INTERROGAÇÕES DE NATAL
Na edição do "Jornal de Notícias", do dia 26 de Dezembro, na página 10, podia ler-se o seguinte:
- « O Presidente do IEFP (Instituto do Emprego e Formação Profissional), Dr. Francisco Madelino, contabiliza em 60 mil o número de falsos desempregados - isto é: pesoas que apenas se inscrevem para obter regalias e que, de facto, não procuram trabalho». Por acaso o Dr. Francisco Madelino (ou alguém dentro do IEFP) já se deu ao luxo de fazer um estudo para tentar apurar quantos Professores do Ensino Superior ficaram desempregados no último trimestre de 2006?
Sabe o Dr. Francisco Madelino que a maioria desses docentes se inscreveram nos Centros de Emprego, não têm direito a Subsídio de Desemprego e ninguém lhes arranja uma oportunidade de emprego que seja compatível com as suas habilitações profissionais e académicas?
Se calhar esses números não interessam ser publicados nos órgãos de Comunicação Social... |
Oh Professor José Peixe,
que observação tão inadequada a este espaço!!!, não digo que não seja importante, mas simplesmente não é relevante para o universo concelhio salvaterrense.
na minha humilde opinião o Sr. Madelino é muito ingénuo ao afirmar que apenas 60.000 dos desempregados não procuram trabalho/emprego. Todas estas pessoas são protegidas por uma série de leis que lhes facilitam a não empregabilidade.
Por último, no que toca ao universo de professores (universitários ou não) creio que devem começar a pensar na sua flexibilização laboral, porque como é sabido, a população portuguesa está cada vez mais envelhecida, pelo que será cada vez mais dificil (para não dizer impossível) garantir emprego a todos.