terça-feira, fevereiro 20, 2007 |
Portugal é o país mais pobre da União Europeia |
PORTUGAL É O MAIS POBRE DA EUROPA Segundo um artigo publicado pela jornalista Isabel Arriaga e Cunha, "Portugal é um dos países da União Europeia onde o risco de pobreza é mais elevado, sobretudo entre as pessoas que trabalham, apesar de vários Estados-membros terem níveis de riqueza muito inferiores".
De acordo com dados ontem publicados pela Comissão Europeia, 20 por cento dos portugueses viviam em 2004 abaixo do limiar de pobreza - fixado em 60 por cento do rendimento médio nacional depois de incluídas as ajudas sociais - contra uma média comunitária de 16 por cento.
Entre os Vinte e Sete países da União Europeia (UE), apenas a Polónia e a Lituânia estavam em pior situação, com 21 por cento de pobres. Estes são, no entanto, países com níveis de riqueza particularmente baixos: o produto interno bruto (PIB) por habitante da Polónia ascendia no mesmo ano a 50,7 por cento da média comunitária e o da Lituânia a 51,1 por cento. Em Portugal, o PIB por habitante representava na mesma altura, 74,8 por cento da UE.
No extremo oposto está a Suécia, com 9 por cento de pobres, e um PIB por habitante equivalente a 120 por cento da média europeia.
Mas Portugal tem o pior resultado da UE num outro indicador, o dos trabalhadores pobres, o que significa que o salário não protege contra a precariedade: segundo os mesmos dados, 14 por cento dos portugueses com um emprego vivem abaixo do limiar de pobreza, contra 8 por cento no conjunto dos Vinte e Sete. Na República Checa, cujo PIB é muito próximo do português (75,2 por cento da UE), os trabalhadores pobres são apenas 3 por cento da população.
Em Portugal, afirma Bruxelas, "o risco de pobreza após transferências sociais, e as desigualdades na distribuição dos rendimentos (rácio de 8,2 em 2004) são das mais elevadas na UE". As crianças - 24 por cento - e os idosos com mais de 65 anos - 28 por cento - "constituem as categorias mais expostas ao risco de pobreza", acrescenta.
Para a Comissão, o risco de pobreza é agravado com o aumento do desemprego - que subiu em Portugal de 4 por cento da população activa em 2000 para 7,6 por cento em 2005. Mas igualmente com a elevada taxa de abandono escolar (38,6 por cento em 2005 contra 42,6 por cento em 2000) - e o baixo nível de escolaridade dos jovens (48,4 em 2004 contra 42,8 por cento em 2000), dois indicadores em que Portugal está "muito abaixo da média da UE". Observação: Será que desta vez o Nelson Guerra, o deputado Nuno Antão ou algum economista iluminado do PS de Salvaterra, também vão dizer que estes dados foram inventados pela Comissão Europeia com o objectivo de prejudicar o Governo de José Sócrates?! |
Postado por José Peixe @ 12:56   |
|
|
domingo, fevereiro 18, 2007 |
O Silêncio da "Esquerda Caviar" e da "Anita" |
O SILÊNCIO DE FRANCISCO LOUÇÃ
E A AFLIÇÃO DOS FALSOS BLOQUISTAS
Desde que rebentou o escândalo na Câmara Municipal de Salvaterra de Magos que o líder do Bloco de Esquerda (uma Esquerda Caviar!), Francisco Louçã se remeteu a um silêncio que até chega a ser incomodativo. Sempre que é abordado pelos jornalistas nos corredores do Palácio de São Bento para falar sobre "as investigações policiais" na autarquia salvaterrense, Louçã opta pelo silêncio, ou então, usa aquele discurso furtivo e retórico que nós já conhecemos.
Em Salvaterra de Magos, o silêncio da senhora presidente Ana Cristina Pardal Ribeiro continua a perturbar a opinião pública local e deixa os partidos da oposição completamente perdidos no espaço e no tempo. Aliás, a senhora presidente até deixou de aparecer em lugares públicos como fazia anteriormente. Diz-se que optou por um retiro espiritual estratégico de modo a poder digerir todas as desgraças que se abateram sobre ela nas últimas semanas.
Falando em aflição, depois das rusgas policiais e de todo o alarido mediático em torno do assunto e do desaparecimento (e silêncio) da senhora presidente, os falsos bloquistas (os tais estalinistas ortodoxos que vos falamos!) têm andado numa roda viva que só visto. Sentem-se desamparados e perdidos. Temem que possam perder os tachos. Tal como os "ratos oportunistas", ainda estão indecisos se devem saltar da embarcação ou não.
Espero que este acontecimento tenha servido como uma grande lição para a senhora presidente "Anita". Espero que ela tenha aprendido de uma vez por todas que o facto de ter sido eleita democraticamente para a presidência da Câmara Municipal de Salvaterra de Magos não lhe confere imunidade judicial.
Como diz o velho provérbio: "Elas cá se fazem, elas cá se pagam!". Ou seja, quando há uns anos atrás a senhora presidente se regozijava pelo facto de os socialistas José Gameiro dos Santos, Joaquim Mário Antão e o comandante dos Bombeiros Voluntários de Salvaterra terem que prestar contas na Justiça, estava longe de pensar, que no dia 7 de Fevereiro de 2007, também ela pudesse ser tema de abertura dos Telejornais.
Estou em crer que a era do Autoritarismo "Anitista" está com os dias contados. Os tempos do quero, posso e mando hão-de chegar ao fim. As perseguições políticas a alguns trabalhadores da autarquia vão ter um ponto final. Ou seja, os ventos libertários oriundos do Tejo começam a soprar de forma mágica e os "ratos oportunistas" já começaram a ficar aflitos.
A continuação de um excelente Domingo sem rusgas policiais. |
Postado por José Peixe @ 13:05   |
|
|
sábado, fevereiro 17, 2007 |
CDU - Salvaterra pede demissão de "Anita" |
A Policia Judiciária na Câmara Municipal de Salvaterra de Magos
1 – Face aos acontecimentos amplamente divulgados no passado dia 7 de Fevereiro, a CDU considera não ser normal que uma câmara municipal seja investigada com o grau de empenho de diversos agentes da P.J. e com o aparato de meios envolvidos, como nessa data o foi a Câmara Municipal de Salvaterra de Magos. Estas investigações terão por base denúncias graves sobre a actual gestão de maioria BE.
2 – Para além do que se vier a apurar, a CDU lamenta que, atempadamente, a senhora Presidente não tenha prestado os devidos esclarecimentos, ao executivo camarário, à Assembleia Municipal, e aos munícipes.
3 – A CDU partilha da convicção constitucionalmente consagrada, de que o arguido goza da presunção da inocência até condenação transitada em julgado, gozando ainda do direito, enquanto anónimo cidadão, de poder negar o seu estatuto de arguido. Contudo, a CDU entende que face ao cargo público que a senhora Presidente exerce, esta tem o dever de informar os órgãos autárquicos (Câmara Municipal e Assembleia Municipal) e a população do concelho, dos processos em curso, visando a gestão da maioria BE a que preside.
4 – Face à gravidade dos factos vindos a público, a CDU entende que a maioria BE e a senhora Presidente vêm seriamente afectadas as condições para continuar a exercer, com dignidade e isenção, os cargos para foram eleitos, no pressuposto que o grau de confiança entre estes e a população sofreu um rude golpe. No vasto interesse do concelho e da sua população, a CDU entende que apenas restará à senhora Presidente e à maioria BE, repensar a legitimidade política e moral da sua continuidade à frente da gestão do concelho de Salvaterra de Magos.
Salvaterra de Magos, 13 de Fevereiro de 2007
A Coordenadora de Salvaterra de Magos da CDU
|
Postado por José Peixe @ 12:32   |
|
|
quarta-feira, fevereiro 14, 2007 |
Ainda as Buscas da PJ na Câmara de Salvaterra |
Francisco Louçã algures no EspaçoENCARAR AS BUSCAS DA PJCOM TODA A NATURALIDADE No dia em que a Polícia Judiciária fez as buscas na Câmara Municipal de Salvaterra de Magos, o líder do Bloco de Esquerda, Francisco Louçã, reagiu "com toda a naturalidade" às buscas efectuadas pela Polícia Judiciária na Câmara Municipal de Salvaterra de Magos por alegadas irregularidades de licenciamentos. Admiráveis as declarações do líder bloquista:
"O que digo para esta câmara [a única autarquia do país liderada pelo BE] é o que digo para todas as câmaras: se há uma denúncia anónima, o que a Polícia Judiciária tem de fazer é investigar", afirmou Francisco Louçã, em declarações aos jornalistas no Parlamento. Questionado sobre se mantém a confiança política na presidente da Câmara de Salvaterra de Magos, Ana Cristina Pardal Ribeiro, Francisco Louçã considerou que "isso não está em causa". "Todas as câmaras devem estar sujeitas à prestação de contas com total transparência, total naturalidade", afirmou, acrescentando que "ninguém deve ter medo da verdade". Louçã recordou que já foi realizada uma investigação nesta autarquia em vésperas das autárquicas de Outubro de 2005, com base numa queixa que acabou por ser arquivada. A nosso ver, Francisco Louçã está muito longe de saber o que se passa nos bastidores da Câmara Municipal de Salvaterra de Magos. É que não basta vir a Salvaterra uma ou duas vezes por ano, ver uma largada de touros ou comer umas sardinhas assadas. Seria bom ouvir o que algumas dezenas de trabalhadores do município lhe têm para dizer. Nessa altura teria a certeza do que é que se está a passar no nosso concelho. |
Postado por José Peixe @ 23:32   |
|
|
sexta-feira, fevereiro 09, 2007 |
Um Fim de Semana FIXE para todos |
UM FIM DE SEMANA FIXE E SEM RUSGAS POLICIAIS O Salvaterra é Fixe deseja a todos os seus AMIGOS e colaboradores um Fim de Semana Fixe e de preferência sem rusgas policiais. Aproveitamos para enviar um ABRAÇO Fraterno a todos os trabalhadores da Câmara Municipal, que nos últimos anos de "Anitismo" foram perseguidos politicamente e atirados para as prateleiras.
Temos ESPERANÇA que desta vez se faça JUSTIÇA. |
Postado por José Peixe @ 17:04   |
|
|
quinta-feira, fevereiro 08, 2007 |
E agora também é mentira?! |
PJ faz buscas à Câmara de Salvaterrae na casa da presidente "Anita"
Na edição do jornal "Público" de hoje, os jornalistas Jorge Talixa (Vila Franca de Xira - Correspondente) e Tânia Laranjo (Redacção Porto), contam-nos aquilo que se passou na Câmara Municipal de Salvaterra. ontem de manhã: Autarca já tinha sido constituída arguida. Processo nasceu de queixa de munícipe. A Câmara Municipal de Salvaterra de Magos foi ontem alvo de buscas da Polícia Judiciária. A casa da presidente da autarquia foi também alvo de revista das autoridades, que procuravam documentos vários. Ana Cristina Ribeiro, eleita pelo Bloco de Esquerda, já era arguida neste processo, cujas diligências se prolongaram até meio da tarde de ontem.Ainda segundo o PÚBLICO apurou, as autoridades investigam ainda outros autarcas no mesmo processo. Designadamente um destacado dirigente da assembleia municipal que terá sido alvo da mesma denúncia anónima que originou esta investigação. O processo remonta a 2004 e está a cargo do Ministério Público local. As buscas de ontem, que obrigaram ao adiamento da reunião de câmara, incidiram sobre "as secções de contabilidade, urbanismo, pessoal e expediente geral".Em cominicado, o gabinete de imprensa da câmara assegurou que a autarca se mantém tranquila e que aguarda que as investigações em curso "decorram de forma célere" e que "a verdade seja apurada". Garante também que se mantém "à inteira disposição das entidades competentes". Carlos Marques, vereador do PSD (a segunda força mais votada no concelho), garantiu ao PÚBLICO que vai pedir esclarecimentos sobre a investigação, na próxima reunião de câmara. Acrescentou que o PSD já expôs à Inspecção-Geral da Administração do Território (IGAT) questões ligadas à gestão urbanística e a alegadas perseguições de funcionários. Há cerca de dois meses, a IGAT desenvolveu uma inspecção ordinária na edilidade de Salvaterra. Também Francisco Louçã, presidente do BE, reagiu ontem à diligência das autoridades. "O que digo para esta câmara [a única autarquia do país liderada pelo BE] é o que digo para todas as câmaras: se há uma denúncia anónima, o que a Polícia Judiciária tem de fazer é investigar", disse, em declarações prestadas aos jornalistas no Parlamento. Questionado ainda sobre se mantém a confiança política em Ana Cristina Ribeiro, Francisco Louçã considerou que "isso não está em causa". "Todas as câmaras devem estar sujeitas à prestação de contas com total transparência, total naturalidade", afirmou, acrescentando que "ninguém deve ter medo da verdade".Louçã lembrou ainda que já foi realizada uma investigação àquela autarquia, em vésperas das autárquicas de Outubro de 2005, com base numa queixa que acabou por ser arquivada. Recorde-se, ainda, que a política salvaterrense tem sido marcada, nas últimas décadas, por uma sucessão de casos que envolvem as principais figuras da política local. Depois de queixas contra Ana Ribeiro enquanto vereadora da CDU (em meados da década de 90), um antigo presidente da câmara chegou a ser acusado de uso indevido de verbas comunitárias. Já em 2004, a operação Sirene Oculta levou à detenção de três figuras do PS local com ligações à corporação de Bombeiros de Salvaterra. O processo continua em inquérito.
COMUNICADO DA AUTARQUIA Editado no dia 7 de Fevereiro
Esteve hoje no edifício da Câmara Municipal de Salvaterra de Magos, uma Brigada da Polícia Judiciária, com o objectivo de proceder à recolha de alguns elementos relativos a processos das secções de contabilidade, urbanismo, pessoal e expediente geral.
A recolha dos referidos documentos relaciona-se, segundo os autos do Ministério Público, com um processo iniciado em 2004 por denúncia anónima sobre alegadas irregularidades de licenciamentos.
Neste procedimento não foram constituídos arguidos, nem a senhora presidente da Câmara Municipal, nem qualquer elemento da vereação, ou funcionário da autarquia.
Os serviços da Câmara Municipal permaneceram em funcionamento normal durante todo o dia. Todos os serviços prestaram inteira colaboração com as autoridades. A Brigada da Polícia Judiciária abandonou o edifício cerca das 16horas.
A senhora presidente da Câmara espera que as investigações em curso decorram de forma célere e que a verdade seja apurada, mantendo-se à inteira disposição das entidades competentes.
NOTA do Salvaterra é Fixe: Na qualidade de Editor do Blogue "Salvaterra é Fixe", ao longo de muitos meses e durante a última campanha das Eleições Autárquicas, ouvi e registei muitas queixas de funcionários da Câmara Municipal de Salvaterra. Percebi que a política da senhora presidente Ana Cristina Pardal Ribeiro não é a melhor para o desenvolvimento e progresso de Salvaterra de Magos. Na qualidade de cidadão/munícipe sempre desconfiei da Autocracia e Poder Desmesurado da senhora presidente. Vamos ver o que vão dar estas investigações policiais! |
Postado por José Peixe @ 11:36   |
|
|
quarta-feira, fevereiro 07, 2007 |
Salvaterra de Magos foi e é Notícia |
Fraudes em licenciamentos camarários sob investigação
POLÍCIA JUDICIÁRIA EFECTUOU BUSCAS NA CÂMARA DE SALVATERRA
A Polícia Judiciária (PJ) realizou hoje buscas na Câmara Municipal de Salvaterra de Magos, no âmbito de investigações sobre suspeitas de tráfico de influências e peculato.
Para além das instalações da Câmara, a Polícia Judiciária (PJ) efectuou ainda buscas em casas de alguns vereadores, indica a SIC Notícias. O canal de televisão avança ainda que a presidente da autarquia terá sido constituída arguida no âmbito de um processo relacionado com fraudes em licenciamentos camarários sob investigação. Fonte da PJ disse à agência Lusa que as buscas, realizadas durante a manhã por elementos da Direcção Central de Investigação da Corrupção e Criminalidade Económica e Financeira, decorreram no âmbito de investigações iniciadas ainda antes das eleições autárquicas, em Outubro de 2005, envolvendo a presidente da Câmara de Salvaterra de Magos, a única autarquia do país actualmente liderada pelo Bloco de Esquerda.Fonte do gabinete da presidência da autarquia confirmou, em declarações à TSF, que a Judiciária esteve nos Paços do Concelho, mas recusou-se a adiantar mais pormenores sobre a presença da polícia. Em declarações à mesma rádio, o vereador socialista Nuno Antão indicou que alguns funcionários e munícipes "foram impedidos" de entrar na Câmara e que a reunião do executivo camarário agendada para hoje foi cancelada sem quaisquer explicações. Jornal "Público" - 7/02/07 15h30
DESABAFO: E nós já não tínhamos escrito sobre esta matéria? |
Postado por José Peixe @ 20:14   |
|
|
|
PJ - Rusgas, Investigações e Muitas Suspeitas |
AMBIENTE MUITO TENSO NA CÂMARA MUNICIPAL
Há muito tempo que nós, aqui no Salvaterra é Fixe temos vindo a denunciar publicamente e sem medo das represálias nem dos processos judiciais, que o ambiente na Câmara Municipal de Salvaterra de Magos está longe de ser o melhor. Mesmo nos tempos em que o Partido Socialista governou com maioria absoluta que o ambiente nunca foi tão absolutista como agora.
Existem trabalhadores do município que falam de autênticas perseguições políticas, outros que foram silenciados e postos numa inactividade profissional que não se compreende e há quem vá mais longe no seu discurso e chegue a falar de um autêntico Tarrafal.
O Bloco de Esquerda (Esquerda Caviar!) que passa a vida a desencadear lutas e a travar batalhas pela transparência, liberdade e democracia, permitiu que a senhora presidente Ana Cristina Pardal Ribeiro implantasse uma verdadeira AUTOCRACIA no concelho de Salvaterra de Magos.
Temos sido acusados de líricos, oportunistas e arruaceiros pela senhora presidente e alguns vereadores que não sabem o que estão a fazer na autarquia. Aqueles que estão à frente de Pelouros, mas que não têm poder para decidir nada. Mas não desistimos. Sabemos que muita coisa vai mal no Reino de D. Anita. Temos a certeza que um dia se fará justiça.
Esta manhã, voltou a falar-se de rusgas e investigações policiais na Câmara Municipal de Salvaterra. Soubemos que alguns "ratos" se preparam para saltar da embarcação, buscando guarida em terreno mais firme.
Aguardaremos com serenidade o desenrolar dos próximos capítulos.
José Peixe
Comentários e Desabafos: salvaterraefixe@hotmail.com |
Postado por José Peixe @ 14:09   |
|
|
sábado, fevereiro 03, 2007 |
Portugal no seu Melhor |
SÓCRATES E A SUA NUVEM
" (...) Isto é, enquanto o eng. Sócrates continua a perorar sobre a mão-de-obra qualificada que não existe e o eng. Mariano Gago sonha com ciência e tecnologia, desde 1994/95 que o país se educa cada vez pior e cada vez menos. Para dar um exemplo, os jovens entre 20 e 24 anos que hoje conseguem acabar o 12.º ano não chegam a 50 por cento. Aqui também a "Europa" irremediavelmente se afasta". Vasco Pulido Valente in "Público" 3/02/07 NOTA: Os portugueses já começam a desconfiar das muitas promessas do Eng. Sócrates. |
Postado por José Peixe @ 13:14   |
|
|
|

 Num concelho onde não existem órgãos de Comunicação Social este Blogue pode ser importante para dar voz aos que não têm voz política em Salvaterra de Magos.
Afinal de contas onde está a Democracia participativa tão apregoada pela presidente Ana Cristina Pardal Ribeiro "Anita" nas últimas Eleições Autárquicas?
O que é feito das outras forças partidárias que prometeram fazer oposição séria e desmascarar os "podres" que existem dentro da autarquia?
É que as perseguições políticas continuam na Câmara Municipal de Salvaterra de Magos e o compadrio político também!
Por isso mesmo, faz todo o sentido a existência deste espaço comunicacional aberto e lutar por um concelho mais desenvolvido.
É muito importante combater o atrofiamento provocado pelo "Anitismo".

José Peixe - Editor
"A evolução do humano não é obra exclusiva da natureza.
Com a cultura e a capacidade de transmitir conhecimentos de geração em geração o humano é também um produto evolutivo de si próprio."
Moura, Leonel,
Jornal de Negócios
em 20070530

|
ÚLTIMOS POSTS EDITADOS |
|
ARQUIVO DE POSTAGENS NO BLOGUE |
|
COMO PARTICIPAR NO BLOGUE |
|
MEDIA NACIONAIS |
|
MEDIA INTERNACIONAIS |
|
INFORMAÇÕES GOOGLE |
|
PESQUISAS NA WEB |
|
BLOGUES EM DESTAQUE |
|
BLOGUES DA GLÓRIA DO RIBATEJO |
- A Glória do Mundo - Roberto Caneira
- O Bicho do Entrudo - Francisco Madelino
- Zelador do Poço da Roda
- Hotel Jackson
- Polidores de Esquinas
- Rock é com o Eduardo
- Desbravador de Trilhos
- Glória BTT
- Febre Amarela
"Nós, portugueses, não celebramos nada.
Somos ensinados para não celebrar nada.
Pior, somos ensinados para uma espécie de vergonha e silêncio.
A existência de uma cultura de celebração requer abertura à distinção e à solenidade,
coisas que a nossa baixa educação cívica e histórica repele.
No ensino ou fora, o português é treinado para desprezar símbolos, memórias, rituais, tudo o que no mundo real das sociedades e das pessoas há de mais emotivo e não racional."
Lomba, Pedro,
Diário de Notícias
em 20070607
|
COLABORADORES DO BLOGUE |
|
CRÉDITOS |

Bravenet.com
Photobucket.com
Clocklink.com
Dani R
(ajuda básica)
|
|