Salvaterra de Magos reúne todas as condições para se afirmar como um concelho próspero, atraente e desenvolvido. Infelizmente, do ponto de vista político, continua a ser (des)governado por uma maioria de ex-comunistas ortodoxos e mal formados politicamente. Um grupo de amigos que se aproveitou do Bloco de Esquerda para implantar uma ditadura Estalinista em Salvaterra. Lutaremos para que Salvaterra de Magos seja um concelho mais fixe. Dizemos não a esta força de bloqueio.
sexta-feira, julho 15, 2005
«FORCADO AMADOR» - OPINIÃO COM "FARPAS"
"NININISMO RIMA COM MALABARISMO"
Fui andando pela estrada de terra batida, ainda o sol espreitava no horizonte, e o «Faísca» em ritmo galopante. Já aqui tinha falado do «Faísca». O cavalo não apresenta melhoras. Tem as patas inchadas. Precisa de umas ferraduras novas.
Mas tinhamos de nos fazer à vida. Eu e o «Faísca». Entrámos no Escaroupim, desci da sela, "atraquei" o animal à casa de madeira dos pescadores, recuperada pela Anita. A imensidão de carros antevia a presença de muitos apoiantes do Nini. Num só trago, bebi um galão de água mole. Arrastei a custo as botas de cabedal e vi que o «Faísca» descansava da longa caminhada. Enchi-me de coragem e entrei no restaurante.
Tentei passar despercebido. Mas o meu colete dos tempos de forcado parece que não deu para disfarçar a minha presença. Rostos conhecidos olharam-me de soslaio. Mas mesmo assim enchi-me de coragem e instalei-me num dos recantos. Decliciei-me com a refeição, ouvi murmúrios de tristeza e alegria.
Estava na sobremesa quando o Nini subiu ao palco. Dos outros não fiz caso. Eu estava ali mesmo para ouvir o Nini. Queria que o moço me surpeendesse.
A fotografia do jovem candidato, colocada atrás do palanque, estava um pouco enrugada. Pensei que fosse apenas do longo cartaz,que não estava suficientemente esticado. Enganei-me. Sobretudo quandopercebi que o discurso do Nini também estava umpouco enrugado. Até eu já fiz touradas melhores em Salvaterra.
Estava a deliciar-me com o vinho tinto quando reparei no olhar do camarada José Seguro. Que, de seguro, tinha muito pouco. Foi na casa de banho que ouvi a justificação para a coisa. O camarada Seguro estava a par da falta de consenso que a candidatura do Nini tem gerado. Que ele sabe da divisão da família socialista ali para aquelas bandas da Lezíria. Até o «Faísca», lá fora, se apercebeu das falsidades desta apresentação.
No caminho para casa, pensava cá para os botões do meu colete que, afinal, não fiquei a saber quais são os candidatos para a maioria das Juntas de Freguesia. Aquela coisa de não dizerem por uma questão estratégica não me cheirou nada bem. O «Faísca», ao abanar as orelhas, parece ter concordado comigo.
Tudo isto é estranho. Até há listas encabeçadas por gente que noutros tempos deram a cara por outros partidos. Ao rinchar, o «Faísca» parecia querer dizer-me: "mas não vês tu, FORCADO AMADOR, que eles andam a enganar-se uns aos outros? Não vês tu que aqueles que já tiveram protagonismo vêm agora recomendar o nome de outras gentes para que o resultado do PS seja o pior possível?"...
O «Faísca» é um cavalo. Mas não é parvo. Dirigi então o animal para casa da minha mãe, em busca de um jantar bem melhor. E dar-lhe um grande beijinho. Porque ela é minha mãe e merece.

Assina o saudoso «FORCADO AMADOR»
Postado por José Peixe @ 12:52  
2 Comments:
Enviar um comentário
<< Home
 


Photo Sharing and Video Hosting at Photobucket
Photo Sharing and Video Hosting at Photobucket
Num concelho onde não existem órgãos de Comunicação Social este Blogue pode ser importante para dar voz aos que não têm voz política em Salvaterra de Magos.
Afinal de contas onde está a Democracia participativa tão apregoada pela presidente Ana Cristina Pardal Ribeiro "Anita" nas últimas Eleições Autárquicas?
O que é feito das outras forças partidárias que prometeram fazer oposição séria e desmascarar os "podres" que existem dentro da autarquia?
É que as perseguições políticas continuam na Câmara Municipal de Salvaterra de Magos e o compadrio político também!
Por isso mesmo, faz todo o sentido a existência deste espaço comunicacional aberto e lutar por um concelho mais desenvolvido.
É muito importante combater o atrofiamento provocado pelo "Anitismo".


Photo Sharing and Video Hosting at Photobucket
José Peixe - Editor


"A evolução do humano não é obra exclusiva da natureza.
Com a cultura e a capacidade de transmitir conhecimentos de geração em geração o humano é também um produto evolutivo de si próprio."

Moura, Leonel,
Jornal de Negócios
em 20070530
Photo Sharing and Video Hosting at Photobucket

ÚLTIMOS POSTS EDITADOS
ARQUIVO DE POSTAGENS NO BLOGUE
COMO PARTICIPAR NO BLOGUE
MEDIA NACIONAIS
MEDIA INTERNACIONAIS
INFORMAÇÕES GOOGLE
PESQUISAS NA WEB
BLOGUES EM DESTAQUE
BLOGUES DA GLÓRIA DO RIBATEJO
COLABORADORES DO BLOGUE
CRÉDITOS

Free Blogger Templates

Powered by Blogger

Bravenet.com
Photobucket.com
Clocklink.com
Dani R
(ajuda básica)