Salvaterra de Magos reúne todas as condições para se afirmar como um concelho próspero, atraente e desenvolvido. Infelizmente, do ponto de vista político, continua a ser (des)governado por uma maioria de ex-comunistas ortodoxos e mal formados politicamente. Um grupo de amigos que se aproveitou do Bloco de Esquerda para implantar uma ditadura Estalinista em Salvaterra. Lutaremos para que Salvaterra de Magos seja um concelho mais fixe. Dizemos não a esta força de bloqueio.
sexta-feira, setembro 29, 2006
O Futuro de Salvaterra de Magos
Aproveito a deixa do encontro nos Foros sobre o Plano de Ordenamento da Barragem de Magos.
Este Plano é um instrumento de Planeamento de suma importância. Vai gerir a ocupação do solo nesta área nos próximos anos. Creio que o objectivo principal será a preservação do ecossistema que constitui todo o território envolvente à Albufeira de Magos (nunca percebi porque chamam Barragem a uma mera Albufeira...).
E isto, este debate, vem numa altura interessante para nós: o PDM estará a ser revisto, mais cedo ou mais tarde, o que implicará também um profundo debate no nosso município. Aliás, já ocorreu a fase de reclamações pessoais dos cidadãos. Que futuro queremos para nós e as gerações vindouras? Queremos continuar a permitir que se cimente todo e qualquer pedaço de terra? Vejam como está Marinhais... É uma manta de retalhos: visto do ar, uma quadrícula de ruas polvilhadas de casas, com hortas e quintais. No actual PDM, o interior dos quarteirões é, na maior parte dos casos, Reserva Ecológica Nacional (REN), não se permitindo qualquer construção. Ora, como todos sabemos, há muitas "aberrações" concelho adiante, protagonizadas por construtores mais ou menos conhecidos da nossa praça e permitidas, no seu tempo, quer pelos governos socialistas quer já pelo executivo real e actual. Temos que pensar e discutir, entre todos, sem ferir os interesses dos que menos têm. E não nos deixemos enganar pelos "opinion makers" que representarão os construtores e as imobiliárias que vão fazendo fortuna com a depradação do nosso território.

Antes de mais, no profundo debate sobre "Que concelho queremos?", temos que ter em conta as necessidades dos habitantes, mas também um profundo e renovado respeito pelo ambiente. Respeitar a vocação agrícola do nosso concelho; respeitar a charneca, preservando-a. E, se é verdade que o turismo pode ser uma peça interessante na vida do nosso concelho, faz todo o sentido que aproveitemos as actuais potencialidades, que cultivemos a paisagem para melhor a podermos vender. Sim, a lezíria, os pauis, a charneca. A paisagem sempre esteve ligada às condições naturais do território mais a actuação do homem sobre o mesmo. E, se vamos continuar a encher as nossas freguesias de moradias e vivendas, a paisagem resultante não será, garanto-vos, minimamente atractiva para um turista.

O turismo pode dar muito dinheiro. Temos visto como se enche Salvaterra com o Mês da Enguia. Bem: se não cuidarmos o Tejo, se continuarmos a permitir descargas poluentes como as que diariamente o sufocam, ficamos sem enguias, sem Mês da Enguia, sem turistas e sem dinheiro. O que quero mostrar é que o nosso concelho só se viabilizará se houver uma outra consciência em relação ao território, ao rio mas também aos solos que pisamos diariamente.

O actual executivo tem sido incapaz de parar com a agressão ao Tejo. Vai chamando a atenção para as ilegalidades dos areeiros, e bem. Mas fecha os olhos, por exemplo, à contaminação da Ribeira de Muge, oriunda do Aterro Sanitário da Raposa... ou à limpeza das margens das valas e do Tejo...

Urge participar nestes dabates, urge pensar e discutir que concelho queremos deixar aos nossos filhos.
Postado por Anónimo @ 19:47  
0 Comments:
Enviar um comentário
<< Home
 


Photo Sharing and Video Hosting at Photobucket
Photo Sharing and Video Hosting at Photobucket
Num concelho onde não existem órgãos de Comunicação Social este Blogue pode ser importante para dar voz aos que não têm voz política em Salvaterra de Magos.
Afinal de contas onde está a Democracia participativa tão apregoada pela presidente Ana Cristina Pardal Ribeiro "Anita" nas últimas Eleições Autárquicas?
O que é feito das outras forças partidárias que prometeram fazer oposição séria e desmascarar os "podres" que existem dentro da autarquia?
É que as perseguições políticas continuam na Câmara Municipal de Salvaterra de Magos e o compadrio político também!
Por isso mesmo, faz todo o sentido a existência deste espaço comunicacional aberto e lutar por um concelho mais desenvolvido.
É muito importante combater o atrofiamento provocado pelo "Anitismo".


Photo Sharing and Video Hosting at Photobucket
José Peixe - Editor


"A evolução do humano não é obra exclusiva da natureza.
Com a cultura e a capacidade de transmitir conhecimentos de geração em geração o humano é também um produto evolutivo de si próprio."

Moura, Leonel,
Jornal de Negócios
em 20070530
Photo Sharing and Video Hosting at Photobucket

ÚLTIMOS POSTS EDITADOS
ARQUIVO DE POSTAGENS NO BLOGUE
COMO PARTICIPAR NO BLOGUE
MEDIA NACIONAIS
MEDIA INTERNACIONAIS
INFORMAÇÕES GOOGLE
PESQUISAS NA WEB
BLOGUES EM DESTAQUE
BLOGUES DA GLÓRIA DO RIBATEJO
COLABORADORES DO BLOGUE
CRÉDITOS

Free Blogger Templates

Powered by Blogger

Bravenet.com
Photobucket.com
Clocklink.com
Dani R
(ajuda básica)