Salvaterra de Magos reúne todas as condições para se afirmar como um concelho próspero, atraente e desenvolvido. Infelizmente, do ponto de vista político, continua a ser (des)governado por uma maioria de ex-comunistas ortodoxos e mal formados politicamente. Um grupo de amigos que se aproveitou do Bloco de Esquerda para implantar uma ditadura Estalinista em Salvaterra. Lutaremos para que Salvaterra de Magos seja um concelho mais fixe. Dizemos não a esta força de bloqueio.
sexta-feira, outubro 12, 2007
Reflexão sobre aquilo que (não) temos
«É a cultura, estúpido!»

Século XVIII: nos paços vila de Salvaterra de Magos, o teatro real foi, muitas vezes, palco de estreias na Europa (sobretudo óperas).

Antes de 1950: as companhias de teatro aproveitavam o cenário inspirador de Salvaterra para passarem longas temporadas. A Companhia «Robles Monteiro e Colaço» e a família do actor Camilo de Oliveira são alguns exemplos.

Após 1950: nasce a companhia teatral «Beneficiência», fruto do esforço de um grupo de actores amadores. A representação de «Os Campinos» marcou também o trabalho de um outro grupo que, entretanto, utilizava o espaço dos Bombeiros.

Década de 80: o teatro renasce em Salvaterra, através de um conjunto de jovens (também amadores) que cultivava o gosto pelas artes.

Hoje: o teatro não existe no concelho. Não há, inclusivé, uma única sala com uma tela onde se possa ver um filme. O cinema Conde d'Arcos e o Cine-Teatro dos Bombeiros não passam de memórias. O expoente máximo da cultura é levar os idosos a passear num autocarro para verem os carrilhões de Mafra. A ignorância floresce a olhos vistos, sob o testemunho de uma oposição tosca e acanhada.
Postado por الرجل البسيط @ 00:27  
1 Comments:
  • At sexta-feira, outubro 12, 2007, Blogger Gloriano said…

    Ò Chimeque,

    É verdade que na temos nenhuma sala de Cinema. Mas olha que aqui na Glória temos um Grupo de Teatro muita bom.

    E também ficas a saber, que é pra na seres esperto, o vereador da (In)Cultura, Francisco Nunes, também é da Glória. Aliás, ele percebe muito de teatro.

    Aprendeu com o pai. Conheces o Ti Emídio Monteiro (Ex-PCP e Ex-presidente da Junta da Glória).

    Memo Certo

     
Enviar um comentário
<< Home
 


Photo Sharing and Video Hosting at Photobucket
Photo Sharing and Video Hosting at Photobucket
Num concelho onde não existem órgãos de Comunicação Social este Blogue pode ser importante para dar voz aos que não têm voz política em Salvaterra de Magos.
Afinal de contas onde está a Democracia participativa tão apregoada pela presidente Ana Cristina Pardal Ribeiro "Anita" nas últimas Eleições Autárquicas?
O que é feito das outras forças partidárias que prometeram fazer oposição séria e desmascarar os "podres" que existem dentro da autarquia?
É que as perseguições políticas continuam na Câmara Municipal de Salvaterra de Magos e o compadrio político também!
Por isso mesmo, faz todo o sentido a existência deste espaço comunicacional aberto e lutar por um concelho mais desenvolvido.
É muito importante combater o atrofiamento provocado pelo "Anitismo".


Photo Sharing and Video Hosting at Photobucket
José Peixe - Editor


"A evolução do humano não é obra exclusiva da natureza.
Com a cultura e a capacidade de transmitir conhecimentos de geração em geração o humano é também um produto evolutivo de si próprio."

Moura, Leonel,
Jornal de Negócios
em 20070530
Photo Sharing and Video Hosting at Photobucket

ÚLTIMOS POSTS EDITADOS
ARQUIVO DE POSTAGENS NO BLOGUE
COMO PARTICIPAR NO BLOGUE
MEDIA NACIONAIS
MEDIA INTERNACIONAIS
INFORMAÇÕES GOOGLE
PESQUISAS NA WEB
BLOGUES EM DESTAQUE
BLOGUES DA GLÓRIA DO RIBATEJO
COLABORADORES DO BLOGUE
CRÉDITOS

Free Blogger Templates

Powered by Blogger

Bravenet.com
Photobucket.com
Clocklink.com
Dani R
(ajuda básica)