Salvaterra de Magos reúne todas as condições para se afirmar como um concelho próspero, atraente e desenvolvido. Infelizmente, do ponto de vista político, continua a ser (des)governado por uma maioria de ex-comunistas ortodoxos e mal formados politicamente. Um grupo de amigos que se aproveitou do Bloco de Esquerda para implantar uma ditadura Estalinista em Salvaterra. Lutaremos para que Salvaterra de Magos seja um concelho mais fixe. Dizemos não a esta força de bloqueio.
quinta-feira, junho 07, 2007
Um Jornal para Salvaterra de Magos
PROJECTO JORNALÍSTICO PARA SALVATERRA

Salvaterra de Magos deve ser um dos poucos concelhos do país onde não existe nenhum jornal ao serviço das populações. Sabemos por experiência própria que é muito difícil suportar um projecto editorial na nossa região. As empresas são escassas e atendendo à crise económica que afecta o país, não estão muito interessadas a investir em publicidade.
Todos os projectos editoriais que nasceram no concelho de Salvaterra de Magos tiveram uma vida curta exactamente porque as receitas não cobriam as despesas. A Rádio Marinhais continua no ar mas a verdade é que deixa muito a desejar em termos informativos. A programação informativa podia/devia ser melhor, mas todos nós sabemos as dificuldades financeiras que afectam a Rádio Marinhais. A dependência económica da autarquia implica perder a autonomia jornalística.
Mas atendendo ao avanço das novas tecnologias, talvez esteja na altura de lançar um Jornal em Salvaterra de Magos. Um Jornal que tenha uma edição em papel (com periodicidade a definir!) e uma edição electrónica que satisfaça as necessidades informativas diárias das populações do nosso concelho. Salvaterra de Magos merece um órgão de Comunicação Social que trate apenas dos acontecimentos do concelho.
Na qualidade de Editor do Blogue "Salvaterra é Fixe" só me resta agradecer as mensagens de solidariedade que têm chegado via email e os incentivos para avançarmos com um Jornal em Salvaterra de Magos. Talvez o calor do Verão nos ajude a carregar as baterias para abraçar um projecto dessa natureza. Vamos ver...
Postado por José Peixe @ 00:17  
10 Comments:
  • At quinta-feira, junho 07, 2007, Blogger O espírito de Salazar said…

    Meu caro,

    Só as palavras e as boas intenções não chegam. Sabem a pouco. Há muito tempo que, aqui e ali, ouvem-se conversas (de café) de soslaio que apelam a um jornal em Salvaterra de Magos. Se os projectos não vingaram foi porque não houve envolvimento (nem estratégia) suficientes para enfrentar as dificuldades de erguer e aguentar uma publicação na província.

    Sabes quem sou e sabes do que falo. Já discutimos o assunto inúmeras vezes, nos (parcos) momentos em que nos encontrámos.
    Não podes considerar sequer a Rádio Marinhais como um órgão de informação. É uma estação local de discos pedidos programada de forma surreal e desinteressada. Havia de se lhe dar a volta (com profissionais à séria).

    Já experimentaste ouvir um noticiário completo da Rádio Marinhais? Tanta cacofonia, tanto tempo de antena a gente ligada à política. O último que ouvi, em pleno noticiário, foi o do tipo da Protecção Civil. Quem faz as notícias não tem a noção básica da duração dos "RM's" nem tão pouco se dá ao trabalho de editar os sons. Talvez o meu problema seja gostar muito de rádio e de acreditar (ingenuamente) que ainda era (é?) possível dar a volta à Marinhais FM...

    Quanto ao Mirante: o Emídio não brinca. O semanário tem, de facto, uma tiragem impressionante e uma distribuição bem concebida em todo o distrito. Mas os concelhos de Salvaterra, Benavente e afins não são prioridade no Mirante. Os assuntos esgotam-se no problema do vizinho, no agricultor que tem uma abóbora de 10 metros e ponto final. Não chega o Silva Lopes fazer o perfil de um grande desportista e, ao lado, publicar um artigo de opinião a dizer que conhece o futebolista há muitos anos (egocentrismo talvez seja a palavra apropriada).

    Para se fazer um jornal em Salvaterra é preciso dedicação, trabalho e "faro" para se encontrarem histórias e ângulos de abordagem. Porque, para grandes desastres, já basta o boletim da Câmara de Salvaterra...

    Um abraço fraterno.

     
  • At quinta-feira, junho 07, 2007, Blogger pardaloca said…

    Como vai chamar-se? Campino?

     
  • At sábado, junho 09, 2007, Blogger R said…

    força

     
  • At segunda-feira, junho 11, 2007, Blogger Ghé said…

    Bons dias,

    jornal do concelho? não me parece, principalmente porque não é economicamente viável, a não ser que a estrutura humana se reduzisse a uma pessoa, disponível para trabalhar muito e receber pouco, e como era só um estaria muito distante do patamar de qualidade enunciado no post.
    acreditem, é uma ideia utópica.

    no que toca ao boletim camarário é apenas um panfleto de divulgação

    no que toca à Radio Marinhais, os poucos elementos da associação fazem um trabalho eexcelente mediante as condições que têm. Uma programação muito bem adaptada à região e um bloco informativo que seguramente não é o melhor, mas infelizmente a RM não tem os meios da TSF

     
  • At segunda-feira, junho 11, 2007, Blogger lagrub said…

    "A programação informativa podia/devia ser melhor, mas todos nós sabemos as dificuldades financeiras que afectam a Rádio Marinhais. A dependência económica da autarquia implica perder a autonomia jornalística." isto sao palavras suas, e o senhor se nao sabe devia saber que a Rádio Marinhais(assim como todas as outras)está abrangida pla Lei da Rádio pelo que NAO PODE RECEBER DINHEIRO DE QUALQUER ORGAO AUTARQUICO!Por isso senhor Peixe nao arranje bodes espiatorios para a fraca ou quase nula oposiçao no concelho!!
    Senhor "O espirito de salazar", como nao o conheço nao sei se voce perceber ou nao alguma coisa de rádio!diz que gosta muito de radio!Eu tambem gosto muito de rádio,mas o gostar nao significa que eu saiba como funciona!Plos vistos o senhor nao sabe como funciona ,nem esta dentro do mundo da rádio!Porque se tivesse nao escrevia o que escreveu!
    Se acha que pode fazer melhor com os recursos que a rádio tem ,penso que tem uma porta aberta...é só aparecer!Provavelmente tem uma formula magica...como é obvio a rádio pode e deve fazer mais!Tem de se melhorar-SIm é verdade!Devia ser melhor?Sim devia!Sou e serei sempre o 1 a dizer k sim!Que devemos sempre fazer melhor!E já que o senhor "O espirito de Salazar" tem tantas ideias é só colaborar ,e pode dizer que as que forem boas tenho a certeza de que as aproveito!a todas!
    Voces nao fazem ideia, do que é a realidade das rádios locais em Portugal, se soubessem diziam que a Rádio Marinhais é das melhores...abraços
    Ricardo Burgal!

     
  • At segunda-feira, junho 11, 2007, Blogger pardaloca said…

    Este comentário foi removido pelo autor.

     
  • At segunda-feira, junho 11, 2007, Blogger pardaloca said…

    Ó sr. Ricardo, as rádios são para difundir qualidade. Se não há meios, não se faz, não acha? Então andamos a brincar com coisas sérias!? Fazemos mal, porque não temos os recursos financeiros que achamos dever possuir? Sendo assim, devem acabar, pois é preferível, a enganar o pagode. Na sua terra diz-se que quem não tem cu, não se mete a paneleiro...

     
  • At segunda-feira, junho 11, 2007, Blogger lagrub said…

    Pardaloca:1-nao precisa de me tratar por "sr",basta Ricardo.
    2-Acho que é melhor ler a barbaridade que a senhora escreve!
    3-Na rádio ngm brinca,pelo seu ponto de vista acaba o associativismo!
    4-Voce gosta de ver o 1 canal? olhe eu mt raramente vejo, é um canal que é pago plos contribuintes, e eu agora digo nao tem qualidade, fecha se!!Ponto final!
    5-Desde já fica convidada a vir visitar as instalaçoes da radio ,na rua joao pinto figueiredo em marinhais.
    6-Nao queira comparar a radio Marinhais com outras rádios ,que mt provavelmente ouve, com outros meios humanos, tecnicos....etc..
    7-Só ouve a Rádio Marinhais quem quer!e pelos vistos ouve mt gente, pa saber que esta mal!
    8-Dizer que esta mal é facil, mas fazer melhor?dar ideias para melhorar?
    9-Mais uma vez digo, voces nao fazem a minima ideia das radios locais em portugal!!Como é obvio , a rádio podia e devia fazer mt mais e melhor!nisso estamos todos de acordo,no entanto deixe k lhe diga que ate fazemos um bom trabalho dadas as circunstancias!
    10-Para terminar, já é sócia da rádio?Se calhar nao...entao faça se socia,e vai ver que já é um bom principio para ajudar...
    Ricardo BUrgal

     
  • At terça-feira, junho 12, 2007, Blogger Ghé said…

    Bons dias,

    faz-me imensa confusão ver "intelectualóides" para os quais só há um peso e uma medida. estou igualmente seguro que todos vocês só conhecem uma estação de rádio, a antena 2 que é a única estação de rádio do país que tem sempre um nível de qualidade elevadíssimo e constante.

    caros amigos, há muitas pessoas que têm gostos distintos dos V/, não têm um nível cultural tão elevado quanto do vosso e gostam de ouvir os programas de "discos pedidos". eu pessoalmente não gosto, mas sei que são necessários.

    todas as associações da n/ região, bem ou mal, tentam fazer o seu melhor, com aquilo que têm, todas são democráticas e estão abertas às novas ideias e a novas pessoas. peço a todos que dêem o seu apoio às associações, e para isto, basta apresentar uma boa ideia, apresentar um apoio, ou mesmo só associar-se..., a única coisa necessária é fazerem esse esforço.

     
  • At quarta-feira, junho 13, 2007, Blogger Afonso Cruz said…

    Caríssimos,

    Não sou de Salvaterra, mas estou solidário com a vossa causa. Não vou dizer que por estar de fora tenho um ângulo de visão privilegiado ou vejo mais do que qualquer um de vocês. Infelizmente, pelo pouco que ainda conheço, Salvaterra não é assim tão diferente de outras localidades por esse país fora. Não é um "deserto" num "oásis" chamado Portugal. Antes fosse e o problema seria bem mais localizado e eventualmente com maior probabilidade de resolução.
    A imprensa regional vive quase sempre de dependências exteriores, sejam elas de que natureza for. Aqui em Coimbra, de onde sou, as coisas não são muito diferentes e o meio é bem maior. Existem cumplicidades estranhas, forças de bloqueio que constituem uma barreira à comunicação livre e transparente. Nesta medida, o aparecimento de um jornal na vossa terra, ainda que seja apenas, e por enquanto, uma ideia, é sempre de louvar. Criticar por criticar não conduz a nada. As ideias ganham corpo com o tempo. É preciso estudar, planear e, naturalmente, actuar em conformidade. Um jornal em suporte electrónico seria o mais viável economicamente. Só resta saber se todos terão acesso a ele. É preciso saber o que se quer comunicar mas também é preciso saber se as pessoas o querem ler. Um prestigiado jornalista disse-me uma vez numa entrevista que o jornalismo de intervenção em Portugal tinha morrido no final dos anos 80. A afirmação terá a sua razão de ser, mas para mim é mais do que discutível. Daria pano para mangas! O importante é saber se os cidadãos de intervenção morreram no início do novo milénio. Sem isso, a utopia eterniza-se...

     
Enviar um comentário
<< Home
 


Photo Sharing and Video Hosting at Photobucket
Photo Sharing and Video Hosting at Photobucket
Num concelho onde não existem órgãos de Comunicação Social este Blogue pode ser importante para dar voz aos que não têm voz política em Salvaterra de Magos.
Afinal de contas onde está a Democracia participativa tão apregoada pela presidente Ana Cristina Pardal Ribeiro "Anita" nas últimas Eleições Autárquicas?
O que é feito das outras forças partidárias que prometeram fazer oposição séria e desmascarar os "podres" que existem dentro da autarquia?
É que as perseguições políticas continuam na Câmara Municipal de Salvaterra de Magos e o compadrio político também!
Por isso mesmo, faz todo o sentido a existência deste espaço comunicacional aberto e lutar por um concelho mais desenvolvido.
É muito importante combater o atrofiamento provocado pelo "Anitismo".


Photo Sharing and Video Hosting at Photobucket
José Peixe - Editor


"A evolução do humano não é obra exclusiva da natureza.
Com a cultura e a capacidade de transmitir conhecimentos de geração em geração o humano é também um produto evolutivo de si próprio."

Moura, Leonel,
Jornal de Negócios
em 20070530
Photo Sharing and Video Hosting at Photobucket

ÚLTIMOS POSTS EDITADOS
ARQUIVO DE POSTAGENS NO BLOGUE
COMO PARTICIPAR NO BLOGUE
MEDIA NACIONAIS
MEDIA INTERNACIONAIS
INFORMAÇÕES GOOGLE
PESQUISAS NA WEB
BLOGUES EM DESTAQUE
BLOGUES DA GLÓRIA DO RIBATEJO
COLABORADORES DO BLOGUE
CRÉDITOS

Free Blogger Templates

Powered by Blogger

Bravenet.com
Photobucket.com
Clocklink.com
Dani R
(ajuda básica)