Salvaterra de Magos reúne todas as condições para se afirmar como um concelho próspero, atraente e desenvolvido. Infelizmente, do ponto de vista político, continua a ser (des)governado por uma maioria de ex-comunistas ortodoxos e mal formados politicamente. Um grupo de amigos que se aproveitou do Bloco de Esquerda para implantar uma ditadura Estalinista em Salvaterra. Lutaremos para que Salvaterra de Magos seja um concelho mais fixe. Dizemos não a esta força de bloqueio.
terça-feira, dezembro 12, 2006
GLÓRIA - Afinal o que se passa com o Projecto Turístico nos terrenos da antiga RARET ?
RECORDAR É VIVER

No dia 1 de Março de 2006, o jornal "O Mirante - Online" publicou a seguinte Reportagem. Uma matéria jornalística com base em informações da agência LUSA que criou muitas expectativas na população da vila e Glória do Ribatejo e outras freguesias do concelho de Salvaterra de Magos:

«O presidente da Junta de Freguesia de Glória do Ribatejo diz que é um investimento necessário para a região, permitindo a requalificação de vários hectares de terreno que estavam ao abandono.
Um empreendimento habitacional e turístico de grandes dimensões vai nascer nos terrenos da antiga “Voz da América”, uma rádio americana do tempo da Guerra Fria localizada em Glória do Ribatejo, Salvaterra de Magos, disse à Lusa o presidente da junta.
O projecto está a ser objecto de um plano de pormenor em articulação entre a Câmara de Salvaterra e um grupo de promotores, que tenciona construir na zona um hotel, um campo de golfe e vários loteamentos para construção de média dimensão.
No projecto, a que a Lusa teve acesso, estão contemplados 233 lotes de pequenas quintas, um bairro com 70 vivendas geminadas, alguns edifícios de pequena volumetria, bem como um hotel e uma academia de golfe.
O grupo de promotores criou a empresa “Herdade Nossa Senhora da Glória”, mas, apesar de várias tentativas de contacto, a agência Lusa não conseguiu obter declarações dos seus responsáveis sobre o projecto.
Para o presidente da Junta de Freguesia de Glória do Ribatejo, João Batista Oliveira, trata-se de um investimento “necessário” para a região, permitindo a requalificação de vários hectares de terreno que estavam ao abandono.
“Julgo que é uma solução positiva”, afirmou o autarca, alertando no entanto que a aplicação do projecto “deve ser cuidadosa”, até porque se trata de uma “zona rural e de charneca” ribatejana que não deve ser descaracterizada com este tipo de investimentos de grandes dimensões.
O autarca espera que o projecto traga “mais emprego” para a freguesia, já que os promotores prometeram a criação de 200 postos de trabalho.
“Em terras como a nossa, existe uma grande falta de emprego” e este projecto “pode dar uma ajuda”, considerou.
A Rádio Europa Livre foi instalada em Glória do Ribatejo nos anos 50 e foi uma das rádios americanas vocacionadas para o bloco de leste, utilizando emissões de ondas curtas para divulgar a propaganda norte-americana no contexto da Guerra Fria.
Gerido por norte-americanos, o complexo, denominado Raret, ficou conhecido na região, com forte implantação comunista, como a “Voz da América” e contribuiu em muito para o desenvolvimento da freguesia, já que deu emprego a muitos dos seus residentes.
Com o abandono do espaço pelos norte-americanos, o terreno foi entregue aos CTT, que depois o vendeu a um grupo de promotores imobiliários que quer agora requalificar e transformar o espaço num grande condomínio privado.
Depois do encerramento do Raret, a maior parte da documentação perdeu-se ou foi levada, com a saída dos administradores americanos, de Portugal.
A agência Lusa tentou obter um comentário sobre o projecto junto da Câmara de Salvaterra de Magos, mas a presidente da autarquia, Ana Cristina Ribeiro, não esteve disponível.»

Nove meses depois nada aconteceu nos terrenos da RARET. Afinal porque razão é que o projecto ainda não avançou? Quais são os problemas que estão a travar o empreendimento que parece ser vital para as nossas populações?
Postado por José Peixe @ 23:38  
1 Comments:
  • At quarta-feira, dezembro 13, 2006, Blogger Gloriano said…

    Oh Zé Peixe,

    Por amor de Deus, na seja chimeque, ingénuo ou distraído. O projecto na Raret tá paradinho porque o promotor José Petiz se calhar não satisfez as ambições de alguém. Se calhar não untou as mãos a quem domina e manda no nosso concelho.

    Tu sabes tão bem como eu e todos os que aqui vivem que houve muita gente a esfregar as mãos e a afiar os dentes quando o Projecto foi apresentado no Sala Nobre da Junta de Freguesia da nossa terra. Começaram a fazer contas e mais contas, mas a verdade é que o promotor do projecto é do Norte e percebeu que havia muita gente a querer encher-se à custa dele.

    Depois também temos de perceber que o projecto em questão não envolve interesses asiáticos. Se não era motivo para todas as celeridades do Mundo.

    Mas acredita meu velho Amigo que um dia este projecto vai acabar por se concretizar. Isso não duvides!

    Memo Certo

     
Enviar um comentário
<< Home
 


Photo Sharing and Video Hosting at Photobucket
Photo Sharing and Video Hosting at Photobucket
Num concelho onde não existem órgãos de Comunicação Social este Blogue pode ser importante para dar voz aos que não têm voz política em Salvaterra de Magos.
Afinal de contas onde está a Democracia participativa tão apregoada pela presidente Ana Cristina Pardal Ribeiro "Anita" nas últimas Eleições Autárquicas?
O que é feito das outras forças partidárias que prometeram fazer oposição séria e desmascarar os "podres" que existem dentro da autarquia?
É que as perseguições políticas continuam na Câmara Municipal de Salvaterra de Magos e o compadrio político também!
Por isso mesmo, faz todo o sentido a existência deste espaço comunicacional aberto e lutar por um concelho mais desenvolvido.
É muito importante combater o atrofiamento provocado pelo "Anitismo".


Photo Sharing and Video Hosting at Photobucket
José Peixe - Editor


"A evolução do humano não é obra exclusiva da natureza.
Com a cultura e a capacidade de transmitir conhecimentos de geração em geração o humano é também um produto evolutivo de si próprio."

Moura, Leonel,
Jornal de Negócios
em 20070530
Photo Sharing and Video Hosting at Photobucket

ÚLTIMOS POSTS EDITADOS
ARQUIVO DE POSTAGENS NO BLOGUE
COMO PARTICIPAR NO BLOGUE
MEDIA NACIONAIS
MEDIA INTERNACIONAIS
INFORMAÇÕES GOOGLE
PESQUISAS NA WEB
BLOGUES EM DESTAQUE
BLOGUES DA GLÓRIA DO RIBATEJO
COLABORADORES DO BLOGUE
CRÉDITOS

Free Blogger Templates

Powered by Blogger

Bravenet.com
Photobucket.com
Clocklink.com
Dani R
(ajuda básica)