Salvaterra de Magos reúne todas as condições para se afirmar como um concelho próspero, atraente e desenvolvido. Infelizmente, do ponto de vista político, continua a ser (des)governado por uma maioria de ex-comunistas ortodoxos e mal formados politicamente. Um grupo de amigos que se aproveitou do Bloco de Esquerda para implantar uma ditadura Estalinista em Salvaterra. Lutaremos para que Salvaterra de Magos seja um concelho mais fixe. Dizemos não a esta força de bloqueio.
sexta-feira, agosto 12, 2005
«FORCADO AMADOR» - OPINIÃO COM "FARPAS"
Edição Especial - «Forcado Amador»
SUGESTÕES LITERÁRIAS PARA OS CANDIDATOS

Um forte e sentido «Olé!» para todos os fregueses habituais destas singelas crónicas deste sempre vosso «Forcado Amador». Hoje, brindo os candidatos à Câmara Municipal de Salvaterra de Magos com umas agradáveis sugestões de leitura. Fazendo jus à velha máxima de que «Ler Livros é Saber Mais!», vejo-me na obrigação de encarnar a mítica personagem do Professor Marcelo Rebelo de Sousa. Não para tecer quaisquer tipo de comentários políticos, mas antes para sugerir algumas obras marcantes do mundo literário. Ora cá vai disto:

PARA A ANITA
Na mesa de cabeceira, na praia do Escaroupim ou mesmo no gabinete presidendial, aconselho que a Anita tenha sempre à mão o livro «Eu, Lenine» (autoria de Michel Buenzod, edição Campo das Letras, 2004).
Trata-se de uma autobiografia imaginária que permite mergulhar na experiência quotidiana de Lenine: por um lado, as suas relações com Trotski, Estaline e outros actores da revolução; por outro, a sua vida pessoal, na qual duas mulheres - Nadejda e Inessa - desempenharam papéis fundamentais.
No mesmo seguimento, a Anita deverá ler «A Globalização Armada: As Aventuras de George W. Bush na Babilónia» (autoria de Francisco Louçã e Jorge Costa, edição Afrontamento, 2004).
Esta obra revela os jogos de poder na Casa Branca, aborda a espiral da história maldita do Médio-Oriente pelas sombras do negócio do petróleo e pelos mercados de droga. Mesmo que Anita não perceba do assunto, a obra deve ser lida. Afinal, foi escrita pelo camarada Louçã.
Por último, a «Modernização Autárquica» (autoria de Acácio Cunha e António Duarte, edição Gestão e Coisa Pública, s/ ano). É bom aprender verdadeiramente como se gere uma autarquia. Sem golpes baixos.

PARA O NINI
Para o candidato Nuno Antão recomendo «O Capitão Cuecas e a Louca Luta do Ranhoso Puto Biónico» (autoria de Dav Pilkey, edição Gradiva, 2004). Esta é uma história divertida sobre dois amigos (George e Harold) que pensavam que os moncos já tinham passado à história.
Dado que Nini tem passado muito tempo a trabalhar na Assembleia da República, convém, desde já, conhecer em detalhe algumas das freguesias que fazem parte do concelho de Salvaterra. O administrativo/deputado/candidato pode começar por «Glória, uma Aldeia do Ribatejo» (autoria de Alves Redol, s/ editora, s/ ano). Trata-se de uma oportunidade única de desvendar os segredos de Glória do Ribatejo, conhecer as suas gentes, tradições e hábitos. Uma nota: o livro não faz qualquer referência à vida e obra do candidato Zé Peixe. Enfim. Deixamos o alerta para os editores: é preciso rever e aumentar o livro.
Recomendo ainda a «Amarguinha» (autoria de Tiago Rebelo, edição Presença, s/ ano). Atenção: não confundir a «Amarguinha» (livro!) com a outra amarguinha (derrota histórica nas próximas autárquicas!). É só para não misturar realidades distintas.

PARA O SASSETI
Uma vez que José Sasseti não vai obter mais do que 150 votos, aqui ficam algumas sugestões literárias para o caríssimo engenheiro agrónomo. A agricultura continuará a ser o seu futuro e, por isso mesmo, recomendo o «Manual Geral de Agricultura» (autoria de Jean-Louis Eliard, edição EuroAgro, s/ ano).
Aconselho ainda os «1000 Truques de Bricolage» (de vários autores, edição TodoLivro, s/ ano). A leitura deverá ser atenta, já que a obra pode ser útil numa próxima edição da «Quinta das Celebridades». Eis uma boa forma de aprender novas técnicas para ajudar na definição de actividades variadas para manter ocupados os residentes da «Quinta».
Para desanuviar, «Che Guevara Postcards» (autoria de Rene Burri, edição Phaidon, s/ ano). Uma colecção de postalinhos do líder revolucionário, excelentes para quem também o pretende ser (mas que não tem carisma suficiente para tal).

PARA O CARLOS MARQUES
O candidato do PSD está habituado a ler (quanto mais não seja os manuais escolares). Aconselho uma incursão por um manual de instruções para teorias da conspiração: «Eu Sei que Você Sabe» (autoria de Frederico Duarte Carvalho, edição Polvo, s/ ano).
A banda desenhada não é propriamente o seu forte, mas Carlos Marques deverá fazer um esforço para ler «Mulher Fatal» (autoria de Frank Miller, edição Devir, s/ ano). A obra retrata as desventuras de uma mulher fatal que poderia muito bem ser a Anita.
No campo do humor, sugiro «Puro Disparate» (autoria de Steve Martin, edição Gradiva, 2004). É para rir. Tal como o programa eleitoral do Nini e as coisas que a Anita fez na Câmara de Salvaterra.

Assina o saudoso «FORCADO AMADOR»
Postado por José Peixe @ 12:05  


Photo Sharing and Video Hosting at Photobucket
Photo Sharing and Video Hosting at Photobucket
Num concelho onde não existem órgãos de Comunicação Social este Blogue pode ser importante para dar voz aos que não têm voz política em Salvaterra de Magos.
Afinal de contas onde está a Democracia participativa tão apregoada pela presidente Ana Cristina Pardal Ribeiro "Anita" nas últimas Eleições Autárquicas?
O que é feito das outras forças partidárias que prometeram fazer oposição séria e desmascarar os "podres" que existem dentro da autarquia?
É que as perseguições políticas continuam na Câmara Municipal de Salvaterra de Magos e o compadrio político também!
Por isso mesmo, faz todo o sentido a existência deste espaço comunicacional aberto e lutar por um concelho mais desenvolvido.
É muito importante combater o atrofiamento provocado pelo "Anitismo".


Photo Sharing and Video Hosting at Photobucket
José Peixe - Editor


"A evolução do humano não é obra exclusiva da natureza.
Com a cultura e a capacidade de transmitir conhecimentos de geração em geração o humano é também um produto evolutivo de si próprio."

Moura, Leonel,
Jornal de Negócios
em 20070530
Photo Sharing and Video Hosting at Photobucket

ÚLTIMOS POSTS EDITADOS
ARQUIVO DE POSTAGENS NO BLOGUE
COMO PARTICIPAR NO BLOGUE
MEDIA NACIONAIS
MEDIA INTERNACIONAIS
INFORMAÇÕES GOOGLE
PESQUISAS NA WEB
BLOGUES EM DESTAQUE
BLOGUES DA GLÓRIA DO RIBATEJO
COLABORADORES DO BLOGUE
CRÉDITOS

Free Blogger Templates

Powered by Blogger

Bravenet.com
Photobucket.com
Clocklink.com
Dani R
(ajuda básica)