Salvaterra de Magos reúne todas as condições para se afirmar como um concelho próspero, atraente e desenvolvido. Infelizmente, do ponto de vista político, continua a ser (des)governado por uma maioria de ex-comunistas ortodoxos e mal formados politicamente. Um grupo de amigos que se aproveitou do Bloco de Esquerda para implantar uma ditadura Estalinista em Salvaterra. Lutaremos para que Salvaterra de Magos seja um concelho mais fixe. Dizemos não a esta força de bloqueio.
terça-feira, maio 30, 2006
Sensacionalismo: Um mal dos nossos dias

O Jornalismo Sensacionalista está intimamente ligado à questão das audiências. Obviamente que qualquer órgão de informação (privado) depende delas para sobreviver (visto que o pendor comercial, nestes casos, é altamente vincado). No entanto, não me parece que os media devam ser escravos das taxas de audiência, caso contrário o efeito bola de neve tomará proporções imprevisíveis no que respeita à falta de rigor, ética e transparência.
Claro está que vivemos na época do directo, do imediato, da hiper-mediatização, o que não significa que tenhamos que assistir à imposição de determinados formatos jornalísticos que nos bombardeiam com “tragédia avulso” e “emoção a rodos”. Infelizmente, em Portugal esta situação acontece com uma regularidade impressionante – especialmente num canal de televisão privado, e em certos jornais – e com resultados, no que respeita ás audiências, certamente satisfatórios para a administração das empresas que detêm os referidos órgãos de comunicação.
Acerca deste tema, Óscar Mascarenhas escreveu um texto – “Informação e Sensacionalismo”; disponível on-line em http://www.jornalistas.online.pt/notícia.asp?id=425%25idselect=402&idCanal=402&p=87 - que ilustra de forma esplêndida esta relação promíscua entre jornalismo de cariz sensacionalista e audiências. A determinada altura escreve o autor: ”No Jornalismo sensacionalista, o autor desdobra-se desonestamente em dois para oferecer um produto que não tem a ver com ele, mas com o público consumidor.(…) O Jornalismo sensacionalista parte de uma concepção de desprezo pelo público, embora se enroupe de um servilismo muito vergado ao público (…)”. Escondido atrás de uma capa de quem se limita a veicular os conteúdos de que as pessoas querem ouvir falar, o profissional de comunicação dedicado ao sensacionalismo, contribui para o marasmo intelectual de quem consome o seu trabalho, ao invés de conduzir o público no sentido contrário.
Por forma a contribuir para o abrandamento deste comboio prestes a descarrilar, parece-me que a criação de um organismo regulador da comunicação social portuguesa poderia ajudar a travar o progresso desta vertente jornalística(?) no nosso país. Por outro lado, não me parece – ao contrário do que à primeira vista possa ser adiantado como a principal razão para este avanço – que o facto de existir em Portugal uma elevada taxa de analfabetismo possa ser uma razão de peso, já que – por norma – o público consome o que lhes é facultado, e se se continuar por este caminho, as pessoas continuarão a consumir lixo, como se de marisco se tratasse.
Postado por José Peixe @ 17:18  


Photo Sharing and Video Hosting at Photobucket
Photo Sharing and Video Hosting at Photobucket
Num concelho onde não existem órgãos de Comunicação Social este Blogue pode ser importante para dar voz aos que não têm voz política em Salvaterra de Magos.
Afinal de contas onde está a Democracia participativa tão apregoada pela presidente Ana Cristina Pardal Ribeiro "Anita" nas últimas Eleições Autárquicas?
O que é feito das outras forças partidárias que prometeram fazer oposição séria e desmascarar os "podres" que existem dentro da autarquia?
É que as perseguições políticas continuam na Câmara Municipal de Salvaterra de Magos e o compadrio político também!
Por isso mesmo, faz todo o sentido a existência deste espaço comunicacional aberto e lutar por um concelho mais desenvolvido.
É muito importante combater o atrofiamento provocado pelo "Anitismo".


Photo Sharing and Video Hosting at Photobucket
José Peixe - Editor


"A evolução do humano não é obra exclusiva da natureza.
Com a cultura e a capacidade de transmitir conhecimentos de geração em geração o humano é também um produto evolutivo de si próprio."

Moura, Leonel,
Jornal de Negócios
em 20070530
Photo Sharing and Video Hosting at Photobucket

ÚLTIMOS POSTS EDITADOS
ARQUIVO DE POSTAGENS NO BLOGUE
COMO PARTICIPAR NO BLOGUE
MEDIA NACIONAIS
MEDIA INTERNACIONAIS
INFORMAÇÕES GOOGLE
PESQUISAS NA WEB
BLOGUES EM DESTAQUE
BLOGUES DA GLÓRIA DO RIBATEJO
COLABORADORES DO BLOGUE
CRÉDITOS

Free Blogger Templates

Powered by Blogger

Bravenet.com
Photobucket.com
Clocklink.com
Dani R
(ajuda básica)