Salvaterra de Magos reúne todas as condições para se afirmar como um concelho próspero, atraente e desenvolvido. Infelizmente, do ponto de vista político, continua a ser (des)governado por uma maioria de ex-comunistas ortodoxos e mal formados politicamente. Um grupo de amigos que se aproveitou do Bloco de Esquerda para implantar uma ditadura Estalinista em Salvaterra. Lutaremos para que Salvaterra de Magos seja um concelho mais fixe. Dizemos não a esta força de bloqueio.
sexta-feira, janeiro 20, 2006
«FORCADO AMADOR» - Opinião com "farpas"
PRESIDENCIAIS
Velhice, cobardia e Angola

O pesadelo estás prestes a chegar ao fim. Durante semanas a fio, falou-se de bolo rei, de tabus, de velhice e de "comadres zangadas" (mas que, nem por isso, foram descobertas todas as verdades). A campanha para as Presidenciais foi pobre, não contribuiu para nada e só serviu para gastar dinheiro.

Talvez o mais caricato tenha sido assistir à triste figura de um "velho do restelo", apagado e com frequentes falhas de memórias, que meses antes jurava a pés juntos que jamais voltaria a candidatar-se a um cargo político.
Eis o resultado: um Soares que se arrasta (na postura física e no discurso), fazendo parte de uma máquina que em tudo parece ter falhado. Desde a organização dos comícios até à imagem criada em torno do candidato. Aliás, a candidatura de Soares vai de encontro ao estado actual de Sócrates: coxa, que se move a muito custo e que se espalhou ao comprido.

De Louçã não se vislumbrou nada de novo. As mesmas linhas de discurso, as repetidas metáforas (extraídas de livros demasiadamente rebuscados) e um staff que acusa falta de criatividade. Talvez porque o Bloco não tenha mesmo nada de novo para acrescentar.

Jerónimo de Sousa foi, sem dúvida, a surpresa da campanha. Vimos um líder nato a dar a cara por uma causa em que acredita, dando uma imagem que - senão genuína -, pelo menos bem disfarçada. Não estranharei se Jerónimo alcançar um bom resultado. Melhor, até, do que o do Bloco.

De Cavaco, registo apenas o esforço em mostrar-se sorridente e em fazer passar uma imagem de político (não profissional, entenda-se), tentando provar que é mais do que um mero robot. Constatámos que Cavaco dança, ri, mistura-se com o povo, coloca-se em cima dos automóveis. Só que fala pouco. E, quando fala, não diz nada.
Dado adquirido: o candidato conseguiu reunir mais de 800 mil contos. Origem: Angola (sem contar com os restantes 900 mil contos vindos das mãos de banqueiros e de uma série de grupos económicos bem posicionados em Portugal). Tão certo como ter sido um certo advogado a fazer cópias das "disquetes" que vieram da PT, entregando-as ao «24 Horas» para depois dar naquilo que já se sabe...

O resto, é tudo aquilo que vimos: as mesmas caras nos mesmos comícios e jantares (falo do povo dos beijinhos e abraços). A justificação está no facto do aparelho partidário recorrer a grupos organizados para acompanhar a comitiva.
O conceito não é novo; basta ver o que se passa dos Estados Unidos. E, aliás, o PS e a CDU (embora em diferentes dimensões) já tinham experimentado tal coisa. Só para televisão ver.

Remato a minha eloquente crónica com Manuel Alegre. Mais do que um (bom) poeta, sem dúvida um verdadeiro destemido. Soube ousar e enfrentar os "adamastores" do PS. Não precisou sequer do apoio daqueles que, antes, deram a cara pelas suas lutas.
Esses estão hoje sentados em cadeiras forradas com tecido de couro, em gabinetes de luxo, usufruindo de salários faraónicos. Uma vez que integram o "sistema", preferem não deitar tudo a perder, camuflando-se na cobardia. Que sejam muito felizes, pois então.

Assina o saudoso «FORCADO AMADOR»
Postado por José Peixe @ 17:31  


Photo Sharing and Video Hosting at Photobucket
Photo Sharing and Video Hosting at Photobucket
Num concelho onde não existem órgãos de Comunicação Social este Blogue pode ser importante para dar voz aos que não têm voz política em Salvaterra de Magos.
Afinal de contas onde está a Democracia participativa tão apregoada pela presidente Ana Cristina Pardal Ribeiro "Anita" nas últimas Eleições Autárquicas?
O que é feito das outras forças partidárias que prometeram fazer oposição séria e desmascarar os "podres" que existem dentro da autarquia?
É que as perseguições políticas continuam na Câmara Municipal de Salvaterra de Magos e o compadrio político também!
Por isso mesmo, faz todo o sentido a existência deste espaço comunicacional aberto e lutar por um concelho mais desenvolvido.
É muito importante combater o atrofiamento provocado pelo "Anitismo".


Photo Sharing and Video Hosting at Photobucket
José Peixe - Editor


"A evolução do humano não é obra exclusiva da natureza.
Com a cultura e a capacidade de transmitir conhecimentos de geração em geração o humano é também um produto evolutivo de si próprio."

Moura, Leonel,
Jornal de Negócios
em 20070530
Photo Sharing and Video Hosting at Photobucket

ÚLTIMOS POSTS EDITADOS
ARQUIVO DE POSTAGENS NO BLOGUE
COMO PARTICIPAR NO BLOGUE
MEDIA NACIONAIS
MEDIA INTERNACIONAIS
INFORMAÇÕES GOOGLE
PESQUISAS NA WEB
BLOGUES EM DESTAQUE
BLOGUES DA GLÓRIA DO RIBATEJO
COLABORADORES DO BLOGUE
CRÉDITOS

Free Blogger Templates

Powered by Blogger

Bravenet.com
Photobucket.com
Clocklink.com
Dani R
(ajuda básica)