Salvaterra de Magos reúne todas as condições para se afirmar como um concelho próspero, atraente e desenvolvido. Infelizmente, do ponto de vista político, continua a ser (des)governado por uma maioria de ex-comunistas ortodoxos e mal formados politicamente. Um grupo de amigos que se aproveitou do Bloco de Esquerda para implantar uma ditadura Estalinista em Salvaterra. Lutaremos para que Salvaterra de Magos seja um concelho mais fixe. Dizemos não a esta força de bloqueio.
quinta-feira, fevereiro 16, 2006
ENTÃO E O DIREITO DE INFORMAR ?
ASSIM NÃO
FACTOS: Durante o dia de ontem, três juízes, vários procuradores do Ministério Público e oito inspectores da Polícia Judiciária (PJ) estiveram no terreno para realizar quatro buscas. Os alvos foram jornalistas. Na redacção do jornal "24 Horas", começaram ao início da tarde. Foi apreendido o computador de um dos jornalistas que assinou o artigo do chamado caso do "Envelope 9".
Quando os inspectores entraram no edíficio, um dos agentes da Polícia Judiciária ficou junto das telefonistas, que foram proibidas de usar os telefones. Os restantes elementos subiram ao quinto andar e entraram na redacção. A PJ levava um mandado de busca e estava, sobretudo, preocupada com o computador de Joaquim Eduardo Oliveira, um dos jornalistas que assinou o artigo do caso do "Envelope 9". Os ficheiros foram todos analisados. A equipa de investigação, os dois procuradores e um técnico de justiça estiveram depois reunidos com o jornalista e com elementos da direcção e da administração do jornal.
A direcção do jornal acredita que as autoridades procuram a origem da fuga de informação que permitiu a publicação da reportagem. A notícia de 13 de Janeiro último revela registos telefónicos de várias figuras do Estado inseridos no "Envelope 9" do processo de pedofilia da Casa Pia.
Os dois jornalistas que assinaram o artigo e o director do jornal foram constituídos arguidos por acesso indevido a dados pessoais. Um dos computadores foi apreendido para que a Judiciária possa fazer uma cópia do disco rígido.
Para além do jornal "24 Horas", o alvo das autoridades foi Jorge Van Krieken, que também assinou a notícia. Três juízes supervisionaram as buscas a três moradas relacionadas com o jornalista "free-lancer". A terceira morada alvo de busca foi a antiga casa de Jorge Van Krieken, em Lisboa, na zona da Lapa, mas as autoridades não chegaram a entrar.
COMENTÁRIO: O que se passou no jornal "24 Horas" é muito grave. E é grave, porque se esta moda pega, qualquer dia não faz sentido que a Liberdade de Expressão seja considerada um direito fundamental. Ou seja, sempre que algum jornalista faça investigações que possam comprometer alguma figura política importante da praça, pode ver a sua casa invadida por agentes da Polícia Judiciária, juízes e procuradores do Ministério Público. Ou então, é ver a Polícia Judiciária entrar pelas redacções dentro e levar os computadores dos jornalistas, as agendas e outros objectos pessoais.
Nem a PIDE/DGS fazia melhor! Afinal em que país vivemos? Afinal para que serviu a Revolução de Abril? Afinal para que serve a Liberdade de Informar?
O presidente do Sindicato dos Jornalistas já demonstrou preocupação com este acontecimento. Alfredo Maia realçou que é preciso que sejam «dadas as garantias constitucionais, designadamente em matéria de apreensão de materiais de jornalistas». «O que diz a lei é que os materiais só podem ser apreendidos por mandato judicial», acrescentou.
Alfredo Maia salienta também que o jornalista não deve entregar nenhum material que possa induzir à revelação do sigilo profissional. «Isso pode criar a ideia no público e nas fontes de informação que algumas informações possam ser devassadas. Essa ideia é inaceitável em democracia», acrescentou.
O presidente do Sindicato dos Jornalistas espera, assim, que neste caso sejam acautelados os direitos dos jornalistas.
É evidente que o presidente do Sindicato dos Jornalistas tem razão. Mas também não deixa de ser evidente, que nos últimos tempos em Portugal, o conceito de Democracia tem vindo a ser menosprezado. Vivemos numa Autocracia controlada por alguns senhores todos poderosos.
José Peixe
Postado por José Peixe @ 11:28  


Photo Sharing and Video Hosting at Photobucket
Photo Sharing and Video Hosting at Photobucket
Num concelho onde não existem órgãos de Comunicação Social este Blogue pode ser importante para dar voz aos que não têm voz política em Salvaterra de Magos.
Afinal de contas onde está a Democracia participativa tão apregoada pela presidente Ana Cristina Pardal Ribeiro "Anita" nas últimas Eleições Autárquicas?
O que é feito das outras forças partidárias que prometeram fazer oposição séria e desmascarar os "podres" que existem dentro da autarquia?
É que as perseguições políticas continuam na Câmara Municipal de Salvaterra de Magos e o compadrio político também!
Por isso mesmo, faz todo o sentido a existência deste espaço comunicacional aberto e lutar por um concelho mais desenvolvido.
É muito importante combater o atrofiamento provocado pelo "Anitismo".


Photo Sharing and Video Hosting at Photobucket
José Peixe - Editor


"A evolução do humano não é obra exclusiva da natureza.
Com a cultura e a capacidade de transmitir conhecimentos de geração em geração o humano é também um produto evolutivo de si próprio."

Moura, Leonel,
Jornal de Negócios
em 20070530
Photo Sharing and Video Hosting at Photobucket

ÚLTIMOS POSTS EDITADOS
ARQUIVO DE POSTAGENS NO BLOGUE
COMO PARTICIPAR NO BLOGUE
MEDIA NACIONAIS
MEDIA INTERNACIONAIS
INFORMAÇÕES GOOGLE
PESQUISAS NA WEB
BLOGUES EM DESTAQUE
BLOGUES DA GLÓRIA DO RIBATEJO
COLABORADORES DO BLOGUE
CRÉDITOS

Free Blogger Templates

Powered by Blogger

Bravenet.com
Photobucket.com
Clocklink.com
Dani R
(ajuda básica)