Salvaterra de Magos reúne todas as condições para se afirmar como um concelho próspero, atraente e desenvolvido. Infelizmente, do ponto de vista político, continua a ser (des)governado por uma maioria de ex-comunistas ortodoxos e mal formados politicamente. Um grupo de amigos que se aproveitou do Bloco de Esquerda para implantar uma ditadura Estalinista em Salvaterra. Lutaremos para que Salvaterra de Magos seja um concelho mais fixe. Dizemos não a esta força de bloqueio.
quinta-feira, maio 26, 2005
A REVOLTA DOS SOCIALISTAS EM SALVATERRA
Porque ficaram descontentes e revoltados os militantes e simpatizantes socialistas, quando souberam que o cabeça de lista do PS à Câmara Municipal de Salvaterra, nas próximas eleições autárquicas era o deputado Nuno Antão?
Porque protestaram os militantes e simpatizantes socialistas, quando souberam os resultados da votação que ocorreu na última reunião da Comissão Política Concelhia do partido?
Porque surgiram comentários insultuosos contra o Dr. Francisco Madelino e o Joaquim Mário Antão, no Blogue salvaterraefixe.blogia.com ?
Aconteceu isso porque as pessoas se sentiram enganadas. Aconteceu isso porque todos nós percebemos que tudo isto foi cozinhado nas costas dos militantes de base e dos simpatizantes do partido.
Os militantes e simpatizantes do PS gostariam que tivesse havido mais reuniões para se debater este problema. As pessoas estavam à espera do tão prometido Estudo de Opinião para se escolher um candidato forte. Um candidato que pudesse fazer ao Bloco de Esquerda e a Ana Cristina Ribeiro.
O candidato do Partido Socialista à Câmara Municipal de Salvaterra de Magos nas próximas eleições autárquicas, acabou por gerar esta divisão entre os militantes e simpatizantes do partido, porque as pessoas perceberam que não houve a maior transparência na escolha de Nuno Antão. Ainda por cima, sendo o presidente da Comissão Política o Joaquim Mário Antão, ou seja, pai do próprio Nuno.

Quem não se sente não é filho de boa gente

Segundo os Estatutos do Partido Socialista que foram aprovados na Comissão Nacional no dia 11 de Janeiro de 2003, os militantes têm o direito de «Exprimir livremente a sua opinião a todos os níveis da organização do Partido e apresentar, aos respectivos órgãos, críticas, sugestões e propostas sobre organização, a orientação e a actividade do Partido». (Art.14, alínea d)
Mas não interessa apenas falar nos direitos. Importa também reflectir sobre os deveres dos militantes e simpatizantes do Partido Socialista: «Militar nas secções em que se encontram inscritos e nos órgãos em que participam, bem como tomar parte nas actividades do Partido em geral». (Art.15, alínea a)
Sobre a organização política concelhia os Estatutos parecem ser claros quando se diz o seguinte sobre as concelhias: « As concelhias são as estruturas responsáveis pela coordenação da intervenção política do Partido ao nível municipal e pela articulação entre as secções de residência existentes no concelho». (Art.37)
No que diz respeito à Comissão Política Concelhia, o n.º 1 do Art. 40.º esclarece que «A Comissão Política Concelhia é o órgão de definição de estratégia e coordenação da actividade do Partido a nível municipal».

QUE ESTRATÉGIAS? QUE COORDENAÇÃO? QUE ACTIVIDADES? QUE TRANSPARÊNCIA HOUVE NA ESCOLHA DO CABEÇA DE LISTA EM SALVATERRA DE MAGOS?

Ainda sobre os Estatutos do PS, compete em especial à Comissão Política Concelhia (Art. 41.º):
1. Apreciar a situação política geral e, em especial, os problemas da área do respectivo concelho;
Criar e dissolver grupos de trabalho para desenvolvimento de actividades de âmbito concelhio;
2. Emitir parecer sobre a criação ou extinção de estruturas de base, na área do respectivo concelho;
3. Aprovar, nos termos do artigo 91º, as listas de candidatos aos órgãos autárquicos do respectivo concelho;
4. Coordenar, sob orientação da Federação, as actividades das estruturas de base existentes no concelho e dinamizar o seu funcionamento;
5. Assegurar uma adequada coordenação entre os autarcas eleitos para os órgãos locais e as estruturas do Partido, tendo em vista a definição conjunta da política autárquica a prosseguir no âmbito do concelho.
6. Organizar uma reunião anual dos socialistas do concelho, na qual participem designadamente, e por direito próprio, todos os membros da Comissão Política Concelhia, com e sem direito de voto, todos os autarcas socialistas eleitos e em funções, assim como, pelo menos, 5 representantes da JS indicados pela sua estrutura competente.
Das reuniões da Comissão Política Concelhia (Art. 42.º), os Estatutos também parecem claros:
1. A CPC reúne, ordinariamente, pelo menos de 3 em 3 meses, sob convocatória do presidente a enviar a todos os membros com a antecedência mínima de seis dias.
2. A CPC reúne, extraordinariamente, quando convocada pelo presidente, por sua iniciativa ou a solicitação de um quarto dos membros eleitos.

Depois de analisar tudo isto e reflectir sobre o que se passou em Salvaterra de Magos, eu sou um dos militantes que também decidi protestar. Protesto, porque não vejo grandes diferenças entre o Nuno Antão e o Rui Moreira. Protesto, porque reconheço que houve falta de diálogo com os militantes e simpatizantes do partido. Protesto, porque não houve transparência na escolha de Nuno Antão.
Também acho que as pessoas devem ir à página electrónica do Partido Socialista e deixar os seus protesto: www.ps.pt/
José Peixe
Comentários: salvaterraefixe@hotmail.com
Postado por José Peixe @ 09:56  
0 Comments:
Enviar um comentário
<< Home
 


Photo Sharing and Video Hosting at Photobucket
Photo Sharing and Video Hosting at Photobucket
Num concelho onde não existem órgãos de Comunicação Social este Blogue pode ser importante para dar voz aos que não têm voz política em Salvaterra de Magos.
Afinal de contas onde está a Democracia participativa tão apregoada pela presidente Ana Cristina Pardal Ribeiro "Anita" nas últimas Eleições Autárquicas?
O que é feito das outras forças partidárias que prometeram fazer oposição séria e desmascarar os "podres" que existem dentro da autarquia?
É que as perseguições políticas continuam na Câmara Municipal de Salvaterra de Magos e o compadrio político também!
Por isso mesmo, faz todo o sentido a existência deste espaço comunicacional aberto e lutar por um concelho mais desenvolvido.
É muito importante combater o atrofiamento provocado pelo "Anitismo".


Photo Sharing and Video Hosting at Photobucket
José Peixe - Editor


"A evolução do humano não é obra exclusiva da natureza.
Com a cultura e a capacidade de transmitir conhecimentos de geração em geração o humano é também um produto evolutivo de si próprio."

Moura, Leonel,
Jornal de Negócios
em 20070530
Photo Sharing and Video Hosting at Photobucket

ÚLTIMOS POSTS EDITADOS
ARQUIVO DE POSTAGENS NO BLOGUE
COMO PARTICIPAR NO BLOGUE
MEDIA NACIONAIS
MEDIA INTERNACIONAIS
INFORMAÇÕES GOOGLE
PESQUISAS NA WEB
BLOGUES EM DESTAQUE
BLOGUES DA GLÓRIA DO RIBATEJO
COLABORADORES DO BLOGUE
CRÉDITOS

Free Blogger Templates

Powered by Blogger

Bravenet.com
Photobucket.com
Clocklink.com
Dani R
(ajuda básica)