domingo, fevereiro 26, 2006 |
«FAÍSCA» - A opinião de um equídeo com garra |
A burrice mora ao lado
Fico sempre empolgado, cada vez que tomo conhecimento de anúncios relacionados com projectos megalómanos. Refiro-me àquilo que querem fazer com a Raret. Mesmo sem conhecer os contornos concretos do projecto, imagino que o mesmo inclua coisas tão sui generis como campos de golfe, hotéis de primeira categoria and so on. Está visto: agora a Glória do Ribatejo vai ter de levar com turistas babados, herdeiros vaidosos e novos ricos à portuguesa.
Sinceramente, custa-me ver as reais vantagens - à primeira vista - de ideias como esta. Não vejo qualquer nexo neste tipo de iniciativas. Nem forma de como a população local (ainda muito ligada à actividade rural) possa envolver-se, interessar-se e, acima de tudo, ser útil aos mentores do projecto. Suponho que aquilo que está a ser desenhado para a Raret seja em tudo semelhante ao que se tem passado com o novo «hipermercado» da Glória: mão-de-obra barata, pronta a servir a mordomias do patronato. E pior: é que sai um funcionário e estão mais 10 à espera, na fila. O desespero chegou à província.
Se a preocupação com todos estes factos fosse uma atitude recorrente do órgão executivo da Câmara de Salvaterra, talvez as minhas inquietações não passassem de meros devaneios. Mas não. Já sabemos o que a casa gasta. Temos uma Presidente que nem figura de corpo presente se atreve a fazer. Prefere trocar momentos decisivos por outras actividades menos abonatórias para o futuro da população. E não estou a referir-me ao jogo do Benfica com o Liverpool.
Somos assim obrigados a levar com a má disposição generalizada do vereador Abrantes. A incompetência demonstrada no momento de responder à questões "mais técnicas" são bem elucidativas do seu próprio interesse pelo projecto da Raret. O vereador Abrantes exerce funções para ganhar dinheiro; não para pensar. Ana Cristina Ribeiro - ao invés de se refugiar permanentemente, como que um camaleão - deveria estar sentada na primeira fila, em momentos decisivos como este.
Já o disse uma vez e torno a repeti-lo: cada povo tem o presidente que merece. Não votaram Bloco de Esquerda? Não quiseram a continuidade de Anita à frente da autarquia? Talvez a burrice não se fique por aqui. Talvez a estupidez torne a vir ao cimo na hora de votar Abrantes. Falamos daqui a uns anos.
Simplesmente, «Faísca» |
Postado por José Peixe @ 14:34 |
|
|
|
|