Recebemos um e-Mail de alguém que percebe da arte de tourear e teve a gentileza de avançar com algumas previsões para a Grande Tourada do próximo dia 9 de Outubro. Uma Tourada que não vai atrair muitos aficionados.
Zé Peixe,
Sendo um leitor assíduo do teu blog, tenho acompanhado com redobrada atenção os carteis taurinos apresentados que, infelizmente para os aficionados, têm apresentado jovens toureiros misturados com veteranos de qualidade mediana, com poucas excepções. Quanto às ganadarias oriundas de maus sementais têm sido difíceis de lidar, ponto alto dos cartazes a certeza do belíssimo cavalo lusitano "Faísca" que arrasta multidões para o verem actuar. Uma palavra para o grupo de forcados, jovens valorosos e de grande valentia que têm pegado estes toiros de má qualidade sujeitando-se a colhidas com alguma gravidade que podem levar muito tempo a sarar. Quanto ao próximo cartaz para dia 9 de Outubro não restam dúvidas quanto à sua composição, atrevendo-me a enviar o seguinte comentário das figuras que vão estar em acção: Ana Cristina Ribeiro "El Pardal"
Toureira veterana que, com o peso do passado, lhe tiraram capacidade de encarar e lidar os toiros com o mesmo à vontade. Falta-lhe sítio e coração motivado por algumas colhidas que tem sofrido e que faz com que as suas faenas sejam constantemente interrompidas pelos seus peões de brega, que são em grande quantidade, ou não seja a sua quadrilha e ela própria apoderada pela empresa taurina BE/CMSM, Espectáculos Taurinos, S.A., mas que lhe tiram, cada vez mais o brilho às suas actuações, verifica-se que já não arrasta multidões de admiradores, mantendo-se, no entanto, uns saudosistas doutros tempos e doutras faenas.
Vasco Feijão "El Gloriano"
Toureiro já com alguns anos de alternativa sem grandes êxitos mas que continua à espera da sua oportunidade, adivinhando-se grandes dificuldades para poder triunfar. O pouco toureio fê-lo perder o sítio e dificuldade em encarar as reses, mal apoderado pela Empresa Taurina, PCP/PEV, S.A. e com uma quadrilha de bregas de fraca qualidade adivinha-se que não terá grandes possibilidades de brilhar e ter um boa época taurina.
José "El Sasseti"
Jovem toureiro que vai tirar a alternativa, no entanto, com tão poucos treinos, mal apoderado e com uma quadrilha peões de brega muito frágil, terá grandes dificuldades em lidar as rezes, não se vislumbrando que obtenha qualquer triunfo nesta corrida que lhe permita fazer uma boa época taurina.
Carlos Marques "El Laranja"
Toureiro com quatro anos de alternativa, com fracas actuações mas que reúne grandes expectativas nos aficionados por ter qualidades e arte para poder triunfar. Tem trabalhado para se apresentar bem na próxima corrida, corrigindo o seu sítio em praça e o seu toureio, está apoderado por uma empresa comexperiência a PSD/PP, Toureiros S.A., tendo uma quadrilha razoável de bregas que lhe permitem, se não for colhido, ter uma brilhante época taurina.
Nuno Antão "El Nini"
Jovem toureiro que vai tirar alternativa, apesar de estar a recuperar de algumas colhidas nas últimas tentas, terá grandes dificuldades de afirmação. Com tão pouca arte e recortes técnicos que deixam muito a desejar, não se vê possibilidades de grande êxito, tendo que treinar bastante porque as reses a lidar são de grande dificuldade o que obriga a redobrada atenção ás faenas para evitar alguma colhida grave com diversas trajectórias. A empresa que o apodera PS, Festivais Taurinos, S.A., com a perca de alguns toureiros de nomeada, apoderados por outras empresas, bem como a retirada de outros, deixou, há já alguns de anos, de ter a primazia dos contratos com a CMSM,Espectáculos Taurinos, S.A., isto aliado a uma quadrilha de bregas de fraca qualidade. Adivinha-se um péssima época taurina.
Ganadaria
Sendo uma ganadaria oriunda de diversos sementais de fraca qualidade, origina a necessidade de grande cuidado na sua lide por parte dos artistas para evitar alguma colhida grave que origine a perca de uma boa época taurina. Forcados
Estes valorosos rapazes da jaqueta vão ter uma tarefa muito complicada para pegar os toiros com características destes. Mansos e sem investida, todo o cuidado será pouco porque as colhidas serão muitas, graves e difícil previsão.
Uma última palavra para a boa organização desta corrida do próximo dia 9 deOutubro, não esquecer os bombeiros, mesmo aqueles ligados à "SireneOculta", e bem equipados porque terão nesta corrida muito trabalho de transporte para os serviços de cuidados médicos de emergência. O Comentador Taurino J.M.
Para Colaborar com Artigos ou Comentários: salvaterraefixe@hotmail.com |