quarta-feira, novembro 08, 2006 |
Construindo... |
Democracia Participativa
ANTÍTESES
Parece um exercício de relax daqueles que vem no jornal: descubra as diferenças. Só que, de tão fácil, perde o interesse. Explico.
Para quem ler as teses autárquicas do Bloco de Esquerda e as comparar com a prática autárquica deste partido em Salvaterra pode parecer estar perante algum texto dos Gato Fedorento. É que, entre o texto bloquista, refundador de esperanças em parte da esquerda nacional, e a prática salvaterrense, não há nada, a não ser o nome em rodapé, em comum. Não há respeito por minorias. Não há respeito pelo meio natural. Não há preocupações ambientais. Não há aprofundamento de debate. Não há democracia participativa. Há todo o invés. Em Salvaterra, o executivo BE rejeita a democracia participativa. Quem ousar questionar as ideias e atitudes do executivo é fulminantemente arrumado. É uma prática que só cria amarguras desnecessárias, conflitos artificiais, quando deveria haver uma prática reconciliadora, democrática. A democracia participativa não entrou em Salvaterra. E slogans bloquistas como “A democracia está a passar por aqui” só provacam o riso e a indignação. Vê-se que conceito de democracia têm...
A intolerância ideológica. O racismo. A homofobia. O autoritarismo. Aqui estão algumas das antíteses com o programa oficial do BE.
A intolerância ideológica: nenhuma ideia contrária é aceite. O autor dessa ideia será perseguido. Prática corrente em Salvaterra.
O racismo: a comunidade cigana é, há tempos, objecto de perseguição por parte deste executivo. A comunidade imigrante brasileira não é vista com bons olhos.
A homofobia: o máximo representante do executivo salvaterrense foi já alvo de queixas, por parte de associações de defesa dos direitos das minorias sexuais, por desconsideração e declarações homófobas. O BE de Lisboa consentiu e calou.
O autoritarismo: é a postura mais comum, a postura do dia-a-dia, no município salvaterrense. Vem já de há longos anos, tendo sido uma das razões da retirada de confiança política do pasado.
Então, como conseguiram, há um ano, revalidar a maioria absoluta?
1º Uma oposição profundamente dividida dividiu os votos e confundiu o eleitorado. 2º O clientelismo do executivo: trocas de favores por votos, de votos por empregos, enfim, a prática autárquica mais clientelar ao serviço de uma nova maioria. 3º A lembrança de obra feita: aqui é inegável o facto de o executivo ter feito muito do que havia para fazer, e que o PS não fez em 20 anos. Todavia, a obra feita não é nem deve ser um cheque em branco para o poder absolutista.
As teses do BE são, assim, contrariadas.
Antítese: oposição de sentido entre dois termos ou duas proposições; oposição; coisa contrária; o contrário; em Kant: proposição negativa das antinomias da razão pura. (Do grego antíthesis, «oposição» pelo latim antithese.) |
Postado por Anónimo @ 08:38 |
|
5 Comments: |
-
-
Prezado Anormal do Costume,
Aqui no Salvaterra é Fixe não se tira nenhuns Posts. Na qualidade de Editor quero deixar isso muito CLARO.
Os colaboradores (com pseudónimos ou não!) editam os Posts que quiserem e quando entenderem. Mas também têm liberdade para retirar aquilo que escrevem, se por acaso acharem que a prosa deve ser melhorada. Se calhar, foi o que se passou com o Post do A.M.
Nós não escrevemos só por escrever. Não comentamos porque alguém nos manda comentar. Não somos da sua laia. Entendeu?
E que tal dar a cara?! Assumir aquilo que se escreve.
Se calhar está acostumado a dar outra coisa. Mas isso, meu caro é consigo. Cada um dá aquilo que quer e leva onde quer levar. Ou não acha?
Intolerantes nós? Se o fôssemos as "porcarias" dos seus Comentários não eram editados.
Perseguições? Não fazemos porque não estamos à frente da Câmara Municipal de Salvaterra. Mas sabemos de muitos trabalhadores que foram postos na prateleira e completamente aniquilados pela presidente "Anita". Não somos perseguidos porque apenas um de nós trabalha na Autarquia e sabe cuidar-se muito bem.
Fascistas? Essa só pode ser para rir.
-
-
-
Amigo (ou não) Marginal, Dás-me pena.... Um Beijo Rubi
|
|
<< Home |
|
|
|
|
|
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.