Salvaterra de Magos reúne todas as condições para se afirmar como um concelho próspero, atraente e desenvolvido. Infelizmente, do ponto de vista político, continua a ser (des)governado por uma maioria de ex-comunistas ortodoxos e mal formados politicamente. Um grupo de amigos que se aproveitou do Bloco de Esquerda para implantar uma ditadura Estalinista em Salvaterra. Lutaremos para que Salvaterra de Magos seja um concelho mais fixe. Dizemos não a esta força de bloqueio.
terça-feira, maio 31, 2005
CENTRO SOCIAL DE MARINHAIS FOI ASSALTADO
O Centro de Bem Estar e Social da vila de Marinhais foi assaltado esta madrugada. A Guarda Nacional Republicana (GNR) já tomou conta da ocorrência e está a investigar o que realmente se passou.
Segundo informações do Presidente do Centro de Bem Estar e Social de Marinhais, «os assaltantes entraram por uma janela e roubaram apenas e só produtos alimentares, sem terem feito qualquer tipo de estragos adicionais».
Este assalto é mais um dos muitos que têm ocorrido nos últimos tempos no concelho de Salvaterra de Magos. Um concelho onde o índice de criminalidade não pára de aumentar.
JC

Para Comentar: salvaterraefixe@hotmail.com
Postado por José Peixe @ 18:17   0 comments

PSD - CARLOS MARQUES DE NOVO
Carlos Marques, actual vereador do Partido Social Democrata (PSD), naCâmara Municipal de Salvaterra de Magos vai ser o candidato do PSD às próximas eleições autárquicas, pois os social democratas não conseguiram encontrar outra alternativa mais jovem. Segundo a Comissão Politica Distrital do PSD, a candidatura de Carlos Marques pode vir a ter um óptimo resultado nas próximas eleições autárquicas, uma vez que ele é uma pessoa que goza de uma boa imagem no concelho de Salvaterra.
JC

Para Comentar: salvaterraefixe@hotmail.com
Postado por José Peixe @ 18:12   0 comments

APELO AOS MILITANTES SOCIALISTAS
"Salvaterra é mesmo Fixe!" faz um APELO a todos os militantes e simpatizantes do Partido Socialista no concelho de Salvaterra de Magos:

1. Em vez de nos enviarem E-Mails para nós, a atacar as pessoas que não quiseram que houvesse diálogo participado na escolha do candidato socialista à presidência da Câmara, devem endereçar esses mesmos protestos para a sede do Partido Socialista e de preferência dirigidos ao Eng.º José Sócrates ou a Jorge Coelho, para que eles saibam como é que os responsáveis do partido em Salvaterra de Magos fizeram a escolha do cabeça de lista.

2. Em vez de atacarem o Nuno Antão para o nosso E-Mail devem fazer directamente essas críticas no Site do Partido Socialista: www.ps.pt/

3. Nós não publicaremos nenhuns Comentários, sejam eles assinados ou não, que ataquem directamente a intimidade das pessoas e das suas famílias.

4. Se houver militantes e simpatizantes que se sintam traídos pela escolha da Comissão Política Concelhia, devem aguardar pelo dia das eleições e votar em conformidade.

5. Nós não somos os responsáveis pela "balcanização" e o divisionismo que está a acontecer no Partido Socialista no concelho de Salvaterra de Magos.

6. Nós temos um sonho que é tirar a maioria ao Bloco de Esquerda. E como o poeta disse e bem, o sonho comanda a vida.

Para Comentar: salvaterraefixe@hotmail.com
Postado por José Peixe @ 00:19   0 comments

QUANDO O SONHO COMANDA A VIDA
Aqui em "Salvaterra é mesmo Fixe!" temos um sonho. Sonhamos que nas próximas eleições autárquicas o Bloco de Esquerda e a presidente Ana Cristina Pardal Ribeiro vão perder a maioria absoluta do concelho de Salvaterra de Magos. Sonhamos que haverá mais democracia e menos arrogância política dentro da autarquia. Sonhamos que as perseguições a alguns trabalhadores do município vão terminar. Sonhamos que o progresso finalmente vai chegar ao concelho de Salvaterra de Magos.
Para que este sonho se transforme em realidade é necessário que na próxima campanha eleitoral, os diferentes candidatos à presidência da Câmara, as diferentes forças políticas e candidatos independentes não entrem no jogo político que o Bloco de Esquerda está a preparar.
A campanha que se avizinha deve ser esclarecedora de modo a fazer com que os eleitores sintam vontade de votar. Votar para mudar. Votar para melhor. Votar para pôr um ponto final numa maioria que nos últimos quatro anos estagnou o nosso concelho.

Para Comentar: salvaterraefixe@hotmail.com
Postado por José Peixe @ 00:04   0 comments

segunda-feira, maio 30, 2005
SUSPEITO DE HOMICÍDIO FOI PRESO
A Polícia Judiciária (PJ) anunciou hoje a detenção de um homem de 30 anos suspeito de ter morto a tiro um técnico de informática em Salvaterra de Magos. Segundo a PJ, os factos ocorreram na madrugada de 24 de Abril, quando, na sequência de uma desavença, o presumível homicida atingiu a vítima, um homem de 27 anos e técnico de informática, com um disparo de arma de fogo.
O detido foi submetido a primeiro interrogatório judicial, tendo ficado a aguardar o desenrolar do processo em prisão preventiva.

Para Comentar: salvaterraefixe@hotmail.com
Postado por José Peixe @ 21:34   0 comments

DESPREZO ENERVA NELSON GUERRA
"A paixão é necessária para
qualquer grande obra, e para
a Revolução a paixão e a audácia
são precisas em grande quantidade".
CHE GUEVARA
Sierra Maestra, 1958
Nelson Daniel Guerra em verdadepolitica.blogspot.com anda apreensivo connosco e com o nosso silêncio. Ele que tinha prometido não dar importância ao nosso Blogue, nem aos militantes socialistas que apoiaram o Rui Moreira, pelos vistos anda indignado por não lhe darmos importância. Ou melhor, anda furioso por nós lhe darmos apenas a importância que ele tem, que é nenhuma.
O que o Nelson Guerra queria era GUERRA, mas nós em "Salvaterra é mesmo fixe!" estamos em Paz. Mas isso não invalida que estejamos desatentos ao que se passa no nosso concelho.
E tal como Alberto João Jardim faz na ilha da Madeira, que trata os continentais como se fossem cubanos, Nelson Guerra utiliza exactamente a mesma verborreia. Ora vejamos o último texto do Nelson Guerra: «De há uns tempos para cá, tem reinado um silêncio ensurdecedor no seio dos revolucionários cubanos. Então, temos alguma fuga. É que estamos a perder muito gás".
Nós apelidados "revolucionários cubanos" estamos tranquilos a apreciar uns Cohibas hechos a la mano e a preparar-nos para uma campanha autárquica que promete ser dura e longa. Temos as nossas consciências tranquilas. Não fugimos para Sierra Maestra. Andamos em Paz e atentos ao que se passa no concelho de Salvaterra de Magos. Mas voltamos a repetir que não pretendemos ser senhores da verdade política do nosso concelho.
E já agora uma recomendação final, não percam muito gás com o nosso silêncio e desprezo, pois vão necessitar dele para a campanha eleitoral. É que as verdadeiras revoluções também se preparam em silêncio e com serenidade. Continuaremos leais às nossas convicções e acreditamos que as próximas eleições autárquicas em Salvaterra de Magos vão ser uma verdadeira Revolução.
Enquanto os cães de guarda forem latindo por tudo e por nada, a caravana vai passando. E tal como dizia o comandante CHE: "Hasta la victoria final. Siempre!".
José Peixe
Para Comentar: salvaterraefixe@hotmail.com
Postado por José Peixe @ 12:48   0 comments

domingo, maio 29, 2005
COMENTÁRIO AOS "POLÍTICOS MENTEM".
Pedro Rodrigues Soares decidiu brindar-nos com o E-Mail que passamos a transcrever na íntegra:

Caro José Peixe,

É surpreendente, e só por isso lhe envio esta mensagem, que utilize o artigo do Vasco Pulido Valente para estabelecer uma analogia com o que se está a passar com o PS/Salvaterra, terminando o seu post, porém, a considerar que o eleitorado terá bom senso se provocar o desabar da maioria bloquista.
Uma coisa fica evidente do seu post: com este PS é que não vamos lá...
Quanto ao Bloco, muito sinceramente e pelo que tenho acompanhado da política local, parece que essa tal maioria bloquista é a que tem tido o comportamento mais credível, estejamos ou não de acordo com as suas propostas. Fizeram um mandato e já se apresentaram, com clareza, para que os eleitores julguem o seu trabalho em Outubro. Sem politiquisses nem confusões...
Cumprimentos,
Pedro
E-Mail: pedrorsoares@sapo.pt
Postado por José Peixe @ 23:43   0 comments

FRANCESES VOTARAM "NÃO" À CONSTITUIÇÃO EUROPEIA. E SE A HOLANDA TAMBÉM VOTAR "NÃO" ?
As primeiras projecções à boca das urnas do referendo sobre a Constituição Europeia em França, revelam que pelo menos 55 % dos franceses disseram “Não” ao tratado, abrindo as portas a uma crise na União Europeia, já que é necessário que todos os Estados-membros ratifiquem o documento para que este seja aprovado.
A rejeição dos franceses à Constituição Europeia é uma verdadeira decepção, destacou o ministro francês das Relações Exteriores, Michel Barnier, logo após a divulgação dos resultadas das pesquisas de boca-de-urna que apontavam para a vitória do "Não" como 55% dos votos aproximadamente.
"É uma verdadeira prova e uma verdadeira decepção para todos aqueles que se comprometeram com o "Sim" e estavam orgulhosos de seu voto", declarou Michel Barnier.
"Será mais difícil para nosso país defender os seus interesses", acrescentou o ministro francês.
E se os holandeses votarem também eles "Não" à Constituição Europeia, no próximo dia 1 de Junho? O que vai suceder à União Europeia?

Para Comentar: salvaterraefixe@hotmail.com
Postado por José Peixe @ 21:22   0 comments

ANITA NÃO ACEITA O NOME DE PARDAL PORQUÊ ?
Em "Salvaterra é mesmo Fixe!", ainda não conseguimos perceber porque motivos é que a presidente da Câmara Municipal de Salvaterra de Magos, Ana Cristina Pardal Ribeiro, detesta que a tratem por Pardal. Os seus mais directos colaboradores, nomeadamente o seu assessor de imprensa, também não gostam nada do nome Pardal e passam a vida a pedir aos jornalistas para tratarem a senhora presidente por Anita.
Pois nós, a partir de hoje, trataremos a senhora presidente pelo seu nome: Ana Cristina Pardal Ribeiro. Esperemos que não surjam problemas por causa disso.
Aliás, basta passar no site da Associação Nacional dos Municípios Portugueses (ANMP): http://anmp.pt/munp/mun/mun101w3.php?cod=M2120 para dar uma espreitadela sobre os resultados eleitorais no concelho de Salvaterra de Magos, para ver qual é o verdadeiro nome da presidente da autarquia salvaterrense.
Se a senhora presidente detesta a palavra Pardal, o melhor é retirá-la oficialmente do seu nome.
Para Comentar: salvaterraefixe@hotmail.com
Postado por José Peixe @ 20:55   0 comments

OS POLÍTICOS MENTEM
Vasco Pulido Valente, publicou ontem (Sábado), no jornal "Público" www.publico.pt, um artigo de opinião cujo título era nem mais nem menos o seguinte: "A política da mentira". Um título que encaixa perfeitamente bem, naquilo a que assistimos nas últimas semanas na concelhia do PS de Salvaterra. Pelo menos em relação a alguns políticos.
Mas Vasco Pulido Valente não se ficou só pelo título: «(...) Os políticos mentem e o bom povo aguenta, como lhe compete. Excepto que os políticos precisam da colaboração activa do bom povo e constantemente lhe pedem sacrifícios, trabalho, esforço, iniciativa, auto-estima e confiança - como se as coisas se pudessem passar assim. A mentira não inspira respeito, mata a solidariedade. Não existe hoje em Portugal uma nação. Existem 10 milhões de portugueses, que tratam de si, com ódio ao Estado e uma indiferença profunda pelo seu destino comum. Há no ar uma anarquia mansa que dissolve tudo».
Também acontece o mesmo no concelho de Salvaterra de Magos. A mentira dos políticos não inspira confiança nem respeito e mata a solidariedade. E se houver bom senso do eleitorado, no próximo mês de Outubro, vamos assistir ao desabar de uma maioria bloquista autoritária que tem atrofiado o nosso concelho nos últimos quatro anos.
José Peixe
Para Comentar: salvaterraefixe@hotmail.com
Postado por José Peixe @ 00:36   0 comments

sábado, maio 28, 2005
AGRADECIMENTO PÚBLICO
Nós aqui em "Salvaterra é mesmo Fixe!", agradecemos publicamente a todos aqueles que nos têm enviado E-Mails de incentivo. Obrigado. Fiquem descansados que este espaço não desaparece. É um espaço para todos, mas convém deixar claro, uma vez mais, que se recusamos a publicar comentários ou artigos de opinião que possam violar os direitos fundamentais das pessoas, como é o caso do direito à privacidade.
Percebemos as críticas que nos têm enviado mas recusamo-nos á entrar em "guerrinhas" dessa natureza que por norma não levam a lado nenhum.
Nós estamos tranquilos e sabemos melhor do que ninguém que "os cães ladram e a caravana passa!".
Postado por José Peixe @ 19:20   0 comments

HIPOCRISIA POLÍTICA
Em "Salvaterra é mesmo Fixe", não quisemos deixar de publicar um Comunicado que certamente irá ficar na história do Partido Socialista de Salvaterra, como um dos comunicados mais hipócritas que foram lançados cá para fora até ao momento.
Pegando numa das letras do músico e compositor brasileiro Gabriel o Pensador, é caso para perguntar: "É p'ra rir ou p'ra chorar?".
Para rir não porque o que fizeram ao Rui Moreira não se faz a ninguém. Mas é para rir sim senhor e até mesmo à gargalhada, quando o secretariado da Juventude Socialista de Salvaterra de Magos diz que se regojiza com a eleição de Nuno Antão para candidato do do PS à Câmara Municipal de Salvaterra de Magos, nas próximas Eleições Autárquicas.
Isso é para rir até não poder mais!
Aqui fica a prosa magnífica dedicada ao Rui Moreira.
O Secretariado da Juventude Socialista de Salvaterra de Magos, reunido no dia 26 de Maio de 2005, vem pelo presente afirmar as seguintes opções políticas :

1 - A JS agradece ao Rui Moreira o trabalho dispendido ao longo dos anos em que exerceu no poder local , em coordenação com o Partido Socialista de Salvaterra de Magos e com a Juventude Socialista de Salvaterra de Magos.

2 - Rui Moreira afirmou já que será candidato por outro partido ou numa lista de independentes, o que o torna adversário político do Partido e da Juventude Socialista, pelo que terá, durante a campanha que se avizinha, o tratamento cordial e correcto que a Juventude Socialista sempre soube dar aos seus adversários.

3- A JS Salvaterra de Magos apoia e regojiza-se com a eleição de Nuno Antão para candidato do PS à Câmara Municipal de Salvaterra de Magos. Terá, com todo o vigor, o apoio e a defesa da Juventude Socialista de Salvaterra de Magos em todos os momentos da sua campanha, como tem tido até aqui.
Salvaterra de Magos, 26 de Maio de 2005
Postado por José Peixe @ 00:49   0 comments

sexta-feira, maio 27, 2005
FESTA COMUNISTA NA BARRAGEM DE MAGOS
O Eng. Vasco Feijão, aproveitou o feriado de quinta feira, na Barragem de Magos, para apresentar a sua candidatura à Câmara Municipal de Salvaterra de Magos. Os comunistas aproveitaram a sardinhada e o excelente dia para conviverem entre si e com os simpatizantes da candidatura de Vasco Feijão. Uma candidatura que promete dar de falar nos próximos meses.
Sobre a dificuldade em retirar a maioria ao Bloco de Esquerda, o cabeça de lista da CDU apenas quis salientar o seguinte: «Durante a campanha eleitoral não nos vamos preocupar com a maioria do Bloco de Esquerda porque entendemos que essa maioria já está fora da validade. O nosso principal objectivo vai ser ouvir o que os munícipes têm para nos dizer».
Em relação à presidente Anita, o candidato comunista excusou-se a fazer grandes comentários. «Não quero perder tempo com uma pessoa que já mostrou que não é capaz de trazer progresso para o nosso concelho».
Na próxima semana publicaremos uma Entrevista com o Eng. Vasco Feijão aqui no "Salvaterra é mesmo Fixe!". Obrigado pelos incentivos que nos têm enviado para o E-Mail.
Comentários: salvaterraefixe@hotmail.com
Postado por José Peixe @ 11:25   0 comments

quinta-feira, maio 26, 2005
A REVOLTA DOS SOCIALISTAS EM SALVATERRA
Porque ficaram descontentes e revoltados os militantes e simpatizantes socialistas, quando souberam que o cabeça de lista do PS à Câmara Municipal de Salvaterra, nas próximas eleições autárquicas era o deputado Nuno Antão?
Porque protestaram os militantes e simpatizantes socialistas, quando souberam os resultados da votação que ocorreu na última reunião da Comissão Política Concelhia do partido?
Porque surgiram comentários insultuosos contra o Dr. Francisco Madelino e o Joaquim Mário Antão, no Blogue salvaterraefixe.blogia.com ?
Aconteceu isso porque as pessoas se sentiram enganadas. Aconteceu isso porque todos nós percebemos que tudo isto foi cozinhado nas costas dos militantes de base e dos simpatizantes do partido.
Os militantes e simpatizantes do PS gostariam que tivesse havido mais reuniões para se debater este problema. As pessoas estavam à espera do tão prometido Estudo de Opinião para se escolher um candidato forte. Um candidato que pudesse fazer ao Bloco de Esquerda e a Ana Cristina Ribeiro.
O candidato do Partido Socialista à Câmara Municipal de Salvaterra de Magos nas próximas eleições autárquicas, acabou por gerar esta divisão entre os militantes e simpatizantes do partido, porque as pessoas perceberam que não houve a maior transparência na escolha de Nuno Antão. Ainda por cima, sendo o presidente da Comissão Política o Joaquim Mário Antão, ou seja, pai do próprio Nuno.

Quem não se sente não é filho de boa gente

Segundo os Estatutos do Partido Socialista que foram aprovados na Comissão Nacional no dia 11 de Janeiro de 2003, os militantes têm o direito de «Exprimir livremente a sua opinião a todos os níveis da organização do Partido e apresentar, aos respectivos órgãos, críticas, sugestões e propostas sobre organização, a orientação e a actividade do Partido». (Art.14, alínea d)
Mas não interessa apenas falar nos direitos. Importa também reflectir sobre os deveres dos militantes e simpatizantes do Partido Socialista: «Militar nas secções em que se encontram inscritos e nos órgãos em que participam, bem como tomar parte nas actividades do Partido em geral». (Art.15, alínea a)
Sobre a organização política concelhia os Estatutos parecem ser claros quando se diz o seguinte sobre as concelhias: « As concelhias são as estruturas responsáveis pela coordenação da intervenção política do Partido ao nível municipal e pela articulação entre as secções de residência existentes no concelho». (Art.37)
No que diz respeito à Comissão Política Concelhia, o n.º 1 do Art. 40.º esclarece que «A Comissão Política Concelhia é o órgão de definição de estratégia e coordenação da actividade do Partido a nível municipal».

QUE ESTRATÉGIAS? QUE COORDENAÇÃO? QUE ACTIVIDADES? QUE TRANSPARÊNCIA HOUVE NA ESCOLHA DO CABEÇA DE LISTA EM SALVATERRA DE MAGOS?

Ainda sobre os Estatutos do PS, compete em especial à Comissão Política Concelhia (Art. 41.º):
1. Apreciar a situação política geral e, em especial, os problemas da área do respectivo concelho;
Criar e dissolver grupos de trabalho para desenvolvimento de actividades de âmbito concelhio;
2. Emitir parecer sobre a criação ou extinção de estruturas de base, na área do respectivo concelho;
3. Aprovar, nos termos do artigo 91º, as listas de candidatos aos órgãos autárquicos do respectivo concelho;
4. Coordenar, sob orientação da Federação, as actividades das estruturas de base existentes no concelho e dinamizar o seu funcionamento;
5. Assegurar uma adequada coordenação entre os autarcas eleitos para os órgãos locais e as estruturas do Partido, tendo em vista a definição conjunta da política autárquica a prosseguir no âmbito do concelho.
6. Organizar uma reunião anual dos socialistas do concelho, na qual participem designadamente, e por direito próprio, todos os membros da Comissão Política Concelhia, com e sem direito de voto, todos os autarcas socialistas eleitos e em funções, assim como, pelo menos, 5 representantes da JS indicados pela sua estrutura competente.
Das reuniões da Comissão Política Concelhia (Art. 42.º), os Estatutos também parecem claros:
1. A CPC reúne, ordinariamente, pelo menos de 3 em 3 meses, sob convocatória do presidente a enviar a todos os membros com a antecedência mínima de seis dias.
2. A CPC reúne, extraordinariamente, quando convocada pelo presidente, por sua iniciativa ou a solicitação de um quarto dos membros eleitos.

Depois de analisar tudo isto e reflectir sobre o que se passou em Salvaterra de Magos, eu sou um dos militantes que também decidi protestar. Protesto, porque não vejo grandes diferenças entre o Nuno Antão e o Rui Moreira. Protesto, porque reconheço que houve falta de diálogo com os militantes e simpatizantes do partido. Protesto, porque não houve transparência na escolha de Nuno Antão.
Também acho que as pessoas devem ir à página electrónica do Partido Socialista e deixar os seus protesto: www.ps.pt/
José Peixe
Comentários: salvaterraefixe@hotmail.com
Postado por José Peixe @ 09:56   0 comments

GOVERNO E PS FICARAM ISOLADOS
Segundo a Agência de Notícias LUSA (www.lusa.pt/), as medidas de aumento de impostos anunciadas na quarta-feira pelo primeiro-ministro José Sócrates para reduzir o défice apenas tiveram o apoio do Partido Socialista, com a oposição de direita e esquerda a unirem-se na contestação, mas usando argumentos diferentes.
Depois de o Governo ter anunciado segunda-feira que o valor do défice previsto para 2005 é de 6,83 por cento - valor apurado por uma comissão independente liderada pelo governador do Banco de Portugal, Vítor Constâncio -, José Sócrates apresentou no Parlamento as principais medidas para o equilíbrio das contas públicas em três anos.
Entre as dezenas de medidas, o primeiro-ministro anunciou um aumento da taxa máxima do IVA de 19 para 21 por cento, o congelamento das promoções automáticas na administração pública, a subida dos impostos sobre produtos petrolíferos e tabaco (agravamento entre dez e 15 por cento) e a criação de uma taxa máxima de 42 por cento de IRS para contribuintes com rendimentos superiores a partir de 60 mil euros por ano.
Levantamento do Sigilo Bancário

José Sócrates disse ainda que o Governo vai proceder ao levantamento do sigilo bancário, cortar nas regalias de administradores e titulares de cargos políticos, aumentar gradualmente a idade reforma da função pública (dos 60 para os 65 anos) e aproximar os regimes privado e público de protecção na doença, deixando este último de ser de 100 por cento para se situar progressivamente nos 65 por cento.
Face a estas medidas, o líder parlamentar do PSD, Marques Mendes, prometeu "compreensão e apoio" nas medidas apenas centradas na redução da despesa, mas contestou as propostas de aumento de impostos, alegando que a subida das taxas irá prejudicar a competitividade da economia portuguesa, sobretudo em relação a Espanha.
Marques Mendes apontou ainda a "falha gravíssima e a falta de coragem" do Governo socialista de não introduzir portagens nas auto- estradas sem custos para o utilizador.
Depois de José Sócrates ter justificado o aumento de impostos por "faltarem 5,5 mil milhões de euros no orçamento de 2005" e por enfrentar um valor do défice superior ao que estimava (cerca de cinco por cento), o líder do Bloco de Esquerda, Francisco Louçã, contrapôs que o primeiro-ministro só podia desconhecer cerca de 600 milhões de euros referentes ao Serviço Nacional de Saúde em relação às verbas em falta.
Depois de insistências de várias bancadas em relação à previsão do Governo em termos de défice no final do ano, Sócrates acabou por estimar esse valor em 6,2 por cento.
O secretário-geral do PCP, Jerónimo de Sousa, tal como o Partido Ecologista "Os Verdes", acusou o executivo socialista de apresentar agora "as mesmas opções e medidas" dos anteriores governos "de direita".
Já o CDS-PP, através do líder parlamentar, Nuno Melo, enfatizou a contradição do discurso do PS quando estava na oposição em relação ao aumento do IVA, lembrando que os socialistas criticaram esta medida quando foi tomada pelo ex-primeiro-ministro Durão Barroso.
José Sócrates devolveu as acusações e pediu explicações às bancadas do PSD e do CDS-PP, sublinhando que o último executivo "não orçamentou os aumentos das pensões e dos vencimentos".
Os receios das centrais sindicais

As medidas anunciadas pelo primeiro-ministro mereceram também críticas das centrais sindicais, com a CGTP a defender que é insustentável tentar resolver o problema do défice à custa de medidas que comprometem o desenvolvimento do país.
Sublinhando que o aumento do IVA é uma medida "perigosa", o secretário-geral da CGTP, Carvalho da Silva, considerou que existiam alternativas como actuar-se sobre os bens de luxo e o IRC.
A UGT, por sua vez, disse discordar das medidas propostas pelo Governo por considerar que são "fortemente penalizadoras dos trabalhadores" e que podem "prejudicar o crescimento e o emprego".
O secretário-geral da União Geral de Trabalhadores (UGT), João Proença, disse que as medidas anunciadas pelo primeiro-ministro vão penalizar especialmente os trabalhadores de mais baixos rendimentos e podem contribuir para o aumento do desemprego e o agravamento das condições de vida de muitas famílias.
Postado por José Peixe @ 09:45   0 comments

quarta-feira, maio 25, 2005
VASCO FEIJÃO LANÇA A SUA CANDIDATURA
CDU anuncia o Eng. Vasco Feijão à Câmara de Salvaterra de Magos.
O ex-vereador Vasco Feijão anunciou hoje (25/5/05) que será o candidato da CDU à Câmara de Salvaterra de Magos (Santarém) nas próximas Eleições Autárquicas, com a advogada Dulce Ortiz (independente) a liderar a lista à Assembleia Municipal.
Vasco Feijão chegou a ser vice da actual presidente da Câmara, Ana Cristina Ribeiro, antes desta lhe retirar a confiança política num processo de ruptura com a CDU que a levou a candidatar-se, há quatro anos, pelo Bloco de Esquerda.
O candidato da CDU, que é apresentado publicamente amanhã (quinta-feira), numa sessão que se realiza na Barragem de Magos, disse à Agência Lusa que vai "lutar para ganhar", embora reconheça que essa será "uma tarefa difícil".
Nas autárquicas de 2001, a CDU não conseguiu eleger qualquer candidato para o executivo camarário, tendo apenas dois eleitos na Assembleia Municipal, uma situação que, segundo Vasco Feijão, tem dificultado o acesso à informação sobre a actual gestão camarária, agravado pelo facto de, acusou, a presidente "sonegar" informação que lhe é pedida.
Muito crítico em relação à gestão de Ana Cristina Ribeiro, Vasco Feijão afirmou que o actual executivo camarário "não tem rumo, toma decisões sem nexo e ignora o Plano Director Municipal (PDM)", o qual, no seu entender, devia ser revisto.
Uma das suas propostas é precisamente a suspensão do actual PDM junto ao nó da A13, em Foros de Salvaterra, de forma a poder ser aí criada uma zona de desenvolvimento económico que atraia a implantação de empresas, para a criação de riqueza e emprego, aproveitando a óptima localização do concelho e essa acessibilidade.
"Estranhamos que o desenvolvimento esteja a passar ao lado do concelho", disse, admitindo que se tem realizado "alguma obra", mas apenas a que decorre de apoios comunitários e não "obra estruturante, que permita a criação de riqueza e de emprego".
Vasco Feijão, 42 anos, é engenheiro civil no Departamento de Urbanismo da Câmara Municipal de Benavente, e Dulce Ortiz, advogada, independente, é uma das eleitas na Assembleia Municipal de Salvaterra de Magos.
Vasco Feijão prometeu apresentar os restantes elementos das listas da CDU aos diversos órgãos autárquicos do concelho no final do mês de Junho.
Para Comentar: salvaterraefixe@hotmail.com
Postado por José Peixe @ 22:19   0 comments

AFINAL O GOVERNO VAI AUMENTAR IMPOSTOS
Segundo noticiou a TSF/Rádio Jornal, o primeiro-ministro José Sócrates anunciou, esta quarta-feira (25/5/05), no Parlamento, que perante a situação grave das finanças públicas, o Governo vai aumentar os impostos, nomeadamente a taxa do IVA dos 19 para os 21 por cento, do tabaco e combustíveis. José Sócrates recusou ainda um «discurso da tanga».
Depois da revisão do défice português para os 6,83 por cento do Produto Interno Bruto (PIB), pela comissão Constâncio, no debate mensal no Parlamento, o primeiro-ministro realçou que a situação das contas públicas «é extremamente grave», «inesperada» e pior do que se pensava. José Sócrates adiantou que o Governo quer «verdade e transparência», mas recusou-se a «fazer um discurso da tanga» e a ter uma «obsessão pelo défice».
Para o primeiro-ministro «os portugueses merecem saber a verdade». Para combater o cenário negativo das finanças públicas, José Sócrates considera que é preciso agir de imediato, implementar medidas que tenham um efeito a curto prazo, já este ano e no próximo, sem recorrer à «ilusão» das receitas extraordinárias. «Não utilizaremos as receitas extraordinárias nem operações de engenharia contabílistica para mascarar o défice», afirmou Sócrates.

Subida do IVA, do imposto sobre o tabaco e combustíveis.

Para combater a crise orçamental portuguesa, o chefe de Governo anunciou, o aumento do IVA dos 19 para os 21 por cento e a subida do imposto sobre o tabaco e os produtos petrolíferos, reconhecendo que está a quebrar uma promessa eleitoral. José Sócrates afirmou também que vai criar um novo escalão de IRS de 42 por cento para todos os contribuintes com rendimentos anuais superiores a 60 mil euros. A receita destas medidas será afectada à Segurança Social e à Caixa Geral de Aposentações. «Sabemos hoje que o verdadeiro valor não é afinal de 5, 1 por cento mas sim 6, 83 por cento. Faltam no Orçamento 5, 5 milhões de euros e o Governo não tem outra solução que não seja o aumento dos impostos para obter resultados em tempo útil», justificou o primeiro-ministro.
José Sócrates realçou, no entanto, que o Executivo pretende manter o plano inicial para um crescimento sustentável de Portugal a longo prazo. Neste âmbito, o Executivo português apresentará à Comissão Europeia um plano que tem como objectivo diminuir progressivamente o défice orçamental, num projecto a ser concretizado em três anos. «Não faremos cortes cegos nem desistiremos do plano tecnológico a bem da competitividade», afiançou. «O essencial do nosso plano mantém-se reduzir a fraude, evasão fiscal e a despesa pública», acrescentou.Limitação do sigilo fiscal.
O primeiro-ministro anunciou ainda mudanças para a administração pública e medidas para legislar no sentido de limitar o sigilo fiscal. O Governo pretende que seja possível tornar públicas as declarações de rendimentos dos contribuintes.
Para Sócrates esta alteração representa uma «ruptura cultural» para acabar com a situação «intolerável que faz com que os que ganhem mais» se «apresentem como os mais pobres». Alteração da idade da reforma na Função PúblicaQuanto a reestruturação na Administração Pública, o primeiro-ministro anunciou a «suspensão das progressões automáticas na carreira», que só poderão vir a acontecer de forma excepcional e pelo mérito. O objectivo do Executivo é fazer convergir o regime do sector público com o do privado. Por isso, José Sócrates disse que a idade de reforma dos funcionários públicos, actualmente aos 60 anos, aumentará anualmente seis meses a partir de 2006, para que no prazo de uma década, seja de 65 anos.
O primeiro-ministro propôs ainda fixar o subsídio de doença para todos os trabalhadores, da função pública e do sector privado, nos 65 por cento do salário. Actualmente, uma "baixa" por doença é paga no sector privado a 55 por cento, enquanto que no público é a 100 por cento, o que Sócrates considera ser uma desigualdade «inaceitável». Fim das subvenções vitalícias dos titulares dos cargos políticosO chefe do Executivo prometeu ainda a limitação das «regalias dos administradores de empresas de capitais públicos», por exemplo, no que respeita à «faculdade de acumulação de rendimentos».
O Governo apresentará também uma proposta para acabar com as subvenções vitalícias para titulares de cargos políticos. José Sócrates quer ainda deixar de pagar aos milhares de professores que estão com horário zero. O primeiro-ministro pretende igualmente introduzir novos limites à utilização de benefícios fiscais pelas empresas em sede de IRC, incluindo os casos de transmissão de prejuízo ou reestruturação de empresas.
A possibilidade de as empresas que exercem actividade no «off-shore» da Madeira «reduzirem a percentagem de lucro tributável» é também uma meta do Governo. O primeiro-ministro realçou ainda o «fracasso político total dos últimos três anos», responsabilizando os anteriores governos de direita pela situação em que se encontra Portugal, sendo fortemente aplaudido pela bancada socialista nesta passagem do discurso realizado na abertura do debate mensal no Parlamento.
Ou seja, depois de um longo silêncio, o primeiro-ministro José Sócrates apareceu na Assembleia da República para anunciar novos impostos que vão afectar principalmente a classe média.
Postado por José Peixe @ 21:26   0 comments

COMUNISTAS QUEREM TIRAR MAIORIA À ANITA
Sob os comandos do Eng. Vasco Feijão, os comunistas estão prontos para entrar em acção de modo o poder terminar com a maioria absoluta do Bloco de Esquerda na Câmara Municipal de Salvaterra de Magos e da presidente Anita. Já tínhamos anunciado que a campanha dos comunistas, nas próximas Eleições Autárquicas, em Salvaterra de Magos, vai ser muito idêntica àquela que fez Jerónimo de Sousa nas últimas Eleições Legislativas.
Para além dessa estratégia, Vasco Feijão promete outras surpresas que na devida altura vão surpreender os eleitores. E uma dessas surpresas é procurar atrair votos da juventude que demonstra algum descontentamento pelo que o Bloco de Esquerda tem feito nos últimos quatro anos no nosso concelho. Resta saber é se os jovens estão dispostos a ouvir os políticos, nomeadamente os representantes do Partido Comunista Português (PCP).
E-Mail: salvaterraefixe@hotmail.com
Postado por José Peixe @ 16:23   0 comments

PSD À PROCURA DE UM CANDIDATO JOVEM
O Partido Social Democrata (PSD) de Salvaterra de Magos tem vindo a organizar-se internamente nas últimas semanas, de modo a poder apresentar um candidato jovem nas próximas Eleições Autárquicas. Um candidato que possa ser uma alternativa ao Carlos Marques, que ao longo desta semana tem feito muitos contactos com jovens social democratas, no sentido de encontrar um candidato que possa mobilizar a juventude do concelho.
As últimas reuniões concelhias dos social democratas têm sido muito participadas e os militantes acreditam que podem obter uma excelente votação nas próximas eleições autárquicas.
E-MAil: salvaterraefixe@hotmail.com
Postado por José Peixe @ 16:03   0 comments

LAVAR ROUPA SUJA NUNCA
Porque o concelho de Salvaterra de Magos é mesmo Fixe. Porque as pessoas que estão envolvidas neste espaço virtual são mesmo Fixes. Porque as ideias que nos levaram a avançar com este projecto de comunicação virtual ainda continuam a ser Fixes. Queremos deixar bem claro ao Nélson Guerra, ao Dr. Francisco Madelino e ao Joaquim Mário Antão o seguinte:
- Que não tencionamos lavar roupa suja do ponto de vista político até ao próximo mês de Outubro. Não é esse o nosso propósito.
Nélson Guerra, ao criar o Blogue (verdadepolítica.blogspot.com) está a pensar que nós aqui no "Salvaterra é mesmo Fixe!" vamos dedicar-nos única e exclusivamente às intrigalhadas políticas. Pois engana-se. O nosso espaço não surgiu apenas para a Política e muito menos para falar daquilo que se passou (ou passa!) na concelhia do Partido Socialista. Para nós isso faz parte do passado. Já não interessa nada. Por isso mesmo, vamos continuar a apostar em todas as outras áreas que não a política.
Os nossos objectivos, contrariamente ao que pensa Nélson Guerra, ao que escreve Francisco Madelino e ao que engendra Joaquim Mário Antão, não passam por vinganças políticas e muito menos por acertos de contas. Vamos continuar a acompanhar a cultura, os espectáculos, as festas populares, a gastronomia local e o desporto no nosso concelho. E porque estamos numa altura de Eleições Autárquicas, também prometemos acompanhar as diferentes forças partidárias na medida do possível.
Como em "Salvaterra é mesmo Fixe!" não somos senhores da verdade política. Não queremos ser os únicos a ter razão política, queremos isso sim, que este espaço continue a ser Fixe. Mais nada.
Esta é a diferença que nos separa na forma de estar na vida e na política.
José Peixe
E-Mail: salvaterraefixe@hotmail.com
Postado por José Peixe @ 15:53   0 comments

A ESCOLHA DO CANDIDATO DOS SOCIALISTAS
O deputado socialista NUNO ANTÃO, vai ser o cabeça de lista do Partido Socialista, nas próximas Eleições Autárquicas. Na reunião da Comissão Política que teve lugar na sexta feira à noite (dia 20 de Maio) e depois de uma votação que se fez, NUNO ANTÃO conseguiu 10 votos enquanto RUI MOREIRA obteve apenas quatro. Ou seja, ficou claro na Reunião do dia 2o de Maio de 2005, que a decisão da Comissão Política já tinha sido tomada há muito tempo por Joaquim Mário Antão e Francisco Madelino, com o apoio declarado do actual Governador Civil de Santarém, Paulo Fonseca.
NUNO ANTÃO ainda tentou fazer passar a mensagem de que só uns dias antes é que tinha tomado a decisão de aceitar ser o cabeça de lista do PS, mas isso não é verdade. Desde o primeiro instante em que RUI MOREIRA se disponiblizou para ser candidato, que NUNO ANTÃO, o seu pai e o Dr. Madelino, procuraram engendrar estratégias que pudessem eliminar o filho do ex-presidente António Moreira. Curiosamente, o mesmo António Moreira que noutros tempos deu a mão ao Dr. Madelino e ao Joaquim Mário Antão.
Sejamos claros e honestos, o que se passou na reunião da Comissão Política do Partido Socialista, naquela sexta feira, foi uma VINGANÇA POLÍTICA. Tratou-se de fazer um acerto de contas.
Mas meus amigos, os eleitores do concelho de Salvaterra de Magos já deram provas mais do que uma vez que sabem distinguir o trigo do joio. E temos quase a certeza, que no próximo mês de Outubro, NUNO ANTÃO vai sofrer uma das maiores derrotas da sua vida. E nessa altura é necessário aparecer sangue novo a pedir contas ao Dr. Madelino e ao Joaquim Mário Antão pelos resultados eleitorais conseguidos.
Mas não é só a derrota eleitoral que se avizinha que está em causa. A decisão da Comissão Política vai acabar por dividir os militantes socialistas no concelho de Salvaterra de Magos. E os responsáveis por essa divisão não podem ficar impunes. Nem impunes nem lavar as mãos como fez Pilatos. Existem rostos e nomes em todo este processo Kafkiano: Joaquim Mário Antão e Dr. Francisco Madelino.
Nos finais do Século XIX, Raphael Bordallo Pinheiro fez questão de deixar preto no branco, através de caricaturas notáveis, que a Política era uma grande porca onde muitos leitões queriam mamar. Passados 105 anos, deparamo-nos com vários leitões políticos no concelho de Salvaterra, à procura de uma mãe porca para poderem mamar. Esperamos é que os eleitores não se deixem levar por esta porcalhice e na altura de votar saibam dizer não a toda esta chafúrdia.
Afinal, está mais do que provado que é nos actos eleitorais que se fazem os verdadeiros ajustes políticos. O Dr. Francisco Madelino sabe do que estamos a falar, porque já sofreu na pele e no corpo, o sabor amargo das derrotas políticas democráticas no nosso concelho. Mas pelos vistos não aprendeu nada com isso.
Quanto ao RUI MOREIRA vai ter que assumir uma postura de grande firmeza e provar ao eleitorado do concelho de Salvaterra de Magos que tem a CORAGEM para avançar como candidato independente, sem MEDO e sem VERGONHA. A palavra final pertencerá aos eleitores. Até lá, seja o que tiver que ser. A luta política às vezes é mesmo assim. De extremos e de ódios. É efectivamente uma grande PORCA onde muitos querem mamar.
Mas nós aqui em "Salvaterra é mesmo Fixe!" temos uma missão muito clara e objectiva: denunciar quem são os mamões! Mesmo que isso nos custe algumas inimizades.
José Peixe
E-Mail: salvaterraefixe@hotmail.com
Postado por José Peixe @ 11:54   0 comments

ESTATUTO EDITORIAL
1 . "Salvaterra é mesmo Fixe!" pretende afirmar-se como um Blogue aberto a todos aqueles que quiserem participar activamente e de forma honesta nos assuntos políticos, culturais, recreativos, socias e desportivos que tenham lugar no concelho de Salvaterra de Magos.

2. "Salvaterra é mesmo Fixe!" não tem pretensões de ser um espaço que se assume como dono da verdade e da razão política em Salvaterra de Magos. Antes pelo contrário, procurará auscultar aquilo que os habitantes do concelho têm para dizer.

3. "Salvaterra é mesmo Fixe!" será um espaço electrónico que promete respeitar as normas éticas e deontológicas existentes do jornalismo, da Constituição da República Portuguesa e da Lei de Imprensa em vigos.

4. "Salvaterra é mesmo Fixe!" denunciará as fraudes políticas, os favores económicos e os compadrios menos transparentes que ocorram no concelho de Salvaterra de Magos.

5. "Salvaterra é mesmo Fixe!" assume que o dever de informar deve ter sempre como fronteira o direito ao bom nome, à imagem e à privacidade. Mas isso não quer dizer que este espaço não se afirme como um projecto irreverente, ousado e provocador.

6. "Salvaterra é mesmo Fixe!" respeitará a privacidade dos cidadãos excepto quando estiver em causa o interesse público ou a conduta do indivíduo contradiga, manifestamente, valores e princípios que publicamente defende.


7. "Salvaterra é mesmo Fixe!" salvaguardará a presunção de inocência de possíveis arguidos até a sentença transitar em julgado, mas isso não invalidade que deixe de acompanhar os processos que estiverem relacionados com o concelho de Salvaterra de Magos, como é o caso do processo "Sirene Oculta".

8. "Salvaterra é mesmo Fixe!" não revelará, mesmo em juízo, as suas fontes confidenciais de informação, nem desrespeitar os compromissos assumidos, excepto se nos tentarem usar para canalizar informações falsas.


9. "Salvaterra é mesmo Fixe!" não permitirá Comentários anónimos, mas isso não quer dizer que as pessoas estejam impossibilitadas de participar. Para fazer comentários apenas devem fazer o seu registo.

10. "Salvaterra é mesmo Fixe!" jamais se assumirá como um espaço dedicado à defesa da hipocrisia política, cultural ou religiosa.
Postado por José Peixe @ 11:26   0 comments


Photo Sharing and Video Hosting at Photobucket
Photo Sharing and Video Hosting at Photobucket
Num concelho onde não existem órgãos de Comunicação Social este Blogue pode ser importante para dar voz aos que não têm voz política em Salvaterra de Magos.
Afinal de contas onde está a Democracia participativa tão apregoada pela presidente Ana Cristina Pardal Ribeiro "Anita" nas últimas Eleições Autárquicas?
O que é feito das outras forças partidárias que prometeram fazer oposição séria e desmascarar os "podres" que existem dentro da autarquia?
É que as perseguições políticas continuam na Câmara Municipal de Salvaterra de Magos e o compadrio político também!
Por isso mesmo, faz todo o sentido a existência deste espaço comunicacional aberto e lutar por um concelho mais desenvolvido.
É muito importante combater o atrofiamento provocado pelo "Anitismo".


Photo Sharing and Video Hosting at Photobucket
José Peixe - Editor


"A evolução do humano não é obra exclusiva da natureza.
Com a cultura e a capacidade de transmitir conhecimentos de geração em geração o humano é também um produto evolutivo de si próprio."

Moura, Leonel,
Jornal de Negócios
em 20070530
Photo Sharing and Video Hosting at Photobucket

ÚLTIMOS POSTS EDITADOS
ARQUIVO DE POSTAGENS NO BLOGUE
COMO PARTICIPAR NO BLOGUE
MEDIA NACIONAIS
MEDIA INTERNACIONAIS
INFORMAÇÕES GOOGLE
PESQUISAS NA WEB
BLOGUES EM DESTAQUE
BLOGUES DA GLÓRIA DO RIBATEJO
COLABORADORES DO BLOGUE
CRÉDITOS

Free Blogger Templates

Powered by Blogger

Bravenet.com
Photobucket.com
Clocklink.com
Dani R
(ajuda básica)