PARTIDOS TODOS IGUAIS
Este domingo, no jornal "Público" o historiador Vasco Pulido Valente escreveu um artigo de opinião sobre os maiores partidos políticos que vale a pena ler. Uma prosa que ajuda a compreender o que se está a passar em Portugal:
"(...) O PSD, como o CDS e o PS, são partidos da classe média, sem história e sem identidade. Ao princípio, a sombra da Ditadura ainda os separava um pouco: no estilo, na linguagem, no pessoal. Hoje, até isso desapareceu. E o eleitorado compreende que os três partidos democráticos se tornaram num único partido com uma única política. Mas não compreende com certeza que os partidos reflectem as possibilidades de um pequeno país, com um passado duvidoso, numa Europa federalizada e numa economia global. Escolher é o privilégio dos ricos". Vasco Pulido Valente in "Público" 22-7-07, p.48
Convidamos este historiador a vir passar uma semana no concelho de Salvaterra de Magos para depois escrever um artigo de opinião sobre aquilo que o mais marcou do ponto de vista político, social e cultural.
Temos a certeza que o Vasco Pulido Valente, na qualidade de historiador e articulista ia adorar! |