Salvaterra de Magos reúne todas as condições para se afirmar como um concelho próspero, atraente e desenvolvido. Infelizmente, do ponto de vista político, continua a ser (des)governado por uma maioria de ex-comunistas ortodoxos e mal formados politicamente. Um grupo de amigos que se aproveitou do Bloco de Esquerda para implantar uma ditadura Estalinista em Salvaterra. Lutaremos para que Salvaterra de Magos seja um concelho mais fixe. Dizemos não a esta força de bloqueio.
quinta-feira, dezembro 27, 2007
W Shopping de Santarém - Violações ao PDM
VIOLAR O PLANO DIRECTOR
O Provedor de Justiça decidiu remeter à Inspecção-Geral de Ordenamento do Território (IGAT) o processo relativo a eventuais violações do Plano Director Municipal no licenciamento dos edifícios W Shopping e W Office, em Santarém. Num parecer emitido em Setembro mas só agora divulgado, a Provedoria de Justiça, depois de ouvida a autarquia, reafirma o teor de um documento emitido há cerca de um ano no qual são referidas várias violações ao Plano Director Municipal (PDM) e ao Regulamento Geral das Edificações Urbanas (RGEU).
Esse parecer, a que a agência Lusa teve acesso, sublinha que o RGEU "estabelece a sanção de nulidade para as licenças que violam o disposto em plano municipal do ordenamento do território", o que, frisa, "pode constituir motivo de perda de mandato" dos eleitos que tenham praticado o acto nulo.
Estes factos, acrescenta, "são passíveis de participação ao Ministério Público e à Inspecção-Geral de Ordenamento do Território", tendo a Provedoria decidido transmitir a sua posição a esta entidade.O parecer da Provedoria de Justiça surge quatro anos depois de Zeferino Silva, desenhador-projectista, ter questionado a legalidade do licenciamento que permitiu a construção do edifício que alberga o Centro Comercial e habitações e do que se destina a comércio e escritórios, ambos construídos no Largo Cândido dos Reis pela empresa Imocom.
O documento de 2006 frisa que a participação ao Ministério Público "não afasta a possível instauração de processos disciplinares aos funcionários da Câmara Municipal que tenham induzido a prática do acto, nomeadamente pela emissão de pareceres técnicos favoráveis". José Miguel Noras (PS), que presidia à autarquia escalabitana na altura que foi aprovado o projecto de arquitectura do W Shopping (Outubro de 2001), disse à Lusa que as decisões tomadas no seu mandato se basearam nos pareceres técnicos, refutando qualquer tentativa de uso do processo como "arma de arremesso político".
Sublinhando que o projecto do W Office e os licenciamentos de ambos os edifícios foram aprovados no mandato que se seguiu, liderado pelo também socialista Rui Barreiro, Noras declarou-se convicto de que todas as decisões se basearam em pareceres técnicos.Quanto a eventuais perdas de mandato, Noras (que é actualmente vereador na câmara municipal de Lamego) afirmou que essa decisão cabe aos tribunais.
A Provedoria, que tomou posição depois de ouvir a câmara municipal, visitar o local e reunir-se com responsáveis municipais, concluiu que a altura da fachada do edifício ultrapassa o limite máximo permitido de 15 metros e que a profundidade da empena chega a atingir os 55 metros, muito para além dos 17 metros admitidos.
Este facto, afirma, "tem repercussões particularmente graves no que diz respeito à área de construção e implantação licenciadas em excesso".
Por outro lado aponta "ocupação ilegal do logradouro" e a existência de um terceiro piso com coexistência de comércio e serviços "excedente em relação ao admitido". No despacho de Setembro, a Provedoria faz alguns reparos ao parecer do então chefe da Divisão de Gestão Urbanística da câmara, considerando que as observações produzidas "deixam recear um entendimento demasiado relativista do princípio da legalidade administrativa e da posição do interesse público perante a iniciativa privada".
Afirma ainda que "a contradição entre o que é observado e os factos pelos quais o autor do projecto assume a responsabilidade, não isenta este de ter de responder perante a associação profissional que o credencie".
O vice-presidente da autarquia, Ramiro Matos, disse à Lusa que o processo, anterior ao actual mandato, está a ser alvo de uma averiguação interna.Zeferino Silva, militante socialista que nas últimas eleições deu o seu apoio ao actual presidente da autarquia, Francisco Moita Flores (independente eleito pelo PSD), disse à Lusa que o seu único objectivo foi "esclarecer a população" para que esta "tire as suas ilações".
O que o levou a escrever à IGAT (que decidiu pelo arquivamento da sua queixa) e à Provedoria de Justiça, disse, foi o facto de ter estado envolvido na elaboração do Plano de Pormenor da área onde foram construídos os edifícios (nunca ratificado) e de outros interessados na aquisição do terreno terem sido informados de que não poderia haver alterações que não se enquadrassem no PDM."Eu apenas perguntei por que é que uns podem e outros não", afirmou.
Postado por José Peixe @ 17:09  
0 Comments:
Enviar um comentário
<< Home
 


Photo Sharing and Video Hosting at Photobucket
Photo Sharing and Video Hosting at Photobucket
Num concelho onde não existem órgãos de Comunicação Social este Blogue pode ser importante para dar voz aos que não têm voz política em Salvaterra de Magos.
Afinal de contas onde está a Democracia participativa tão apregoada pela presidente Ana Cristina Pardal Ribeiro "Anita" nas últimas Eleições Autárquicas?
O que é feito das outras forças partidárias que prometeram fazer oposição séria e desmascarar os "podres" que existem dentro da autarquia?
É que as perseguições políticas continuam na Câmara Municipal de Salvaterra de Magos e o compadrio político também!
Por isso mesmo, faz todo o sentido a existência deste espaço comunicacional aberto e lutar por um concelho mais desenvolvido.
É muito importante combater o atrofiamento provocado pelo "Anitismo".


Photo Sharing and Video Hosting at Photobucket
José Peixe - Editor


"A evolução do humano não é obra exclusiva da natureza.
Com a cultura e a capacidade de transmitir conhecimentos de geração em geração o humano é também um produto evolutivo de si próprio."

Moura, Leonel,
Jornal de Negócios
em 20070530
Photo Sharing and Video Hosting at Photobucket

ÚLTIMOS POSTS EDITADOS
ARQUIVO DE POSTAGENS NO BLOGUE
COMO PARTICIPAR NO BLOGUE
MEDIA NACIONAIS
MEDIA INTERNACIONAIS
INFORMAÇÕES GOOGLE
PESQUISAS NA WEB
BLOGUES EM DESTAQUE
BLOGUES DA GLÓRIA DO RIBATEJO
COLABORADORES DO BLOGUE
CRÉDITOS

Free Blogger Templates

Powered by Blogger

Bravenet.com
Photobucket.com
Clocklink.com
Dani R
(ajuda básica)