quinta-feira, outubro 20, 2005 |
«FORCADO AMADOR» - OPINIÃO COM "FARPAS" |
» » » Vamos fazer contas ARITMÉTICA APLICADA AOS AEROPORTOS
Como sempre, a saudação da praxe: «Olé!». Informo os meus habituais clientes que eu e o cavalo «Faísca» estamos, hoje, em Lisboa. Viemos buscar o José Peseiro que, como se sabe, deu a fuga de Alvalade e está agora de volta para a sua terra natal: Coruche, essa bela localidade.
Apesar das boas intenções, tive algumas dificuldades em convencer a Brigada de Trânsito de que o «Faísca» está devidamente encartado para puxar a carroça que nos levou até à capital. É impressionante a quantidade de BMW's e de Mercedes que passaram por nós, a uma velocidade estonteante. Mas - como diz o povo - devagar se vai ao longe. Dirigi a carroça sempre na faixa de emergência (dada a nossa fraca velocidade) e, três horas depois, estávamos em Lisboa. Boa média: 3 horas de Salvaterra a Lisboa, em carroça.
Ao passar ali para os lados de Camarate, avistei, já na 2ª Circular, o Aeroporto de Lisboa. Contei, pelo menos, 23 aviões que levantaram vôo durante o meu percurso até ao Estádio de Alvalade. Isto levou-me a fazer outras contas. Do género: porque razão quer o Governo de José Sócrates instalar o novo aeroporto na Ota? Inevitavelmente, a resposta faz-se com recurso a uma pequena comparação...
Aeroporto de MÁLAGA: Área: 320 hectares; Pistas: 1 pista; Tráfego (em 2004): 12 milhões de passageiros (taxa de crescimento de 7 a 8% ao ano); Soluções para aumento da capacidade: 1 novo terminal (investimento de 191 milhões de euros), com capacidade para 20 milhões de passageiros por ano. O aeroporto continua a 8 Km da cidade e continua a ter uma só pista.
Aeroporto de LISBOA: Área: 520 hectares; Pistas: 2 pistas; Tráfego (em 2004): 10,7 milhões de passageiros (taxa de crescimento de 4,5% ao ano); Soluções para aumento da capacidade: 1 novo aeroporto (com custos entre os 3 mil e os 5 mil milhões de euros). Solução «faraónica» a 40 km da cidade de Lisboa!...
Questão essencial: se até um singelo «Forcado» percebe o disparate que é contruir um novo aeroporto, porque é que os nossos governantes insistem em viabilizar tamanha aberração?!
Assina o saudoso «FORCADO AMADOR» |
Postado por José Peixe @ 14:54 |
|
|
|
|