BOMBEIROS IMPOTENTES PARA TRAVAR A ONDA DE INCÊNDIOS
À semelhança do que acontece um pouco por todo o país, os incêndios continuam a devorar sentenas de hectares de mato e floresta e a ameaçar povoações isoladas e desprotegidas. Até ao princípio desta manhã, ainda estavam por circunscrever 18 incêndios, que estavam a ser combatidos por mais de um milhar de bombeiros, auxiliados por onze meios aéreos, mais de duas centenas e meia de viaturas e, em algumas situações mais aflitivas, por militares. Em 2004, o concelho de Salvaterra de Magos perdeu muitos hectares de floresta que foram consumidos por incêndios. A semana passada as chamas voltaram à nossa região não dando descanso aos Bombeiros Voluntários de Salvaterra. Depois do que aconteceu o ano passado no concelho da Chamusca, a autarquia candidatou-se este ano ao programa de voluntariado jovem para a protecção das florestas. Um grupo de 30 jovens entre os 18 e os 30 anos vai ser distribuído por todas as freguesias do concelho da Chamusca. O programa pretende sensibilizar a população para a prevenção dos fogos, a limpeza de zonas de risco, próximas de zonas urbanas ou espaços públicos. O programa termina em Setembro. E o que foi feito pela Câmara de Salvaterra de Magos para proteger as nossas florestas? O que tem feito a maioria bloquista para sensibilizar a população do nosso concelho para a prevenção dos fogos? NADA. RIGOROSAMENTE NADA!
Então foi para isto que os eleitores do nosso concelho decidiram dar a maioria absoluta ao Bloco de Esquerda nas últimas Eleições Autárquicas? José Peixe
Para Comentar: salvaterraefixe@hotmail.com |
Estimado Zé!
Li algures num jornal da nossa praça, que a Chamusca tem direito a esse programa de voluntariado, porque é o Concelho com a maior área florestal do país.
Comparar a área florestal de Salvaterra com Chamusca é o mesmo que comparar a área florestal Nacional e a de Espanha.
Claro que se pode fazer sempre mais pelas nossas florestas. Mas comparar a área florestal de Salvaterra a Chamusca?