quarta-feira, agosto 10, 2005 |
«FORCADO AMADOR» - OPINIÃO COM "FARPAS" |
Umas dicas úteis para o «people» O BAR DA «FEBRE AMARELA» NAS FESTAS DA GLÓRIA
Saudações a todos aqueles que têm pachorra para ler as crónicas deste sempre vosso «Forcado Amador». Informo que o «Faísca» foi a banhos para o Algarve. O cavalo endoideceu e atravessa uma fase conturbante. Os níveis de testosterona do bicho subiram em flecha (tal como o desemprego em Salvaterra de Magos) e o animal tem andado demasiado agitado. Nem as éguas da Casa Cadaval têm sido suficientes para acalmar o seu temperamento. Isto tudo para dizer que não há Zezé Camarinha que supere o intenso desejo sexual do «Faísca». Se me estás a ler, «Faísca», espero que tenhas retido o meu recado: protege-te, por favor, contra as doenças venéreas. Posto isto, dedico hoje a minha crónica ao pessoal da «Febre Amarela», essa claque imprevisível e imparável do Clube Desportivo da Glória do Ribatejo. Sei que a malta já está a preparar o bar (com a qualidade a que já nos habituaram), para as Festas da Glória. Como estamos prestes a entrar em período de campanha eleitoral, tomo a liberdade de deixar aqui umas dicas ao people da «Febre Amarela». Como sabem, os cabeças de lista às autárquicas correm tudo o que é sítio, naquilo a que na gíria se designa por «caça ao voto». People da «Febre»: anotem bem os conselhos que vos dou, porque não convém decepcionarem os convivas. Cá vai disto!
ESPAÇO «ESQUERDA RADICAL» Para os apoiantes do Bloco de Esquerda e para a Anita, aconselho a criação de um espaço denominado por «Esquerda Radical». O espaço deverá estar próximo do bar (que a malta do BE não suporta securas) e deverá ter música do tipo «chill out». A decoração pode ser simples, desde que tenham afixados uns posters do Estaline. Atenção: nada de referências aos símbolos comunistas. Bem sabemos que a Anita mudou de partido (usando o BE como barriga de aluguer), mas qualquer artefacto (do tipo foices e martelos) terá conotações comunistas. Vamos evitar essas coisas, para não dispersar o pessoal do Bloco. Instalem no local um Centro de Imprensa para o Marco Domingos. O assessor da Anita poderá, assim, fazer mais uns comunicados e enviá-los directamente para os órgãos de comunicação social (excepto para «O Mirante»). Pode até aproveitar para elaborar mais uns discursos e preparar o material de campanha para a Presidente da Câmara. Na eventualidade do Francisco Louçã passar pela Glória, aconselha-se ainda que tenham alguma «erva» em stock.
ESPAÇO «NINI» Simplesmente Nini. Como a malta não conhece o Nuno Antão, é melhor criarem o espaço dedicado aos socialistas apenas com o nome de «Nini». Pode ser que a estranheza do nome cause curiosidade aos visitantes. Pode ser até que consigam reunir nesse espaço mais pessoal do que aquele que verdadeiramente apoia o Nuno Antão. Atenção, people da «Febre Amarela»: nada de referências ao Moreira nem ao Gameiro dos Santos. O Joaquim Mário Antão não gosta que o filho fique eternamente colado a essa gente. Façam também o favor de disponibilizar um computador no Espaço «Nini», para que o jovem candidato socialista possa começar os 16 sites que tem para fazer até ao final da campanha. Para a decoração do local, aconselha-se uns cartazes do próprio Nini (se conseguirem algum que não esteja vandalizado, será óptimo!) e uns posters do Mário Soares e do José Sócrates. E nada de livros do Manuel Alegre! Ponham antes à disposição da malta umas edições do folhetim «Acção Socialista». Será também útil ao Nini um guia sobre o concelho de Salvaterra de Magos. Assim, o jovem Antão poderá saber em detalhe quais são as freguesias do concelho onde vive.
ESPAÇO «HORTA DAS CELEBRIDADES» Espero que o pessoal da «Febre Amarela» tenha ainda uma área reservada para montar o espaço do José Sasseti. Convém decorar o local a preceito, até porque a cena vai ser um sítio de passagem para muitas celebridades. Arranjem, por isso, uma manjedoura e 4 fardos de palha (para o burro Pavarotti), 3 quilos de saramagos (para a avestruz) e 10 litros de bagaço (para a voz esganiçada da Júlia Pinheiro). Como está prevista a ida de Lili Caneças ao espaço do Sasseti, podem, desde já, avisar os fotógrafos da Lux, da VIP, da Maria, da TV 7 Dias, da Mulher Moderna e da Caras. O staff da «Febre Amarela» deverá estar minimamente apresentável e sóbrio, o que significa que não podem levar t-shirts com motivos sexuais nem calças de gangas rasgadas e que não tenham sido lavadas (pelo menos uma vez) no último ano. Bebam somente água e fumem apenas tabaco.
ESPAÇO «LARANJA MECÂNICA» Assegurem-se que seja criada uma zona dedicada aos tipos do PSD. Os do PSD também são gente e, como tal, têm direito a beber, a comer e a f... fumar. Convém que o local seja minimamente higiénico e que tenha um ar colegial (tipo escola secundária), até porque o Carlos Marques é muito desta onda do ensino profissional e não-sei-quê. Não se inibam de providenciar um cantinho para a malta da terceira idade. A coisa será útil para alguns candidatos sociais-democratas. É o caso do José Maria, candidato à Junta de Freguesia do Granho. Arranjem um banquinho, porque assim ele pode esperar sentado até ao dia em que seja eleito para a sua Junta de Freguesia. A decoração deverá ser feita com base no cor-de-laranja, com muita fruta à mistura (é fora de época, mas tentem desenrascar umas laranjas. Dá um toque «low profile» à cena). Metam uma placa à porta com a indicação: «Cuidado! Não o pise!». É só para o caso do Marques Mendes ir aí dar um abraço ao Carlos Marques e ao Zé Peixe.
Assina o saudoso «FORCADO AMADOR» |
Postado por José Peixe @ 15:02 |
|
|
|
|