Salvaterra de Magos reúne todas as condições para se afirmar como um concelho próspero, atraente e desenvolvido. Infelizmente, do ponto de vista político, continua a ser (des)governado por uma maioria de ex-comunistas ortodoxos e mal formados politicamente. Um grupo de amigos que se aproveitou do Bloco de Esquerda para implantar uma ditadura Estalinista em Salvaterra. Lutaremos para que Salvaterra de Magos seja um concelho mais fixe. Dizemos não a esta força de bloqueio.
sexta-feira, agosto 12, 2005
UM ARTIGO OPINATIVO A REGISTAR
AS "NEGAS" DE QUEM FOGE À POLÍTICA

A maioria dos candidatos à Câmara Municipal de Salvaterra de Magos tem redobrado esforços, no sentido de conseguirem preencher os lugares disponíveis para as respectivas listas. Mais do que nunca, a tarefa tem sido inglória e extenuante, dado que não é fácil persuadir os nomes que poderão significar mais votos para os partidos.
É altura de se ponderar a verdadeira razão porque «fogem» as pessoas. Algumas alegam saturação, outras mostram relutância em fazer parte de listas polémicas e outras simplesmente referem que não querem fazer parte de «esquemas» nem de dar o seu nome por dar.
As "negas" destas pessoas, que se recusam a participar activamente no desenvolvimento local, reflectem bem a necessidade de se credebilizar o sistema político. Estamos a falar de eleições autárquicas; ou seja, onde todos praticamente se conhecem e onde os eleitores (regra geral) não olham aos partidos, mas sim aos cabeças de lista. Se ninguém acredita nas pessoas da sua terra, como podem confiar em que nos governa?!
A questão está em saber como contornar o problema. A sabedoria popular não se cansa de dizer que são sempre os mesmos a aparecer, que são todos iguais e ninguém faz nada e que todos querem «poleiro». Obviamente que o discurso é o mais incorrecto possível. O que os partidos têm de fazer é mentalizarem-se que o desenvolvimento local passa pela competência; e, neste aspecto, há-que ter ideias. Quantos jovens têm integrado as listas dos candidatos nos últimos anos? Qual foi, entretanto, o percurso desses mesmos jovens até então?
«Sangue novo» é sinónimo de capacidade, vontade de trabalhar e conhecimento. A isto, alia-se a experiência dos veteranos. O resultado só pode trazer vantagens; tanto para as listas partidárias (que formulam propostas concretas e decentes), como para a população (atrai-se o eleitorado).
Os candidatos não devem ficar chateados pelas "negas". O que devem, isso sim, é interpretar esse facto à luz dos nossos dias. As pessoas fogem porque estão cansadas e desmotivadas. Haja bom senso e sejamos visionários, por favor. A bem de todos.
A. G.

NOTA DO EDITOR: este é um artigo de opinião que nos chegou via e-mail. Prezamos muito por ver que começam a aparecer pessoas que, ao contrário de outras, têm apetência para participar num debate que se quer sério e frutuoso. Todas as opiniões - por mais negativas que possam ser -, serão sempre bem acolhidas.
Lançamos daqui o repto, apelando à consciência cívica de toda a população do concelho de Salvaterra de Magos para não ignorarem o próximo acto eleitoral. A abstenção (já habitual) é, sem sombra de dúvidas, o grande adversário a abater. De uma vez por todas: analisem o trabalho feito pela actual presidente de câmara, vejam as propostas dos restantes candidatos e digam de vossa justiça. Votando, claro está!
José Peixe
Postado por José Peixe @ 14:57  


Photo Sharing and Video Hosting at Photobucket
Photo Sharing and Video Hosting at Photobucket
Num concelho onde não existem órgãos de Comunicação Social este Blogue pode ser importante para dar voz aos que não têm voz política em Salvaterra de Magos.
Afinal de contas onde está a Democracia participativa tão apregoada pela presidente Ana Cristina Pardal Ribeiro "Anita" nas últimas Eleições Autárquicas?
O que é feito das outras forças partidárias que prometeram fazer oposição séria e desmascarar os "podres" que existem dentro da autarquia?
É que as perseguições políticas continuam na Câmara Municipal de Salvaterra de Magos e o compadrio político também!
Por isso mesmo, faz todo o sentido a existência deste espaço comunicacional aberto e lutar por um concelho mais desenvolvido.
É muito importante combater o atrofiamento provocado pelo "Anitismo".


Photo Sharing and Video Hosting at Photobucket
José Peixe - Editor


"A evolução do humano não é obra exclusiva da natureza.
Com a cultura e a capacidade de transmitir conhecimentos de geração em geração o humano é também um produto evolutivo de si próprio."

Moura, Leonel,
Jornal de Negócios
em 20070530
Photo Sharing and Video Hosting at Photobucket

ÚLTIMOS POSTS EDITADOS
ARQUIVO DE POSTAGENS NO BLOGUE
COMO PARTICIPAR NO BLOGUE
MEDIA NACIONAIS
MEDIA INTERNACIONAIS
INFORMAÇÕES GOOGLE
PESQUISAS NA WEB
BLOGUES EM DESTAQUE
BLOGUES DA GLÓRIA DO RIBATEJO
COLABORADORES DO BLOGUE
CRÉDITOS

Free Blogger Templates

Powered by Blogger

Bravenet.com
Photobucket.com
Clocklink.com
Dani R
(ajuda básica)