Salvaterra de Magos reúne todas as condições para se afirmar como um concelho próspero, atraente e desenvolvido. Infelizmente, do ponto de vista político, continua a ser (des)governado por uma maioria de ex-comunistas ortodoxos e mal formados politicamente. Um grupo de amigos que se aproveitou do Bloco de Esquerda para implantar uma ditadura Estalinista em Salvaterra. Lutaremos para que Salvaterra de Magos seja um concelho mais fixe. Dizemos não a esta força de bloqueio.
segunda-feira, julho 18, 2005
«FORCADO AMADOR» - OPINIÃO COM "FARPAS"
SONDAGEM "FORCADO / FAÍSCA"

A brisa sopra baixinho, o vento muda de feição num repente e os incêndios vão devorando a floresta. Não há nada a fazer. Este recanto da lezíria está mesmo perdido.
Este fim-de-semana aproveitei e chamei o veterinário lá a casa. Os cascos do «Faísca» foram o motivo.
As patas dianteiras do animal eram as mais problemáticas. Estavam inchadas e as ferraduras estavam já consumidas pela corrosão. O «Faísca» está agora de baixa, no palheiro. Tem febres altas e anda a tomar Aspirina por prevenção.

Com o cavalo doente fui obrigado a pegar na bicicleta e a fazer-me à estrada. No sábado, vesti o colete, enfiei o barrete de forcado e percorri as freguesias do concelho. Parei em todas as tascas para levar a cabo um projecto semblante: a sondagem «Forcado / Faísca». Aviei um copo de tinto e comecei logo por questionar o meu público-alvo. Vamos aos resultados:


Questão 1. O que pensa do trabalho da «Anita» à frente da autarquia de Salvaterra?
A questão era simples, mas os meus entrevistados tiveram alguma dificuldade em responder. Tive de atalhar por outros métodos mais ortodoxos. Paguei duas rodadas aos fregueses e as respostas não tardaram em surgir. A maioria dos entrevistados (70 por cento) revelou-se satisfeita com o trabalho da Anita. Outros 20 por cento não quiseram pronunciar-se e os restantes 10 por cento não conseguiram nada mais do que soluçar. Destes, um por cento chegou mesmo a vomitar. Não sei se por causa da «Anita ou se por causa do vinho.

Questão 2. Que obra ficou por fazer no concelho?
Os entrevistados foram unânimes na resposta a esta pergunta. Todos afirmaram que «faz falta uma adega que agregue toda a produção oriunda do concelho de Salvaterra». A maioria revelou também que a obra deveria ser complementada com «um centro regional de provas de vinho». Alguns produtores presentes nas tascas frisaram igualmente que «é tempo da autarquia subsidiar os solos ocupados com vinhas. Se há subsídios para o folclore, porque razão ficamos de fora?».

Questão 3. A segunda força política mais votada (o Partido Socialista) é uma alternativa ao actual executivo? A esta altura, já o meu público-alvo ia na quinta rodada. O que não invalidou que todos respondessem convictamente. Mas a resposta não foi por palavras. O pessoal meteu o copo à boca e entornou tudo de um só trago para dentro do estômago. Depois justificaram: «é o que dá pensarmos que temos um Ninizinho à frente do PS. É mesmo beber para esquecer a tragédia...».

Questão 4. Vai mesmo votar ou prefere fazer parte da abstenção?
Não consegui qualquer resposta a esta questão. O coma alcóolico profundo assim o ditou. De saída de uma das tascas, resolvi guiar a bicicleta em direcção à igreja de uma das freguesias. As velhotas também são um bom público-alvo. Só obtive a resposta de uma das velhotas presentes, que fez questão de mostrar a sua agenda para o dia das eleições:

6h45 - Alvorada;

8h00 - Pequeno-almoço. Enfiar no bucho os restos do jantar;

8h45 - Pôr as cabras no pasto;

10h00 - Missa;

11h30 - Conferir as últimas novidades com as outras beatas;
12h30 - Fazer o almocito; 14h00 - Hora da sesta. Ver se o Manel está disponível para algo mais picante;
16h00 - Regar a horta;

18h00 - Vestir o melhor fato para o caso de ir à urna;
19h00 - Ir à urna;

Posto isto, ilucidei a velhota em questão de que as urnas fecham precisamente às 19h00. A resposta foi fisgada: «Não faz mal. Que se lixe! Vou a outra agência funenária qualquer!...».

Sem forças, agarrei na bicicleta e fiz-me novamente à estrada. Está visto. A sondagem "Forcado / Faísca" foi um fiasco. Talvez as próximas autárquicas também o sejam.

Assina o saudoso «FORCADO AMADOR» (e, já agora, o «FAÍSCA»)
Postado por José Peixe @ 11:54  
1 Comments:
  • At segunda-feira, julho 18, 2005, Blogger Pampilho said…

    Caro Forcado do Aposento das Moitas,

    Parece-me claramente que esta sondagem era desnecessária.
    Quem está atento ao que se passa no Concelho, sabe que os eleitores estão em sintonia com a Anita.

    Mais adegas?
    Não me parece que esse seja o caminho.

     
<< Home
 


Photo Sharing and Video Hosting at Photobucket
Photo Sharing and Video Hosting at Photobucket
Num concelho onde não existem órgãos de Comunicação Social este Blogue pode ser importante para dar voz aos que não têm voz política em Salvaterra de Magos.
Afinal de contas onde está a Democracia participativa tão apregoada pela presidente Ana Cristina Pardal Ribeiro "Anita" nas últimas Eleições Autárquicas?
O que é feito das outras forças partidárias que prometeram fazer oposição séria e desmascarar os "podres" que existem dentro da autarquia?
É que as perseguições políticas continuam na Câmara Municipal de Salvaterra de Magos e o compadrio político também!
Por isso mesmo, faz todo o sentido a existência deste espaço comunicacional aberto e lutar por um concelho mais desenvolvido.
É muito importante combater o atrofiamento provocado pelo "Anitismo".


Photo Sharing and Video Hosting at Photobucket
José Peixe - Editor


"A evolução do humano não é obra exclusiva da natureza.
Com a cultura e a capacidade de transmitir conhecimentos de geração em geração o humano é também um produto evolutivo de si próprio."

Moura, Leonel,
Jornal de Negócios
em 20070530
Photo Sharing and Video Hosting at Photobucket

ÚLTIMOS POSTS EDITADOS
ARQUIVO DE POSTAGENS NO BLOGUE
COMO PARTICIPAR NO BLOGUE
MEDIA NACIONAIS
MEDIA INTERNACIONAIS
INFORMAÇÕES GOOGLE
PESQUISAS NA WEB
BLOGUES EM DESTAQUE
BLOGUES DA GLÓRIA DO RIBATEJO
COLABORADORES DO BLOGUE
CRÉDITOS

Free Blogger Templates

Powered by Blogger

Bravenet.com
Photobucket.com
Clocklink.com
Dani R
(ajuda básica)