terça-feira, setembro 06, 2005 |
«FORCADO AMADOR» - OPINIÃO COM "FARPAS" |
DIÁRIO DE UM FORCADO
Saudações renovadas para todos os atentos leitores deste magnífico blogue. E, em especial, um abraço aos que perdem tempo a ler as prosas deste sempre vosso estimado FORCADO AMADOR. Contemplo hoje o meu prezado público com uma nova secção a que, pomposamente, apelidei de «Diário de um Forcado». Decidi abrir o livro da minha vida e partilhar, com os meus admiradores, os insólitos e agitados dias de quem vive intensamente a loucura da lezíria.
Sábado Chegado o fim-de-semana, acordo tarde e a más horas. Espreguiço-me e decido sair à rua, em busca de um aromático café para me despertar os sentidos. E que tal ir até Muge? Coloco a sela no Faísca e, juntos, fazemo-nos às estrada. Uma bica aviada à pressão no Café do Silas. Numa parede, o cartaz do Nini. Aquele olhar à matador assusta até uma criança. Mas avante. Dou numa de turista e faço uma ligeira paragem no Museu Agrícola de Muge. Não consigo vislumbrar as históricas alfaias agrícolas, uma vez que as ervas daninhas entompem-me a vista. Meu Deus! Quanto sucata enferrujada. Não há ninguém que ponha mão nesta coisa?
Domingo Apetece-me frango no churrasco para o almoço. Dou mais um salto até à freguesia de Muge. O TardePiaste está atolado de gente, mas nem isso me faz arredar pé. Com um frango e um litro de tinto no bucho, continuo hoje a minha caminhada cultural até aos concheiros de Muge. Trepo a cerca da Casa Cadaval, finto duas ou três cabeças de gado que se atravessam no caminho e vou directo para o local. Ao fim de três horas, desisto. Só vejo terra e não há rasto de conchas. Decido, mais tarde, enviar um convite para a senhora presidente da Câmara de Salvaterra. Com um mapa para que ela possa aceder ao local. Aposto que a Anita não mete aqui os pés desde que andou metida nos sindicatos e coisas do género.
Segunda-feira Início de semana. Que maçada. Está tudo fechado (excepto a Lua Azul, mas aquilo não se enquadra no meu perfil). Ao cair da noite, embarco em direcção à Praia Doce, com a intenção de assistir ao momento sublime em que o sol se põe. Entro em depressão. Tomo uma boa dose de Xanax e, ao fim de meia hora, vejo uma praia magnífica à minha frente, repleto de gente a tomar banho, casas-de-banho decentes, restaurantes, uma zona de lazer de fazer inveja, iluminação pública e acessos devidamente assinalados. Bolas! Este Xanax é potente. Provoca-me alucinações e tem o dom de embelezar um sítio muito feio e desprezado.
Terça-feira Em busca de paz e descanso, dou uma voltinha até ao Cocharro. Atraco o Fáisca a um poste de electricidade e entro na Tasca do «Ti Zé Magriço». O ambiente faz-me lembrar as tabernas típicas do faroeste. Emborco três SuperBock e oiço na Rádio Íris a notícia da apresentação dos candidatos do PS às Juntas de Freguesia. G'anda pinta! É só gente com «experiência de vida, profissional e académica». Um freguês ao meu lado ri-se quanto falam do Nini. «Era preciso ir buscar um candidato à Ucrânia?», questiona o homem. Mais tarde, o freguês revela que não conhece o Nini. Comenta apenas a aparência física do Nini e diz que a Anita é a maior.
Quarta-feira Tive de ir ao Centro de Emprego a Salvaterra. Aquilo estava às moscas. A avaliar pelos números fornecidos por certos candidatos, o concelho todo está em casa, a mamar do fundo de desemprego. É por estas e por outras que têm tempo para fazer PAMPILHOS e coisas do género. Vou à Taberna dos Parodiantes beber um copito. Vejo um grupo de malta jovem com um computador, a rir descaradamente. Querem ver que a moda dos hotspots já chegou ao concelho?!
Quinta-feira Estou doente. Tenho azia, já vomitei 3 vezes e só me apetece beber água. G'anda bebedeira, ontem à noite. Vim a pé para casa. Já apresentei queixa na GNR. Desconfio que me roubaram o cavalo. Deixei o cavalo preso junto à sede de campanha do PS e, passados 30 minutos, nem rasto dos cascos. Não é justo.
Sexta-feira Corro todos os cafés e bares do concelho. Ainda não há notícias do Faísca. Decido ir desanuviar a cabeça e ir pescar para a Barragem de Magos. Apanhei um peixe com 3 cabeças. Mas não tinham despoluído a água da Barragem? Querem ver que a água agora está radioactiva?! Vou para casa. Faço uma sardinhada para o jantar. Continuo sem receber novidades do Faísca. Estou extremamente preocupado. Tomo mais uma boa dose de Xanax e tenho um sonho: o Sasseti ganhou as eleições.
Assina o saudoso «FORCADO AMADOR» |
Postado por José Peixe @ 12:48 |
|
|
|
|