Salvaterra de Magos reúne todas as condições para se afirmar como um concelho próspero, atraente e desenvolvido. Infelizmente, do ponto de vista político, continua a ser (des)governado por uma maioria de ex-comunistas ortodoxos e mal formados politicamente. Um grupo de amigos que se aproveitou do Bloco de Esquerda para implantar uma ditadura Estalinista em Salvaterra. Lutaremos para que Salvaterra de Magos seja um concelho mais fixe. Dizemos não a esta força de bloqueio.
segunda-feira, setembro 19, 2005
«FORCADO AMADOR» - OPINIÃO COM "FARPAS"
AS LIÇÕES DO PROFESSOR MADELINO

Uma saudação especial a todos os que me acompanham nesta verdadeira roda viva. Como bom FORCADO informado que sou, dei hoje por mim, armado em intelectual, a ler o suplemento de economia do «Diário de Notícias». Para meu espanto, dou de caras com um ribatejano de gema que é, tão somente, o mandatário da candidatura do jovem socialista Nuno Antão.
Francisco Madelino, economista de sucesso, professor universitário de renome e actual presidente do IEFP - Instituto do Emprego e Formação Profissional, deu uma magnífica entrevista ao DN. É certo que não compreendo metade do que ele disse. E, como eu, acredito que estejam mais uns quantos portugueses para quem a macro e a micro-economia são conceitos só comparáveis à difícil tarefa de andar na monda do arroz, do nascer ao pôr-do-sol. Ou seja: não se percebe nada, mas há-que fazer por perceber.
A abertura da entrevista começa por referir a ameaça dos produtos oriundos dos países de leste e da China. Nada de novo, portanto.

Mais à frente, o primeiro dado a reter: "(...) o desemprego está a evoluir assimetricamente em termos regionais, com Lisboa e Vale do Tejo a registar uma redução". Bolas! Lá se foi a grande causa do Nini, que apregoa aos «sete ventos» que o concelho de Salvaterra é o mais alto do distrito, blá, blá, blá...
Quanto a previsões, regista-se a seguinte informação: "a previsão é que haja uma estabilização até final do ano. O IEFP contabiliza cerca de 460 mil pessoas desempregadas. Não é expectável que se ultrapasse os 500 mil até final do ano". Eis, então, o segundo dado importante: há 460 mil gajos a desesperar por um emprego, mas (alegrem-se os mais infelizes!) o número não há-de ultrapassar os 500 mil (pelo menos dentro dos próximos... 3 meses). Estamos mais descansados.

Outra lição do professor Madelino: "se, por um passe de mágica, Portugal passasse a ter um padrão sectorial idêntico aos países mais ricos, uma parte significativa da sociedade portuguesa seria excluída desse processo". Nem Luís de Matos diria melhor! À luz do visionário Madelino, de nada vale o país entrar na rota da inovação e do desenvolvimento. Para quê?! Afinal, há gente demasiado burra incapaz de lidar com tanta inovação. Somos portugueses. Não há nada a fazer...

Mais à frente, o excelentíssimo presidente do IEFP (e grande gloriano de origem!), esclarece que "estão a ser privilegiadas áreas onde existe formação no posto de trabalho com equivalência ao 11.º ou 12.º ano, o chamado nível 3. Há ainda cursos de educação/formação (nível 2), isto é, 9.º ano mais formação profissional, que pode ou não ter estágio em empresa".
O que se passa é isto: de nada vale investir-se num canudo, uma vez que as saídas profissionais para licenciados está na rua da amargura. O que falta ao país, isso sim, é pessoal técnico. Esqueçam a formação superior. Aliás, há sérios casos de sucesso que ilustram esta teoria (para mais pormenores ver o percurso escolar do Nini).

Eu, que já sou um FORCADO em pleno gozo da minha mísera reforma, aconselho vivamente os meus ilustres admiradores a enveredarem pelo caminho da profissionalização. Canalizador, pedreiro, carpinteiro, presidente de câmara, político... São profissões de futuro, com altos níveis de rentabilidade económica. Façam o favor de irem ao centro de emprego mais próximo e pedir informações adicionais. Depois digam que não os avisei.

Assina o saudoso «FORCADO AMADOR»


Para participar com Artigos ou Comentários: salvaterraefixe@hotmail.com
Postado por José Peixe @ 17:04  


Photo Sharing and Video Hosting at Photobucket
Photo Sharing and Video Hosting at Photobucket
Num concelho onde não existem órgãos de Comunicação Social este Blogue pode ser importante para dar voz aos que não têm voz política em Salvaterra de Magos.
Afinal de contas onde está a Democracia participativa tão apregoada pela presidente Ana Cristina Pardal Ribeiro "Anita" nas últimas Eleições Autárquicas?
O que é feito das outras forças partidárias que prometeram fazer oposição séria e desmascarar os "podres" que existem dentro da autarquia?
É que as perseguições políticas continuam na Câmara Municipal de Salvaterra de Magos e o compadrio político também!
Por isso mesmo, faz todo o sentido a existência deste espaço comunicacional aberto e lutar por um concelho mais desenvolvido.
É muito importante combater o atrofiamento provocado pelo "Anitismo".


Photo Sharing and Video Hosting at Photobucket
José Peixe - Editor


"A evolução do humano não é obra exclusiva da natureza.
Com a cultura e a capacidade de transmitir conhecimentos de geração em geração o humano é também um produto evolutivo de si próprio."

Moura, Leonel,
Jornal de Negócios
em 20070530
Photo Sharing and Video Hosting at Photobucket

ÚLTIMOS POSTS EDITADOS
ARQUIVO DE POSTAGENS NO BLOGUE
COMO PARTICIPAR NO BLOGUE
MEDIA NACIONAIS
MEDIA INTERNACIONAIS
INFORMAÇÕES GOOGLE
PESQUISAS NA WEB
BLOGUES EM DESTAQUE
BLOGUES DA GLÓRIA DO RIBATEJO
COLABORADORES DO BLOGUE
CRÉDITOS

Free Blogger Templates

Powered by Blogger

Bravenet.com
Photobucket.com
Clocklink.com
Dani R
(ajuda básica)