Salvaterra de Magos reúne todas as condições para se afirmar como um concelho próspero, atraente e desenvolvido. Infelizmente, do ponto de vista político, continua a ser (des)governado por uma maioria de ex-comunistas ortodoxos e mal formados politicamente. Um grupo de amigos que se aproveitou do Bloco de Esquerda para implantar uma ditadura Estalinista em Salvaterra. Lutaremos para que Salvaterra de Magos seja um concelho mais fixe. Dizemos não a esta força de bloqueio.
segunda-feira, junho 06, 2005
ATENÇÃO: UM ALERTA PARA A OPOSIÇÃO !
Paralelamente à Entrevista, o "Diário de Notícias" também trazia uma Reportagem assinada pela jornalista Luísa Botinas que passamos a transcrever na íntegra:

Câmara bloquista ganha o povo mas ainda não bate desemprego


Em Salvaterra de Magos quem manda é "Anita", a presidente, do Bloco de Esquerda

Luísa Botinas (Texto - DN)

Mudança. O concelho e a vila com o mesmo nome têm passado por transformações muito profundas

O partido que rejeita a "ideia de figuras uninominais" e cujo líder recusa assumir-se como tal mas antes como o detentor de "um pelouro, como existem outros", o partido que quer marcar a diferença no cenário político nacional conseguiu pela primeira e única vez (a ver vamos em Outubro como será) a presidência de uma câmara nas autárquicas de 2001. Estão praticamente cumpridos os quatro anos da gestão da primeira câmara bloquista em Portugal e torna-se interessante, ao fim deste mandato, perceber o que faz a diferença entre um município de um partido convencional e uma autarquia gerida pelo Bloco de Esquerda (BE).
Ana Cristina Ribeiro, a Anita, como é conhecida pelos munícipes de Salvaterra de Magos, foi durante muitos anos militante comunista. Eleita deputada municipal em 1980, mais tarde exerceu o cargo de vereadora. E depois de presidente. Entrou em ruptura com o partido, em que militou e encontrou uma convergência de pontos de vista e políticas com o BE. Arriscando a candidatura por aquele partido logrou a vitória, arrecadando uma maioria absoluta significativa que conseguiu varrer inclusivamente a CDU dos lugares elegíveis ostentando o score notável de 55,2% dos votos que lhe concederam cinco mandatos no executivo municipal, capazes de cilindrar a oposição que ficou reduzida a dois vereadores eleitos. Um pelo PS e outro pelo PSD.
Natural da freguesia de Muge, Ana Cristina Ribeiro tem no currículo o bacharelato em Análises Clínicas e a passagem pela actividade sindical. O seu estilo é inconfundível. A proximidade e a empatia que consegue com os munícipes, sobretudo com os idosos, são a imagem de marca da sua gestão. A "presidente da Câmara fala directamente com as pessoas nas frequentes visitas que faz às freguesias, reúne-se frequentemente com os movimentos associativos e outras entidades e recebe, semanalmente, no edifício da Câmara, dezenas de munícipes que querem apresentar pessoalmente problemas ou sugestões", descreve o BE num documento disponível na Internet sobre a renovação do acordo político autárquico em Salvaterra de Magos.
A continuação de "Anita" à frente da Câmara de Salvaterra de Magos é já um dado adquirido e anunciado em Abril pelos bloquistas, altura em que o nome do especialista em medicina tradicional chinesa Pedro Choy foi também escolhido para encabeçar a lista à assembleia municipal. A oposição, PSD e PS, acusa-a de não lhe dar condições. O mandato ficou ainda marcado por quezílias partidárias e por um mediático caso de irregularidades nos bombeiros locais. A autarca não escapou ilesa a críticas da oposição.O concelho do distrito de Santarém com a mais elevada taxa de desemprego registou ao longo destes quatro anos mudanças significativas, mas aquele que ainda é o problema que mais preocupa a população continua por resolver a falta de emprego local. Quilómetros de estradas pavimentadas e de esgotos, escolas requalificadas, frente ribeirinha reabilitada e valorizada, fazem parte da lista de obras do mandato que a autarca bloquista destacou.
Mas, em entrevista ao DN, Ana Cristina Ribeiro reconhece que ainda há muito por fazer, nomeadamente no que respeita à criação de zonas industriais capazes de dinamizar a economia de um concelho que, a 50 quilómetros da capital, é sobretudo procurado como alternativa às casas com preços proibitivos em Lisboa.
COMENTÁRIO:
É para isto que os candidatos dos partidos da oposição devem estar preparados. É que o Bloco de esquerda movimenta-se muito bem na Imprensa de referência em Portugal. Não é por acaso que nomes como da ex-presidente do Sindicato dos Jornalistas, Diana Andringa, milita no Bloco.
Aposto que a seguir a estas duas páginas no "Diário de Notícias" a actual presidente da Câmara Municipal de Salvaterra vai começar a aparecer em capas de revistas, programas de televisão e na rádio, nos semanários e em tudo o que é sítio. Fora os escândalos que se devem estar a preparar e as armadilhas propagandísticas.
Por isso aqui fica o ALERTA de alguém que conhece razoavelmente os meandros da Comunicação Social em Portugal. Atenção que os actos eleitorais também se ganham ou perdem nos Media.
José Peixe
Postado por José Peixe @ 18:23  
0 Comments:
Enviar um comentário
<< Home
 


Photo Sharing and Video Hosting at Photobucket
Photo Sharing and Video Hosting at Photobucket
Num concelho onde não existem órgãos de Comunicação Social este Blogue pode ser importante para dar voz aos que não têm voz política em Salvaterra de Magos.
Afinal de contas onde está a Democracia participativa tão apregoada pela presidente Ana Cristina Pardal Ribeiro "Anita" nas últimas Eleições Autárquicas?
O que é feito das outras forças partidárias que prometeram fazer oposição séria e desmascarar os "podres" que existem dentro da autarquia?
É que as perseguições políticas continuam na Câmara Municipal de Salvaterra de Magos e o compadrio político também!
Por isso mesmo, faz todo o sentido a existência deste espaço comunicacional aberto e lutar por um concelho mais desenvolvido.
É muito importante combater o atrofiamento provocado pelo "Anitismo".


Photo Sharing and Video Hosting at Photobucket
José Peixe - Editor


"A evolução do humano não é obra exclusiva da natureza.
Com a cultura e a capacidade de transmitir conhecimentos de geração em geração o humano é também um produto evolutivo de si próprio."

Moura, Leonel,
Jornal de Negócios
em 20070530
Photo Sharing and Video Hosting at Photobucket

ÚLTIMOS POSTS EDITADOS
ARQUIVO DE POSTAGENS NO BLOGUE
COMO PARTICIPAR NO BLOGUE
MEDIA NACIONAIS
MEDIA INTERNACIONAIS
INFORMAÇÕES GOOGLE
PESQUISAS NA WEB
BLOGUES EM DESTAQUE
BLOGUES DA GLÓRIA DO RIBATEJO
COLABORADORES DO BLOGUE
CRÉDITOS

Free Blogger Templates

Powered by Blogger

Bravenet.com
Photobucket.com
Clocklink.com
Dani R
(ajuda básica)