O professor Manuel Maria Carrilho, abordou no seu artigo de opinião no Diário de Notícias, a real importância do QREN (Quadro de Referência Estratégico Nacional para o período 2007/2013), sugerindo três ideias a meu ver cruciais e que subscrevo, para a tão ambicionada qualificação (territorial, institucional e dos recursos humanos) do país. No entanto, acho que esta questão (do QREN) deveria há muito, estar a ser discutida e explicada a sua efectiva importância. É que quando somos abrangidos pelas questões, a nossa participação é mais activa. Ao ser “mobilizados” como parte integrante deste desígnio, temos o dever de assumir as responsabilidades pelo sucesso do projecto. A meu ver, já estamos um pouco atrasados nesta “convocação”, mas ainda a tempo de envolver todos os portugueses para esta grande e última oportunidade. A metodologia aconselhada para melhor liderar esta vontade, não é impô-la (a vontade), mas sim conquistá-la. |
BRAVO. Uma matéria muito interessante para ser trazida ao debate público. Mas quantos portugueses sabem o que é efectivamente o Quadro de Referência Estratégico Nacional (QREN) e para que serve?
Essa é a grande questão.
Tenho a certeza que esta matéria interessará a todos nós, mas à semelhança do que tem acontecido até agora, vai ser apenas uma minoria a disfrutar desses apoios comunitários.
Disse...