Salvaterra de Magos reúne todas as condições para se afirmar como um concelho próspero, atraente e desenvolvido. Infelizmente, do ponto de vista político, continua a ser (des)governado por uma maioria de ex-comunistas ortodoxos e mal formados politicamente. Um grupo de amigos que se aproveitou do Bloco de Esquerda para implantar uma ditadura Estalinista em Salvaterra. Lutaremos para que Salvaterra de Magos seja um concelho mais fixe. Dizemos não a esta força de bloqueio.
domingo, novembro 18, 2007
DOSSIER ESPECIAL | Sismos
Abril de 1909. Um sismo faz tremer as localidades de Salvaterra de Magos, Benavente e Samora Correia. Todas elas ficaram parcialmente destruídas. Quase 100 anos depois, a possibilidade do cenário se repetir é elevada. E há uma certeza: a acontecer, as consequências serão muito maiores (existem hoje mais edifícios e mais habitantes).
Em 1909, os planos de intervenção não passavam de uma miragem. As autoridades só chegaram aos locais dos acontecimentos 6 horas depois da ocorrência do sismo. Morreram 39 pessoas. E só no dia 24 de Abril (recorde-se que o sismos data de 23 de Abril de 1909) é que os feridos começaram as ser transportados para Lisboa, em comboios a vapor. E se a região voltar a tremer? Estaremos preparados para o pior?...

O grau de risco na região

A Sociedade Portuguesa de Engenharia Sísmica dispõe, há já alguns anos, de vários mapas com os graus de risco para a região de Lisboa e Lezíria do Tejo. Esses dados revelam que Benavente e Samora Correia são as áreas mais vulneráveis (risco de grau 9 na escala de Mercalli Modificada). À medida que se sobe em direcção a Almeirim, o risco diminiu para 8. O concelho de Salvaterra de Magos encontra-se também abrangido por esta intensidade. Azambuja está numa zona de transição de 8 para 7.
No grau 7 da escala de Mercalli Modificada estão Coruche, Santarém, Cartaxo, Alenquer, Castanheira do Ribatejo, Vila Franca de Xira, Alhandra, Alverca e Póvoa de Santa Iria. Ainda com base nos registos da Sociedade Portuguesa de Engenharia Sísmica - e tendo em conta a intensidade do sismo de 1909 -, Tomar apresenta um risco de grau 6. Como a seguir se demonstra, há motivos suficeinetes para preocupação...

Descodificando os números

Na escala de Mercalli Modificada o grau 9 é classificado como «Desastroso». Neste índice, ocorre o desmoronamento de alguns edifícios e há danos consideráveis em construções sólidas. No grau 8 – classificado como «Ruinoso» – são provocados danos acentuados em construções sólidas. Os edifícios de muito boa construção sofrem alguns danos. Podem ainda cair campanários e chaminés de fábricas.
Já o grau 7 é considerado “Muito Forte” e durante um sismo desta intensidade há estragos limitados em edifícios de boa construção. Um sismo com estas características é facilmente perceptível pelos condutores de veículos automóveis em trânsito e desencadeia o pânico geral nas populações.

Os sinais

A 12 de Fevereiro, os sismógrafos do Centro Sismológico Euro-Mediterrênico registaram um abalo sismíco com intensidade de 6,1 graus na escala de Mercalli. O epicentro terá sido a 188 km a sudoeste de Lagos e a 160 km a sudoeste do Cabo de S. Vicente. Ou seja: no Banco de Gorringe (uma região sísmica ao largo de Portugal, que é considerada pelos analistas como uma das mais preocupantes). E não é para menos. Na madrugada de 12 de Fevereiro, por exemplo, o sismo foi sentido com forte intensidade em toda a região sul do país. Salvaterra de Magos não foi excepção.

A Protecção Civil...

...deveria estar mais atenta ao problema. A começar pela vertente informativa. Não se compreende - e isto a título ilustrativo - como é que o site da Autoridade Nacional de Protecção Civil não tem qualquer dado sobre os riscos (sísmicos e outros) no distrito de Santarém (confirmar AQUI). Nem os sites das autarquias locais esclarecem. Alguém conhece verdadeiramente o Plano de Emergência distrital? Que medidas concretas contempla para o caso de se verificar a existência de forte intensidade?
A situação torna-se mais grave se recuarmos a Março de 2006. Na altura - e em todo o distrito de Santarém - mais de 630 escolas não estavam a cumprir as normas de segurança (de um total de 730 escolas). Só 99 instituições tinham planos de emergência devidamente aprovados pelo Serviço Nacional de Bombeiros e Protecção Civil...
Postado por الرجل البسيط @ 01:07  
5 Comments:
  • At domingo, novembro 18, 2007, Blogger - said…

    Bom fim de semana.
    O que me mete a tremer são os aumentos diários do combustivel e impostos.

    Ass: Fulano...Tal

     
  • At segunda-feira, novembro 19, 2007, Blogger Unknown said…

    A mim o que me incomoda é se a Terra resolve abanar aqui por estas bandas. Será catastrófico certamente!
    Mas tal como o FULANO, o Beltrano e o Sicrano, o que me aflige mesmo ó Markliano é o aumento dos Impostos, do Combustível e dos bens elementares.
    Os salários continuam a mirrar!

     
  • At segunda-feira, novembro 19, 2007, Blogger O espírito de Salazar said…

    Assustador. É arrepiante pensar que Salvaterra pode levar com um abano sísmico daqueles mesmo fortes. Os edifícios não estão preparados e não conheço nenhum simulacro que os bombeiros ou a protecção civil da câmara) existe???) tivessem feito. Nem quero imaginar a quantidade de idosos e crianças que podem entrar em desespero por causa de uma situação dessas......

     
  • At segunda-feira, novembro 19, 2007, Blogger Unknown said…

    Eu confesso que não sou Salazarista. Aliás, abomino quem defende o ex-ditador, mas desta vez eu sou obrigado a concordar com o comentário Postado pelo "Espírito de Salazar".
    E já agora também levanto a mesma questão?
    Mas será que existe mesmo um Departamento da Protecção Civil na Câmara Municipal de Salvaterra de Magos?
    E está mesmo a funcionar?

     
  • At quinta-feira, novembro 22, 2007, Blogger Unknown said…

    Salvaterra não possui um Departamento de Protecção Civil mas sim um Gabinete, que funciona tal como o resto da Câmara com os recursos que lhe são proporcionados.
    Para os que falam e criticam sem saberem do que falam, que tal como os aumentos de combustiveis é uma coisa que me irrita, o referido Gabinete entregou à mais de 1 ano no Serviço Nacional de Protecção Civil, o Plano Especial de Emergência Sísmico, de modo a este ser ratificado e aprovado pela referida entidade, só que até agora não houve resposta da referida entidade.
    Nesse Plano foi levantado exaustivamente todas as áreas sensiveis do Concelho, sendo elaborados cenários de vários sismos com vários epicentros com diferentes magnitudes bem como todo um plano de acções face ao mesmo, sim eu sei do que falo.
    Já agora na Região da Lezíria houve mais algum Municipio a entregar tal plano??? e o Plano Distrital de Emergência já alguem o viu??? Pois eu já e só vos digo pois eu já o li, espero que sejam todos crentes.

     
Enviar um comentário
<< Home
 


Photo Sharing and Video Hosting at Photobucket
Photo Sharing and Video Hosting at Photobucket
Num concelho onde não existem órgãos de Comunicação Social este Blogue pode ser importante para dar voz aos que não têm voz política em Salvaterra de Magos.
Afinal de contas onde está a Democracia participativa tão apregoada pela presidente Ana Cristina Pardal Ribeiro "Anita" nas últimas Eleições Autárquicas?
O que é feito das outras forças partidárias que prometeram fazer oposição séria e desmascarar os "podres" que existem dentro da autarquia?
É que as perseguições políticas continuam na Câmara Municipal de Salvaterra de Magos e o compadrio político também!
Por isso mesmo, faz todo o sentido a existência deste espaço comunicacional aberto e lutar por um concelho mais desenvolvido.
É muito importante combater o atrofiamento provocado pelo "Anitismo".


Photo Sharing and Video Hosting at Photobucket
José Peixe - Editor


"A evolução do humano não é obra exclusiva da natureza.
Com a cultura e a capacidade de transmitir conhecimentos de geração em geração o humano é também um produto evolutivo de si próprio."

Moura, Leonel,
Jornal de Negócios
em 20070530
Photo Sharing and Video Hosting at Photobucket

ÚLTIMOS POSTS EDITADOS
ARQUIVO DE POSTAGENS NO BLOGUE
COMO PARTICIPAR NO BLOGUE
MEDIA NACIONAIS
MEDIA INTERNACIONAIS
INFORMAÇÕES GOOGLE
PESQUISAS NA WEB
BLOGUES EM DESTAQUE
BLOGUES DA GLÓRIA DO RIBATEJO
COLABORADORES DO BLOGUE
CRÉDITOS

Free Blogger Templates

Powered by Blogger

Bravenet.com
Photobucket.com
Clocklink.com
Dani R
(ajuda básica)