Salvaterra de Magos reúne todas as condições para se afirmar como um concelho próspero, atraente e desenvolvido. Infelizmente, do ponto de vista político, continua a ser (des)governado por uma maioria de ex-comunistas ortodoxos e mal formados politicamente. Um grupo de amigos que se aproveitou do Bloco de Esquerda para implantar uma ditadura Estalinista em Salvaterra. Lutaremos para que Salvaterra de Magos seja um concelho mais fixe. Dizemos não a esta força de bloqueio.
terça-feira, outubro 17, 2006
Construindo
Parto de um ponto comum com os bloggers Salvaterrenses: todos nós acreditamos que Salvaterra podia estar muito melhor do que o que está, e todos nós acreditamos que o actual executivo tem sido incapaz de construir um concelho melhor. Certo?

Bem. Agora, sejamos construtivos.

Porque penso eu que Salvaterra poderia estar melhor do que o que está? Quais são as dificuldades e os problemas existentes na vida do nosso concelho? O que tem feito, e o que não tem feito o actual executivo para construir um concelho melhor?

Conjuntura económica: o país está em crise, todos o sabemos. Não é que se esteja a desfazer o tecido produtivo, simplesmente não há crescimento económico, o que, no actual sistema capitalista baseado no crescimento económico, é mau. Salvaterra não escapa à crise. O desemprego é elevado. Os salários são baixos. O solo industrial é escasso e o que existe anuncia-se a preços exorbitantes. A especulação imobiliária é algo que chegou tarde, mas veio para ficar. Com a A13 todo o território do concelho se tornou apetecível para os depradadores do costume, os que vivem de especular e não de produzir. Assim que, a nível da conjuntura económica, estamos mal. Para agravar esta situação, a CMSM não tem dinheiro, fruto do excelente trabalho do Nuno Antão como deputado da nação ao serviço da nova maioria rosa. Nuno Antão é mesmo uma vergonha nacional. O PS, bloqueando as verbas do Orçamento para Salvaterra, ajuda assim o seu clã de Salvaterra a combater o poder da Anita. Relembremos: a verdadeira oposição faz-se construtivamente, apresentando alternativas, tal como vai fazendo, aos pouquinhos, o Vasco Feijão. Se queremos ser alternativa de poder, e digo queremos por me incluir na oposição, teremos que ser inteligentes, não basta a esperteza.
Como dizia, uma CMSM sem dinheiro não ajuda em nada. Lembremos que o que interessa é bem servir os Salvaterrenses. Em primeiro lugar os interesses de Salvaterra, e não os político-partidários.

O que pode fazer a CMSM para combater esta conjuntura desfavorável?

Mobilizar a população, acordar com a oposição novas formas de trabalho autárquico, desenvolver a democracia participativa, chamar os cidadãos à sua responsabilidade, escutar as opiniões contrárias e tentar percebê-las. Passear a pé pelo concelho, falar com as pessoas. Observar in loco os problemas da gente, discutir ideias, tentar pô-las em prática. Reunir-se com os funcionários do município, falar com eles, escutá-los. Sobretudo escutar e tentar perceber que em nove anos muitas coisas mudam.

Percebo o que escreveu José Peixe sobre a entrevista, de há nove anos, que este publicou n'A Capital. Percebo e sinto igual tristeza.

A coerência está na construtividade, caro alcaide-torrejano.
Postado por Anónimo @ 11:43  
0 Comments:
Enviar um comentário
<< Home
 


Photo Sharing and Video Hosting at Photobucket
Photo Sharing and Video Hosting at Photobucket
Num concelho onde não existem órgãos de Comunicação Social este Blogue pode ser importante para dar voz aos que não têm voz política em Salvaterra de Magos.
Afinal de contas onde está a Democracia participativa tão apregoada pela presidente Ana Cristina Pardal Ribeiro "Anita" nas últimas Eleições Autárquicas?
O que é feito das outras forças partidárias que prometeram fazer oposição séria e desmascarar os "podres" que existem dentro da autarquia?
É que as perseguições políticas continuam na Câmara Municipal de Salvaterra de Magos e o compadrio político também!
Por isso mesmo, faz todo o sentido a existência deste espaço comunicacional aberto e lutar por um concelho mais desenvolvido.
É muito importante combater o atrofiamento provocado pelo "Anitismo".


Photo Sharing and Video Hosting at Photobucket
José Peixe - Editor


"A evolução do humano não é obra exclusiva da natureza.
Com a cultura e a capacidade de transmitir conhecimentos de geração em geração o humano é também um produto evolutivo de si próprio."

Moura, Leonel,
Jornal de Negócios
em 20070530
Photo Sharing and Video Hosting at Photobucket

ÚLTIMOS POSTS EDITADOS
ARQUIVO DE POSTAGENS NO BLOGUE
COMO PARTICIPAR NO BLOGUE
MEDIA NACIONAIS
MEDIA INTERNACIONAIS
INFORMAÇÕES GOOGLE
PESQUISAS NA WEB
BLOGUES EM DESTAQUE
BLOGUES DA GLÓRIA DO RIBATEJO
COLABORADORES DO BLOGUE
CRÉDITOS

Free Blogger Templates

Powered by Blogger

Bravenet.com
Photobucket.com
Clocklink.com
Dani R
(ajuda básica)