Salvaterra de Magos reúne todas as condições para se afirmar como um concelho próspero, atraente e desenvolvido. Infelizmente, do ponto de vista político, continua a ser (des)governado por uma maioria de ex-comunistas ortodoxos e mal formados politicamente. Um grupo de amigos que se aproveitou do Bloco de Esquerda para implantar uma ditadura Estalinista em Salvaterra. Lutaremos para que Salvaterra de Magos seja um concelho mais fixe. Dizemos não a esta força de bloqueio.
terça-feira, dezembro 04, 2007
Glória do Ribatejo na Guerra Fria
As antenas de Glória do Ribatejo receberam, durante décadas, as emissões da Rádio Europa Livre, sedeada em Munique. A retransmissão era depois assegurada para países como a Polónia, Hungria e Roménia. Na década de 60, as emissões chegaram a ser feitas em 17 línguas diferentes. Eis o breve retrato de um sítio onde se fez parte da história da Guerra Fria.

O isolamento da aldeia e as condições morfológicas dos terrenos (essencialmente planos) faziam de Glória do Ribatejo o local ideal para acolher a Sociedade Anónima de Rádio-Retransmissão. Além disso, estava suficientemente longe dos países visados e ficava apenas a 80 km de Lisboa. A ideia partiu dos americanos, após a II Grande Guerra, em 1951. Um estudo concluiu que Portugal era um bom ponto de partida para as emissões de propaganda anti-comunista.

Em Abril desse mesmo ano, Portugal e EUA celebraram o primeiro contrato. A construção do complexo iniciou-se de imediato e foi estabelecido um limite de frequência para as emissões. Em Julho, começaram as retransmissões, a partir de um transmissor móvel de 7,5 kw de potência, instalado num camião de campanha norte-americano (o lendário «Bárbara). A programação da Rádio Europa Livre era constituída por blocos noticiosos intercalados com música - sobretudo tradicional dos países de destino. Havia espaço para dar a palavra aos dissidentes políticos.

Alguns funcionários que trabalharam na RARET recordam hoje que algumas emissões tiveram tanto êxito (como foi o caso da emissão para a Polónia), que chegou mesmo a fazer-se programas de discos pedidos. As chamadas dos ouvintes para a estação de Munique eram garantidas por uma linha clandestina, instalada pelo pessoal da Europa Livre.Nos anos 60, os funcionários beneficiavam de um centro de saúde com dois médicos permanentes, uma escola primária e uma escola industrial. Mas havia ainda um bairro residencial para os trabalhadores que vinham de fora e até uma piscina privada, campos de jogos e bar.

Para a memória fica também o som estrondoso da sirete que assinalava as mudanças de turno e a hora de pausa para as refeições (e que podia ser ouvido em praticamente todas as freguesias do concelho). Com o fim da Guerra Fria, a RARET deixou de ter razão para existir. O projecto ficou ao abandono (oficialmente a partir de 1996), as antenas foram entretanto retiradas e os CTT ficaram com o direito de propriedade (após a saída da administração norte-americana).

Em 2004, estava previsto um plano de pormenor provisório, com equipamentos públicos, comércio, serviços e residencial. Pouco tempo depois, soube-se do interesse de um grupo de investidores em desenvolver um projecto turístico arrojado e virado para as elites. Nem os campos de golf estão esquecidos...
Postado por الرجل البسيط @ 01:17  
0 Comments:
Enviar um comentário
<< Home
 


Photo Sharing and Video Hosting at Photobucket
Photo Sharing and Video Hosting at Photobucket
Num concelho onde não existem órgãos de Comunicação Social este Blogue pode ser importante para dar voz aos que não têm voz política em Salvaterra de Magos.
Afinal de contas onde está a Democracia participativa tão apregoada pela presidente Ana Cristina Pardal Ribeiro "Anita" nas últimas Eleições Autárquicas?
O que é feito das outras forças partidárias que prometeram fazer oposição séria e desmascarar os "podres" que existem dentro da autarquia?
É que as perseguições políticas continuam na Câmara Municipal de Salvaterra de Magos e o compadrio político também!
Por isso mesmo, faz todo o sentido a existência deste espaço comunicacional aberto e lutar por um concelho mais desenvolvido.
É muito importante combater o atrofiamento provocado pelo "Anitismo".


Photo Sharing and Video Hosting at Photobucket
José Peixe - Editor


"A evolução do humano não é obra exclusiva da natureza.
Com a cultura e a capacidade de transmitir conhecimentos de geração em geração o humano é também um produto evolutivo de si próprio."

Moura, Leonel,
Jornal de Negócios
em 20070530
Photo Sharing and Video Hosting at Photobucket

ÚLTIMOS POSTS EDITADOS
ARQUIVO DE POSTAGENS NO BLOGUE
COMO PARTICIPAR NO BLOGUE
MEDIA NACIONAIS
MEDIA INTERNACIONAIS
INFORMAÇÕES GOOGLE
PESQUISAS NA WEB
BLOGUES EM DESTAQUE
BLOGUES DA GLÓRIA DO RIBATEJO
COLABORADORES DO BLOGUE
CRÉDITOS

Free Blogger Templates

Powered by Blogger

Bravenet.com
Photobucket.com
Clocklink.com
Dani R
(ajuda básica)