Salvaterra de Magos reúne todas as condições para se afirmar como um concelho próspero, atraente e desenvolvido. Infelizmente, do ponto de vista político, continua a ser (des)governado por uma maioria de ex-comunistas ortodoxos e mal formados politicamente. Um grupo de amigos que se aproveitou do Bloco de Esquerda para implantar uma ditadura Estalinista em Salvaterra. Lutaremos para que Salvaterra de Magos seja um concelho mais fixe. Dizemos não a esta força de bloqueio.
quinta-feira, maio 26, 2005
GOVERNO E PS FICARAM ISOLADOS
Segundo a Agência de Notícias LUSA (www.lusa.pt/), as medidas de aumento de impostos anunciadas na quarta-feira pelo primeiro-ministro José Sócrates para reduzir o défice apenas tiveram o apoio do Partido Socialista, com a oposição de direita e esquerda a unirem-se na contestação, mas usando argumentos diferentes.
Depois de o Governo ter anunciado segunda-feira que o valor do défice previsto para 2005 é de 6,83 por cento - valor apurado por uma comissão independente liderada pelo governador do Banco de Portugal, Vítor Constâncio -, José Sócrates apresentou no Parlamento as principais medidas para o equilíbrio das contas públicas em três anos.
Entre as dezenas de medidas, o primeiro-ministro anunciou um aumento da taxa máxima do IVA de 19 para 21 por cento, o congelamento das promoções automáticas na administração pública, a subida dos impostos sobre produtos petrolíferos e tabaco (agravamento entre dez e 15 por cento) e a criação de uma taxa máxima de 42 por cento de IRS para contribuintes com rendimentos superiores a partir de 60 mil euros por ano.
Levantamento do Sigilo Bancário

José Sócrates disse ainda que o Governo vai proceder ao levantamento do sigilo bancário, cortar nas regalias de administradores e titulares de cargos políticos, aumentar gradualmente a idade reforma da função pública (dos 60 para os 65 anos) e aproximar os regimes privado e público de protecção na doença, deixando este último de ser de 100 por cento para se situar progressivamente nos 65 por cento.
Face a estas medidas, o líder parlamentar do PSD, Marques Mendes, prometeu "compreensão e apoio" nas medidas apenas centradas na redução da despesa, mas contestou as propostas de aumento de impostos, alegando que a subida das taxas irá prejudicar a competitividade da economia portuguesa, sobretudo em relação a Espanha.
Marques Mendes apontou ainda a "falha gravíssima e a falta de coragem" do Governo socialista de não introduzir portagens nas auto- estradas sem custos para o utilizador.
Depois de José Sócrates ter justificado o aumento de impostos por "faltarem 5,5 mil milhões de euros no orçamento de 2005" e por enfrentar um valor do défice superior ao que estimava (cerca de cinco por cento), o líder do Bloco de Esquerda, Francisco Louçã, contrapôs que o primeiro-ministro só podia desconhecer cerca de 600 milhões de euros referentes ao Serviço Nacional de Saúde em relação às verbas em falta.
Depois de insistências de várias bancadas em relação à previsão do Governo em termos de défice no final do ano, Sócrates acabou por estimar esse valor em 6,2 por cento.
O secretário-geral do PCP, Jerónimo de Sousa, tal como o Partido Ecologista "Os Verdes", acusou o executivo socialista de apresentar agora "as mesmas opções e medidas" dos anteriores governos "de direita".
Já o CDS-PP, através do líder parlamentar, Nuno Melo, enfatizou a contradição do discurso do PS quando estava na oposição em relação ao aumento do IVA, lembrando que os socialistas criticaram esta medida quando foi tomada pelo ex-primeiro-ministro Durão Barroso.
José Sócrates devolveu as acusações e pediu explicações às bancadas do PSD e do CDS-PP, sublinhando que o último executivo "não orçamentou os aumentos das pensões e dos vencimentos".
Os receios das centrais sindicais

As medidas anunciadas pelo primeiro-ministro mereceram também críticas das centrais sindicais, com a CGTP a defender que é insustentável tentar resolver o problema do défice à custa de medidas que comprometem o desenvolvimento do país.
Sublinhando que o aumento do IVA é uma medida "perigosa", o secretário-geral da CGTP, Carvalho da Silva, considerou que existiam alternativas como actuar-se sobre os bens de luxo e o IRC.
A UGT, por sua vez, disse discordar das medidas propostas pelo Governo por considerar que são "fortemente penalizadoras dos trabalhadores" e que podem "prejudicar o crescimento e o emprego".
O secretário-geral da União Geral de Trabalhadores (UGT), João Proença, disse que as medidas anunciadas pelo primeiro-ministro vão penalizar especialmente os trabalhadores de mais baixos rendimentos e podem contribuir para o aumento do desemprego e o agravamento das condições de vida de muitas famílias.
Postado por José Peixe @ 09:45  
0 Comments:
Enviar um comentário
<< Home
 


Photo Sharing and Video Hosting at Photobucket
Photo Sharing and Video Hosting at Photobucket
Num concelho onde não existem órgãos de Comunicação Social este Blogue pode ser importante para dar voz aos que não têm voz política em Salvaterra de Magos.
Afinal de contas onde está a Democracia participativa tão apregoada pela presidente Ana Cristina Pardal Ribeiro "Anita" nas últimas Eleições Autárquicas?
O que é feito das outras forças partidárias que prometeram fazer oposição séria e desmascarar os "podres" que existem dentro da autarquia?
É que as perseguições políticas continuam na Câmara Municipal de Salvaterra de Magos e o compadrio político também!
Por isso mesmo, faz todo o sentido a existência deste espaço comunicacional aberto e lutar por um concelho mais desenvolvido.
É muito importante combater o atrofiamento provocado pelo "Anitismo".


Photo Sharing and Video Hosting at Photobucket
José Peixe - Editor


"A evolução do humano não é obra exclusiva da natureza.
Com a cultura e a capacidade de transmitir conhecimentos de geração em geração o humano é também um produto evolutivo de si próprio."

Moura, Leonel,
Jornal de Negócios
em 20070530
Photo Sharing and Video Hosting at Photobucket

ÚLTIMOS POSTS EDITADOS
ARQUIVO DE POSTAGENS NO BLOGUE
COMO PARTICIPAR NO BLOGUE
MEDIA NACIONAIS
MEDIA INTERNACIONAIS
INFORMAÇÕES GOOGLE
PESQUISAS NA WEB
BLOGUES EM DESTAQUE
BLOGUES DA GLÓRIA DO RIBATEJO
COLABORADORES DO BLOGUE
CRÉDITOS

Free Blogger Templates

Powered by Blogger

Bravenet.com
Photobucket.com
Clocklink.com
Dani R
(ajuda básica)