"A zona da Vala Real, em Salvaterra de Magos, está a ser alvo de um atentado à Natureza e à saúde pública. Neste local estão a ser despejados todo o tipo de lixos, sem que se veja qualquer tipo de acção por parte das autoridades. Trata-se de uma situação vergonhosa a que urge pôr cobro. Recorde-se que a Vala Real foi despoluída, com o dinheiro de todos nós, mas, incompreensivelmente, continua a ser palco de atentados ambientais." Este pequeno texto foi enviado para o jornal Correio da Manhã do dia 27 de Abril pelo Senhor Carlos Silva de Marinhais.
O Sr. João Abrantes, Vereador da Câmara Municipal de Salvaterra de Magos respondeu o seguinte:
"Está em curso o processo de aquisição de um terreno para substituir o espaço onde está a ser construído o Picadeiro do Cais da Vala, local onde anteriormente a Câmara depositava ramagens de árvores e outro material, até ser devidamente enviado para o ecoponto ou aterro. Enquanto o processo de aquisição do terreno não é concluído, foi criado este vazadouro, de forma provisória, junto à Ponte de Madeira. O vazadouro está vedado, mas por diversas vezes é alvo de arrombamento por parte de particulares que aí depositam lixos vários. A questão já foi comunicada à GNR e já foram colocados avisos para a proibição de depósitos de lixo, mas a informação é vandalizada. No caso em concreto, vamos, mais uma vez, remover o entulho, e apelamos aos cidadãos para que coloquem este tipo de resíduos no ecoponto."
Nota: Pelo que me consta a área não está vedada, avisos nunca lá foram vistos. E mais grave, uma camarada da freguesia de Marinhais dirigiu-se as entidades competentes para saber onde poderia depositar uns lixos que entulhavam o ecoponto, as entidades em questão informaram a Sra. para os ir depositar junto da Ponte de Madeira. Coincidências? Eu não acredito nelas!
Um Beijo despoluído Rubi |