E O DESPORTO EM SALVATERRA? Caros colegas do Blogue "Salvaterra é Fixe" e visitantes:
Assistimos actualmente a inoperancia de autarquia salvaterrense a nível desportivo! -Caso grave, na promoção de estilos de vida saudáveis entre os jovens, na realização de planos desportivos para toda a população, (in)capacidade de mobilização de massas numa participação colectiva, organizada e metódica, entre outras...
Mais importante do que sabermos de onde vem ou para onde vai o Desporto, é sem dúvida saber onde ele está, e não me parece que de facto esteja em boas mãos..o que sabe um prof. de História sobre a matéria? Mas a autarquia nem conhece de facto o lado para onde se há-de virar.
Os Técnicos são facilmente renovados, pois é de todo favorável que se recrutem técnicos em contexto de estágio profissional, promovidos pelo centro de emprego, de forma a reduzir as despesas e compromissos de contratos de trabalho ( e andou o Bloco de Esquerda a percorrer a marcha pelo desemprego... não vieram a Salvaterra porquê?) o que leva à constante mudança de métodos de ensino aplicados pelos técnicos superiores. Os programas em funcionamento estão desajustados, as condições existentes e dou alguns exemplos:
-Desporto Sénior, como vão os idosos realizar actividade física ou desportiva numa sala minúscula das instituições onde estão? E o horário logo a seguir ao almoço será o mais conveniente?
- Educação Física e Expressão Motora: Qual o material para as crianças? O mesmo de sempre? (pouco e rarefeito como um gás nobre!) onde? Em recintos de amontoados de areia?
- ATL: Sempre as mesmas actividades? Nos mesmos locais?... mais vale recrutar babby-sitters.
Mas vejamos ainda o perfil do responsável máximo pelo DESPORTO:
-Prof. João Oliveira, desconhecedor do que é de facto uma política de desenvolvimento desportivo municipal, desconhecedor da própria realidade desportiva, fundamentalista irónico sobre o desenvolvimento desportivo, sedentário, deturpador da mensagem real sobre a situação desportiva concelhia, oportunista de ideias dos seus técnicos-comandados (marionetas e eles sabem), lugar cativo na observação externa das grandes lacunas existentes nas nossas Piscinas Municipais, Pavilhão Desportivo e outros, detentor de um discurso demasiado restrito aos dez mandamentos da lei de Deus (Baco) e sobretudo um terço caído numa porta entre-aberta que não sabe se fecha se abre...
As dez leis do sr. Vereador Dr. (título Honorífico mais adequado) João Oliveira:
1ª Lei: Só são capazes aqueles que na verdade se submetem ao meu comando; 2ª : Por mais vontade que haja pelos meus técnicos, eu quero, posso e mando; 3ª: Crescimento Desportivo=Desenvolvimento Desportivo; 4ª: Mais vale fazer para mostrar do que fazer para valer; 5ª: A mim a mim que sou vereador; 6ª: Entre actividade fisica e desporto venha o diabo e que escolha; 7ª: Se o utente reclama é porque...não tem mais nada que fazer; 8ª: Mais vale silenciar que denunciar; 9ª: Entre Gregos e Troianos viva o Sócrates; 10ª e última: Em nome da CDU, do PS e do Bloco- AMÉN!
É de facto preocupante a situação desportiva no Concelho de Salvaterra. Por um Desporto com qualidade, por um concelho onde de facto valha a pena viver! Elemento_Terra |