG e as autarquias de Abrantes, Chamusca, Constância, Mação e Vila Nova da Barquinha todos reconheceram que a primeira alternativa - a zona de Almourol - iria causar impactos negativos. António Mendes disse que foi apontada uma nova localização para a barragem, a montante de Constância, que por enquanto "não passa de uma ideia." O INAG vai entregar ao Ministério do Ambiente, na próxima semana, todos os contributos recebidos na consulta pública para serem tidos em conta.
Postado por الرجل البسيط @ 18:15   0 comments

domingo, novembro 04, 2007
As "Represálias Socráticas" no Partido Socialista
FALTA DE LIBERDADE
Por que deixou de haver tendências no PS? O sociólogo António Barreto diz que, no actual PS, "há receio de pensar, porque toda a gente sabe que as represálias são rápidas." Manuel Alegre, por seu turno, diz que há um "grande conformismo." A crise da esquerda é o pano de fundo de uma liderança peculiar que secou o debate interno no Partido Socialista liderado pelo Primeiro Ministro José Sócrates.
Jornal "Público" 4 de Nov. 07

Postado por José Peixe @ 21:46   0 comments

sábado, novembro 03, 2007
O CARTOON DO MARKLIANO
[efeitos nefastos da pandemia socrática]
Postado por الرجل البسيط @ 18:09   0 comments

ELEIÇÕES NA CONCELHIA DO PS DE SANTARÉM
Olhando para os nomes que integram a lista de José Miguel Noras na corrida à concelhia do PS de Santarém, fica provado que, em política, não há feridas que o tempo não seja capaz de sarar. Dois exemplos: Joaquim Neto e Manuel Afonso (ambos vereadores socialistas) são as figuras de proa que, durante 6 anos, entraram em ruptura com o antigo presidente da autarquia de Santarém. Noras conseguiu ainda a proeza de recuperar nomes que, antes, estavam ao lado de Rui Barreiro (o homem que o PS escolheu em 2001, para as eleições à autarquia, em detrimento de José Miguel Noras).

O mote da campanha
«Regressar às Vitórias»

Os presidentes de Junta na lista
Ilídio Freire (Abitureiras)
Diamantino Duarte (Tremês)
Luís Mena Esteves (Azóia de Baixo)
Luís Justino (Alcanhões)
Joaquim Lucas (Amiais de Baixo)

Os ex-vereadores "ressuscitados"
Graça Morgadinho
Raul Violante

A comissão de honra
José Churro Faustino
Joaquim Botas Castanho

Os "ex-guerreiros" de Rui Barreiro
Manuel Afonso
Joaquim Neto
José Luís Cruz
Sandra Vitorino
António Rebelo
Postado por الرجل البسيط @ 16:16   0 comments

sexta-feira, novembro 02, 2007
VAMOS DAR ASAS A ESTA IDEIA
Livros para a Biblioteca escolar de Benfica do Ribatejo

A causa não poderia ser mais nobre. A Escola do 1º Ciclo e o Jardim de Infância de Benfica do Ribatejo precisam de livros para encher as estantes da biblioteca escolar. Além de manuais escolares, obras de ficção e quaisquer outro tipo de livros, as instituições solicitam ainda material didáctico - como jogos e brinquedos. Deixamos aqui as respectivas moradas:

Escola EB 1º Ciclo de Benfica do Ribatejo
Rua Direita,
2080-329 Benfica do Ribatejo

Jardim de Infância de Benfica do Ribatejo
Rua João de Deus,
2080-339 Benfica do Ribatejo

NOTA: caso o leitor tenha outro contacto mais útil (para que qualquer interessado possa fazer chegar livros e material didáctico à biblioteca escolar de Benfica do Ribatejo), agradecemos, desde já, o envio dessa informação para o «Salvaterra é Fixe».
Postado por الرجل البسيط @ 00:54   0 comments


Photo Sharing and Video Hosting at Photobucket
Photo Sharing and Video Hosting at Photobucket
Num concelho onde não existem órgãos de Comunicação Social este Blogue pode ser importante para dar voz aos que não têm voz política em Salvaterra de Magos.
Afinal de contas onde está a Democracia participativa tão apregoada pela presidente Ana Cristina Pardal Ribeiro "Anita" nas últimas Eleições Autárquicas?
O que é feito das outras forças partidárias que prometeram fazer oposição séria e desmascarar os "podres" que existem dentro da autarquia?
É que as perseguições políticas continuam na Câmara Municipal de Salvaterra de Magos e o compadrio político também!
Por isso mesmo, faz todo o sentido a existência deste espaço comunicacional aberto e lutar por um concelho mais desenvolvido.
É muito importante combater o atrofiamento provocado pelo "Anitismo".


Photo Sharing and Video Hosting at Photobucket
José Peixe - Editor


"A evolução do humano não é obra exclusiva da natureza.
Com a cultura e a capacidade de transmitir conhecimentos de geração em geração o humano é também um produto evolutivo de si próprio."

Moura, Leonel,
Jornal de Negócios
em 20070530
Photo Sharing and Video Hosting at Photobucket

ÚLTIMOS POSTS EDITADOS
ARQUIVO DE POSTAGENS NO BLOGUE
COMO PARTICIPAR NO BLOGUE
MEDIA NACIONAIS
MEDIA INTERNACIONAIS
INFORMAÇÕES GOOGLE
PESQUISAS NA WEB
BLOGUES EM DESTAQUE
BLOGUES DA GLÓRIA DO RIBATEJO
COLABORADORES DO BLOGUE
CRÉDITOS

Free Blogger Templates

Powered by Blogger

Bravenet.com
Photobucket.com
Clocklink.com
Dani R
(ajuda básica)