Na madrugada de 21 de Fevereiro ocorre o primeiro e único eclipse lunar total de 2008. Uma oportunidade para muitos curiosos e astrónomos amadores observarem um fenómeno com alguma raridade, que deixará o País envolto em escuridão. Em Agosto Portugal poderá assistir a outro eclipse lunar, mas nessa altura será apenas parcial. Ao primeiro minuto das 03h00 da próxima quinta-feira o satélite natural ficará totalmente encoberto pela sombra do planeta Terra projectada pelo Sol. No entanto, a entrada da Lua na penumbra provocada pela sombra terrestre começa pouco depois das 00h30.
Hoje vi a lua cheia, Envergonhada E tapada com um fino véu De nuvem. Bela, Como uma donzela. Apaixonada Esperando o seu amor. O vento, Lento, Foi tirando O ténue véu E a lua brilhou nua Bem alto, no céu, Por um breve instante. Alcançou de novo a veste E tapou-se docemente Enquanto esperava Pelo seu amante. Sorte a minha que a vi nua Em todo o seu esplendor, Esperando o seu amor.
Beijo aluado Rubi |
Que bonita esta referência ao elipse de maneira poética.
Em um mundo tão acostumado a ver de tudo de maneira pragmática, visões como esta dão colorido e leveza ao cotidiano. Parabéns!