Salvaterra de Magos reúne todas as condições para se afirmar como um concelho próspero, atraente e desenvolvido. Infelizmente, do ponto de vista político, continua a ser (des)governado por uma maioria de ex-comunistas ortodoxos e mal formados politicamente. Um grupo de amigos que se aproveitou do Bloco de Esquerda para implantar uma ditadura Estalinista em Salvaterra. Lutaremos para que Salvaterra de Magos seja um concelho mais fixe. Dizemos não a esta força de bloqueio.
quinta-feira, fevereiro 08, 2007
E agora também é mentira?!
PJ faz buscas à Câmara de Salvaterra
e na casa da presidente "Anita"

Na edição do jornal "Público" de hoje, os jornalistas Jorge Talixa (Vila Franca de Xira - Correspondente) e Tânia Laranjo (Redacção Porto), contam-nos aquilo que se passou na Câmara Municipal de Salvaterra. ontem de manhã:
Autarca já tinha sido constituída arguida. Processo nasceu de queixa de munícipe.
A Câmara Municipal de Salvaterra de Magos foi ontem alvo de buscas da Polícia Judiciária. A casa da presidente da autarquia foi também alvo de revista das autoridades, que procuravam documentos vários.
Ana Cristina Ribeiro, eleita pelo Bloco de Esquerda, já era arguida neste processo, cujas diligências se prolongaram até meio da tarde de ontem.Ainda segundo o PÚBLICO apurou, as autoridades investigam ainda outros autarcas no mesmo processo. Designadamente um destacado dirigente da assembleia municipal que terá sido alvo da mesma denúncia anónima que originou esta investigação.
O processo remonta a 2004 e está a cargo do Ministério Público local. As buscas de ontem, que obrigaram ao adiamento da reunião de câmara, incidiram sobre "as secções de contabilidade, urbanismo, pessoal e expediente geral".Em cominicado, o gabinete de imprensa da câmara assegurou que a autarca se mantém tranquila e que aguarda que as investigações em curso "decorram de forma célere" e que "a verdade seja apurada". Garante também que se mantém "à inteira disposição das entidades competentes".
Carlos Marques, vereador do PSD (a segunda força mais votada no concelho), garantiu ao PÚBLICO que vai pedir esclarecimentos sobre a investigação, na próxima reunião de câmara. Acrescentou que o PSD já expôs à Inspecção-Geral da Administração do Território (IGAT) questões ligadas à gestão urbanística e a alegadas perseguições de funcionários. Há cerca de dois meses, a IGAT desenvolveu uma inspecção ordinária na edilidade de Salvaterra.
Também Francisco Louçã, presidente do BE, reagiu ontem à diligência das autoridades. "O que digo para esta câmara [a única autarquia do país liderada pelo BE] é o que digo para todas as câmaras: se há uma denúncia anónima, o que a Polícia Judiciária tem de fazer é investigar", disse, em declarações prestadas aos jornalistas no Parlamento.
Questionado ainda sobre se mantém a confiança política em Ana Cristina Ribeiro, Francisco Louçã considerou que "isso não está em causa". "Todas as câmaras devem estar sujeitas à prestação de contas com total transparência, total naturalidade", afirmou, acrescentando que "ninguém deve ter medo da verdade".Louçã lembrou ainda que já foi realizada uma investigação àquela autarquia, em vésperas das autárquicas de Outubro de 2005, com base numa queixa que acabou por ser arquivada.
Recorde-se, ainda, que a política salvaterrense tem sido marcada, nas últimas décadas, por uma sucessão de casos que envolvem as principais figuras da política local. Depois de queixas contra Ana Ribeiro enquanto vereadora da CDU (em meados da década de 90), um antigo presidente da câmara chegou a ser acusado de uso indevido de verbas comunitárias. Já em 2004, a operação Sirene Oculta levou à detenção de três figuras do PS local com ligações à corporação de Bombeiros de Salvaterra. O processo continua em inquérito.
COMUNICADO DA AUTARQUIA
Editado no dia 7 de Fevereiro

Esteve hoje no edifício da Câmara Municipal de Salvaterra de Magos, uma Brigada da Polícia Judiciária, com o objectivo de proceder à recolha de alguns elementos relativos a processos das secções de contabilidade, urbanismo, pessoal e expediente geral.

A recolha dos referidos documentos relaciona-se, segundo os autos do Ministério Público, com um processo iniciado em 2004 por denúncia anónima sobre alegadas irregularidades de licenciamentos.

Neste procedimento não foram constituídos arguidos, nem a senhora presidente da Câmara Municipal, nem qualquer elemento da vereação, ou funcionário da autarquia.

Os serviços da Câmara Municipal permaneceram em funcionamento normal durante todo o dia. Todos os serviços prestaram inteira colaboração com as autoridades. A Brigada da Polícia Judiciária abandonou o edifício cerca das 16horas.

A senhora presidente da Câmara espera que as investigações em curso decorram de forma célere e que a verdade seja apurada, mantendo-se à inteira disposição das entidades competentes.
NOTA do Salvaterra é Fixe:
Na qualidade de Editor do Blogue "Salvaterra é Fixe", ao longo de muitos meses e durante a última campanha das Eleições Autárquicas, ouvi e registei muitas queixas de funcionários da Câmara Municipal de Salvaterra. Percebi que a política da senhora presidente Ana Cristina Pardal Ribeiro não é a melhor para o desenvolvimento e progresso de Salvaterra de Magos.
Na qualidade de cidadão/munícipe sempre desconfiei da Autocracia e Poder Desmesurado da senhora presidente. Vamos ver o que vão dar estas investigações policiais!
Postado por José Peixe @ 11:36  
2 Comments:
Enviar um comentário
<< Home
 


Photo Sharing and Video Hosting at Photobucket
Photo Sharing and Video Hosting at Photobucket
Num concelho onde não existem órgãos de Comunicação Social este Blogue pode ser importante para dar voz aos que não têm voz política em Salvaterra de Magos.
Afinal de contas onde está a Democracia participativa tão apregoada pela presidente Ana Cristina Pardal Ribeiro "Anita" nas últimas Eleições Autárquicas?
O que é feito das outras forças partidárias que prometeram fazer oposição séria e desmascarar os "podres" que existem dentro da autarquia?
É que as perseguições políticas continuam na Câmara Municipal de Salvaterra de Magos e o compadrio político também!
Por isso mesmo, faz todo o sentido a existência deste espaço comunicacional aberto e lutar por um concelho mais desenvolvido.
É muito importante combater o atrofiamento provocado pelo "Anitismo".


Photo Sharing and Video Hosting at Photobucket
José Peixe - Editor


"A evolução do humano não é obra exclusiva da natureza.
Com a cultura e a capacidade de transmitir conhecimentos de geração em geração o humano é também um produto evolutivo de si próprio."

Moura, Leonel,
Jornal de Negócios
em 20070530
Photo Sharing and Video Hosting at Photobucket

ÚLTIMOS POSTS EDITADOS
ARQUIVO DE POSTAGENS NO BLOGUE
COMO PARTICIPAR NO BLOGUE
MEDIA NACIONAIS
MEDIA INTERNACIONAIS
INFORMAÇÕES GOOGLE
PESQUISAS NA WEB
BLOGUES EM DESTAQUE
BLOGUES DA GLÓRIA DO RIBATEJO
COLABORADORES DO BLOGUE
CRÉDITOS

Free Blogger Templates

Powered by Blogger

Bravenet.com
Photobucket.com
Clocklink.com
Dani R
(ajuda básica)