quarta-feira, outubro 12, 2005 |
«FORCADO AMADOR» - OPINIÃO COM "FARPAS" |
OS NOSSOS «ESTALINES»
«Olé»! Saudações efusivas a todos os meus estimados leitores. Com alguma agrura, reparo que o «Salvaterra é Fixe!» está cada vez mais transexual. A avaliar pela quantidade de comentadores de serviço que aqui se deleitam com espirros verbais, sou obrigado a admitir que este blogue serve agora de porto de abrigo a alguns que, outrora, berraram aos sete ventos contra o José Peixe. Por outro lado, é bom saber que - de repente - passamos todos a ser «AMIGOS». Vendo bem... antes isso do que cada um puxar para o seu lado. Que se lixe.
Prezo muito por saber que o excelentíssimo João Nunes aposta numa nova estratégia de marketing: o culto da imagem. A ser verdade a colocação de cartazes a anunciar que o dito senhor continua a ser o Presidente da Junta, gostava que me fossem fornecidos os dados sobre os custos inerentes a tal feito. Suponho que quem paga é o erário público e, como tal, eu sou um dos que pagam (já que pago impostos a torto e a direito). Solicito, por isso, que o Bloco de Esquerda de Salvaterra de Magos me envie o recibo com os custos dos cartazes do senhor João Nunes para o seguinte e-mail: salvaterraefixe@hotmail.com. Pode ir endereçado ao cuidado do «Forcado Amador». Muito obrigado.
Já aqui foram referidas (embora de forma bastante superficial) as incríveis semelhanças (físicas e psíquicas) entre Iosef Estaline e João Nunes. Num pesquisa apurada, tive e oportunidade de recolher outros indícios que nos levam a concluir que - realmente - as semelhanças são inacreditáveis. Vejamos os atributos de um e de outro(s):
1) Sobre Estaline: com a revolução russa de 1917, o seu partido ascende ao poder. Isto num estado em guerra e praticamente em colapso político, económico, social e militar. João Nunes ascende também ao poder - mas numa «barriga de aluguer» chamada Bloco de Esquerda. O colapso económico e social é igualmente evidente nos dias de hoje, em Salvaterra de Magos. Incrível semelhança, esta.
2) O que inicialmente era um governo de coligação, rapidamente degenerou numa ditadura de partido único. E a ditadura rapidamente degenerou esse partido. Também em Salvaterra se fala muito num regime de ditadura. Há trabalhadores que são obrigados a «engolir muitos sapos» porque, simplesmente, não podem falar demais. Embora tenham razões de sobra para abrirem a boca...
3) Como estadista, Estaline conduziu uma URSS subdesenvolvida ao lugar de 2ª potência industrial do mundo, ultrapassada apenas pelos Estados Unidos da América. Como presidente de uma Junta de Freguesia com as cores do Bloco de Esquerda, João Nunes (e Ana Cristina Ribeiro) conduzem Salvaterra para o último lugar do desenvolvimento à escala distrital. Somos ultrapassados pelos concelhos vizinhos. E ninguém parece importar-se muito com isso. Sobretudo os próprios.
4) Segundo alguns historiadores, "a época de Estaline foi uma época de grandes realizações e crimes monstruosos que são difíceis de conciliar". As suspeitas de crime de corrupção pairam sobre a gestão da autarquia de Salvaterra. Quer-me parecer que também este é um crime monstruoso.
5) Estaline morreu há 50 anos. Mas perdura como uma grande e trágica lição da História. Já os responsáveis pela gestão danosa da autarquia continuam bem vivos. Mas perduram as investigações da Polícia Judiciária que ainda se traduzirão numa valente lição que ficará para a História...
Assina o saudoso «FORCADO AMADOR» |
Postado por José Peixe @ 16:10 |
|
|
|
|